Antecedentes
Esta carta é o apelo pessoal de Paulo a Filemom, um cristão rico e dono de escravos. Parece que Filemom tinha se convertido sob o ministério de Paulo (v.10), que morava em Colossos, e que a igreja colosense se reunião em sua casa (v.2). Onésimo, um de seus escravos tinha fugido para Roma, aparentemente depois de danificar ou roubar a propriedade do mestre (vs. 11,18). Em Roma, Onésimo entrou em contato com o preso Paulo, que o levou a Cristo (10).
Esta carta é o apelo pessoal de Paulo a Filemom, um cristão rico e dono de escravos. Parece que Filemom tinha se convertido sob o ministério de Paulo (v.10), que morava em Colossos, e que a igreja colosense se reunião em sua casa (v.2). Onésimo, um de seus escravos tinha fugido para Roma, aparentemente depois de danificar ou roubar a propriedade do mestre (vs. 11,18). Em Roma, Onésimo entrou em contato com o preso Paulo, que o levou a Cristo (10).
Ø Paulo escreveu
para a igreja em Colossos e evidentemente incluiu esta carta a favor de
Onésimo. Tíquico e Onésimo aparentemente entregaram as duas cartas (Cl 4.7-9;
Fm 12). O relacionamento próximo de Paulo e Filemom é evidenciado através de
suas orações mútuas (vs 4 e 22) e de uma hospitalidade de “portas
abertas” (v.22). Amor, confiança e respeito caracterizavam a
amizade deles (vs. 1, 14,21).
Ø A escravidão
era uma realidade econômica e social aceita no mundo romano. Um escravo era
propriedade de seu mestre, e não tinha direito. De acordo com a lei romana, os
escravos fugitivos poderiam ser severamente punidos e mesmo condenados à morte.
Ø Às revoltas
dos escravos no séc. I resultaram em proprietários temerosos e suspeitos. Mesmo
a igreja Primitiva não tendo atacado diretamente a instituição da escravidão,
ela reorganizou o relacionamento entre o mestre e o escravo. Ambos eram iguais
perante Deus (Gl 3.28), e ambos eram responsáveis por seu comportamento (Ef
6.5-9).
Ocasião e Data
Paulo escreveu esta carta durante sua prisão romana por volta de 61 dC. Ele desejava uma verdadeira reconciliação cristã entre o proprietário deescravoslesado e o escravo perdoado. Paulo, com delicadeza, mas com urgência, intercedeu por Onésimo e expressou total confiança de que a fé e amor de Filemom resultariam na restauração (vs 5,21)...
Paulo escreveu esta carta durante sua prisão romana por volta de 61 dC. Ele desejava uma verdadeira reconciliação cristã entre o proprietário deescravoslesado e o escravo perdoado. Paulo, com delicadeza, mas com urgência, intercedeu por Onésimo e expressou total confiança de que a fé e amor de Filemom resultariam na restauração (vs 5,21)...
Características
Mesmo sendo a mais curta das epístolas de Paulo, Fm é uma profunda revelação de Cristo operando na vida de Paulo e daqueles à sua volta. O tom é de amizade calorosa e pessoal ao invés de autoridade apostólica. Ela revela como Paulo endereçou com educação porém firmeza o assunto central da vida cristã, isto é, o amor através do perdão, em uma situação muito sensível. Apresenta a persuasão de Paulo em ação.
Mesmo sendo a mais curta das epístolas de Paulo, Fm é uma profunda revelação de Cristo operando na vida de Paulo e daqueles à sua volta. O tom é de amizade calorosa e pessoal ao invés de autoridade apostólica. Ela revela como Paulo endereçou com educação porém firmeza o assunto central da vida cristã, isto é, o amor através do perdão, em uma situação muito sensível. Apresenta a persuasão de Paulo em ação.
Conteúdo
A epístola é uma expressão autêntica dos verdadeiros relacionamentos cristãos. Depois de agradecer pessoalmente a Filemom e seus companheiros crentes, Paulo expressa ação de graças por seu amor e fé em relação a Cristo e a seus companheiros crentes.
A epístola é uma expressão autêntica dos verdadeiros relacionamentos cristãos. Depois de agradecer pessoalmente a Filemom e seus companheiros crentes, Paulo expressa ação de graças por seu amor e fé em relação a Cristo e a seus companheiros crentes.
O amor fraternal normalmente exige graça e misericórdia práticas, e Paulo logo chega a esse tópico.
Ø Ele explica a
conversão de Onésimo e o novo valor do escravo no ministério e família de Jesus
Cristo (12-16). Essa transformação, junto com a profunda amizade de Paulo com
os dois homens, é à base de um novo começo.
Ø Não se trata
de um apelo superficial de Paulo, pois ele preenche um “cheque em branco” em nome de
Onésimo para quaisquer dívidas a pagar (vs 17-19). Ele faz a petição já sabendo
que o amor e caráter de Filemom prevalecerão. Como ele conclui, as pessoas
podem ver a unidade do Espírito entre todos os santos envolvidos.
Cristo Revelado
Essa epístola aplica poderosamente a mensagem do evangelho. Antes um escravo alienado, Onésimo agora também é um “querido Irmão” em Cristo (v.16). Filemom é desafiado a mostrar o mesmo perdão incondicional que ele recebeu através da graça e amor de Jesus.
Essa epístola aplica poderosamente a mensagem do evangelho. Antes um escravo alienado, Onésimo agora também é um “querido Irmão” em Cristo (v.16). Filemom é desafiado a mostrar o mesmo perdão incondicional que ele recebeu através da graça e amor de Jesus.
Ø A oferta de
Paulo em pagar uma dúvida que não era sua em nome de um escravo arrependido é
um quadro claro da obra do Calvário. A intercessão de Paulo é, além disso,
análoga à intercessão contínua de Cristo junto ao Pai em nosso nome.
O Espírito Santo
em Ação
Mesmo não mencionando especificamente o ES, foi ativo no ministério de Paulo e na vida da igreja. È o ES que batiza todos os crentes, seja escravo ou livre, no corpo de Cristo (1Co 12.13); e Paulo aplica essa verdade à vida de Filemom e de Onésimo. O amor, fruto do Espírito, é evidente por toda a carta.
Mesmo não mencionando especificamente o ES, foi ativo no ministério de Paulo e na vida da igreja. È o ES que batiza todos os crentes, seja escravo ou livre, no corpo de Cristo (1Co 12.13); e Paulo aplica essa verdade à vida de Filemom e de Onésimo. O amor, fruto do Espírito, é evidente por toda a carta.
Esboço de Filemom
I. Saudação 1-3
II. Ação de graças em relação a Filemom 4-7
Louvor
pessoal 4
Características dignas de louvor 5-7
Características dignas de louvor 5-7
III. Petição de Paulo por Onésimo
8-21
Um
pedido de aceitação 8-16
Um garantia de reembolso 17.19
Uma confiança na obediência 20-21
Um garantia de reembolso 17.19
Uma confiança na obediência 20-21
IV. Preocupações pessoais 22-25
Esperança
de libertação 22
Saudações 23-24
Bênção 25
Saudações 23-24
Bênção 25
Instituto Bíblico Comunidade Cristã / UBÁ – BELA AURORA - Maurílio Souza.
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