MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

MULHERES DE UM DEUS SEM PRECONCEITO: Mensagem...



Juizes capítulos 4 e 5 – Salmos 18:1,3 – II Corintios 1: 8 a 11 - Bendita seja sobre as mulheres Jael… deu um golpe em Sísera – Juizes 5:24.
Um amigo já falecido, um dia disse para mim que as mulheres deveriam ficar caladas na igreja, busca argumentos na bíblia que ao seu entendimento são fortes.

Deus não usa mulheres na igreja dizia ele e que as mulheres não podiam subir nos púlpitos para falar nas igrejas, pois são lugares santos. Argumentei com esse amigo sobre as filhas de Filipe que seriam quatro em faixas etárias diferentes que profetizavam e contei a historia de jael e como Deus é poderoso e sem preconceito para usar quem Ele quer.
E no dia seguinte, partindo dali Paulo, e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesárea; e, entrando em casa de Felipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. E tinha este quatro filhas virgens, que profetizavam. (Atos 21:8-9).

Felipe, um dos sete escolhidos para servir às mesas em (Atos 6), tinha sido claramente abençoado e usado por Deus além desse serviço.

Quando crentes de Jerusalém foram dispersos por causa da intensa perseguição, Deus usou Filipe para levar o Evangelho a Samaria, ao tesoureiro da rainha da Etiópia, e depois a todas as cidades de Azoto e Cesaréia, a capital da província.

O fiel serviço dele o fez desfrutar de “uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus” (1 Timóteo 3:13). Aqui ele é chamado de Felipe, o evangelista, designação que o diferenciava de Felipe, o apóstolo.

E Deus lhe concedeu uma recompensa especial. Sua alegria era de quatro filhas que profetizavam! Como virgens, elas eram puras e devotadas ao Senhor.

Moças santas que serviam a Deus e cuidavam das coisas do Senhor e sua igreja na terra. Eram exemplos na época de atos dos apóstolos e exemplos para os jovens cristãos solteiro de hoje em dia!

Mas eu contei para esse amigo de uma forma mais singular acerca de uma mulher gentia chamada Jael:

JAEL UMA MULHER DE CORAGEM:

Débora saiu, saiu para julgar, mas naquele dia aquela judia e profetisa em Israel certamente viveria, uma historia diferente. Entre o povo estava Baraque, movida pelo poder de Deus Débora ordena o ataque para livrar o povo dos Cananeus.

O povo de Israel estava sendo oprimido pelos Cananeus comandados pelo seu terrível capitão Sísera. Baraque ao ouvir a ordem da juíza de Israel impõe uma condição, nos vamos, mas você tem que vir junto.
Porque com sua presença no nosso meio para que meu exercito veja que o Deus de Israel é contigo.
E ela respondeu a Baraque Deus garante a vitória, mas você não ficara com a gloria desta batalha vencida. Pois o seu inimigo que tanto lhe causa medo será vencido por uma mulher. Ai neste momento começa a ser gerada a historia de uma gentia nômade na terra.

HISTORIA DE JAEL:
Jael e seu marido não eram israelitas eram nômades e viviam perto das terras dos israelitas, a sua sobrevivência dependia de sua habilidade de ficar longe dos conflitos dos povos que viviam naquela região, coisa muito difícil, pois aqueles eram tempos de muitas lutas.

Jael ouvia sempre de rumores de guerra, conhecia Sísera de nome e de sua fama de sanguinário, também conhecia o povo de Israel um povo diferente que adorava um Deus sem imagem e sabia que logo a guerra ia acontecer.

Aquele foi um dia terrível, nunca Jael vira tanta chuva, ela ouvia também gritos e barulho de cavalos, ela sabia que estava acontecendo uma luta. Perto de sua casa, ficou esperta guardando uma estaca na tenda para se proteger, pois estava sozinha, ao longe ela viu um vulto, era um homem cansado que cambaleava pelo caminho.

Quando ele se aproximou Jael reconheceu que era Sísera o sanguinário guerreiro, foi rápida e lhe pediu para entrar, deu-lhe abrigo e dentro da tenda lhe ofereceu leite, ele se deitou e dormiu.

Podemos imaginar o que passou nos pensamentos de Jael, um bandido dormindo em sua tenda, e o que vai acontecer quando ele acordar descansado o que ele vai fazer, devo sair e chamar ajuda, devo fugir e deixar minha tenda nas mãos deste homem.

Jael a mulher gentia tinha que tomar uma decisão e movida por uma coragem sobrenatural, ela pegou a estaca que estava dentro da tenda e matou Sísera, foi um golpe mortal, o homem temido e sanguinário estava morto na tenda de uma mulher.

Uma mulher sozinha, Israel havia vencido todos os soldados na luta mais Sísera tinha fugido e agora pelas mãos de uma mulher gentia o inimigo de Deus estava morto.

Jael pega seu troféu de guerra vai e mostra a baraque. O seu inimigo está morto aqui, assim acontece quando o inimigo pensa que já tem sua vitória Deus muda a historia usando quem Ele quer.
Débora e Baraque honraram a Jael em seus cânticos de vitória, a Bíblia não fala mais de Jael, esta mulher corajosa ficou na história do povo de Israel e nos deixa uma lição.

Muitas vezes os inimigos de nossa família estão dentro de nossa casa, sabemos que precisamos lutar contra o mal, e não podemos ficar parados.
Devemos tomar a decisão de como Jael acabar com o mal, livrar nossos filhos e lares do pecado e do inimigo. Olha minhas irmãs estas mulheres mostram na bíblia que Deus não tem preconceito.

Quando nós entregamos nossa vida para ser usado por Deus, Ele capacita homens, mulheres, jovens, adolescentes e crianças e prova que na fragilidade de sua criação e filhos, temos uma arma poderosa a nossa fé. Amém....

DEUS USOU ESTAS MULHERES:

As filhas de Filipe para profetizar, Maria para dar a luz ao criador,  Isabel para gerar a voz do que clama no deserto, Jeoseba para guardar e salvar a vida do futuro rei Joás, Marta para remover a pedra, A mulher samaritana como missionária, A mulher adultera para expressar sua misericórdia. Usou Hulda a profetiza que mudou uma nação ressuscitando sua vida espiritual, Ana para dar a luz ao juiz Samuel, Débora para profetizar em Israel.

MULHERES PASTORAS:

“Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.” (I Corintios 14:33-35).
O apóstolo Paulo, foi uns dos maiores teólogos e sábios da igreja primitiva, ele escreveu as diretrizes que estruturaram o cristianismo como uma organização religiosa.
E em sua sabedoria ele começa esta ordem, dizendo que Deus, não é Deus de confusão. Na época de Paulo as mulheres eram proibidas de ensinar e falar em público.

Neste caso se as mulheres cristãs começassem a agir desta forma, estariam sendo motivos de confusão e estariam desobedecendo às leis da época.
Este texto não é argumento válido para proibir as mulheres de pregar, aconselhar e testemunhar. Primeiramente, veja que após dizer que as mulheres estejam caladas, o Apóstolo Paulo usa a conjunção explicativa “porque” para explicar que não lhes é permitido falar pela “lei”.

Então eu pergunto, hoje a lei ainda proíbe que as mulheres falem em local público? É atualmente vergonhoso ou desonroso a mulher ensinar?
A palavra de Deus é atemporal, não muda com o passar dos anos, porém é interpretada em diferentes épocas e por diferentes pessoas. A sociedade humana, esta sim, muda a todo instante.

Algumas pessoas, principalmente homens com ideologia machista, usam o versículo que está em 1 Timóteo 2:11-12 para afirmar que a mulher não pode ensinar: E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio” Esta proibição, parte de Paulo para Timóteo e não de Cristo, sejamos sábios. Parte de Paulo para Timóteo e não de Deus para a igreja.
Paulo diz: e não permito, primeira pessoa do singular, a proibição é exclusiva dele, e levando em consideração a cultura da época é fácil entender o motivo desta proibição, que nada tem em comum com os dias de hoje.

Na nossa sociedade e cultura é perfeitamente normal a mulher ensinar, a maioria dos professores do ensino básico, e fundamental são mulheres. Elas estão nas universidades, nas empresas, no lar, no comércio, desenvolvem trabalhos brilhantes, e são cada vez mais reconhecidas. Se Deus deu as mulheres todas estas habilidades e capacidades, é porque deseja que elas as usem.
“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário