MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

DERRUBANDO AS MURALHAS DA NOSSA VIDA: LIVRO DE NUMERO 194!!! DECIMO QUARTO LIVRO BONUS POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BIBLÍCO!!!


DERRUBANDO MURALHAS DO DESANIMO ESPIRITUAL:

ALGUMAS MURALHAS – 1º MURALHAS DA INCREDULIDADE (jejum e oração) – 2º MURALHAS DA DUVIDA (comportamento ou atitude de fé) –MURALHAS DA PRISÃO DA ALMA (levantando a cabeça pedindo ao Espirito Santo para revelar e tirar toda prisão). 

DESANIMO ESPIRITUAL: Apocalipse 1:8 –(Apocalipse 1:8) – “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso”. Nós como homens naturais sempre procuramos os meios humanos de resolver as coisas, e chegamos a dizer que não tem mais jeito, AI DESANIMAMOS.

Vejamos o que aconteceu com o profeta Elias; Jezabel procurava matá-lo porque ele venceu os profetas de Baal. 1 Reis 19.4 " E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não, sou melhor, do que meus pais.” - 

Vemos que o profeta pediu pra morrer, ele não queria mais viver porque estava sendo procurado, veja a situação do profeta. Ele pediu a morte, pois para ele não tinha mais jeito, ELE DESANIMOU. Mas vem Deus e diz pra ele se levantar e comer porque será grande a sua jornada, Deus colocou um ANIMO na vida do profeta, Deus disse levanta, nós não podemos FICAR DESANIMADOS por causa das lutas e dificuldades temos que nos levantar E ANIMARMOS NO SENHOR.

Deus coloca hoje em sua vida em seu ministério enfim em você um ANIMO NOVO e da sequencia na sua existência.

O DESAFIO ESTÁ NARRADO NA SEGUINTE PASSAGEM: I Reis 18: 23a 24 - Ler. “Então, desde a manhã até ao meio-dia, os profetas de Baal clamaram ao seu deus e não obtiveram resposta. Depois disso, Elias repara o altar do Senhor, divide o bezerro em pedaços, derrama sobre o holocausto doze cântaros com água e clama ao Senhor que responde por (com) fogo. O povo de Israel, vendo isso, se prosta e diz que só o Senhor é Deus! Após isso, o profeta institui a matança dos profetas de Baal”. TRÊS SINTOMAS DO DESANIMO ESPIRITUAL:

1º SINTOMA FUGA: Veja a continuação desta passagem: I Reis 19: 1,2. O homem de Deus ouve outro desafio, sendo que agora de Jezabel, só que ao invés de Elias enfrentar o desafio da rainha de Israel como o fizera com os profetas de Baal, toma a seguinte atitude. "O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Berseba, que é de Judá, e deixou Ali o seu moço." I Reis 19: 3. Elias foge. Por quê? Porque FICOU DESANIMADO.

O SEGUNDO SINTOMA É: DESEJO A MORTE. Como? Alguém DESANIMADO espiritualmente pensa que a sua caminhada já acabou, que o seu ministério já chegou ao fim, que a obra que Deus tem para fazer na sua vida e aquilo que Ele quer já se concluiu.

Elias NO SEU ANIMO pensava que o seu ministério tinha acabado, mas não! Deus ainda tinha muitas coisas para o profeta fazer. Da mesma forma o Senhor nos diz que ainda quer realizar uma grande obra conosco. Não pense que o seu chamado acabou que a tua obra terminou que a tua chamada findou porque Deus te diz que não!

O TERCEIRO SINTOMA É: SONO (DORMIR) "E deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro..." I Reis 19: 5ª. O Senhor Jesus nos disse na parábola do trigo e do joio que enquanto os homens estavam dormindo (Mt 13: 25), o inimigo (diabo) semeou o joio no meio do trigo. O que significa dormir? 

FALTA DE VIGILÂNCIA. "Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar." I Pedro 5: 8.

AS TRÊS ORDENS DE DEUS PARA VENCERMOS O DESANIMO: 1º LEVANTA-TE: Em resposta ao cansaço espiritual de Elias, o Senhor lhe dá três ordens. "...e eis que, então, um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te..." I Reis 19: 5b. – "E disse-me: Filho do homem põe-te em pé, e falarei contigo." Ezequiel 2: 1: Toda vez que lemos na Bíblia,

o Senhor mandando alguém se levantar é porque Ele quer que esta pessoa esteja na posição correta para ser usado. Deus nos diz também para levantarmos e nos colocarmos na posição que Ele quer para nós. 

2º - ORDEM COMER: “... e come." I Reis 19: 5c. A segunda ordem de Deus a Elias é comer. Mas comer o quê? A Palavra do Senhor. A própria palavra nos manda que voltemos a comê-la. Deus ministra que tenhamos um conserto com a sua Lei. Na história da Igreja, sempre que o povo de Deus redescobria a Bíblia, como consequência havia avivamento.

3 – SE ESCONDE EM UMA CAVERNA: "Ali entrou numa caverna, onde passou a noite. E lhe veio à palavra do Senhor, dizendo: Que fazes aqui, Elias? Vem para fora, e põe-te neste monte perante a face do Senhor, pois ele vai passar." I Reis 19: 9 e 11ª... “DEUS VAI PASSAR NA SUA VIDA HOJE E TE AVIVAR MEU IRMÃO” - Elias foi a Horebe, o monte de Deus, mas ao invés de se colocar perante Ele, entrou em uma caverna. No entanto, Deus lhe perguntou: "Que fazes aqui, Elias?".

CAVERNA NÃO É LUGAR DE PROFETA, DE ATALAIA, DE FILHO DE DEUS!!! O Senhor lhe diz: "O que fazes na caverna? Vem para fora porque Eu ainda quero te usar!" Saia da caverna do medo, dos problemas. Deus te chama! "Elias, vem para fora!" Coloque o seu nome no lugar do de Elias = (cujo Deus é Jeová). Se você se sente como Elias, dizendo: Senhor, eu não tenho mais forças!!! 

Eu não consigo mais caminhar. Agora, eu só quero deitar e dormir. Quero ir à Igreja apenas aos domingos. Quero ir à Igreja apenas para ouvir a Palavra, somente para ouvir os louvores, mas sem compromisso com a obra de Deus, POIS ESTOU DESANIMADO = (DESVIADO). Se você tem estado na caverna, o Senhor ministra ao teu espírito:

SAIA DA CAVERNA E VEM PARA FORA! POIS DEUS QUER TE USAR COMO VOCÊ NUNCA FOI USADO!!!!

BONUS: 1 – Jezabel intenta matar Elias. 2 – Elias foge com medo. 3 – Deu manda Elias ungir a Jeú Rei. 4 – Jeú mata a Jezabel. Conclusão: Deus sempre vai guardar você e te dar o escape, pois Deus renova suas forças e reaviva em você o seu poder. Amém....

VENCENDO O DESANIMO: TEXTOS BASE: Ef 6:10-11 “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;” - 2 Co 4:7-8 “7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. 8 Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados;”

Nos dias de hoje o desânimo tem tomado conta de muitas pessoas e levado ao desespero e até a morte (física e espiritual). O desânimo geralmente vem de algum fato ou de um grupo de acontecimentos que afetam a motivação das pessoas. Ele é tratado como doença, tais como, o estresse, a depressão, o medo, as síndromes, etc…

É preciso tomar cuidado, pois pode provocar desequilíbrio emocional e a perda de objetividade. “Ter ânimo é conviver com os problemas sem se abalar emocionalmente.” E infelizmente o que acaba acontecendo é exatamente o contrário, as pessoas não conseguem conviver com os problemas sem se abalarem emocionalmente. Davi confiava no senhor e não temia más notícias. Sl 112.7

PARA VENCER O DESÂNIMO: 1 – Você precisa combatê-lo no âmbito físico e emocional, buscando a alegria no Senhor. - Ne 8:10 “Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força”... 

Como já vimos muitas causas físicas fazem as pessoas se desanimarem. As emocionais também como a tristeza que é uma das principais causas do desânimo, você pode combatê-las, conhecendo o poder de Deus que não está limitado as suas condições físicas ou emocionais.

Jesus disse: “Quem crer em mim ainda que estejas morto viverá”. (Jo 11.25). “Ainda que sua mãe te abandone o Senhor não te desamparará.” (Is 49.15). Se tudo te falta, o senhor te faz dizer como Paulo “Eu posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Fp 4.10-13). Você deve colocar toda a sua confiança em Jesus e se alegrar “Pois a seu tempo colheremos se não desfalecermos”(Gl 6.9). Busque todos os dias se alegrar no senhor porque essa alegria vai ser a sua força! “Regozijai-vos sempre no Senhor” (Fp 4.4)... “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados”. (2 Co 4:8). 

QUANDO O DESÂNIMO É VENCIDO: VOCÊ É RENOVADO NA ESPERANÇA QUE NÃO MORRE; RECEBE UM RENOVO DE FORÇA E VIGOR PARA REALIZAR; SUA ALEGRIA É RESTITUIDA, POIS, ELA NÃO É HUMANA, É ESPIRITUAL; ENXERGA E VAI DE ENCONTRO AO SEU FUTURO DE BENÇÃOS; REALIZA TODA A SORTE DE IMPOSSÍVEIS EM CRISTO JESUS.

DESTRUINDO BARREIRAS: DERRUBANDO AS MURALHAS DA DUVIDA: A DUVIDA É UMA LADRA DA FÉ – DUVIDA IMPEDIMENTO E FÉ UMA POSSIBILIDADE!!!

COMPORTANDO-SE SEGUNDO A PALAVRA: 

1º - EXEMPLO: - (Marcos 3:1) - E OUTRA vez entrou na sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada. (Marcos 3:2) - E estavam observando-o se curaria no sábado, para o acusarem. (Marcos 3:3) - E disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te e vem para o meio. (Marcos 3:4) - E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? Salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se. (Marcos 3:5) - E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem:

Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra. Aqui temos um exemplo clássico de comportar-se segundo o que Jesus diz; Jesus estava na sinagoga, e lá estava um homem com a mão atrofiada. - Do outro lado estavam os religiosos, que havia determinado em seus corações que nem mesmo Deus poderia quebrar seus costumes e tradições. Jesus olha para o homem deficiente, o chama para o meio.

TEMOS AQUI TRÊS SITUAÇÕES DIFERENTES; - 1: Os religiosos endurecidos e insensíveis ao sofrimento humano.

- 2: Jesus confrontando dogmas e costumes, e dureza de corações. 3. Um homem ferido e marcado pela sua deficiência física. POR UM LADO TEMOS O RETRATO DA RELIGIÃO QUE MATA E DESTRÓI EM NOME DA ARROGÂNCIA E FALTA DE DEUS; - Paulo se refere a eles como:

(II Coríntios 4:4) - Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. - A religião tem o poder de se colocar entre Deus e o homem para Cegá-lo e destruir sua fé. Os religiosos na sinagoga não estavam interessados na vida de seu próximo, tal como Jesus havia dito sobre terem misericórdia de seus animais ao caírem em uma cova em um dia de sábado, mas não conseguiam exerceu a mesma misericórdia com o homem ali presente.

POR OUTRO LADO TEMOS JESUS OBSERVANDO AMBOS: - Jesus chama o homem para o meio da sinagoga. Não pense você que foi uma situação fácil para aquele homem. Por um lado ele tinha a oportunidade de ser chamado por Jesus e deixar toda uma vida de traumas, duvidas e vergonhas para trás. Por outro lado ele tinha a dureza da religião que o condenava por estar preste a colaborar com a quebra de seus costumes e leis, ou seja, o sábado. 

A religião amedronta e acovarda os mais fracos os tornando escravos de homens e suas regras...

COMBATA O BOM COMBATE DA FÉ: Uma batalha estava sendo travada entre a razão e fé naquele momento para aquele homem. Se expor e não estar nem aí para que os outros vão pensar e condená-lo por sua felicidade, ou voltar atrás e deixar seu milagre que há anos esperava tão impaciente. - O fato de ele ir ao centro da sinagoga diz muito mais do que pensamos. 

Ele assumiu a responsabilidade de se expor até a sentença de morte para aqueles que quebravam de forma voluntária a lei de Moisés. (Uma das nossas metas é tirar todo legalismo da igreja).

Não havia mais volta na sua decisão, ELE se tornará cúmplice de Jesus na chamada transgressão da lei mosaica. O fato é, que muito mais que dar um passo em direção à ordem de Jesus, aquele homem precisava sair da zona de conforto para se arriscar no desconhecido.  - Sair do lugar do qual se encontrava há anos, apostando tudo e até mesmo a própria vida nas Palavras de Jesus sem duvidar ou raciocinar.

OBSERVAÇÃO: você meu irmão para ter vitória precisa sair de sua zona de conforto e se expor, expor a sua fé, viver aquilo que você crer e se envolver sair do canto e vir para o meio.  - Jesus então diz: Disse ao homem: ESTENDE A TUA MÃO. Este é um ponto que eu quero observar; Note o que é um comportamento de Fé; - O QUE É SE COMPORTAR, SEGUNDO O QUE A PALAVRA DIZ: Pense: Os nervos da mão estavam atrofiados. Estender a mão era impossível por causa da atrofia.

Jesus não disse estende o braço, ele disse estende a MÃO!!! Por anos ou até mesmo desde seu nascimento o tal homem nunca pode fazer o que se havia pedido. A razão (duvida) gritava que era impossível que tal fato acontecer!!! - A razão (duvida) e a fé estavam em conflitos; Caberia apenas a ele, decidir crer nas palavras de Jesus naquele momento. Naquela hora era ele e a palavra de Jesus!!!

Jesus então diz: Disse ao homem: ESTENDE A TUA MÃO - O que aconteceu? E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra. A fé é, e sempre será um comportamental!!! Cabe a mim e a você submetermos nossa mente em obediência e renovação da Palavra de Deus. Tudo contribuía para que nada acontecesse aquele homem; Sua fé foi unicamente e exclusivamente baseada no que Jesus disse: Disse ao homem: 

ESTENDE A TUA MÃO. Ao ignorar fatos reais (naturais) e verdadeiros de suas deficiências e por em pratica o que Jesus lhe ordenará, ele praticou a fé, e obteve seu milagre (sobrenatural). A fé é um COMPORTAMENTO, uma atitude daquilo que Deus diz!!! Creia nisto e receba de Deus seu milagre!!!

OS OUTROS DOIS EXEMPLOS QUE DAREI ESTÃO EM: (Mateus 17:24) - E, chegando eles a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as dracmas, e disseram: O vosso mestre não paga as dracmas? (Mateus 17:25) - Disse ele: Sim. E, entrando em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra os tributos, ou o censo? Dos seus filhos, ou dos alheios? (Mateus 17:26) - Disse-lhe Pedro: Dos alheios.

Disse-lhe Jesus: Logo, estão livres os filhos. (Mateus 17:27) - Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti. COMPORTAMENTO DA FÉ: Darei o exemplo de Pedro em relação ao Comportamento da fé que quebra e mata, destrói toda duvida: Após ser questionado sobre o pagamento do imposto Jesus deu a Pedro uma oportunidade de praticar a fé.

O milagre em si diz respeito ao crescimento de Pedro. Vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti. - Olhando para o texto acima achamos que Pedro de pronto aceitou tal fato; mas devemos lembrar que sempre haverá uma guerra a ser travada pela razão (duvida) x fé. (exemplo de Moisés caminhando para a pedra – Num 20:7ª8).

Pedro era um homem nascido e criado no mar, nunca se ouvira falar que alguém havia encontrado dinheiro dentro de um peixe!!! Você já encontrou? - Eu não!!! Por mais que a razão de Pedro gritasse e o questionasse, a palavra de Jesus já o afetara a tal ponto de se colocar a fé acima da duvida e razão, quem disse que a fé tem algo a ver com a lógica e razão, A FÉ NÃO VÊ A FÉ CRÊ!!! - Tenho para mim que não havia dinheiro algum no peixe; mas, no momento em que Pedro se virá e começa a andar em direção a praia com seu anzol meditando; SE JESUS DISSE QUE EXISTE UM PEIXE COM DINHEIRO DENTRO ENTÃO EXISTE. Ao se comportar como Jesus lhe ordenara, Pedro praticou a palavra de Jesus, isto é, a FÉ É UM COMPORTAMENTO!!!

Naquele momento o milagre começou as ser gerado; um peixe em algum lugar engoliu dinheiro, ou Deus enviou um anjo. A fé é uma ATITUDE UM COMPORTAMENTO que destrói a duvida!!! PRÓXIMO EXEMPLO: - (Mateus 14:22a33), ler. Este exemplo é clássico!!! Pedro anda sobre as águas. Ouço muitos pregadores falarem mal de Pedro por seu temperamento, mas nunca soube de nenhum outro homem a não ser Jesus que houvesse andado sobre as águas. – (Mateus 14:28).

E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor; Se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. Você notou que Pedro disse? Senhor se é tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. Ele não se aventurou por conta própria a andar sobre as águas, ele pediu uma palavra!!! E o que Jesus disse: (Mateus 14:29) - E ele disse: Vem.

Pedro se comporta exatamente como Jesus lhe ordena: E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas (se comportou segundo a palavra) para ir ter com Jesus. Ele teve um COMPORTAMENTO OU ATITUDE DE FÉ. - Logo em seguida vem o tal fato de vacilar e duvidar que tantos pregadores gostam (os legalista vê o lado negativo os da graça sempre vê o lado positivo das pessoas); mas, o fato em questão é que Pedro ANDOU SOBRE AS AGUAS!!! - E MAIS, NÃO SÓ ANDOU COMO VOLTOU ANDANDO COM JESUS PARA O BARCO!!!

Fé é um comportamento que quebras o vacilo das duvidas, portanto fé é UMA ATITUDE!!! GLÓRIA A DEUS!!! A FÉ É UM COMPORTAMENTO QUE QUEBRA E DERRUBA AS MURALHAS DA DUVIDA, UMA ATITUDE SEGUNDO O QUE DEUS DIZ!!! O que você esta passando? Saiba o que Deus diz sobre seu caso não duvide e coloque em pratica e receba, receba seu milagre!!! 


DEUS TE ABENÇOE!!! MAURÍLIO OSWALDO...



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário