MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

MAR DO ESQUECIMENTO OU TRAPO DE IMUNDICIA: POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!!


Miquéias 7:18,19 diz: Quem, oh Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.

Isaías 43:2 - O próprio Deus diz:... Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro!!! As passagens bíblicas acima nos diz que Deus lançará nossos pecados nas profundezas do mar e não serão lembrados....

Em Miqueias temos esclarecido o caráter misericordioso de Deus que mesmo no tempo da lei não se mostra um Deus cruel, carrasco, que muita gente, até nos dias atuais, pensa que Ele é [tais pessoas não o conhecem].

Quando se trata de perdão Ele não pensa duas vezes e lança as nossas iniquidades nas profundezas do mar. Procurando em algumas versões, inclusive as internacionais, ainda não achei na Bíblia Sagrada o termo exato mar do esquecimento. Isaías deixou registrado que Ele não se lembra de nossos pecados. Sabemos que Deus não tem nenhum problema crônico de memória, não é passivo disso, nem de outro tipo de doença.

Sabemos também que nenhuma expedição submarina ou mergulhadores, por melhores que sejam, encontrou toneladas de pecados incrustados:  Em corais no fundo do mar, entendemos, de uma forma até mesmo bem poética, que este é o mar do esquecimento.

O perdão humano para alguns cristãos não está ligado com o esquecimento. Esse termo esquecer significa se lembrar do fato de forma a não mais sentir magoa, tristeza ou sentimento de vingança. O perdão de Deus é diferente, Ele joga os pecados em um lugar onde os mesmos não serão recuperados. O que importa mesmo, não é saber da existência ou não do mar do esquecimento.

De qualquer forma o Mar do Esquecimento é uma ilustração que me faz saber o quanto Deus é maravilhoso a ponto de não querer mais se lembrar dos meus delitos no momento em que eu me arrependo pedindo perdão e DECIDINDO NUNCA MAIS COMETER AQUELE PECADO.

COISAS POSSÍVEIS A DEUS E IMPOSSÍVEL AOS HOMENS:

Apesar de nossa mente falha e imperfeita, todos os seres humanos têm uma incrível capacidade de se lembrar das ofensas que sofreu e delas não se esquecer jamais.

Algumas pessoas dizem até que perdoaram as ofensas recebidas, mas não as esqueceu. Até que ponto perdoar e esquecer se dividem no coração do homem? Como perdoar e continuar remoendo lembranças amargas?

Pois é. Quando nos lembramos das humilhações, das ofensas, dos insultos sofridos em determinado momento de nossas vidas:

Estamos trazendo de volta os mesmos sentimentos que tivemos a respeito das pessoas envolvidas nos fatos, outra vez nossos corações sangram pelas humilhações e mais uma vez, precisamos perdoar nossos ofensores.

É possível se esquecer dos erros dos outros? Responda primeiro: você se esquece de seus pecados? Passa por cima de seus erros com a mesma facilidade com que atravessa a rua? Claro que sim.

Temos uma inclinação natural de agravar os erros alheios, aumentar as falhas dos outros, multiplicar suas culpas e dividir em pequenas parcelas as nossas e minimizar os nossos erros, ao ponto de esquecer os nossos e não esquecer dos outros, mas não é assim com Deus.

MAS EU TENHO O COSTUME DE DIZER QUE PERDOAR É ESQUECER!!!

Mas porque lembramos? Porque o nosso senso de justiça torna-se diferente da justiça de Deus e é chamado pelo próprio Deus de trapo de imundícia!!!

TRAPOS DE IMUNDÍCIA EM VEZ DE BOAS OBRAS:

A confissão mais pesada da Bíblia acha-se no livro de Isaías: Todos nós nos tornamos impuros. As nossas boas ações, que pensamos ser um lindo manto de justiça, não passam de trapos imundos - (Is 64.6, NBV).

Outras versões chegam mais perto do que o profeta quer dizer e mencionam roupa manchada (BP) e panos repugnantes (TEB). A tradução da CNBB acerta: Nossa justiça toda é como sangue menstrual. Esses trapos imundos são os absorventes da época.

Traduzindo assim o autor esta dizendo que são lembranças que mensalmente voltam a nossa mente, manchando nossa justiça!!! É um choque quando o véu da justiça permanece em nós.

Como Moisés que coloca o véu, para esconder suas imperfeições e descobre o véu de Israel a ponto de ter uma ira permanente que tira sua entrada na terra prometida.

CUIDADO MEU IRMÃO PORQUE O QUE PODE NOS TIRAR A ETERNIDADE MUITAS VEZES NÃO É O QUE FAZEMOS E SIM O QUE DEIXAMOS DE FAZER E O PERDOAR E ESQUECER É UMA DELAS!!!

Deus é perfeito e eterno, portanto tudo Nele é eterno, até Sua memória. Além do mais Deus nunca pecou, nunca cometeu erros e, por via de consequência, somente Deus poderia nos acusar dos nossos pecados.

É a regra do atire a primeira pedra quem nunca errou. Porém, o nosso acusador é o inimigo de Deus e não Deus, pelo contrário: Deus providenciou para nós um Defensor Oficial, um Advogado perfeito, veja: Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. - (1 João 2:1).

Somente pode perdoar e esquecer quem nunca errou, sabe porque? Quando erramos tentamos esquecer nossos pecados jogando pelas nossas janelas e escrevendo os pecados dos outros em nossos espelhos e diariamente fazemos uma visita ao nosso malhete interpessoal!!!

PORQUE ESPELHOS PASTOR? PORQUE TODOS NÓS OLHAMOS NOS ESPELHOS DIARIAMENTE. MAS OLHA O QUE DIZ A BÍBLIA:

Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete... - (Mateus 18. 21,22).

QUANTAS VEZES DEUS PERDOA POR DIA? Sim, Deus sempre perdoa o pecador arrependido. Se houver verdadeiro arrependimento, não há limite, Deus sempre vai te perdoa e esquecer no mesmo momento, pois perdoar é lançar os pecados no: MAR DO ESQUECIMENTO!!!

Se Deus não nos acusa, então não estamos autorizados a acusar os outros, ainda que suas ofensas sejam graves e, do ponto de vista humano, imperdoáveis.

Fazer-nos lembrar de situações ruins vividas no passado é uma das armas favoritas do diabo para tentar destruir nossa autoestima e, com isso, sair arrastando para o ralo nossa relação com Deus, com nossos amados e até conosco mesmos.

PERGUNTA FINAL A SUA MEMORIA ESTA PARA O MAR DO ESQUECIMENTO? OU ESTA PARA O MALHETE IMPIEDOSO? OU TORNA-SE TRAPO DE IMUNDÍCIA!!!

Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro. (Isaías 43:25)...

Deus perdoa e esquece. A bela expressão mar do esquecimento nos fala do profundo amor de Deus pelo homem, que apesar de toda a Sua perfeição, perdoa nossas imperfeições e, para isso, enviou Seu Filho único para pagar pelos nossos pecados:

Esses mesmos pecados que Ele perdoa e lança na profundeza do mar e deles jamais se lembra. Um amor tão grande e tão precioso só espera uma decisão sua em reconhecer Jesus como seu Salvador, para salvar sua vida de todas as formas como alguém pode ser salvo.

DEUS TE ABENÇOE!!! MAURÍLIO OSWALDO...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário