MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

domingo, 14 de outubro de 2018

LIVRO ON LINE VARIAS LIÇÕES DA SANTA CEIA DO SENHOR: A BENÇÃO DO PERDÃO: PERDOADOS PARA PERDOAR, SALV0S PARA SALVAR E ABENÇOADOS PARA ABENÇOAR!!! POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO. UMA COMPILAÇÃO DE MENSAGENS PARA O CULTO DA CEIA DO SENHOR...


Queremos tratar neste livro a benção de sermos perdoados por Deus pela cruz de Cristo e a maravilhosa graça de Deus em sua bondade e misericórdia que é a expressão de sua gloria. Deus abriu os céus para aquele que crê no perdão que traz a salvação para sua igreja através; Do arrependimento, confissão e abandono da sua falta.

Lembrem-se nossas igrejas devem ser um hospital de cura não um tribunal com seus julgamentos e condenação baseados em nossa justiça, que segundo a palavra de Deus são trapos de imundícias.

A igreja de Deus deve ser um tanque de Betesda: que quer dizer lugar (casa) de misericórdia, pois a igreja do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo deve ser um hospital de cura para os doentes espirituais. Que Deus nos abençoe e concede em seu amor e misericórdia o perdão para tuas nossas!!! Pastor, escritor e historiador bíblico Maurílio Souza...

IMPERFEITOS APENAS PERDOADOS:

Nós os cristãos não somos perfeitos somos simplesmente e condicionalmente perdoados por Deus, a condição ai não esta na perfeição e sim no perdão que foi e é um legado da cruz de Cristo. Fomos lavados pelas aguas do batismo com uma consciência plena e um conhecimento do amor de Deus que através de Jesus Cristo nos redimiu de toda a malícia do pecado...

Agora lavados e justificados pela cruz no sacrifício vicário do filho de Deus podemos andar em uma novidade de vida, renovados e restaurados por um amor maravilhoso que foi doado a nós mesmo ainda em tempos de pecados e imperfeições. Nós temos apenas uma coisa a dizer em forma de agradecimento e gratidão pelo inefável amor de Deus por nossas vidas que pela graça que é um favor imerecido; obrigado Deus por não ter desistido de nós...

Viver na graça de Deus não é uma vida de perfeição e sim uma vida de perdão pela cruz que diariamente segue-nos tirando toda maldição e condenação, portanto é algo que não vem de nós e sim de Deus que em cristo Jesus tem perdoado nossas falhas. Agora lavados pelo sangue e perdoados pela cruz temos a paz com Deus que em Cristo Jesus nos chamou para viver a sua gloria e podemos dizer não somos perfeitos apenas perdoados...

PERDOA ASSIM COMO:

A igreja hoje parece que esta repleta de personagens do filme “DEUS PERDOA, EU NÃO - FILME DE FAROESTE”... Cheias de membros como Cat Stevens (Terence Hill) e Hutch Bessy (Bud Spencer), atores e personagem do filme!!! Vamos estudar este versículo - "Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores." Mateus 6:12...

Cada dia que passa, pecados pequenos e pecados grandes vão acumulando uma dívida que esmagaria qualquer esperança se não fosse o perdão de Deus. Só quando enxergamos o quanto devemos a Deus é que vamos entender como é pequena a dívida de nosso irmão para conosco. Para nos poupar da morte que o pecado traria, Jesus teve que morrer em nosso lugar. À medida que compreendemos o quanto Deus nos perdoou e o quanto Seu perdão custou, é que podemos perdoar quem pecou contra nós.

MAS, O INVERSO TAMBÉM É VERDADE. - Se não conseguimos perdoar o irmão é sinal de que ainda não compreendemos o quanto custou ao nosso Pai para que fôssemos perdoados. Está sendo difícil perdoar alguém? Tente pensar em quanto Deus já lhe perdoou e compare a sua dívida com a dívida do seu devedor.

Oração: Meu Pai ajude-me a lembrar de que o Senhor é também Pai de cada um que me deve. O Senhor deseja a paz e a reconciliação que só o perdão traz para cada um, inclusive eu. Obrigado por me lembrar de quão bom também para mim é o perdão que está ao meu alcance. Em nome de Jesus lhe agradeço. Amém.

AS QUATRO GRANDES LIÇÕES DA ORAÇÃO DO PAI NOSSO!!!

APRENDA O SENTIDO DA SUA VIDA - Temos visto como pessoas vivendo uma vida sem sentido, sem direção. Mesmo pessoas que estão na igreja, muitas vezes ainda não conseguiram achar o sentido da sua vida. Vivem vidas vazias, sem rumo, levadas pelas circunstâncias que lhes atingem dia a dia, e que nem sempre as levam para perto de Deus. A oração do Pai nosso nos ensina aqui uma grande lição: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6:9-10). 

Como Deus é santificado? Como o reino Dele vem? Como a vontade Dele é feita? A resposta a essas perguntas está em nossa atuação como filhos de Deus, ou seja, não apenas desejamos que estás coisas boas aconteçam, mas vivemos a nossa vida com um sentido claro de fazer a vontade do Pai, de santificá-lo, de viver o reino Dele e apresentá-lo a outros.

APRENDA A SACIAR OU NÃO OS SEUS DESEJOS: Encontrar o sentido da nossa vida em Deus não é a única coisa que precisamos para vivermos plenamente. Temos outras necessidades. Necessidades físicas e emocionais. Nesse sentido, o Pai nosso nos ensina: “o pão nosso de cada dia dá-nos hoje” (Mateus 6:11). - O grande ensino aqui é buscar em Deus as provisões das nossas necessidades. Isso não significa que devemos orar e não fazer nada, ficarmos apenas esperando Deus nos servir. Não!!!

Significa que munidos de um sentido de vida muito bem claro, buscaremos andar nos caminhos de Deus, trabalharemos com a força que Ele nos dá, buscaremos deixar algum legado abençoado a este mundo e, enquanto vivemos nossa vida dessa forma, Deus nos saciará em nossas necessidades de hoje. Jesus é o maior exemplo disso. Apesar de não ter riquezas, viveu plenamente e saciado pelo Pai em todas as suas necessidades!!! Sabedores que seremos saciados pelo Pai, o nosso coração pode descansar das ansiedades e preocupações que destroem a nossa paz.

APRENDA A SE LIVRAR DO PESO DA CULPA - Nossa natureza humana vez ou outra nos surpreenderá. A nossa humanidade não pode ser estranha a nós. Feriremos e poderemos também ser feridos. Esse é o peso do pecado, o peso da culpa que o pecado nos traz. O grande ensino do Pai nosso é este: “e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores” (Mateus 6:12). - Pedir perdão e perdoar deve fazer parte da vida dos filhos desse Pai nosso. O pai perdoa o filho arrependido, nos liberta do grandioso peso que a culpa nos traz, mas exige, ao mesmo tempo, que também tiremos a culpa de outros ombros, que também perdoemos, assim como ele nos perdoa. Os filhos de Deus não devem carregar esse peso terrível da culpa e nem devem colaborar para que outros também o carreguem.

APRENDA A SUPERAR O MEDO DO MAL - Quem conhece o Pai nosso profundamente sabe que ele não aceita o pecado. Ele não suporta ver Seus filhos manchados com ele. A grande lição do Pai nosso nos orienta: “e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre” (Mateus 6:13). - Por mais fortes que possamos ser, em nosso íntimo, temos medo do mal. A grande lição aqui é unir-se ao Pai. Não temos poder por nós mesmos de livrar a nós mesmos do mal. Mas, junto com o Pai, podemos resistir ao mal, podemos ser libertos dele, podemos ficar de pé. 

Mas só na presença do Pai isso é possível. Quando, por algum motivo, deixamos a presença Dele somos presas desprotegidas para o maligno. Não podemos nunca esquecer do grande presente de Deus para nossas vidas, A SALVAÇÃO PELO PERDÃO.

Somos salvos para salvar!!! Abençoados para abençoar!!! Perdoados para perdoar!!! Efésios–2.8... “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. (Mateus 6:9-13)...

CONCLUSÃO - E PERDOA-NOS AS NOSSAS DÍVIDAS, ASSIM COMO PERDOAMOS OS NOSSOS DEVEDORES; Jesus quer nos ensinar a importância de perdoar para que possamos ser perdoados por Deus. Ele coloca como condição para sermos alcançados pelo perdão de Deus, o fato de permitirmos que aqueles que nos ofenderam alcancem o nosso perdão, pois de outra forma Deus fica impossibilitado de nos perdoar.

COMO TRATAR OS IRMÃOS QUE PECAM?

"Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados." (Tiago 5:19-20)... - A Bíblia muitas vezes ressalta o interesse que os cristãos devem ter pelo bem-estar espiritual dos irmãos... Mas como vamos agir em uma situação? Expor e humilha-lo? Esconder e ser cúmplice de sua falta? Qual deve ser nossa atitude?

Olha que diz a bíblia? – “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano”. - Mateus 18:15-17...

Quero colocar duas atitudes daquele que erra e daquele que vê o irmão em seu erro:

1° O que erra? – “Quem confessa e deixa alcança misericórdia”. (Pv.28:13b). Se você confessa a Deus o seu pecado e tem força em si mesmo para abandonar o pecado alcança misericórdia e o perdão de Deus seja na ceia ou fora da ceia!!!  A ceia é a celebração do perdão e da salvação através do sacrifício vicário de Jesus...

VICÁRIO = Sacrifício vicário ou sacrifício expiatório é conhecido em teologia cristã como o sacrifício substituto de Jesus Cristo pelo pecado do homem na cruz. Quando pecamos e confessamos os nossos delitos, temos a certeza a absolvição e perdão destes delitos.

Mas o que mais incomoda o homem e ter confessado e voltar a praticar novamente o que anteriormente diz ter arrependido. O que diz as escrituras a respeito deste contexto? A Bíblia diz que quem confessa e deixa alcança misericórdia. “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará mas o que confessa e deixa alcança misericórdia” (Pv.28:13)... Se o irmão não consegue vencer o pecado e ele torna-se repetitivo procure um irmão mais maduro na fé para que possa ajuda-lo se não procure seu pastor para ajuda-lo nesta luta contra sua fraqueza...

2° - O IRMÃO QUE VÊ O ERRO DO IRMÃO: “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja;” Repreenda com amor, e exorta (exortar = falar ao pé do ouvido), com misericórdia (miséris, miséria necessidade com córdia coração) ser cordial trata-lo com o coração vem de cordialidade...

Ajuda-lo em suas fraquezas não o exponha, mas se ele não consegue vencer chama outros irmãos cheios de misericórdia e com amor conversa com ele, devemos também suportar o irmão pecador que quer dizer suporta-lo ou sustenta-lo para que não caia vem de bengala que é sustentação.
E se ele (a) não conseguir vencer peça ajuda a igreja através de seus pastores e lideres, tudo debaixo de unção, com sentimento perdoador e acima de tudo com aquilo que revela a gloria de Deus que é; SUA BONDADE E MISERICÓRDIA!!!


