MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A CURA DA CEGUEIRA ESPIRITUAL:



João 9: 39-41 "Prosseguiu Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos. Alguns dentre os fariseus que estavam perto Dele perguntaram-lhe: Acaso, também nós somos cegos Respondeu-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado algum; mas, porque agora dizeis: Nós vemos, subsiste o vosso pecado”.
Jesus, nesta Passagem, havia acabado de curar um cego de nascença. Este cego, em decorrência da sua deficiência, tinha tornado-se um mendigo desprezado, incapaz de realizar qualquer tarefa ou executar um trabalho que desse a ele condições dignas de vida.
Naquela época, um deficiente visual não possuía as possibilidades que o mundo atual oferece. Todos que o conheciam, amigos, família, ficaram maravilhados diante do milagre vivido por ele e levaram-no aos fariseus (elite religiosa).
A fim de buscar uma explicação plausível para o fato. Contudo, os sacerdotes, ao invés de admitirem a grandeza do milagre, de reconhecerem que estavam diante do Salvador, o Messias, Jesus Cristo, o Filho de Deus.
Revoltaram-se ainda mais contra Ele, pois já buscavam, há certo tempo, ocasião e argumentos para acusá-lo. Inclusive, estavam dispostos a expulsar da sinagoga qualquer pessoa que falasse a favor de Jesus.
E FOI EXATAMENTE ISSO QUE FIZERAM COM O CEGO A QUEM JESUS HAVIA CURADO! EXPULSARAM-NO DALI.
Estando Jesus a conversar com ele, alguns fariseus que estavam próximos ouviram a seguinte observação: "Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos."
Não compreenderam a colocação de Jesus, apesar de julgarem-se sábios, então perguntaram ironicamente, dizendo: "Acaso somos também cegos”?
Jesus, então, explicou a eles que Ele veio a este mundo:
1 - para abrir os olhos dos homens para Sua Verdade, para a Verdade que liberta e cura, transforma e traz salvação.
2 - para fechar os olhos de homens "sábios aos seus próprios olhos", para as suas mentiras que, como seres humanos falhos e limitados, haviam transformado em "verdade".
3 - E que Seus julgamentos a respeito do homem seriam estabelecidos a partir destes 2 critérios acima.
Dentro da ótica espiritual, Jesus foi mais adiante e explicou-lhes a diferença entre 1º - pecar enxergando, ou seja, sabendo que se está pecando e - pecar não enxergando (não sabendo) que se está pecando.
São duas situações completamente diferentes e que são consideradas por Deus no momento de julgar este ou aquele ser humano.
E isto significava mostrar-lhes, naquele momento, a condição espiritual triste e falida em que se encontravam, pois os fariseus eram homens de profundo conhecimento das Escrituras, estudiosos.
Intelectuais da época que, apesar de assistirem as profecias se cumprindo através de Jesus, os milagres acontecendo diante de seus olhos, os ensinamentos de Jesus mobilizando crédulos e incrédulos, ainda assim, resistiam e buscavam ocasião para matá-LO!

DEIXANDO A CEGUEIRA ESPIRITUAL:

Marcos 10:46-52 – ler:

1. INTRODUÇÃO: A pessoa cega fica inutilizada para muitos prazeres. Muitas vezes há necessidade de desenvolver outras percepções. É assim com a cegueira espiritual (Ap 3:17).
2. O TEMPO E O LUGAR: Este milagre se fez na última viagem de Jesus a Jerusalém. Para Bartimeu era o caso do tipo hoje ou nunca.
O lugar era Jericó, uma cidade debaixo de maldição. Jesus entrou ali e atravessou a cidade (para tornar a entrar depois e jantar com Zaqueu), mas primeiro curou o homem. Depois de entrar neste mundo e sair (para mais tarde voltar), Ele tem salvo milhares da cegueira espiritual, abrindo seus olhos para verem.
3. O QUE SABEMOS DAS PESSOAS: a) Vemos Jesus preocupado com esta última visita a Jerusalém, e o povo, atônito, em vez de rodeá-la, recua para trás. Mas mesmo assim, Ele atende prontamente à chamada do necessitado.
b) A multidão, indiferente à necessidade do cego, em nada ajuda.
c) O cego, percebendo a urgência do seu caso; desenganado de outros meios de cura; persuadido que Cristo pode curar seu mal; mostrava-se esforçado, importunado, urgente e crente.
4. OS IMPEDIMENTOS. Pouco tempo, agora ou nunca.
Uma multidão contrária. Uma capa que incomodava (cuidado para não dizer que a capa simboliza os pecados, que se deve largar para chegar a Cristo). Uma capa é uma coisa boa e até necessária, mas nesse momento parecia um empecilho.
Há coisas muito ilícitas na nossa vida, que no momento de chegar à presença de Cristo, precisam ser desprezadas, porque podem nos impedir. Qual é a coisa ou pessoa que impede o ouvinte de chegar a Jesus?
5. A PERGUNTA E A CURA: Considerar o alcance da pergunta de Jesus. Como responderíamos? Que desejou o homem cego? Qual a mais urgente necessidade do ouvinte? A cura, imediata, perfeita, permanente. Jesus propõe salvar-nos até o fim, completamente (Hb 7:25).
6. E DEPOIS: Teve que mudar de meio de vida. Seguiu a Jesus pelo caminho, glorificando a Deus (Lc 18:43).
7. CONCLUSÃO: Se algum que estuda ainda não enxerga Cristo perto de si no presente, e a felicidade com Deus no porvir, está cego espiritualmente. Que procure a Cristo, com insistência, a vista espiritual, tornando o homem curado como seu modelo.
COMO VOLTAR A ENXERGAR ESPIRITUALMENTE: Adão e Eva quando pecaram tiveram seus olhos abertos, mas isso não significa que antes eles não enxergavam, o que se abriu naquele momento em que perceberam que estavam nus foram seus olhos carnais. “Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também. Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se.” Gênesis 3.6 e 7.

Até então Adão e Eva enxergavam todas as coisas com os olhos espirituais não tendo, portanto discernimento para compreender o que era o pecado. Ambos andavam nus pelo jardim e não se envergonhavam de si, mas no dia em que pecaram olharam-se com olhos carnais.

A queda do homem fez com que ele perdesse seu contato direto com Deus, pois seus olhos espirituais foram cegados pelo pecado e Deus não tinha como falar ao seu espírito.

Mas Deus por meio de sua infinita bondade, graça e misericórdia providenciou tudo que precisávamos para que nossos olhos espirituais voltassem a enxergar as coisas espirituais.

Ele enviou a Jesus Cristo e recebemos de novo o espírito que foi perdido no Éden. Ao aceitarmos Jesus em nossa vida como Senhor e Salvador, recebemos de volta a nossa visão espiritual e a partir de então voltamos a ver como Adão via antes da queda, pois nascemos de novo.
E esse nascer de novo nos faz sermos recriados, nosso espírito volta a enxergar como deveria ser desde o início e recobramos nossa visão espiritual.

Em Gálatas 3.14 podemos perceber que o Espírito prometido por Deus no Antigo Testamento nos foi dado, no Novo Testamento, pela fé através de Jesus Cristo, isso é tremendo! “Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios, para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé.” Gálatas 3.14.

Deus quer nos ajudar a enxergar novamente pelo espírito e assim vai ajustando nossa visão carnal à visão do Espírito. Enquanto nossos olhos naturais não forem cegados, mortificados, não estaremos preparados para enxergar com nossos olhos espirituais.

E isso só acontecerá quando aceitarmos o sacrifício de Jesus e nascermos de novo com Ele. Quando isso acontecer, nossa maneira de pensar,
de falar e de agir no espírito será natural para nós, pois nossa visão carnal estará mortificada.

O HOMEM TRICOTOMICO: Somos constituídos de espírito, alma e corpo. É no nosso espírito que tomamos consciência de Deus, a nossa alma tem consciência de si mesmo, e nosso corpo é a parte que se relaciona com o mundo exterior.

Diante dessa verdade, só podemos ter contato direto com Deus através do nosso espírito, pois Deus é Espírito (João 4.24a).

Que possamos reconhecer o Espírito de Deus em nós, voltando a enxergar como Deus sempre quis, com nossos olhos espirituais.


“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário