Destinatários:
Gálatas é a única carta que Paulo endereçou especialmente a uma grupo de Igrejas. A Galácia não era uma cidade, mas uma região da Ásia Menor, que incluía várias cidades. Seu nome originou-se no Séc. III a.C., quando uma tribo de pessoas da Gália migrou para o local. No séc. I d.C., o termo “Galácia” era usado geograficamente para indicar a região centro-norte da Ásia Menor, onde os gálios tinham se estabelecido; politicamente, designava a província romana na parte centro-sul da Ásia Menor. Paulo enviou esta carta para as igrejas na província da Galácia, uma área que incluía as cidades de Antioquia, Icônia, Listra e Derbe.
Gálatas é a única carta que Paulo endereçou especialmente a uma grupo de Igrejas. A Galácia não era uma cidade, mas uma região da Ásia Menor, que incluía várias cidades. Seu nome originou-se no Séc. III a.C., quando uma tribo de pessoas da Gália migrou para o local. No séc. I d.C., o termo “Galácia” era usado geograficamente para indicar a região centro-norte da Ásia Menor, onde os gálios tinham se estabelecido; politicamente, designava a província romana na parte centro-sul da Ásia Menor. Paulo enviou esta carta para as igrejas na província da Galácia, uma área que incluía as cidades de Antioquia, Icônia, Listra e Derbe.
Data: A questão da data de Gálatas depende principalmente da correlação
de 2.1-10 com a visitas de Paulo a Jerusalém registradas em At. Embora o cap. 2
posse ser identificado com a chegada da fome em At 11.30, são encontradas
poucas dificuldades para relacionar a carta com os acontecimentos de At 15.
Paulo provavelmente tenha escrito a carta pôr volta de 55 ou 56 d.C., quando
estava na Macedônia ou em Corinto, em sua terceira viagem missionária.
Conteúdo:
Gálatas contém divisões biográficas, doutrinárias e práticas de dois capítulos cada.
Na primeira seção (caps. 1-2), Paulo defende sua autoridade apostólica.
Na segunda seção, doutrinária, (caps. 3-4), Paulo apresenta uma série de argumentos e ilustrações para provar a inferioridade da lei em relação ao evangelho e para estabelecer o verdadeiro propósito da Lei.
Gálatas contém divisões biográficas, doutrinárias e práticas de dois capítulos cada.
Na primeira seção (caps. 1-2), Paulo defende sua autoridade apostólica.
Na segunda seção, doutrinária, (caps. 3-4), Paulo apresenta uma série de argumentos e ilustrações para provar a inferioridade da lei em relação ao evangelho e para estabelecer o verdadeiro propósito da Lei.
Na terceira, aplicação prática da doutrina (caps. 5-6), Paulo exorta os gálatas para usarem adequadamente sua habilidade cristã e para não abusarem da mesma. Ao invés de dar lugar ao pecado, o evangelho fornece meios para se obter a justiça que a Lei exige.
Cristo
Revelado
Paulo ensina que Jesus coloca aqueles que têm fé nele (1.16; 3.26) em uma posição de liberdade (2.4; 5.1), libertando-os da servidão ao legalismo e à libertinagem. A principal ênfase do apóstolo está na crucificação de Cristo como base para a libertação do crente da maldição do pecado (1.4; 6.14), do próprio eu (2.20) e da lei (3.12; 4.5). Paulo também descreve uma dinâmica união de fé com Cristo (2.20), visivelmente retratada no batismo (3.28). Em relação à pessoa de Cristo, Paulo declara tanto sua divindade (1.1,3,16) quanto sua humanidade (3.16; 4.4), que ele próprio revelou a Paulo (1.12).
Paulo ensina que Jesus coloca aqueles que têm fé nele (1.16; 3.26) em uma posição de liberdade (2.4; 5.1), libertando-os da servidão ao legalismo e à libertinagem. A principal ênfase do apóstolo está na crucificação de Cristo como base para a libertação do crente da maldição do pecado (1.4; 6.14), do próprio eu (2.20) e da lei (3.12; 4.5). Paulo também descreve uma dinâmica união de fé com Cristo (2.20), visivelmente retratada no batismo (3.28). Em relação à pessoa de Cristo, Paulo declara tanto sua divindade (1.1,3,16) quanto sua humanidade (3.16; 4.4), que ele próprio revelou a Paulo (1.12).
O
Espírito Santo em Ação
Os judaizantes estavam errados sobre as formas de santificação, bem como a forma de justificação. Uma passagem importante é 3.2-3, em que Paulo pergunta aos Gálatas, que prontamente admitiram que tinham iniciado sua vida cristã através do Espírito, pôr que eles estavam buscando maturidade espiritual realizando obras da lei.
Os judaizantes estavam errados sobre as formas de santificação, bem como a forma de justificação. Uma passagem importante é 3.2-3, em que Paulo pergunta aos Gálatas, que prontamente admitiram que tinham iniciado sua vida cristã através do Espírito, pôr que eles estavam buscando maturidade espiritual realizando obras da lei.
·
que ele
quer dizer é que o mesmo espírito que os regenerou faz com que a nova vida
deles cresça. Em 3.5, Paulo faz um pergunta semelhante relacionada ao ES. A
linguagem que ele usa indica uma experiência do Espírito que se estendeu além
da recepção inicial dos gálatas. O verbo “dá” sugere um fornecimento contínuo com generosidade, enquanto “opera” indica que Deus continuava a fazer maravilhas através dos
crentes cheios do Espírito que não tinha se entregado ao legalismo.
·
A
palavra “maravilhas” refere-se às
manifestações carismáticas do Espírito evidenciadas
pôr sinais externos, como os descritos em 1Co 12-14. A frase “a promessa do Espírito”, em
3.14, também foi usada pôr Pedro para explicar o derramamento do ES no
Pentecostes(At-2.33).
·
Estes
versos ensinam que receberemos o Espírito através da fé e que Ele continua a se
manifestar no poder à medida que caminhamos na fé.
Em 5.16-25, Paulo descreve um conflito feroz e constante entre a carne, a nossa natureza propensa ao pecado, e o Espírito que habita em nós.
Em 5.16-25, Paulo descreve um conflito feroz e constante entre a carne, a nossa natureza propensa ao pecado, e o Espírito que habita em nós.
·
Somente
o ES, quando nos submetemos passivamente ao seu controle e caminhamos
ativamente nele, pode nos permitir morrer pela carne (vs. 16-17), nos libertar
da tirania da lei (v.18) e fazer com que o fruto da santidade cresça em nossas
vidas (vs.22-23).
Esta seção (5.16-25) faz parte da exortação de Paulo em relação ao uso adequado da liberdade cristã. Separada da obra do ES de controlar e santificar, a liberdade certamente acabará em libertinagem.
Esboço de Gálatas
I. Introdução 1.1-10:
Saudação 1.1-5
Deserção dos gálatas 1.6-7
Denúncia contras os judaizantes 1.8-9
Declaração da integridade de Paulo 1.10
Deserção dos gálatas 1.6-7
Denúncia contras os judaizantes 1.8-9
Declaração da integridade de Paulo 1.10
II. Biografia: Paulo defende sua autoridade 1.11-2.21:
A fonte de sua autoridade
1.11-24
O reconhecimento de sua autoridade 2.1-10
A manifestação de sua autoridade 2.11-21...
O reconhecimento de sua autoridade 2.1-10
A manifestação de sua autoridade 2.11-21...
III. Doutrina: Paulo defende seu evangelho 3.1-4.31:
Com discussão 3.1-4.11
Pôr apelo 4.12-20
Pôr alegoria 4.21-31
Pôr apelo 4.12-20
Pôr alegoria 4.21-31
IV. Prática: Paulo exorta os gálatas 5.1-6.10:
Para usar adequadamente sua
liberdade cristã 5.1-15
Para caminhar através do Espírito 5.16-26
Para carregar os fardos dos outros 6.1-10
Para caminhar através do Espírito 5.16-26
Para carregar os fardos dos outros 6.1-10
V. Conclusão 6.11-18:
advertência contra os legalistas
6.11-13
Centralidade da cruz 6.14-16
Marcas de um apóstolo 6.17
Bênção 6.18...
Centralidade da cruz 6.14-16
Marcas de um apóstolo 6.17
Bênção 6.18...
·
instituto
bíblico comunidade cristã em Ubá/Bela Aurora -Maurílio Souza.
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