LEMBRAM-SE: A IGREJA DEVE SER UM HOSPITAL DE 

CURA DO DOENTE FÍSICO E ESPIRITUAL E NÃO UM 

TRIBUNAL COM SEUS JUÍZOS SEM MISERCORDIA OU 

CONDENADORES!!!

A REAÇÃO NATURAL E NÃO ESPIRITUAL DIANTE DE UM IRMÃO QUE PECA, É ABANDONÁ-LO!!! Lembrem-se; Jesus não foi abandonado por Deus e nem te abandonou com você pecou contra os céus...  – “Pois Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo, não levando em conta as transgressões dos seres humanos, e nos encarregou da mensagem da reconciliação”. 2 Coríntios 5:19, outra tradução fala da palavra de reconciliação...

RECONCILIAÇÃO = É o Latim reconciliar E, “juntar novamente”, formado por RE-, “outra vez”, + CONCILIARE, “unir, tornar amigável, juntar em sentimento”, de CONCILIUM, “reunião”, por sua vez formada por COM, “junto”, mais a raiz de CALARE, “chamar”.

Texto bíblico: 2 Coríntios 5…18 Tudo isso provém de Deus, QUE NOS RECONCILIOU consigo mesmo por intermédio de Cristo e nos outorgou o MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO. 19 Pois Deus estava em Cristo RECONCILIANDO CONSIGO MESMO O MUNDO, não levando em conta as transgressões dos seres humanos, e nos encarregou da MENSAGEM DA RECONCILIAÇÃO. 20 Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus vos encorajasse por nosso intermédio. Assim, vos suplicamos EM NOME DE CRISTO QUE VOS RECONCILIEIS COM DEUS.

VEJA AS ESCRITURAS: Mas as Escrituras ensinam que os cristãos são uma família, um corpo, e cada membro deve preocupar-se intensamente com o crescimento espiritual dos outros membros. A Palavra ensina que deve haver distinção entre os irmãos que pecam. Nem todos os pecados refletem o mesmo tipo de coração e, portanto, assim como cada doença física requer um tratamento diferente, o mesmo acontece com as enfermidades espirituais.

VEJA ALGUNS EXEMPLOS DE HOMENS DA BÍBLIA QUE 

PECARAM FORAM PERDOADOS E FIZERAM A 

HISTORIA DA BÍBLIA: Moisés matou e enterrou um homem irado feriu a rocha (Êxodo 2:11) - E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, homem de seus irmãos. E olhou a um e a outro lado e, vendo que não havia ninguém ali, matou ao egípcio, e escondeu-o na areia. Êxodo 2:11,12 - (Êxodo 17:5) e ferir a rocha (17:6). Em Refidim Deus manda novamente que ele tome a vara (Números 20:8) e fale à rocha (mesmo versículo). Moisés, então, levantou a sua mão e feriu a rocha DUAS VEZES (Números 20:11)... 
  
– Davi adulterou e praticamente matou o seu amigo colocando ele na linha de frente (explicar o pecado de Davi) – (2 Samuel 11)... – “E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa. E a mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida. Então Davi mandou dizer a Joabe: Envia-me Urias, o heteu. E Joabe enviou Urias a Davi. Vindo, pois, Urias a ele, perguntou Davi como passava Joabe, e como estava o povo, e como ia a guerra. Depois disse Davi a Urias: Desce à tua casa, e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo lhe foi mandado um presente da mesa do rei. 

Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor; e não desceu à sua casa. E fizeram saber isto a Davi, dizendo: Urias não desceu a sua casa. Então disse Davi à Urias: Não vens tu duma jornada? Por que não desceste à tua casa? E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficaram em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida, e pela vida da tua alma, não farei tal coisa. Então disse Davi a Urias: Demora-te aqui ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte. 

E Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; e à tarde saiu a deitar-se na sua cama com os servos de seu senhor; porém não desceu à sua casa. E sucedeu que pela manhã Davi escreveu uma carta a Joabe; e mandou-lha por mão de Urias. Escreveu na carta, dizendo: Ponde a Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra. Aconteceu, pois, que, tendo Joabe observado bem a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes. E, saindo os homens da cidade, e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu”. 2 Samuel 11:2-17...

Pedro armado feriu ao soldado e ainda negou Jesus e foi líder da igreja em Jerusalém (João 18:10,11..25ª27) – “Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco. Mas Jesus disse a Pedro: Põe a tua espada na bainha; não beberei eu o cálice que o Pai me deu? João 18:10,11. - E Simão Pedro estava ali, e aquentava-se. Disseram-lhe, pois: Não és também tu um dos seus discípulos? Ele negou, e disse: Não sou. E um dos servos do sumo sacerdote, parente daquele a quem Pedro cortara a orelha, disse: Não te vi eu no horto com ele? E Pedro negou outra vez, e logo o galo cantou”. João 18:25-27...

Paulo foi cúmplice da morte por apedrejamento de Estevão (Atos 7: 57,58)!!! – “Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele. E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu”. Atos 7:57-60...

QUAL SERIA O COMPORTAMENTO DA IGREJA DE HOJE EM RELAÇÃO A ESSES HOMENS???

"E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento; e salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne." (Judas 22-23) - "Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos." (1 Tessalonicenses 5:14)...

Esses textos agrupam em várias categorias os que estão em pecado, mostrando o tipo de ajuda necessária para cada caso. - OS QUE TROPEÇAM: "Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado." (Gálatas 6:1)...

O PECADO PEGA O HOMEM NUM MOMENTO DE FRAQUEZA E O ENLAÇA: Nessa situação, outros irmãos devem conversar com aquele que tropeçou e ajudá-lo a se erguer novamente. Isso deve ser feito com um espírito de mansidão e delicadeza.
Não ajuda muito repreender com severidade. É preciso que pensemos como gostaríamos de ser tratados numa situação desta, porque todos tropeçamos e caímos no pecado uma vez ou outra, e NECESSITAREMOS QUE OS NOSSOS IRMÃOS COM MANSIDÃO NOS FAÇAM VOLTAR À FIDELIDADE NO SERVIÇO DO SENHOR!!!

Paulo incentivou Timóteo a fazer apelos às pessoas e não repreendê-las de uma maneira áspera: "Não repreendas asperamente os anciãos, mas admoesta-os como a pais; aos moços como a irmãos; as mulheres idosas, como a mães, às moças, como as irmãs, em toda a pureza." (1 Timóteo 5:1-2)...

Áqüila e Priscila mostraram sabedoria ao conversarem com Apolo em particular para ajudá-lo a aprender o caminho de Deus com mais precisão: "E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente e poderoso nas Escrituras. Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do SENHOR, conhecendo somente o batismo de João. Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Áqüila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus." (Atos 18:24-26)...

O objetivo é recuperar o pecador e não apenas "cumprir o nosso dever" de admoestá-lo: "Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, SE ELE SE ARREPENDER, PERDOA-LHE. E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: ARREPENDO-ME; PERDOA-LHE." (Lucas 17:3-4)...

BETESDA: UMA CASA DE MISERICÓRDIA:

A casa de Deus deve ser lugar de misericórdia: Deus enviava de tempos em tempos um anjo para mover as águas de um tanque que havia no templo, chamado Betesda. Neste lugar haviam doentes, cegos, paralíticos, que eram curados, caso pulassem primeiro , enquanto as águas eram agitadas. Dentre tantos enfermos, havia um homem paralítico que há mais de 30 anos estava ali, esperando a boa vontade de alguém para lançá-lo no tanque. Entretanto, ninguém o ajudara. Muitos de seus amigos, imagino eu, que outrora em sua mesma condição de doente e que foram curados, nem mesmo eles voltavam para ajudar aquele miserável paralítico.

Na verdade, este texto fala-nos sobre a misericórdia divina. Somente Deus pode enxergar a miséria humana e compadecer-se dos viventes. Os próprios homens são incapazes de sentirem ou fazerem algo em prol de sua própria raça. O pior de tudo isso é que eles estavam dentro do templo. Isso é revelador, pois penso que o lugar mais propício para o exercício da misericórdia e da compaixão deveria ser na casa de Deus. Entretanto, a realidade é que o homem permanece mau ainda que vá a uma igreja. Se Cristo não transformar nossos corações à sua semelhança, então nossa miséria permanecerá.

A MISÉRIA HUMANA COMOVE A DEUS:

Cristo dirigiu-se até aquele paralítico e perguntou-lhe: Queres ser curado? E ouve: Não tenho quem me ajude quando as águas são agitadas!!! - Ora, não podemos deixar de refletir nessa afirmativa. Esta frase nos revela: A Falta de solidariedade dos homens por seus semelhantes; A Falta de companheirismo e coleguismo dos homens por seus semelhantes; O egoísmo humano como sua principal mazela.

Queridos, Deus enviava um anjo para socorrer os humanos, isto é, era necessário que um ser sobrenatural fizesse algo, caso contrário ninguém da terra o faria. Deus além de estar sendo bondoso em curar as enfermidades daquela gente, está revelando a dureza do coração humano. O egoísmo faz de nós pessoas mesquinhas, incapazes de darmos as mãos àqueles que há tanto tempo clamam por socorro. A verdade é que nós queremos a misericórdia de Deus só para nós mesmos.

A PERGUNTA É: QUEREMOS DAR MISERICÓRDIA AO NOSSO PRÓXIMO?

O próprio Filho de Deus teve de vir a este tenebroso mundo para mostrar aos homens que o que Deus busca é misericórdia e não sacrifícios. Apenas ritos religiosos não satisfazem a Deus; Mera frequência a um templo religioso não satisfaz ao Senhor; Ele procura misericórdia; Quer que exercitemos a compaixão e o amor para com todos. Ninguém mais do que Jesus poderia sentir compaixão daquela pobre alma. A bíblia diz: e Jesus vendo este deitado e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: queres ficar são? (Jo 5.6)...

Deus, diferente do que muitos pensam, se importa com a raça humana. Ele deseja nos sarar, não somente nosso corpo doente, mas nossa alma pecadora. Deus deseja libertar-nos do poder do pecado, nossa maior miséria.

O HOMEM NÃO SABE O QUE É MISERICÓRDIA:

Depois de curado aquele homem tomou sua cama e andou. Aquilo que o manteve aprisionado era agora dominado por ele. O ex - paralítico andava livremente, com toda liberdade e alegria. Entretanto, nem todos ficaram contentes com o milagre feito por  Cristo Jesus. O Texto conta-nos que alguns Judeus foram questionar o homem curado : "Hoje é sábado e não é lícito carregar a cama". Ou seja, o ser humano nem faz nada para ajudar seu próximo e quando vê este bem, não consegue se alegrar por ele.

A religiosidade pode dar uma nova imagem para as pessoas. Pode vestir o que está por fora, mas o perverso coração humano somente Deus tem poder para transformar. Aqueles judeus "viviam" no templo, faziam sacrifícios, mas não sabiam o que era misericórdia. Oravam a Deus por longas horas do dia, mas não amavam seus semelhantes.

O DESCANSO QUE VEM DE DEUS:

O dia do milagre fora um Sábado. E isto também é muito significativo, pois o sábado representa o descanso. Neste caso, o descanso dos muitos anos de aflição vividos por aquele pobre miserável. Jesus certa vez bradou: Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei (Mt 11.28). Mas, como aquele paralítico poderia responder a tal chamado? Cristo foi até ele, Cristo perguntou por sua própria vontade se ele queria ser curado, Cristo mesmo foi quem ordenou a cura daquele pecador.

Queridos, se não fosse Deus quem tomasse todas as iniciativas para nos abençoar, jamais seríamos abençoados. Deus sabe que somos incapazes de qualquer coisa, por isso mesmo decide abençoar-nos com sua grande misericórdia.

UMA NOVA TESTEMUNHA DA GRAÇA:

Cristo era um desconhecido para aquele pecador, mas não o deixou sem conhecê-lo. O propósito de Deus em seus milagres sempre é levar-nos ao conhecimento de seu Filho. Quando fora interrogado pelos judeus: quem o curou? Ele disse: Não o conheço, apenas sei que ele mandou-me carregar minha cama!!! - Deus faz tudo perfeito e sua obra é completa. Cristo torna ao templo e se revela a sua pobre criatura, e além disso, adverte-o dos males do pecado. As aflições deste mundo não se comparam com as aflições do fogo da ira divina no inferno. Principalmente para aqueles que provaram do poder de Deus e continuaram vivendo em pecados e mais pecados.

Jesus , a cada benção que nos dá, está nos dizendo: Vá e não peques mais, seja mais santo, afaste-se do mal. Afinal, foi para isso que ele nos libertou, para que sejamos livres do poder do pecado e glorifiquemos seu nome. Aquele que outrora era imóvel, inerte, débil, agora servia como uma testemunha da graça divina. E aquele homem foi e anunciou aos judeus que Jesus era quem o curara. (Jo 5.15) Diga ao mundo quem Jesus é; Diga ao mundo o que Jesus faz, é o mínimo que podemos fazer para "retribuirmos" seu favor imerecido.

JESUS E A MULHER SAMARITANA:
DE PECADORA HÁ UMA MISSIONARIA DO REINO QUE NÃO TEM FIM...

A SAMARITANA UMA MULHER PECADORA QUE 

PROVOU DO AMOR E MISERICÓRDIA DE JESUS 

ENSINANDO QUE QUANDO BEBEMOS DA ÁGUA DA 

FONTE DA VIDA QUE É JESUS SOMOS LIBERTADOS E 

CURADOS DAS DOENÇAS E DO PECADO!!!

A história da mulher samaritana encontrasse no capitulo 4 do livro do discípulo João, em que é uma das histórias mais bela e também de onde vem um dos versículos mais belos já conhecidos no mundo dos cristãos, o versículos é em João 4:13,14 - "Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna".

A história fala no momento em que o Senhor Jesus transitava da Judeia à Galiléia e no caminho passaria por Samaria, um lugar em havia uma rivalidade entre os judeus e os samaritanos, então aí mostra que Jesus não veio ao mundo para selecionar pessoas de religiões ou lugares específicos, mas sim buscar pessoas que queiram servi-Lo e adora-Lo em espírito e em verdade assim como diz em João 4:23,24 - 

"No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".

Então nessa transição no momento em que Jesus passava por Samaria, Ele decide parar em frente ao poço de Jacó, ali onde muitas samaritanas vinham buscar água, enquanto Jesus descansava na beira do poço ao meio-dia de uma sexta-feira os seus discípulos foram a cidade comprar comida, foi então que uma mulher samaritana vinha ao poço pegar água. Uma curiosidade interessante é que nessa época as mulheres não costumavam buscar água em poços ao meio dia por causa do sol escaldante, mas por uma "coincidência" ela foi, e teve "a grande sorte" de se encontrar com o Messias, que era tão esperado pelos samaritanos.

Quando ela chegou ao poço Jesus pede água a essa mulher, ela estranhou, pois um judeu (Jesus) pediu água a uma samaritana, pois existia essa rivalidade entre os judeus e os samaritanos. Então Jesus afirma em João 4:10 - Jesus lhe respondeu: "Se você conhecesse o dom de Deus e quem está pedindo água, você lhe teria pedido e dele receberia água  viva". Mostrando que se ela imaginasse com quem estava falando pediria uma "água", tal água que em nós se multiplicaria, essa água que salta para a vida eterna.

CONCLUSÃO:

Uma mulher Samaritana, pecadora e sem rumo na vida, destituída de qualquer misericórdia dos homens encontra-se com Jesus em um poço de agua comum, seu objetivo era buscar a agua que perece, mas ali encontrou o amor e a compaixão daquele que era o rio de uma nova agua, não aquele que perece, mas aquela que traria a eternidade para quem a bebesse. E ela bebeu da agua viva que lhe dera para beber, foi perdoada, foi amada recebeu naquele dia a vida eterna através da salvação de Jesus Cristo. Tornou-se uma missionaria ale em Samaria e uma pregadora da bondade e misericórdia perdoadora de Deus!!!

QUAL É SUA IGREJA? UM HOSPITAL? OU TRIBUNAL? - ÁGUA OU PEDRA: (JO 7:37-38 e 8:1-11).

“E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre”. João 7:37,38... - Jesus, porém, foi para o monte das Oliveiras. Ao amanhecer ele apareceu novamente no templo, onde todo o povo se reuniu ao seu redor, e ele se assentou para ensiná-lo. Os mestres da lei e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher surpreendida em adultério. Fizeram-na ficar em pé diante de todos e disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi surpreendida em ato de adultério. Na Lei, Moisés nos ordena apedrejar tais mulheres. E o senhor, que diz?

Eles estavam usando essa pergunta como armadilha, a fim de terem uma base para acusá-lo. Mas Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo. Visto que continuavam a interrogá-lo, ele se levantou e lhes disse: Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela. Inclinou-se novamente e continuou escrevendo no chão. Os que o ouviram foram saindo, um de cada vez, começando com os mais velhos. Jesus ficou só, com a mulher em pé diante dele. Então Jesus pôs-se de pé e perguntou-lhe: Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou? Ninguém, Senhor", disse ela. Declarou Jesus: Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado. João 8:1-11...

Qual é sua igreja? Um hospital? Ou tribunal? Lugar de cura? Ou lugar de julgamento inquisitório? Lembrem-se o julgamento é sem misericórdia para quem não foi misericordioso!!!

INTRODUÇÃO:

O SENTIMENTO de justiça que o ser humano possui é distorcido por causa da sua falta de habilidade em julgar corretamente todas as coisas, principalmente por causa do seu pecado. A despeito deste fato, há um continuo julgar de nossa parte para com aquelas pessoas que caíram em alguma falta, seja de qual natureza ela for. O nosso julgamento é quase sempre impiedoso. O texto de hoje nos apresenta um modelo de compaixão e compreensão das misérias do ser humano. Deveríamos tê-lo para vivermos uma VIDA mais justa e agradável a Deus.

A MISÉRIA HUMANA:

MULHER ADULTERA - Uma vida árida e destituída do verdadeiro sentido da existência - Um sentimento de secura interior que denota uma insatisfação com a vida que não é natural. - Uma vida infeliz que procura preencher os vazios com o que não é lícito. - Uma mulher foi surpreendida em adultério...

FARISEUS OU OS PUBLICANOS:

Uma vida desgraçada que somente encontra satisfação nas misérias do próximo. - São pessoas como os fariseus e publicanos que ficam a espreita de todos, procurando uma oportunidade para acusá-las. Encontram plena satisfação na desgraça do próximo.
OS JUDEUS - Uma vida religiosa com áurea divina, mas que esconde o ministério da morte em suas ações. - Mestre, a lei de Moisés... Você concorda ou discorda da mesma?

A SABEDORIA DIVINA:

Um convite - Quem tem sede, venha a mim e beba. - Eu Jesus tenho o poder de mudar o interior desta pessoa. De transformá-la naquilo para a qual foi criada.
UM PERDÃO:

Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? - Eu tão pouco te condeno, vai, e não peques mais. Eu não concordo com as ações que você realizou, mas lhe dou uma nova oportunidade. - Agora reconciliada, vá viver a vida que Deus planejou para você. Encontre no seu Senhor a real alegria e satisfação.

UMA PERGUNTA IMPERTINENTE:

Vocês que são tão bons em procurar pessoas que estão caídas pelas sarjetas da vida, vocês não tem nenhum pecado semelhante ao desta mulher? - A vida de vocês está isenta de tropeços? Cristo censura os hipócritas que são tolerantes com os seus pecados e severos e intolerantes com os pecados dos outros.

UM MANDAMENTO DE EXECUÇÃO: - Os que aqui estão livres de qualquer erro!!! - Cumpram com a sua religiodade e matem a esta mulher como manda a lei de Moisés, pois os acusadores, segundo esta mesma lei, são aqueles que devem executar a sentença. A condenação da religião fria e da igreja morna e das pessoas insensíveis, que estão destituídas da compaixão e misericórdia divina não serve para Jesus.

CONCLUSÃO:

1. Se a sua justiça   humana (trapo de imundícia) excede a justiça de Deus (verdadeira e carregada de bondade), apanhe as pedras.
2. Se a sua religião, sua vida e seus pensamentos é sem nenhuma mancha (desvios e pecados), seja o primeiro a executar a sentença de morte e atire a primeira pedra.
3. Se as suas misérias são tantas e você não sabe como restaurá-las, não sabe como mudar a sua vida, aceite a água da vida.
4. Uma ou outra atitude determinará o curso da sua vida já neste mundo e principalmente no mundo vindouro. (Aguá te leva à mudança) – (Pedra te leva ao mesmo juízo e condenação). 
5. O que será para você: água ou pedra? Vida ou morte? A misericórdia e bondade de Jesus ou o julgamento condenatório dos fariseus...

O SANGUE DA CRUZ: JUSTIFICA – PERDOA – SALVA!!!

Hebreus 9:1 – ORA, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre. – Hebreus 9:7 - Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo; Hebreus 9:8 - Dando nisto a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do santuário não estava descoberto enquanto se conservava em pé o primeiro tabernáculo... Hebreus 9:11 - Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, Hebreus 9:12 - Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.
 
Observe primeiro, que quando João Batista anunciou a vinda do Messias, referiu-se a duas funções que seriam realizadas por ele: 1º - Primeiro, que seria o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 2º - Segundo que batizaria com o Espírito Santo e fogo - (Jo 1.29) - João 1:29 - No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

O sangue do Cordeiro precisava ser derramado antes que o derramamento do Espírito Santo pudesse ser concedido. (a pessoa espiritualmente precisa ser lavada para ser revestida). - E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. Mateus 3:11...

Somente quando tudo que o Velho Testamento ensinou sobre o sangue fosse cumprido é que a dispensação do Espírito poderia começar. Depois, o Senhor Jesus Cristo declarou, ele próprio, que sua morte na cruz era a razão por que havia vindo ao mundo. Que era a condição necessária para a redenção e a vida que viera trazer. Afirmou claramente, em conexão com a sua morte, que o derramamento do seu sangue era necessário.

Na sinagoga de Cafarnaum, falou de si mesmo como: 1º - O Pão da Vida -(Jo 6.35), e que esse pão; 2º - Daria vida para o mundo (Jo 6.33). Quatro vezes em seguida, falou do seu sangue: 1º - Se não... beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos; 2º - Quem... beber o meu sangue tem a vida eterna; 3º - O meu sangue é verdadeira bebida; 4º - Quem... beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele - (Jo 6.53-56). Jesus declarou como o Filho do Pai que veio restaurar-nos a vida perdida, não poderia fazer isso de nenhuma outra forma senão morrendo por nós. Derramando seu sangue e, só então, tornando-nos participantes do poder que o sangue derramado oferece.

Jesus confirmou os ensinamentos do Velho Testamento – Que o homem só poderá viver por meio da morte de um inocente, e que só através da ressurreição é que a vida se torna eterna. – Efésios 2:5 - Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), Efésios 2:6 - E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Nem o próprio Cristo poderia nos tornar participantes desta vida eterna sem derramar seu sangue e nos levar a beber dele. Que fato glorioso e salvítica!!! - A VIDA ETERNA PODE SER NOSSA, CONTUDO NÃO SEM SANGUE.

É impressionante a declaração do nosso Senhor Jesus Cristo na última noite de sua vida na Terra: Antes de completar sua grande obra, doando a vida como resgate por muito...

Mateus 20:28 - Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. Ele instituiu a Ceia, dizendo: - Mateus 26:27 - E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; Mateus 26:28 - Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.

Quero colocar uma observação no versículo de: Mateus 26:29 - E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba de novo convosco no reino de meu Pai. – SÓ VAI TOMAR NO REINO DE DEUS QUEM TOMOU E PARTICIPOU DA COMUNHÃO DA IGREJA DO SENHOR JESUS!!!

LEMBRE-SE MEU IRMÃO NÃO SEM SANGUE: SEM DERRAMAMENTO DE SANGUE, NÃO HÁ REMISSÃO (HB 9.22). CONCLUSÃO: 1º - Pelo derramamento do próprio sangue, Cristo obteve NOVA VIDA para nós. 2º - Através do que descreveu como beber o seu sangue, ELE DIVIDE SUA VIDA CONOSCO. 3º - O sangue derramado de Jesus na cruz nos livra da culpa do pecado, da morte e do castigo pelo pecado. 4º - O sangue que bebemos pela fé transmite-nos sua vida. 5º - O sangue que derramou foi, em primeiro lugar, para nós e, em segundo lugar, concedido a nós, para bebermos e renovarmos nossa aliança (compromisso) com Deus.

CONCLUSÃO FINAL: Mas tendes chegado ao Monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, a miríades de anjos; à universal assembleia e a igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; e a Jesus, o mediador de um novo pacto, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel – (Hebreus 12.22-24).

O SANGUE DE JESUS NOS FALA TRÊS COISAS: PRIMEIRO; PELO SANGUE TEMOS A REMISSÃO - Remissão é o ato ou ação de perdoar e redimir. A origem etimológica do termo remissão supostamente teria se originado a partir do significado; Ação de pôr no caminho de novo, ou seja, de recomeçar. Significa um sentimento de compaixão e misericórdia!!!

SEGUNDO: PELO SANGUE SOMOS JUSTIFICADOS - Para colocar de forma simples, justificar significa declarar justo; fazer alguém justo diante de Deus. Justificação é quando Deus declara justo todo aquele que recebe a Cristo, baseado na justiça de Cristo sendo debitada às contas daqueles que O recebem.

Apesar de que podemos achar justificação como um princípio por todas as Escrituras, a passagem principal que descreve justificação em relação aos crentes é Romanos 3:21-26: Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Romanos 3:21-26...

TERCEIRO: PELO SANGUE RECEBEMOS A SALVAÇÃO; A palavra salvação tem sua origem transmitindo a ideia de cura, redenção, remédio e resgate; no latim salvar significa ajuda ou saúde. A salvação é um termo que se refere à libertação de um estado ou condição indesejável. O conceito de salvação eterna, salvação celestial ou salvação espiritual faz referência à salvação da alma!!!

A salvação eterna ou a salvação da alma é um grande presente de Deus para a humanidade. A nossa comunhão original com o Criador foi quebrada, no pecado de Adão e Eva e perdemos o privilégio da vida eterna. Desde então conhecemos a morte e necessitamos de redenção, justificação e salvação. Todas nos foram dadas pela vida, morte e ressurreição de Jesus.

O grande e principal alvo da fé é a salvação da alma. Isto é, primeiro nós devemos receber Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas para que sejamos livres da condenação eterna. - Pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas. (1 Pedro 1:9)... - Pois vocês são salvos pela graça (FAVOR IMERECIDO), por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; (Efésios 2:8)...

A TRÍADE DO AMOR DE DEUS – PERDÃO – REMISSÃO E JUSTIFICAÇÃO: O PERDÃO INCONDICIONAL DE DEUS: A LOUCURA DA CRUZ!!!

"Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados. Isaías 43:25... O perdão é algo maravilhoso, pois com o perdão somos restaurados pelo Senhor. Para prosseguir em nossa caminhada rumo ao céu da eternidade!!! - Portanto, isto não quer dizer não haverá problemas.

Muitos crentes que são trazidos pelo sangue do perdão de volta para a comunhão com Deus passam por momentos terríveis de sentimento de culpa, dúvida e depressão: Muitos deles têm dificuldade para acreditar que foram realmente perdoados. - Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Romanos 8:1a...

Por isso devemos confessar arrependido para Deus os nossos pecados crendo que ele nós perdoou: “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Pv 28.13). - “Desfaço as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados, como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi” (Is 44.22)... -“Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar” (Is 55.7).

AS TRÊS MANIFESTAÇÕES DA CRUZ: O PERDÃO traz a REMISSÃO a remissão traz a JUSTIFICAÇÃO:

PERDÃO = Remissão de pena ou de ofensa ou de dívida; desculpa ou indulto (aquilo que tira a culpa). Ato pelo qual uma pessoa é desobrigada de cumprir o que era de seu dever ou obrigação por quem competia exigi-lo. Deus pagou sua divida na cruz!!!  - Você devia tinha uma divida ela foi paga pelo sacrifico vicário (que substitui outra coisa ou pessoa). 

O pecado traz como consequência a condenação, mas o perdão traz com recompensa a salvação!!! Atos 3:…18 Entretanto, foi desta forma que Deus cumpriu o que tinha predito por todos os profetas, anunciando que o seu Cristo haveria de sofrer. 19 Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos para que assim sejam apagados os vossos pecados, 20 de modo que da presença do Senhor venham tempos de refrigério (descanso), e Ele envie o Cristo, que já vos foi previamente designado: Jesus...

REMISSÃO: Ação de remitir, de perdoar. Sentimento de misericórdia, de indulgência; compaixão. REMITIR = Dar uma divida por paga ou satisfeita. MISERICORDIA = Miseris (miséria, necessidade) – Cordia (sentimento que vem do coração)...

Deus olha nossas necessidades com os olhos do coração – COMPAIXÃO = Tomar a dor como fosse sua e foi isso que Jesus fez... - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Isaías 53:4-6...

A palavra remissão traz o sentido também de trazer de volta aquele que saiu do caminho. Quer dizer recomeçar voltar novamente para os trilhos de Deus e seguir em frente: Lavado e remido pelo sangue do cordeiro!!! – 1 Pedro 1:19 Mas fostes resgatados pelo precioso sangue de Cristo, como de Cordeiro sem mácula ou defeito algum, 20 conhecido, de fato, antes da criação do mundo, porém revelado nestes últimos tempos em vosso favor…

3 – JUSTIFICAÇÃO: Se feito por inocente; ou inocentado - A justificação é um ato de Deus instantâneo, eterno, gracioso, livre e judicial, pelo qual, devido ao mérito do sangue e da justiça de Cristo, um pecador arrependido e crente é livrado da penalidade da Lei.

Sua vida é totalmente restaurada pelo favor de Deus e considerada justa possuindo pela justiça cruz imputada em Jesus Cristo. Recebendo a restauração novamente da comunhão com o pai como filho. Veja o exemplo do filho prodigo.

CONFISSÃO: Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; Lucas 15:18... - E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. Lucas 15:21...

CONDIÇÃO: Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros. Lucas 15:19... RESULTADO DO PERDÃO: Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se. Lucas 15:32...

A JUSTIFICAÇÃO SÓ É RECEBIDA PELA FÉ VOCÊ DEVE CRER QUE O DEUS DA CRUZ E A TUA JUSTIÇA: A Escritura declara: “É Deus que justifica” (Rom. 8:33). E outra vez lemos: “Sendo justificados livremente pela Sua (de Deus) graça por meio da redenção que está em Cristo Jesus” (Rom. 3:24).

Mas precisamos crer nestas verdades: A fé em Cristo é o meio de justificação. Isto é, pela fé é que a justificação é aplicada. Você só torna-se inocente se crer na validade do ato de Jesus Cristo na cruz... Romanos 4:6-8 - Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: 

Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, E cujos pecados são cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado. - Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós, Romanos 4:16...

QUANDO PECAMOS CONTRA DEUS O NOSSO SENTIMENTO É ESTE: 

Sei que Ele me perdoou no momento em que fui salvo, mas, quando penso nos terríveis pecados que cometi já depois de salvo e crente, é difícil crer que Deus possa me perdoar.

A mim parece que pequei contra uma tremenda luz de bondade e amor; VEJA OS EXEMPLOS DE PERDÃO NA BÍBLIA: Davi cometeu adultério e assassinato; no entanto, Deus o perdoou - (2 Sm 12.13). Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. E disse Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morrerás. ALELUIA O PERDÃO NOS LIVRA DA MORTE ETERNA!!!

Pedro negou o Senhor Jesus Cristo três vezes; todavia, o Senhor Jesus Cristo o perdoou e por três vezes Jesus testificou o seu perdão Cristo. Quando pecamos negamos é como se negassemos ao Nosso Deus - E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: primeira vez; Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: 

Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. João 21:15-17...

O perdão de Deus não está limitado aos não salvos. Ele promete perdoar os inimigos arrependidos também: “Curarei a tua infidelidade, eu de mim mesmo os amarei, porque a minha ira se apartou deles” (Os 14.4). - Se Deus pode nos perdoar quando éramos Seus inimigos, será que Ele vai ser menos perdoador a nós agora que somos Seus filhos? “Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte de Seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida” (Rm 5.10).

Deus quer que nós saibamos que somos perdoados. E Ele baseou a segurança do perdão naquilo que é a maior certeza do universo. A SUA PALAVRA, A BÍBLIA, nos diz que, se confessarmos os nossos pecados, Ele nos perdoa os pecados (1 Jo 1.9). - Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 1 João 1:7-10...

PURIFICAR DE TODA INJUSTIÇA = “O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão” (Sl 37.23-24). - “Porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os perversos serão derribados pela calamidade” (Pv 24.16).
O caído que se arrepende pode saber que está perdoado com base na maior autoridade que existe: A PALAVRA DO DEUS VIVO.

Você pecou e não pode mudar o passado, mas que o perdão incondicional de Deus lhe seja como um trampolim para que você pule e voe mais alto em nome de Jesus Cristo!!!


Deus te abençoe!!! Maurílio Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário