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1 e 2Ts são bastante semelhantes em linguagem, sugerindo que Paulo escreveu a segunda carta algumas semanas após a primeira. À volta do Senhor é de importância central em ambas as cartas. 1Ts revela que alguns tessalonicenses estavam perplexos com a morte de pessoas amadas e temendo perder a volta do Senhor Jesus. Em 2Ts, surge uns problemas diferentes, relacionados à volta do Senhor.
1 e 2Ts são bastante semelhantes em linguagem, sugerindo que Paulo escreveu a segunda carta algumas semanas após a primeira. À volta do Senhor é de importância central em ambas as cartas. 1Ts revela que alguns tessalonicenses estavam perplexos com a morte de pessoas amadas e temendo perder a volta do Senhor Jesus. Em 2Ts, surge uns problemas diferentes, relacionados à volta do Senhor.
¨ Tanto em 1Ts como em 2Ts (1.4-7), está claro
que os crentes sofreram algumas perseguições e opressão— da mesma forma que
Paulo e Silas. A preocupação de Paulo com a estabilidade espiritual da igreja o
levou a enviar Timóteo e a expressar, escrevendo a primeira carta, uma alegre
satisfação pôr conhecer sua saúde espiritual (1Ts 2.17-3.10). A estabilidade e
persistência e paciência em meio as adversidade, atraíam o louvor e a gratidão
freqüentes do apóstolo (1Ts 1.3; 2Ts 1.4).
¨ Ainda assim, havia preocupações evidentes
sobre as atitudes desequilibradas relacionadas com a volta do Senhor.
“Ouvimos”, diz Paulo (2.11), “que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando...” Pelo visto, parar de trabalhar era instigado pôr uma doutrina errônea de que alguém, desarmado, tinha trazido para Tessalônica uma doutrina que anunciava que “o Dia de Cristo estivesse perto” (2.2). Tal doutrina pode ter uma origem falsamente reivindicada pelos carismáticos (“pôr espírito” 2.2).
“Ouvimos”, diz Paulo (2.11), “que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando...” Pelo visto, parar de trabalhar era instigado pôr uma doutrina errônea de que alguém, desarmado, tinha trazido para Tessalônica uma doutrina que anunciava que “o Dia de Cristo estivesse perto” (2.2). Tal doutrina pode ter uma origem falsamente reivindicada pelos carismáticos (“pôr espírito” 2.2).
¨ Ou pode ter surgido em uma carta falsamente
atribuída a Paulo. Qualquer que seja a fonte da doutrina errônea, Paulo
rapidamente escreveu 2Ts para ressaltar a maneira correta de compreender a
volta do Senhor. Esse dia, o esclarece, não acontecerá até que determinados
acontecimentos ocorram. Em primeiro lugar, haverá uma apostasia e, mais
importante, o homem do pecado será revelado — “O filho da perdição” (2.3). Essa figura, chamada de “anticristo” nas
cartas de João, se autodenominará Deus (2.4).
¨ Ele enganará a muitos, pois terá grandes
poderes, incluindo a capacidade de realizar prodígios (2.9). O espírito de tal
figura, “o
ministério da injustiça” (2.7) já operava nos dias de Paulo. Mas um poder— não identificado
claramente pelo apóstolo– resiste e controla o homem do pecado de forma a
impedi-lo de interferir na consumação do curso dos acontecimentos humanos pôr
Deus através da volta de Cristo na Segunda vinda.
¨ Duas vezes em 2Ts (2.15; 3.16). O apóstolo
apela para a “tradição”
- crenças fixas dentro das
igrejas— como uma verificação sobre a doutrina carismática. Freqüentemente nas
cartas tessalonicenses, ele relembra seus leitores a continuar com as coisas
que ele ensinou antes (1Ts 2.11-12; 3.4; 2Ts 2.5,15; 3.4,6,10,14). Já nessas
cartas, provavelmente os mais antigos livros do NT a serem escritos, estão se
desenvolvendo um corpo de crenças cristãs definidas. 2Ts, se escrito apenas
algumas semanas depois de 1Ts, também teria sido escrita pôr volta de 50 d.C.
Deus Pai
Revelado
Como em outros lugares do NT, Deus é visto como Pai (1.1; 2.16) a fonte de graça (1.12) e amor (3.5) e objeto de agradecimento (1.3; 2.13). Ele escolheu (2.13) aqueles em seu Reino (1.5) e os torna dignos de seu chamamento de salvação (1.11), mas também restituiu os malfeitores (1.6) e permite a ilusão àqueles que desprezam a verdade (2.11) e que não conhecem (1.8). As igrejas são dele (1.4) elas descansam nele (1.1).
Como em outros lugares do NT, Deus é visto como Pai (1.1; 2.16) a fonte de graça (1.12) e amor (3.5) e objeto de agradecimento (1.3; 2.13). Ele escolheu (2.13) aqueles em seu Reino (1.5) e os torna dignos de seu chamamento de salvação (1.11), mas também restituiu os malfeitores (1.6) e permite a ilusão àqueles que desprezam a verdade (2.11) e que não conhecem (1.8). As igrejas são dele (1.4) elas descansam nele (1.1).
Cristo
Revelado
A coigualdade de Cristo com Deus recebe atenção especial neste livro. Pai e Filho juntos são a fonte da graça e da paz (1.2,12; 3.16,18), consolo e estabilidade (2.16,17), amor e paciência (3.5). Embora a igreja seja geograficamente localizada em Tessalônica, sua posição espiritual encontra-se em “Deus, nosso Pai, e no Senhor Jesus” (1.1; 3.12).
A coigualdade de Cristo com Deus recebe atenção especial neste livro. Pai e Filho juntos são a fonte da graça e da paz (1.2,12; 3.16,18), consolo e estabilidade (2.16,17), amor e paciência (3.5). Embora a igreja seja geograficamente localizada em Tessalônica, sua posição espiritual encontra-se em “Deus, nosso Pai, e no Senhor Jesus” (1.1; 3.12).
¨ Como em 1Ts, o Senhor Jesus virá de novo
(1.7,10; 2.1); e ele, com “o assopro de sua boca” (2.8), derrotará o homem do pecado no momento de sua volta (2.8) e
tomará vingança daqueles que não conhecem a Deus (1.8).
O
Espírito Santo em Ação
Na única referência direta ao ES, em 2TS Paulo engrandece a Deus pelos tessalonicenses, cuja seleção para a salvação pôr Deus “desde o início” o apóstolo descreve pormenorizadamente como “santificação do Espírito e fé da verdade “ (2.13). A obra de santificação do ES pode ser vista como uma maneira de encarar a intenção de Deus de salvar seu Povo.
A declaração profética do Espírito, ou assim afirmada (2.2), sempre deve ser testada (1 Ts 5.20,21; 1Co 14.29)...
Na única referência direta ao ES, em 2TS Paulo engrandece a Deus pelos tessalonicenses, cuja seleção para a salvação pôr Deus “desde o início” o apóstolo descreve pormenorizadamente como “santificação do Espírito e fé da verdade “ (2.13). A obra de santificação do ES pode ser vista como uma maneira de encarar a intenção de Deus de salvar seu Povo.
A declaração profética do Espírito, ou assim afirmada (2.2), sempre deve ser testada (1 Ts 5.20,21; 1Co 14.29)...
Esboço de 2º Tessalonicenses:
I. Começo típico da carta 1.1-4
autores 1.1
Endereços 1.1
Saudações 1.2
Ação da Igreja 1.3-4
Endereços 1.1
Saudações 1.2
Ação da Igreja 1.3-4
Conseqüência da vinda 1.5-12
Indicações da vinda 2.1-12
Indicações da vinda 2.1-12
III. Exortação 2.13-3.16
À estabilidade 2.13-17
À oração 3.1-5
Contra ociosidade 3.6-13
À disciplina 3.14-15
À paz 3.16
À oração 3.1-5
Contra ociosidade 3.6-13
À disciplina 3.14-15
À paz 3.16
IV. Comentários finais 3.17-18
Uma assinatura de crédito 3.17
Um desejo de graça 3.18
Um desejo de graça 3.18
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