MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

APRENDENDO COM A RESSURREIÇÃO DE LAZARO (LIÇÃO UM)...



O MILAGRE DA RESSURREIÇÃO DE LAZARO: (estudo um)

Na cidade de Betânia um acontecimento reúne dezenas de pessoas. Lázaro, irmão de Marta e Maria, após dias de sofrimento, morre. Um mal repentino acometeu o amigo amado de Jesus em um momento que estava a três quilômetros de distância, em Jerusalém. Tão logo as irmãs de Lázaro percebem a gravidade do estado de saúde do irmão, enviam um mensageiro até Jesus. Marta e Maria acreditam que Jesus virá correndo para salvar Lázaro da morte.

As irmãs se revezam nas idas e vindas à porta, olham para o caminho, na esperança de saudarem Jesus e festejarem a cura de Lázaro. Não dormem a noite, somente oram para que Jesus chegue a tempo, o que não acontece. Ficam frustradas, teria Ele esquecido? Abandonado os amigos?

A vontade de Marta e Maria é de que Jesus esteja em Betânia, a dos discípulos, de que Jesus não saia de Jerusalém, porque os judeus procuram matá-lo. Discípulos amedrontados, amigos desolados, e Jesus convicto da direção de Deus. Após receber o aviso da doença de Lázaro, permanece ainda por dois dias em Jerusalém.

Mesmo distante Jesus sente quando Lázaro da o último suspiro, ao que diz: “Lázaro, o nosso amigo dorme, mas vou desperta-lo do sono” Jo 11:11. Testemunhas de vários milagres de ressurreição, os discípulos não entendem a declaração de Jesus, sobre o sono de Lázaro: “Então Jesus disse-lhes claramente: "Lázaro está morto; e folgo por amor de vós, de que eu lá não estivesse, para que acrediteis, mas vamos ter com ele” Jo: 11:14,15”.

Impressiona-me o fato de ninguém cogitar a ressurreição de Lázaro. Em Betânia, Jesus tenta “arrancar” alguma declaração de fé,
mas tudo que ouve são reclamações, lamento e choro. É como se Ele não estivesse presente. Jesus chorou (Jo 11:35) .

Sempre busquei essa imagem na minha meditação e imaginação Jesus chorando silenciosamente, quase discretamente, seu olhar fixo no túmulo de Lázaro, sua face e seus lábios imóveis. Mas não. Jesus chorou alto. COMO? ISSO MESMO, TODOS OUVIRAM A VOZ DE JESUS NO SEU CHORO TRISTE E PROFUNDO!!!  Agora faço aqui minha pergunta por quem Jesus estava chorando? Será que é por Lazaro? Não, pois Jesus sabia que Deus ia ressuscitá-lo, Ele estava chorando por causa da incredulidade do povo.

“Jesus moveu-se muito em espírito e pertubou-se” (v 33 e 38). Pertubou-se? A palavra é usada para exprimir irritação, para indicar uma fala ou ação com sentimento profundo e para repreensão severa. Como poderia Ele mover-se com força e irritação e chorar mansamente? Ele se compadece do sofrimento das irmãs, da comoção dos judeus ali presentes!

JESUS BRADA COM MUITA FORÇA PARA QUE A MORTE DEIXE LÁZARO! E é justamente isso que diz o texto Bíblico: “Clamou com grande voz: Lázaro, saia para fora” Jo 11:43. Aquele lugar estremece, é sacudido pela unção que quebra o jugo da morte, do seu amigo, amado. Aleluia! A passagem Bíblica de João 11 é rica em lições, tantas que renderiam um livro, mas quero falar apenas do fato de Jesus ressuscitar Lázaro, estando este quatro dias na sepultura.

O silêncio de Deus, não significa abandono, significa “Propósito”. Se existe algo pelo qual estamos clamando e ainda não vimos resultado, confiemos no Senhor, Ele jamais desampara seus amigos, os que amam Sua presença e buscam sua gloria, como Marta e Maria. 

JESUS CONSIDERA NOSSA FRAQUEZA, AS IRMÃS DE LÁZARO, TEMERAM, FICARAM DESOLADAS, CHEIAS DE DÚVIDAS, MAS JESUS VEIO ALELUIA. ELE SEMPRE VEM AO NOSSO ENCONTRO!

E quando Ele vem tudo se transforma! Nem mesmo a morte, o mais terrível mal da humanidade, nos afasta desse Amor, ela não tem domínio sobre os filhos de Deus. “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto viverá” Jo 11:25. Não sabemos quanto tempo ainda mais Lázaro viveu, após ter sido ressuscitado por Jesus, tudo que sabemos é que testemunho de sua ressurreição já salvou e continua salvando vidas no mundo inteiro.

E TUDO PORQUE JESUS “CHEGOU ATRASADO”!!!! Podemos achar que Ele está atrasado para resgatar situações ou pessoas “da sepultura”, mas Ele jamais erra à hora, ele nunca atrasa. A maior declaração de fé e obediência em toda a história da Ressurreição de Lázaro foi feita por Marta, ao retirar a pedra do sepulcro.

Ela não obedeceu a sua vontade, nem a dos judeus presentes, que acenavam com a cabeça negativamente, dizendo: “Não Marta, não tire a pedra, ele está morto, já fede”! Ela quase acredita na mentira, nos murmurinhos nascidos nas trevas da incredulidade. Mas venceu, tão somente porque olhou para Jesus e confiou em suas palavras, pois já tinha testemunhado outros milagres.

TENHO O COSTUME DE DIZER QUE NOSSA FÉ É DINAMICA E GRADUAL!!! “Não te hei dito que, se creres, verá a glória de Deus”? Jo 11:40.

Que você meus irmãos na semelhança de Marta, removamos “a pedra do sepulcro” na confiança em Cristo, autor e consumador da nossa fé. Prossigamos certos de que Sua vontade é sempre para o nosso bem.

A Ressureição de Lázaro era a alternativa do improvável, impossível para os que viveram junto a dor da família triste e sofrendo com a perda.

Todos duvidavam, até que uma semente de fé germinou e cresceu no coração de Marta, ela creu contra a multidão e viu a glória de Deus.

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.

4 comentários:

  1. Nossa!!!! Edificou muito minha vida essa palavra. Deus o abençoe grandemente. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus estudo muito Edificante Te Amo JESUS

    ResponderExcluir
  3. Palavra maravilhosa Deus abençoe grandemente sua vida e seu ministério.

    ResponderExcluir