Autor e
Receptores:
Tanto em 2Jo
quanto em 3Jo, o escritor se autodenomina “o ancião”, sugerindo que era mais
velho do que os outros cristãos e que seu conhecimento pessoal da fé foi muito
além do deles. A evidência mais forte é que todas as três epístolas de João
foram escritas por um mesmo autor.
Não se sabe nada sobre o “amado Gaio” ale´m do caloroso tributo que João presta a ele no início desta carta.
Não se sabe nada sobre o “amado Gaio” ale´m do caloroso tributo que João presta a ele no início desta carta.
Gaio era um
nome comum no mundo romano, e o NT menciona um Gaio em Corinto (Rm 16.23; 1Co
1.14), na Macedônia (At 19.29) e em Derbe (At 20.4). Não há nenhuma evidência
para associar Gaio de 3Jo com qualquer desses homens. Evidentemente, ele era
líder de alguma igreja na Ásia.
Data:
João era madura tanto em anos quanto em experiências quando escreveu esta carta junto com 2 Jo perto do fim de sua vida por volta de 90 dC.
João era madura tanto em anos quanto em experiências quando escreveu esta carta junto com 2 Jo perto do fim de sua vida por volta de 90 dC.
Ocasião e
Objetivo:
Enquanto em 2
Jo os heréticos itinerantes estavam perturbando a fé dos cristãos, nesta carta
os genuínos mestres da verdade estão fazendo um circuito de igrejas. Na carta
anterior, João proibiu a hospitalidade para os falsos mestres; aqui ele
estimula a hospitalidade. Entretanto, Diótrefes, uma pessoa dominante em uma
das igrejas, se se opôs à autoridade de João.
Além disso, ele
recusou hospitalidade aos missionários viajantes e proibiu os outros de
recebê-los, excomungando-os quando eles o faziam. João escreveu para estimular
Gaio em sua generosidade para repreender Diótrefes por sua conduta nada
caridosa.
Conteúdo:
Ao cumprir se objetivo, João descreve três personalidades. A primeira é Gaio, que demonstrou sua fé cristã através de sua generosa hospitalidade, mesmo a estranhos. Segunda é Diótrefes, cujo orgulho egoísta estava rompendo a harmonia da comunhão. Terceira é Demétrio, cuja vida exemplificava a fidelidade cristã e era digna de imitação. Esses três homens possuem testemunhos positivos e negativos para relacionamentos adequados entre os irmãos.
Ao cumprir se objetivo, João descreve três personalidades. A primeira é Gaio, que demonstrou sua fé cristã através de sua generosa hospitalidade, mesmo a estranhos. Segunda é Diótrefes, cujo orgulho egoísta estava rompendo a harmonia da comunhão. Terceira é Demétrio, cuja vida exemplificava a fidelidade cristã e era digna de imitação. Esses três homens possuem testemunhos positivos e negativos para relacionamentos adequados entre os irmãos.
Cristo Revelado:
João apresenta
Jesus como a verdade na qual devemos caminhar. A devoção a ele motiva
verdadeiros mestres em seu serviço itinerante (v.7). As vidas de Gaio e
Demétrio harmonizavam exatamente com a doutrina de Cristo e forneceram forte
testemunho ao poder de seu amor. Por outro lado, o comportamento de Diótrefes
mostra um acentuado contraste com a verdadeira vida em que Cristo deve ser o
primeiro em todas as coisas.
O Espírito Santo
em Ação:
Esta carta não
se refere diretamente ao ES, mas seu ministério é aparente por toda a mensagem,
especialmente ao permitir que os crentes “caminhem na verdade” e autorizando os
missionários itinerantes em seu ministério. O fruto do Espírito é evidente nas
vidas de Gaio e Demétrio.
Esboço de 3º João:
Saudação 1...
I. Mensagem a Gaio 2-8:
I. Mensagem a Gaio 2-8:
Oração por sua Saúde 2
Recomendação para a adesão à verdade 3-4
Recomendação para sua hospitalidade 5-8
Recomendação para a adesão à verdade 3-4
Recomendação para sua hospitalidade 5-8
II. Condenação à arrogância de
Diótrefes 9-11
III. Elogio a Demétrio 12.
Conclusão 13-14 - Espero, porém, ver-te brevemente, e falaremos face a face. Paz seja contigo. Os amigos te saúdam. Saúda os amigos por nome. 3 João 1:14,15...
INSTITUTO BÍBLICO COMUNIDADE CRISTÃ – UBÁ E BELA AURORA – MAURÍLIO SOUZA.
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