MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 1 de março de 2022

A CRUZ DE CRISTO QUINQUAGÉSIMO LIVRO ON LINE GRATUITO: Escolha o Caminho da Cruz: (Mateus - 16 - 24: 26)... POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BIBLÍCO!!!


Uma igreja contratou uma empresa de marketing para avaliar o que seria necessário fazer para aumentar o público que a frequentava. Entre muitas sugestões dadas pelos consultores de marketing, houve uma que se destacou: eles sugeriram que a igreja retirasse a CRUZ da parede, dos impressos, das pregações; por entenderem que a CRUZ espantava os "clientes" da igreja. Estamos vivendo numa época de um evangelho sem CRUZ. E um evangelho sem CRUZ não é evangelho. Na nossa vida também encontramos momentos em que precisamos tomar decisões. As saídas para os problemas da vida devem levar em consideração o exemplo de Cristo: são os caminhos "com a CRUZ".

Num mundo em que a saída mais fácil é sempre aquela escolhida pelos homens, somos confrontados com uma outra mensagem: "escolha o caminho da CRUZ". É isso que Deus quer de nós. O mundo nos convida a viver um evangelho sem CRUZ, um cristianismo vazio de valores e compromisso. Igrejas "vendem" um evangelho "light", que pouco ou nada tem a ver com o que o Senhor Jesus ensinou e mostrou com seu exemplo.

Veja o que Jesus ensinou em Mat 16.24-26 - 24 Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua CRUZ e siga-me”. 25 Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará. 26 Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma? OBSERVAÇÃO - Mas o que significa escolher o caminho da CRUZ no nosso viver diário? Quando lemos o texto citado descobrimos uma primeira verdade:

Escolher o Caminho da Cruz Significa Escolher os Valores de Cristo: Aqueles que escolhem outro caminho que não o da cruz é como alguém que escolhe quebrar os sinais vermelhos e amarelos dos "semáforos da vida" e ficar só com os sinais verdes. Jesus escolheu a CRUZ por nós por causa dos seus valores. Se quisermos cumprir o que Cristo disse a respeito de "tomar cada um a sua CRUZ e segui-lo" vamos ter que tomar para nós os valores de Cristo também. Viver em santidade. Viver em oração. Viver em comunhão com os irmãos nos cultos na igreja. Valorizar a comunhão com o Pai, a verdade, o exemplo de Cristo nos comportamentos em casa, no trabalho e entre aos amigos. Muitas vezes iremos ter que escolher o caminho da CRUZ, o mais difícil, o mais extreito, mas que é o caminho aprovado por Deus.

ESCOLHER O CAMINHO DA CRUZ SIGNIFICA AMAR COM O AMOR DE CRISTO: O caminho da cruz de Cristo imita o amor de Cristo. Um amor sacrifical que coloca o próximo como alvo do nosso perdão e cuidado. Não prioriza o nosso eu, mas o amor aos nossos semelhantes. É inexplicável o que o Senhor Jesus fez por nós na CRUZ, mas foi amor. Não é possível ser seguidor de Jesus sem imitar o seu amor. Retire a CRUZ da história de Cristo e nós não teríamos razão para estar aqui. Retire a CRUZ da história de Cristo e seríamos dignos de pena. Felizes somos nós porque a CRUZ está lá, e o amor de Cristo por nós foi derramado nela. (Isaias 53:1 a 5).

ESCOLHER O CAMINHO DA CRUZ SIGNIFICA ESCOLHER IMITAR O COMPROMISSO DE CRISTO: Num mundo em que o compromisso é com o próprio bem-estar e o sucesso pessoal, a mensagem de Jesus nos convida a ter um compromisso de vida com Deus. É como um alpinista daqueles que escala sem equipamentos de segurança. Depois que ele está pendurado numa rocha e suas mãos enroscadas em frestas ele não pode simplesmente desistir. Ele tem um compromisso com a própria vida. Se desistir é morte certa. O Senhor Jesus nos deixou seu exemplo de compromisso conosco. Ele escolheu o caminho da CRUZ e o trilhou até o fim, por mim e por você. Se alguém quiser saber o que significa "tomar a CRUZ" para seguir ao Senhor Jesus, deverá entender que o Senhor exige compromisso.

A fidelidade a esse compromisso significa "vida, e vida em abundância”. Que a sua oração hoje, ao escolher o caminho da CRUZ seja: “Senhor, que hoje eu escolha o caminho da CRUZ”. O caminho de uma vida dentro dos teus valores. Uma vida que imite o amor que o Teu Filho Jesus mostrou por mim. Que eu escolha ter o compromisso com Senhor que me fará ter uma vida transformada por Ti. Em nome do Senhor Jesus.

O PODER DA CRUZ: 

INTRODUÇÃO: Estamos pregando uma série de mensagens da cruz, através das quais eu gostaria de levar você a compreender e beneficiar-se do poder que há na Cruz de Cristo. ALGUMAS VERDADES: A cruz tornou-se, com o passar dos tempos, um dos símbolos mais marcantes do cristianismo, mas apenas alguns cristãos compreendem o seu significado e poucos se beneficiam do poder que há na Cruz de Cristo. Cinco personagens da Bíblia que estiveram presentes aos pés da Cruz nos ajudarão a compreender o caminho que levou o Senhor Jesus a entregar a sua vida, morrendo crucificado no monte chamado (COLGOTA) ou Calvário. Meus irmãos, eu creio firmemente que o Senhor tem preparado um rico tesouro cheio de verdades que irão transformar nossas vidas. Eu creio que o Espírito de Deus nos dará maior compreensão sobre o mistério que envolve a Cruz de Cristo.

CRUZ A SALVAÇÃO DO PECADO: A mensagem central de Jesus está registrada no evangelho de (João 3:16). Jesus falar do amor de Deus pelas pessoas; amor que foi demonstrado na salvação preparada através da entrega do seu filho, Jesus Cristo. Deus é glorificado quando alguém é salvo! O amor dele é reconhecido e a sua bondade é afirmada quando alguém é salvo. O evangelho de Jesus, a boa notícia de salvação, não pode ser separado da sua morte na cruz; Cruz e salvação fazem parte de uma mesma cena na história da humanidade.

No entanto, a salvação e a cruz não seriam necessárias se o pecado não existisse. O pecado é a razão pela qual precisamos ser salvos. O meu pecado e o seu pecado são os motivos pelos quais o Filho de Deus enfrentou a Cruz. Por isso, vamos nos deter por alguns minutos hoje em busca de compreender a origem, o significado e as consequências do pecado.

Compreender as verdades que relacionam a Cruz, a Salvação e o Pecado são compreender as coisas de Deus. São verdades que fazem sentido no mundo espiritual, pela revelação do Espírito de Deus poderemos sair daqui com elas cravadas em nossos corações. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. (I Coríntios 2:11)...

ORIGEM DO PECADO: DEUS É AMOR: (l João 4:7-8) O Deus da Bíblia, criador dos céus e da terra, é a essência do amor e da bondade. O apóstolo João afirma isso: (7) Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. (8) Aquele que não ama não conhece a deus, pois Deus é amor.

DEUS É SANTO: (l Pedro 1:14-16) Deus é também santo. Ele é perfeito. Não há qualquer variação em seu caráter, que sempre se inclina para a santidade. Não há nele qualquer traço de dúvida, insegurança ou incerteza. Deus é plenamente confiável. Ser santo é para Ele a sua própria natureza. Pedro afirma isso: (14) Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; (15) pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, (16) porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. Deus não pode ter comunhão com o pecador.

A ORIGEM DO PECADO: O pecado tem sua origem na rebeldia de uma das criaturas de Deus que usando o livre-arbítrio que possuía, decidiu virar as costas ao seu Criador, negar a Sua perfeição e santidade, rejeitar o seu amor e por fim cobiçar o Seu lugar. Em outro ponto, na existência eterna de Deus, o homem foi criado à Sua imagem e semelhança. Também criado santo e perfeito, o homem convivia com o Criador face a face. Além disso, também ao homem foi dado o livre-arbítrio: a capacidade de decidir, por si mesmo, se amaria o Criador.

Expulso da presença de Deus, o poderoso querubim investiu contra a nova criação de Deus e plantou em suas mentes a mesma semente do pecado que o havia afastado da presença do Deus Criador.

GENESIS - (1) Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? (2) Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, (3) mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. (4) Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. (5) Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. (6) Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. (Gênesis 3:1-6)

O SIGNIFICADO DO PECADO: O Pecado é uma grande árvore com muitos galhos. Muita gente tenta compreendê-lo dando nome para cada um dos galhos. Embora seja necessário lidar com cada expressão do pecado em particular, é preciso compreender o pecado é um só: REJEITAR O DEUS CRIADOR, que é pessoal, soberano, santo, perfeito, bondoso, justo e fiel. O pecado é virar as costas para Deus e achar que podemos viver com alegria e realização dizendo NÃO ao criador da vida é uma ofensa contra quem Ele é. É uma insanidade! Uma mentira plantada no coração dos homens pelo Enganador, pelo pai da mentira. Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. (João 8:44)

AS CONSEQUENCIAS DO PECADO: O Pecado separa de Deus - (1) Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. (2) Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. (3) Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos, de iniquidade; os vossos lábios falam mentiras, e a vossa língua profere maldade.

(4) Ninguém há que clame pela justiça, ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam no que é nulo e andam falando mentiras; concebem o mal e dão à luz a iniquidade. (Isaías 59:1-4). A santidade de Deus não pode conviver eternamente com o pecado. Ainda que por um tempo Ele nos suporte, por pura misericórdia, não é possível que alguém que deliberadamente renega o Criador conviva com Ele em paz e comunhão. O nosso pecado nos afasta da santidade de Deus.

O PECADO ESCRAVIZA: Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça? (Romanos 6:16). O apóstolo Paulo, escrevendo aos romanos, desfaz a ideia da liberdade absoluta, como se fosse possível ao homem fazer valer sua própria vontade.

Nas palavras de Paulo nossa decisão deve ser: De quem queremos ser servos. A liberdade absoluta é um mito, uma farsa, uma mentira. De quem você quer ser servo? Quem opta pelo pecado e vira as costas a Deus torna-se servo do pecado. Mas quem virar as costas ao pecado e disser sim para Deus, se tornará servo do Deus eterno e será alvo do seu amor permanente e carinhoso.

O pecado gera morte: Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, (Efésios 2:1). E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; (Colossenses 2:13). Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. (Tiago 1:15).

CONCLUSÃO: Precisamos de salvação, porque o pecado é um vírus replicante que tem tomado conta da raça humana. O pecado destrói nossos relacionamentos com Deus, como os outros seres humanos e também a imagem que temos de nós mesmos. Precisamos de salvação, porque o pecado nos torna inaceitável na presença santa de Deus. Por isso, se não formos alcançados por essa salvação, nosso destino eterno é o inferno, a eterna separação do amor de Deus. O plano de Deus para essa salvação encontrou seu ápice na Cruz de Cristo. Por isso não é possível compreender a Cruz sem antes compreender o estado lastimoso em que nos encontramos.

Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem. (2) Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda se há quem busque a Deus. (3) Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. (Salmos 14:1-3). Essa é a real situação de toda a raça humana, que virou as costas para Deus. Mas você não precisa continuar dizendo NÃO. Hoje mesmo você pode dizer SIM e ser alcançado pela salvação que vem da Cruz de Cristo.

POR SUAS PISADURAS FOMOS SARADOS: Isaías - 53 - 1: 5... 

Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Isaías 53:1-5...

ALGUMAS LEMBRANÇAS DO SACRIFÍCIO DA CRUZ: Queria trazer a lembrança do sofrimento de Jesus. Pensamos na sua morte e meditamos sobre suas últimas palavras na Cruz. O Cristianismo é a única religião cujo Deus tem feridas. Onde Deus se apaixona. Sofre e morre por amor! As lembranças das feridas de Jesus. Faz-nos pensar na sua dor... Eu amo a lembrança do sacrifício da cruz porque é uma jornada ao coração de Jesus, o sacrifício da cruz nos revela o sentimento de um Deus apaixonado que ousou amar-nos ao ponto de morrer por nós. O sofrimento físico de Jesus começa lá no Getsêmani e termina quando ele dá o seu último suspiro na cruz.

Em Lucas 22, verso 44 está escrito que Jesus entrou em agonia tão profunda que seu suor se tornou em grandes gotas de sangue que escorriam pela terra. Um médico que fez uma análise clínica do sofrimento de Jesus desde o Getsêmani até a cruz disse que o “único evangelista que relata esse fato é Lucas, que é um médico; e ele o faz com a atitude de um clínico”.

Segundo esse médico, suar sangue é um fenômeno chamado de “hematidrose”. É um fenômeno muito raro produzido em condições excepcionais. Ele diz que para alguém suar sangue é necessário uma fraqueza física acompanhada de um abatimento moral violento causado por uma profunda emoção ou por um grande medo. Essa tensão extrema provoca o rompimento das veias capilares que estão debaixo das glândulas que produzem o suor.

No caso de Jesus teria acontecido esse fenômeno. O sangue se misturou ao suor e se concentrou sobre a pele, e então escorreu por todo o corpo até a terra. Jesus vinha sofrendo há algum tempo a angústia de passar por todo aquele sofrimento e acabou adoecendo. Imagine se você soubesse que passaria por um sofrimento semelhante ao de Jesus. Talvez você enfartasse antes mesmo de chegar ao Calvário.


OS SACRIFÍCIOS DE JESUS:

Jesus é preso e levado a Pilatos. Depois é levado a Herodes. E depois é levado novamente a Pilatos. A Bíblia diz que Pilatos escarneceu de Jesus e mandou açoitá-lo. Os soldados prendem Jesus pelo pulso a uma coluna do pátio e o açoitam com tiras de couro cheias de bolinhas de chumbo e pequenos ossos, que serviam para machucar bem a pele e aprofundar as feridas. A cada golpe Jesus reage em um sobressalto de dor; suas forças se esvaem. Depois vem o escárnio da coroação. Colocam uma coroa de espinhos em sua cabeça. Os espinhos penetram no couro cabeludo fazendo-o sangrar. Chega à hora de ir para o Calvário. Colocam sobre seus ombros o tronco horizontal da Cruz, que pesa uns cinquenta quilos.

Jesus caminha com os pés descalços pelas ruas de terreno irregular, cheias de pedras. O percurso é de cerca de 600 metros. Jesus está cansado. Arrasta um pé após o outro. Cai sobre os joelhos. Seus ombros estão cheios de feridas abertas... A caminho do Calvário ele cai sob o peso da cruz. O Centurião fica impaciente. Está passando por ali um norte-africano chamado Simão Cirineu (ele é da cidade de Cirene, no norte da África). O Centurião o obriga a carregar o madeiro por alguns metros... Jesus cai outra vez durante a caminhada.

Chegam ao lugar da crucificação. Jesus é deitado de costas sobre o tronco horizontal da cruz. Possivelmente o tronco vertical já está fincado no chão. Os carrascos pegam os pregos longos, pontiagudos e quadrados, e pregam as mãos e os pés de Jesus na cruz. O médico que estudou o sofrimento de Jesus diz que ele sentiu “uma dor lancinante, aguda, que se espalhou pelos dedos e pelos ombros através dos nervos atingindo o cérebro. Cada movimento do corpo reavivava essa dor horrível”.

Jesus tem que respirar, mas não tem forças. Seus pulmões estão cheios de ar, mas ele não tem forças para esvaziar os pulmões porque fica pendurado na cruz durante seis horas. Vivemos numa época em que as pessoas cultuam a beleza. O culto a beleza destrói a auto-imagem das pessoas, especialmente dos jovens. Mas se olharmos para Jesus nessa cena, ele não parece muito bonito.

OBSERVAÇÃO: Em Isaías 53. 2b diz que: “ele não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse”. Jesus estava feio e irreconhecível! Nenhum ser humano foi tão martirizado como Jesus. DEUS TE ABENÇOE!!!

AS TRÊS VERDADES DO SACRIFÍCIO DA CRUZ: Há três verdades ligadas a essas feridas que se tornaram o meio de nossa cura e libertação: PRIMEIRA VERDADE: JESUS FOI FERIDO POR HOMENS. Observe que o texto diz no verso três que ele era um “homem de dores... desprezado e o mais rejeitado entre os homens”. Seus inimigos se alegraram quando ele foi pregado na cruz. Ele foi desprezado pelos líderes religiosos e pelos líderes políticos. Por quê? Porque se sentiam ameaçados por Jesus.

A maioria das pessoas deriva sua importância de alguma coisa. Alguns se acham importantes porque têm dinheiro; outros se acham importantes porque têm conhecimento outros se acham importantes pela posição que ocupam. Todos os que ocupavam posições de autoridade se sentiam ameaçados por Jesus porque o povo se mostrava entusiasmado com Jesus. OBSERVAÇÃO: Uma vez que Jesus se torna o centro das atenções, resta-lhes tentar se livrar daquele que ameaça roubar sua plateia.

SEGUNDA VERDADE: JESUS FOI FERIDO POR DEUS. Alguns diziam que Jesus foi crucificado por se intitular o filho de Deus; Pilatos dizia que Jesus foi crucificado por inveja; outros diziam que Jesus foi crucificado por inimigos; outros diziam que Jesus foi ferido por causa de Judas, um amigo que o traiu. Eu creio que hoje estou falando a muitas pessoas que foram feridas por inimigos e muitas que já foram feridas por amigos. Muitos já sofreram as feridas da traição. Você sabe o que é ser ferido por um inimigo e o que é ser ferido por um amigo! Jesus não foi ferido apenas por amigos e inimigos... Não foi ferido apenas pelos homens... Mas também foi ferido por Deus!

OBSERVAÇÃO: O verso quatro diz: “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido”. O verso 10 completa dizendo: “Ao Senhor agradou moê-lo, fazendo enfermar”.

TERCEIRA VERDADE: JESUS FOI FERIDO POR NOSSOS PECADOS. O verso seis diz que “ele foi traspassado pelas nossas transgressões (pecado) e moído pelas nossas iniquidades (pecado); o castigo (cruz) que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras (feridas) fomos sarados”. Para que tamanho sacrifício? Para que tanto derramamento de sangue e tantas feridas? Deus afligiu a Cristo para cumprir a exigência da sua lei. Segundo a lei de Deus não poderia haver remissão de pecados sem derramamento de sangue (Hebreus 9.22).

A lei determinava que os sacerdotes sacrificassem cordeiros, mas a prática era apenas um símbolo do Verdadeiro Sacrifício do Cordeiro Perfeito que é Jesus. Somente o sangue de Alguém sem pecado poderia nos purificar. Alguém teria que morrer em nosso lugar para atender a justiça divina. Teria de ser Alguém com poder de vencer a morte. Caso contrário estaríamos todos condenados a morte eterna.

Ao ver o nosso drama, Deus decide enviar seu Filho Jesus em forma humana para assumir nosso lugar na cruz e morrer por nós. Em Apocalipse cinco, verso seis, diz que João viu “de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados por toda terra”. O cordeiro que aparece aqui é Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

O QUADRO É SIMBÓLICO: O Cordeiro tem “sete chifres” (onipotência); tem “sete olhos” (onipresença e onisciência - a ação do Espírito Santo em toda a terra). OBSERVAÇÃO: Do verso sete em diante diz que o Cordeiro (Jesus) “veio e tomou o livro” e assumiu o controle do nosso destino. Ao ser ferido e morrer em nosso lugar, Jesus nos livrou da morte eterna e nos curou de nossas enfermidades espirituais. Em João 10, versículo 10, diz que “O ladrão (o maligno) vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

SUA MORTE NOS DEU A VIDA. SUAS FERIDAS NOS DERAM À CURA PORQUE POR SUAS FERIDAS FOMOS SARADOS!!!


 

 

Deus te abençoe!!! Maurílio Oswaldo...

 

 

 

Um comentário:

  1. The Best Casino Sites
    The Best Casino Sites for microtouch titanium trim walmart Canadians · 1. Wild hypoallergenic titanium earrings Casino – Best Overall Casino how to get titanium white octane Site in Canada · 토토 사이트 추천 2. Bovada – Best For Live titanium bmx frame Poker Players · 3. Cafe Casino – Best

    ResponderExcluir