MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

domingo, 27 de agosto de 2017

CONHECENDO E ENTENDENDO AS VERDADES BIBLICAS – LIVRO ON-LINE!!! PASTOR – ESCRITOR E HISTORIADOR BIBLICO MAURÍLIO SOUZA!!!



A BONDADE E MISERICÓRDIA DO SENHOR:

“Êxodo 33:18 - Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. Êxodo 33:19 - Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer”.

A PRIMEIRA VERDADE QUE PRECISAMOS SABER E QUE A BONDADE E MISERICÓRDIA DO SENHOR NOS SEGUIRAM TODOS OS DIAS: “Salmos 23:6 - Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias”.

BONDADE E MISERICÓRDIA: - 1º - O que significa a palavra bondade? – 1º - Beneficência, pronto para fazer o bem, amor em ação (é a atitude do amor de Deus por nós). 2º - Cumprir seus propósitos ou satisfaz suas expectativa. 3º alguém que trata com; amabilidade – gentileza e fidelidade – algo natural do amor.  OBSERVAÇÃO: A bondade de Deus leva as pessoas ao arrependimento e à salvação, então essa bondade Divina operando por meio de um crente ungido terá a capacidade de levar os descrentes à salvação.

A SEGUNDA VERDADE QUE PRECISAMOS SABER É O SIGNIFICADO DA PALAVRA MISERICÓRDIA: É a junção de dois radicais; misérere (miséria – necessidade) e cordis (coração) é olhar nossas miséria e necessidades com os olhos do coração. OBSERVAÇÃO: Portanto misericórdia (miserere + cordis) significa literalmente "ter compaixão do coração", ou seja, aproximar meus sentimentos dos sentimentos de alguém, sentir "o mesmo por alguém". Não se trata de sofrer com alguém, mas de compreender o sofrimento de alguém, de ser solidário com essa pessoa.

A BONDADE E MISERICÓRDIA DE DEUS EM AÇÃO: (João 8:1ª12)LER. A passagem Bíblica que conta a historia do encontro de Jesus com a mulher adúltera, já se inicia de maneira misericordiosa: "Jesus, assentando-se, ensinava no templo" (Jo 8:2). Jesus assentava em qualquer lugar parapeito, degrau, calçada, barco, pois o se objetivo único era revela a Palavra. Enquanto isso, os fariseus disputavam os melhores lugares nas sinagogas. Ele havia acabado de ensinar aos discípulos, estava saindo do templo e enquanto se dirige para casa, de repente uma confusão se inicia em Sua direção.

Muitos homens traziam uma mulher segurando-a fortemente nos braços. Empurrando, agredindo verbalmente.  A mulher com suas vestes rasgadas, os cabelos em desalinho, chorava e soluçava, implorando misericórdia e bondade.

A intenção não era fazer justiça, mas condenar e punir com severidade e sem misericórdia aquela mulher "Na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas, Tu, pois, que dizes"? Jo 8:5. Enquanto os homens seguravam as pedras nas mãos, gritava por morte, Jesus se inclina para escrever na terra. Eles ficam surpresos com a atitude de Jesus.  Jesus se inclina e eles silenciam, soltam à mulher, que em suspense aguardam o desfecho. "Ele escrevia com o dedo na terra" Jo 8:6. (dizem que Jesus descrevia ali os pecados daqueles homens).

Não havia muitas pedras no lugar, O Mestre se agacha e espalha com as mãos o pó das pedras, a areia. Representantes da Lei ajuntam pedras. Jesus representante da graça se interessa pelo pó delas. Eles, a morte. Jesus, a Vida: “E formou Deus o homem do Pó da terra" (Gn 2:7). Nas mãos do carpinteiro (JESUS), o pó da terra é moldado. Nas mãos Dele o pecador se arrepende, nas mãos Dele somos transformados.

LEMBREM-SE: BONDADE E MISERICÓRDIA NOS SEGUIRAM TODOS OS DIAS!!!

JESUS COMEÇOU UM NOVO TEMPO EM QUE ÀS PEDRAS (PECADORES) TESTIFICARIAM DO SEU PODER:  - "Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão" Lc 19:40 - "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo." IPe 2.5. Ao se agachar Jesus nos dá uma lição: "Seja um pacificador", nunca um condenador das pessoas. Aqueles homens enfurecidos não contaminaram o coração de Jesus. 

JÁ NÃO SE OUVE OS GRITOS DAS MUITAS VOZES, UNS POUCOS HOMENS PERGUNTAM SIMULTANEAMENTE: "Dize o que devemos fazer? Jesus endireita-se e diz: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela e tornando a inclinar-se escrevia na terra" Jo 8:7-8. Jesus escreve na terra de costas para eles. A segunda agachada de Jesus, mais uma vez transforma a situação. Obriga-os a eles refletirem: "Saíram um a um a começar pelos mais velhos”. Envergonhados, feridos na consciência, soltam as pedras ao chão.

A GRAÇA NÃO VEIO PARA CONDENAR, MAS PARA SALVAR: "Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais" Jo 8:11. A mulher profundamente agradecida sai correndo pelas ruas segurando suas vestes rasgadas. LEMBREM-SE: Deus transforma nossa justiça em trapos de imundícies. Isaías 64:6 - Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundície; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam.

A Bíblia não menciona o que aconteceu depois na vida daquela mulher, mas vejo seu esposo "soltando as pedras", abraçando-a, perdoando-a. Assim creio porque Deus começou uma obra na vida dela e provavelmente restaurou sua família. Deus não da uma benção pela metade e sim completa; Filipenses 1:6 – “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo”...

CONCLUSÃO: O juízo é sem misericórdia por aqueles que não exercitam a misericórdia. Quando falamos em exercitar é algo que crescemos fazendo, exercitar misericórdia é não condenar os viciados, adúlteros, mentirosos e outros pecadores e tentar leva-los a conversão a Jesus Cristo para que possam ser libertos e transformados. “Tiago 2:12 – Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. Tiago 2:13 - Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo”...

LEMBREM-SE: “O amor e a misericórdia sempre triunfara sobre o juízo”. Se você julga e condena um pecador ele estará condenado, mas se você o ama e tem misericórdia dele e perdoa ele alcançara misericórdia de Deus.

A BÍBLIA LITERAL E INTERPRETATIVA!!!

PRIMEIRO LITERAL - que reproduz exatamente, palavra por palavra, determinado texto ou trecho de um texto. Conforme ao próprio e genuíno significado das palavras, por oposição ao seu sentido figurado; exato, rigoroso. - SEGUNDO SUBENTENDIDO - que se subentendeu que se entende, mas que não foi expresso literalmente. Subentender é conhecer, prever, ou entender através do auxílio da inteligência aquilo que não está expresso ou esclarecido. É supor, admitir ou entender mentalmente através de uma interpretação. Uma coisa subentendida é implicitamente compreendida.

EXEMPLOS - 1° - LITERAL – “Tenho-vos dito isto para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”... SUBENTENDIDO – Eu venci o mundo e vos vencereis!!! - 2° - LITERAL – 2° Reis 2.11 Enquanto iam caminhando e conversando, de repente um carro de fogo apareceu e passou pelo meio deles, separando-os; Elias foi assim levado para os céus num redemoinho. 12 Eliseu, que viu tudo, gritou: “Meu pai! Meu pai! O carro de Israel com os condutores!”...

SUBENTENDIDO – Elias foi levado em uma carruagem (carro) de fogo. Olha o que esta escrito separando-os (subentende - Elias dentro do carro e Eliseu fora do carro) – com os condutores (aquele que conduziram o carro de fogo). - No meu entendimento Elias foi levado em uma carruagem de fogo no meio do redemoinho, mas dizer que esta escrito na bíblia não seria certo, pois não é literal e sim interpretativa...

Devemos observar que há aquilo que esta escrito e aquilo que de uma certa forma torna-se interpretativa. Vejamos um exemplo, Onde esta escrito na Bíblia que não cai uma folha sem a permissão de Deus? A resposta foi que na Bíblia não encontramos frase igual, somente por aproximação. Assim quanto ao lugar onde se encontra, fica sem resposta, pois não existe a frase.

Simplesmente é um dito popular muito usado na conversa do dia a dia. Existem algumas semelhanças com outros versículos da Bíblia, mas nenhum fala de folha da árvore. Por exemplo: em Isaías 40,12-31, vemos como ele tem o Universo em sua mão e faz o que lhe apraz. Alguns comentários bíblicos afirmam que não é um versículo bíblico, mas o encontramos no Alcorão. - “Ele possui as chaves do incognoscível (aquilo que é difícil de conhecer ou saber), coisa que ninguém, além d’Ele, possui; Ele sabe o que há na terra e no mar; e não cai uma folha (da árvore) sem que Ele disso tenha ciência; não há um só grão, no seio da terra, ou nada verde, ou seco, que não esteja registrado no livro lúcido” (6ª Surata versículo 59)...

Tem no texto do Eclesiastes 3 - “que diz a tempo para tudo debaixo do céu, até para uma folha cair.” Portanto fica no subentendido, mas não podemos dizer que é bíblico... O texto a seguir é apenas uma forma de abrir seus olhos para algumas coisas que são ditas nas igrejas como forma de VERSÍCULO BÍBLICO. A única razão pela crítica é que alguns pastores usam estas frases (às vezes sem querer ou saber) como base das suas pregações e como a Palavra de Deus. Falar e afirmar, tudo bem, mas tem que deixar claro que não são versículos ou usar do famoso: “a Palavra de Deus disse que…”

“Eu venci o mundo e vós vencereis” - Essa é uma ótima afirmação, mas… “Tenho-vos dito isto para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. E acaba aí mesmo. “Fazei o bem sem olhar a quem” - Também não. O mais parecido disso está em Gálatas 6:10: “Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé”. -“Jesus é o Médico dos médicos”. Você afirmar isso: Você repassar como se estivesse na Bíblia: AÍ NÃO, Jesus é chamado de Senhor dos senhores e Rei dos reis (Ap 17:14). Mas não esqueça embora não seja bíblico ele é o nosso medico que cura nossas enfermidades.

“Não cai uma folha de uma árvore sem a vontade de Deus”. Tudo bem que Deus é o controlador de TUDO. Mas citar isso como versículo não podemos!!! Onde esta escrito que o cair é do homem e o levantar é de Deus? O termo "o cair é do homem e o levantar é de Deus" é um termo popular. Não está de forma explícita na Bíblia. Na Bíblia encontramos, por exemplo, no Salmo 145 no versículo 14, que se aproxima do termo mencionado: O Senhor sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos...

“O dinheiro é a raiz de todos os males” - Bom, Paulo falou assim: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se transpassaram a si mesmos com muitas dores” (I Tm 6:10). Neste caso a raiz dos males é o amor excessivo (cobiça) ao dinheiro, tenho o costume de dizer, o dinheiro é um bom servo, mas é um péssimo patrão e devemos ter dinheiro o grande problema é quando o dinheiro nos tem!!!

“Quem dá aos pobres, empresta a Deus” Não é um versículo bíblico o que mais próximo disso é: Provérbios 19:17: “Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, e ele lhe pagará o seu benefício”!!! - “Quem não vem pelo amor, vem pela dor” não é um versículo bíblico. Frase afirmada por muitos, mas não tem na Bíblia. Tem este: “O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura” (Pv 29:1)...

“Vem a mim como estás” ou “eu venho como estou”, não são versículos bíblicos, mas o mais parecido com isso está em Mateus 11:28: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. - Existe na bíblia que é a forma literal de se entender a vontade de Deus e tem o que eu chamo do evangeligues que são os ditos populares dos crentes que são interpretativos ou subentendidos, mas devemos observar e tomar cuidado daquilo que foge da vontade de Deus para nossas vidas, pois muitas vezes interpretamos aquilo que é conveniente para nós ai torna-se profano e persuasivo... - Devemos buscar a vontade de Deus para nossas vidas literal ou interpretativa. Vontade esta que é boa, perfeita e agradável!!!

OBSERVAÇÃO FINAL – Têm muitos pregadores que lhe são revelados coisas para que ensine a igreja e esta revelação que é o descortinar ou o descobrir coisas ocultas. Deus traz esta revelação maravilhosa muitas vezes que são ditas e ensinadas como certas, mas de maneira errada com ufanismo e soberba como se auto titulasse inteligente e sábio e os outros ignorantes (literal), burros (subentendido). - “Sejamos simples no falar e humilde no ensinar e não menosprezamos (menos-prezar - desvalorizar) ao que não sabe”...

CURIOSIDADES DE PAULO/SAULO!!! Dois Fatos Curiosos Sobre o Apóstolo Paulo: - 1º - A Bíblia não diz que Paulo caiu de um cavalo (Leia Atos 9.4)... A Bíblia diz: "Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que você me persegue? "(Atos 9:4)... - 2º- Deus não mudou o nome de Saulo para Paulo. Paulo era judeu com dupla nacionalidade. Como romano ele é chamado de Paulo (At 16.37,38 e 22.25,26) e Saulo era o nome hebraico. O que a Bíblia diz é o seguinte: “Todavia, Saulo, também chamado Paulo…” (At 13.9)...

De violento perseguidor a ardoroso apóstolo de Jesus Cristo: a história de uma conversão - cidade de Tarso era a capital da província romana da Cilícia, uma região montanhosa localizada no sul do atual território da Turquia, banhada pelo mar Mediterrâneo. Tinha sido durante muito tempo, assolada por piratas que lucravam com o comércio de escravos com os romanos. Quando os piratas começaram a atacar também cidades e navios romanos, o Senado de Roma enviou expedições militares à região para acabar com a ameaça. Foi nesse contexto que a República Romana criou a província da Cilícia.

Ali nasceria Saulo, cidadão romano, judeu da tribo de Benjamim. Filho de um membro da seita dos fariseus, Saulo foi criado para ser um zeloso combatente dos vícios. Na juventude, viajou para Jerusalém a fim de estudar na escola de Gamaliel e aprofundar-se no conhecimento da lei. Foi quando o fervoroso fariseu conheceu o cristianismo, então visto como uma seita de fanáticos.

Saulo se tornou um grande inimigo dessa nova religião e dos seus seguidores. As Escrituras dão testemunho de que, durante o assassinato do jovem Estêvão, Saulo fez questão de segurar as capas daqueles que o apedrejavam. Seu zelo por acabar com o cristianismo brotava da distorcida convicção de estar agradando a Deus: Saulo era um fariseu que buscava a verdade, mas, ao mesmo tempo, se mantinha fanaticamente fechado à Verdade de Cristo. Seu zelo era violento, privado de discernimento.

O capítulo 9 dos Atos dos Apóstolos descreve: “Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Apresentou-se ao príncipe dos sacerdotes e pediu-lhes cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos, a Jerusalém, todos os homens e mulheres que seguissem essa doutrina”. Mal sabia Saulo que essa viagem de caça doentia aos cristãos lhe reservava, literalmente, a maior “queda” de sua vida. Era algum dia entre os anos 31 e 36 da nossa era.

Continua o livro dos Atos dos Apóstolos: “Durante a viagem, estando já em Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ele ouviu uma voz que lhe dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’. Saulo então diz: ‘Quem és, Senhor?’. Respondeu Ele: ‘Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro te é recalcitrar contra o aguilhão’. Trêmulo e atônito, disse Saulo: ‘Senhor, que queres que eu faça?’. Respondeu-lhe o Senhor: ‘Levanta-te, entra na cidade. Ali te será dito o que deves fazer’”. Em Damasco, Saulo recebe o batismo por meio de Ananias, um cristão comum, mas dócil ao Espírito Santo. O agora discípulo de Jesus, passando a chamar-se Paulo. Ele exercerá papel decisivo na expansão do Evangelho de Cristo entre as nações e será reconhecido pelo título de Apóstolo dos Gentios...

PRIMEIRO O QUE É GENTIOS? Gentio é o vocábulo português usado para traduzir a palavra hebraica goym ou gojim (em hebraico: singolar goj גוי, plural גוים), que indica quem não é judeu ou israelita. É uma palavra, com as diferentes variações, que aparece mais de 550 vezes na Bíblia. Encontramos a primeira passagem em Gênesis 10,5, na descrição da assim chamada "tábua das nações": Por estes foram repartidas as ilhas dos gentios nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações.

O significado, em si, é simplesmente aquele de "povo", "etnia". De fato aparece também passagem onde Israel é designado com esse termo, como na promessa feita a Abraão, em Gênesis 12,2: a sua descendência se tornará um "goy gadol" ("uma grande nação"). Com o tempo, invés, o termo foi usado, sobretudo para indicar os povos diferentes dos judeus.

Paulo é chamado apóstolos dos gentios porque levou a mensagem de Cristo, sobretudo às populações fora de Israel, aos pagãos, aos gregos e romanos, a não judeus. Paulo não era gentio, mas judeu, como podemos ler na sua carta aos Filipenses, em 4,5: Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu...

POR QUE DEUS MUDOU O NOME DE SAULO PARA PAULO E QUAL O SIGNIFICADO DE SAULO?

Então Saulo, que também se chamava Paulo repleto do Espírito Santo, fixou nele o olhar e disse...”. (Atos dos Apóstolos 13,9) Bíblia de Jerusalém.

O PORQUÊ DA MUDANÇA DE NOME? - O redator dos Atos dos Apóstolos, Lucas usa pela primeira vez o nome romano Paulo, e a parir deste momento em todos os seus escritos usa sempre Paulo. Lucas neste momento faz a transferência de Paulo para o primeiro plano na evangelização dos gentios; quer dizer ele não é mais um simples auxiliar de Barnabé, mas é o verdadeiro chefe da missão. É verdadeiramente Paulo seguidor de Cristo. Um judeu convertido ao cristianismo que se chamava Saulo, Batizados por Ananias em Damasco, e que deste momento em diante é o chefe da missão.

SIGNIFICADO DO NOME SAULO: A origem do nome Saulo é hebraico, vem de Saul que passa a ser Saulo na literatura grega. O significado do nome Saulo é: “Aquele que foi conseguido por meio de orações”. A cerca deste nome já muito foi escrito assim no Novo Testamento, foi um dos apóstolos de Jesus Cristo. Inicialmente era chamado de Saulo de Tarso, perseguidor dos cristãos com mandato do Sinédrio de Jerusalém para combate-los, mas depois de sua conversão para o cristianismo mudou seu nome para Paulo.

DOIS NOMES DIFERENTES? Sim de fato considerado comum para um judeu que também tinha cidadania romana, como era o caso de Paulo (At 16.37,38 – “Mas Paulo replicou: Açoitaram-nos publicamente e, sem sermos condenados, sendo homens romanos, nos lançaram na prisão, e agora encobertamente nos lançam fora? Não será assim; mas venham eles mesmos e tirem-nos para fora. E os quadrilheiros foram dizer aos magistrados estas palavras; e eles temeram, ouvindo que eram romanos”. e 22.25,26 -  “E, quando o estavam atando com correias, disse Paulo ao centurião que ali estava: É-vos lícito açoitar um romano, sem ser condenado? E, ouvindo isto, o centurião foi, e anunciou ao tribuno, dizendo: Vê o que vais fazer, porque este homem é romano”).

Saulo era o seu nome hebraico; enquanto a Bíblia retrata a relação do apóstolo com os judeus, este nome aparece – mesmo depois da conversão (O nome não mudou por causa da conversão). Porém , quando enviado em sua viagem missionária para desenvolver a sua missão entre os gentios, Lucas relata que Saulo TAMBÉM era chamado Paulo, seu nome romano, ou seja, de relacionamento com os gentios. Para finalizar o tema, concluímos que Saulo não virou Paulo, mais que ambos os nomes eram empregados em situações e contextos diferentes.

A CONVERSÃO DE SAULO - (Atos 9:1-30) - Saulo pediu cartas do sumo sacerdote às sinagogas de Damasco autorizando perseguição contra os cristãos de lá (9:1-2) - No caminho de Jerusalém para Damasco, ele encontrou Jesus (9:3-6) - Quando Saulo viu uma luz brilhante no céu, ele caiu por terra - Uma voz perguntou: "Saulo, Saulo, por que me persegues?" - Saulo respondeu: "Quem és Tu, Senhor?" - A voz lhe replicou: "Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer" - Os companheiros de Saulo ouviram a voz, mas não viram ninguém (9:7) - Saulo ficou cego, e foi levado para Damasco onde ele ficou três dias sem comer e sem beber (9:8-9)...

Neste texto observamos que Jesus Cristo ao falar com Paulo (nome romano), usa o nome Saulo (nome hebraico), como Jesus era de origem judaica usa o nome na sua origem e no contexto da historia e do momento. Paulo que quer dizer pequeno ou baixo é chamado por Jesus de Saulo que vem de Saul cuja origem etimológica é – O desejado, o solicitado, o conseguido através das orações...

Falando do literal e do subentendido observamos aqui de forma interpretativa que a igreja orava pelo Paulo perseguidor que se tornou Saulo a resposta da oração do povo de Deus. Na verdade não houve troca do nome de Paulo para Saulo e sim que era usado de acordo com o lugar e ocasião, por exemplo se você nasceu no Brasil é chamado de João (jogador facilmente driblado) e no Estados unidos você será chamado John (banheiro ou casa de banho, também cliente), já em hebraico seu nome João significa - (Deus é gracioso, agraciado por Deus, a graça e misericórdia de Deus, Deus perdoa). Certamente em hebraico sempre terá um melhor significado...

O CAMELO E O BURACO DA AGULHA:

EVANGELHO – Mc 10,17-27   - 17 Tendo Jesus saído para se pôr a caminho veio alguém correndo e, dobrando os joelhos diante dele, suplicou-lhe: “Bom Mestre, que farei para alcançar a vida eterna?”. 18 Jesus disse-lhe: “Por que me chamas bom? Só Deus é bom. 19 Conhecem os mandamentos: não mates; não cometas adultério; não furtes; não digas falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe”. 20 Ele respondeu a Jesus: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha mocidade”. 21 Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe: “Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 

22 Ele entristeceu-se com essas palavras e se foi todo abatido, porque possuía muitos bens. 23 E, olhando Jesus ao redor, disse a seus discípulos: “Quão difícil é um rico entrar no Reino de Deus!”. 24 Os discípulos ficaram assombrados com suas palavras. Mas Jesus replicou: “Filhinhos, quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que põem a sua confiança nas riquezas! 25 É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus”. 26 Eles ainda mais se admiravam, dizendo a si próprios: “Quem pode então salvar-se?”.

27 Olhando Jesus para eles, disse: “AOS HOMENS, ISSO É IMPOSSÍVEL, MAS NÃO A DEUS; POIS A DEUS TUDO É POSSÍVEL”.  - É interessante vermos que estamos diante de uma das mensagens mais  duras de Jesus, que assusta aqueles que olham pela primeira vez o Evangelho.

Muito já se discutiu entre os estudiosos sobre essa passagem. Uma das conclusões a qual alguns estudiosos chegaram era a de que camelo, em grego, significava uma corda grossa com que se amarravam os barcos. E que agulha seria uma pequena porta situada num dos grandes portões da muralha de Jerusalém. Ou seja, ambas as interpretações deixam mais “mansa” a afirmação de Jesus. Mas seria isso mesmo? Em grego, a palavra kámelos (κάμηλος) significa exatamente o nosso camelo, palavra traduzida do latim camelus. Em Mc 10, 25 e em Lc 18, 25 a palavra usada é kámelon (κάμηλον), claramente para se referir ao animal.

Com certeza, esse nome grego provém da palavra hebraica gamal (למג), que é usada para identificar aquele mamífero ungulado (Camelus Bactrianus), encontrado nos nossos zoológicos brasileiros. - Já o termo grego para agulha é raphís (ραφίς), aquele objeto usado para costurar – claro que era bem maior naquela época. Lucas usa o termo belónes (βελόνης), que significa agulha cirúrgica, usada para cuidar da saúde das pessoas.

Seja como for, não podemos ignorar que as palavras nos dizem muitas coisas da comparação de Jesus. Ele queria deixar bem claro que, para os ricos, a dificuldade é ainda maior para se alcançar a plenitude da vida, pois para um camelo atravessar o buraquinho da agulha é necessário de um milegre, primeiramente!!! - Mas devemos entender, hoje, que Jesus se referia às dificuldades apresentadas a uma pessoa que acumulava bens em excesso. Aquele homem rico era bom e queria ajudar as pessoas, mas não era capaz de reconhecer a sua finitude e a futilidade de seus bens.

Nos nossos dias, essa passagem pode ser estendida a todos aqueles que não conseguem se livrar de suas maldades, sejam ricos ou pobres, de suas fraquezas. - Não devemos lutar contra os ricos de nossa sociedade, mas temos de cobrar daqueles que se enriquecem com o dinheiro público, para que consigamos tirar os pobres e os miseráveis dessa condição social injusta! - Muitos pobres também são egoístas e avarentos, por isso não devemos ser cruéis com ninguém. O que temos de fazer é “vender” todo o nosso apego e seguir Jesus radicalmente. E para isso, todos são convidados – ricos e pobres!!!

SALVAÇÃO É PARA TODOS:

É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus, E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se?” Jesus, porem olhando para eles disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis...

Em primeiro lugar, diferente do que as pessoas pensam Jesus não esta tratando aqui sobre condição financeira de ninguém, mas o texto TRATA DE SALVAÇÃO. Muitos interpretam essas palavras pensando ser algo sobre prosperidade ou algo parecido, na verdade se enganam não somente sobre o que Jesus quer nos ensinar, mas também a respeito do camelo e da agulha...

O camelo aqui é exatamente o que você conhece, aquele bicho esquisito usado como transporte no deserto, cientificamente chamado de Camelus Dromedarius e certamente Jesus tinha familiaridade com esse animal que servia de transporte a todos. E a agulha? Eu te pergunto; o que você conhece por agulha nos dias de hoje? Seria aquele pequeno objeto de metal que serve para fazer costura?

Sim, esse mesmo objeto de hoje Jesus usou para fazer esse comparativo e você concordará que para um bicho de dois metros de altura passar por um buraquinho milimétrico de uma agulha além de ser impossível seria uma incoerência crer nisso, não é verdade? Pois saiba, FOI EXATAMENTE ISSO QUE JESUS NOS ENSINOU.

Troque a palavra rico por pobre, ou bêbado, ladrão, prostituta ou simplesmente por homem (…) qualquer ser humano independente de sua condição, cor ou idade era impossibilitado de entrar no Reino de Deus, quem nos possibilitou isso FOI O PAI ENVIANDO SEU FILHO PARA RESGATAR A DÍVIDA DO PECADO E DA MORTE.

Entrar nesse reino sem o milagre da salvação é impossível, nem eu nem você nem qualquer outro homem ou mulher que já nasceu nesse mundo teria a graça maravilhosa de entrar no Céu, MAS O SENHOR NOSSO DEUS TORNOU ISSO POSSÍVEL!!! - Então, meu irmão e minha irmã, é mais fácil o camelo (bicho) passar pelo fundo de uma agulha (de costura), do que o rico, o pobre, eu e você entrar no Reino do Senhor!!!

MAS A DEUS TODAS AS COISAS SÃO POSSÍVEIS, ALELUIA!!!

AINDA TI FALTA UMA COISA: (LUCAS 18:18 – 27)!!!

INTRODUÇÃO: Todos nós sabemos que Deus é bom, chamamo-lo de Mestre dos mestres e esperamos nele para herdar a vida eterna. Quase todo brasileiro já ouviu falar nos Dez mandamentos e cumpre até alguns. Porém o texto acima narra a historio de um jovem de destaque, a Bíblia chama-o de príncipe, este disse a Jesus que guardava os mandamentos deste a mocidade.

Todavia Jesus o surpreendeu com uma simples frase: AINDA TI FALTA UMA COISA! Ele não sabia o que lhe esperava, quando de repente Jesus toca na maior das feridas, naquilo que mantinha o seu coração preso a avareza e disse-lhe: VENDA TUDO E DER AOS POBRES E TERÁS UM TESOURO NO CÉU. 

Ou seja, largue o que domina seu coração e entregue-se totalmente a Deus. (Mat. 16.24). – “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;25 Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. 26 Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?27 Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras. Mateus 16:24-27...

A bíblia diz que aquele homem se foi muito triste e não largou o tesouro terreno pelo tesouro celestial. (Col. 3.1-2; Mat. 6.24). - Colossenses 3.1 Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.2 Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. - Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro.

Não podeis servir a Deus e a Mamom. - Mateus 6:24 – todos nós podemos ter dinheiro ou riqueza o grande problema em nossas vidas é quando o dinheiro ou a riqueza tem a nós. O DINHEIRO É UM BOM SERVO MAS É UM PÉSSIMO PATRÃO!!! Não sei o que ti prende, não sei o que você faria no lugar deste homem, mas sei que hoje Deus também ti diz: AINDA TI FALTA UMA COISA!!! O que esta frase realmente quer dizer para nós? Veremos cinco sentidos da palavra falta e aplicaremos em nossas vidas.

1 – FALTA SIGNIFICA VAZIO – Temos um lado interno e externo, apesar de tanta ênfase dada a aparência, o que mais nos prende e nos inquieta na vida, chama-se: VAZIO INTERIOR. Dentro do homem há um vazio infernal. Um vazio do tamanho de Deus e somente Ele pode preencher.

Há homens cheios de si e vazios de Deus. Alegam que seu Deus é o dinheiro e não precisa de ninguém, (Apoc. 3.17) – “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;” mas hoje Deus quer preencher este coração orgulhoso e vazio, e ti dar paz e gozo e alegria para sempre. - Não há homem mais vazio do que aquele que está cheio de si. Dê lugar a Deus!!! Ele enche o céu e a terra. Se sentes o coração vazio Jesus pode preenchê-lo!!! - DEUS TEM O TAMANHO EXATO DO VAZIO QUE EXISTE EM MIM E EM VOCÊ!!!

2 – FALTA SIGNIFICA PECADO OU DÍVIDA – O que há de mais forte no homem é sua tendência ao erro. Quem nunca erra ou nunca pediu desculpas? Quem nunca disse: “A carne é fraca”? A Bíblia diz que o erro do homem começa não conhecendo as Escrituras e nem o poder de Deus (Mc 12.24). - “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?”

3 – FALTA SIGNIFICA INCOMPLETO – As vezes ficamos tristes por nossos planos não darem certos e ficarem inacabados, incompletos. Até nos sentimos inúteis diante dessa situação, e desejamos possuir todas as habilidades e dons divinos para alcançarmos nossos sonhos, e ao depararmos com o espelho da realidade percebemos nossas limitações e imperfeições.

Somos incompletos e impotentes diante do que desejamos e sonhamos fazer; somos o barro que sobrou.  - Mas Deus é e tem tudo o que o homem precisa para ser feliz e realizar-se. Se você sente que sua vida está incompleta Jesus é o Carpinteiro da Galileia e quer completar a obra de Deus em tua vida!!! (Fil. 1.6) – “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo”;... Portanto não sou o barro que sobrou e nem a lama que restou, eu sou precioso, pois sou completo em Cristo, pois o Espírito Santo me completou e a cruz me restaurou!!!

4 – FALTA SIGNIFICA AUSÊNCIA – A pior ausência é a de Deus no coração de alguém. - 5 – FALTA SIGNIFICA NECESSIDADE – Há tantas pessoas no mundo que estão vivendo a pior das pobrezas: É a pobreza de espírito. A pobreza espiritual do homem querem estabilidade financeira e vida longa, porém buscam no lugar errado, da forma errada e na pessoa errada. O que resta ao homem é abrir o coração para Deus. Que tem poder para suprir todas as necessidades do homem. (Jo. 15.5, - “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. - Fil. 4.19 – “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus”.).

CONCLUSÃO: Qual é a tua falta? É necessidade? É ausência? Algo está incompleto? É divida com Deus? Estás vazio? JESUS É A SOLUÇÃO E SOMENTE ELE TE COMPLETA!!! Não faça como aquele príncipe que se foi triste, VENHA A JESUS ALEGREMENTE!!!

COAR O MOSQUITO E ENGOLIR O CAMELO:

PROPORÇÕES E TAMANHOS? O mosquito adulto chega de 1 mm – A 10 mm (milímetro). O camelo adulto chega a 2 metros de altura a 2.300 de comprimento!!! - COAR O MOSQUITO - "Então alguns dos fariseus diziam: Esse homem não procede de Deus, porque não guarda o dia de sábado. Guias cegos, que coais o mosquito, e engolis um camelo!" (João 9:16; Mat. 23:24). Os fariseus tinham a enorme facilidade para atentar para as coisas pequenas (coar o mosquito) e descuidar das grandes (engolir um camelo).

Neste caso, advertir a desobediência do sábado era coar o mosquito (embora os fariseus de então e os de hoje não estejam em nada de acordo com isto). Ocorre que o próprio Senhor se encarregou (aos olhos dos judeus) de infringir essa observância em várias ocasiões.
No sábado CUROU O HOMEM DA MÃO SECA (Mat. 12:9-13) – “E, partindo dali, chegou à sinagoga deles. E, estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados? E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará? Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por consequência, lícito fazer bem nos sábados. Então disse àquele homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e ficou sã como a outra. Mateus 12:9-13...

AQUELE QUE TINHA UM ESPÍRITO IMUNDO (Luc. 4:31-37) – “E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava nos sábados. E admiravam a sua doutrina porque a sua palavra era com autoridade. E estava na sinagoga um homem que tinha o espírito de um demônio imundo, e exclamou em alta voz, Dizendo:
Ah! que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste a destruir-nos? Bem sei quem és: O Santo de Deus. E Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te, e sai dele. E o demônio, lançando-o por terra no meio do povo, saiu dele sem lhe fazer mal. E veio espanto sobre todos, e falavam uns com os outros, dizendo: Que palavra é esta, que até aos espíritos imundos manda com autoridade e poder, e eles saem? E a sua fama divulgava-se por todos os lugares, em redor daquela comarca”. Lucas 4:31-37...

A UMA MULHER ENCURVADA (Luc. 13:10-17) – “E ensinava no sábado, numa das sinagogas. E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se. E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus”.

“E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado. Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber? E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa? E, dizendo ele isto, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por ele”. Lucas 13:10-17...

A UM HOMEM HIDRÓPICO (Luc. 14:1-6) – “Aconteceu num sábado que, entrando ele em casa de um dos principais dos fariseus para comer pão, eles o estavam observando. E eis que estava ali diante dele um certo homem hidrópico. E Jesus, tomando a palavra, falou aos doutores da lei, e aos fariseus, dizendo: É lícito curar no sábado? Eles, porém, calaram-se. E, tomando-o, o curou e despediu. E respondendo-lhes disse: Qual será de vós o que, caindo-lhe num poço, em dia de sábado, o jumento ou o boi, o não tire logo? E nada lhe podiam replicar sobre isto”. Lucas 14:1-6...

AO PARALÍTICO DE BETESDA (João 5:1-10), - “Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressecados, esperando o movimento da água. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.

“E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado. Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito”. João 5:1-10...

E AO HOMEM CEGO DE NASCENÇA (João 9). – “E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus”. João 9:1-3...

“Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo”. João 9:5-7... – “Tornaram, pois, também os fariseus a perguntar-lhe como vira, e ele lhes disse: Pôs-me lodo sobre os olhos, lavei-me, e vejo. Então alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles”. João 9:15,16...

E TAMBÉM NO SÁBADO O SENHOR PERMITIU AOS SEUS DISCÍPULOS COLHEREM ESPIGAS (Luc. 6:1-5). – “E aconteceu que, no segundo sábado após o primeiro, passou pelas searas, e os seus discípulos iam arrancando espigas e, esfregando-as com as mãos, as comiam. E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito fazer nos sábados? E Jesus, respondendo-lhes, disse: Nunca lestes o que fez Davi quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, e tomou os pães da proposição, e os comeu, e deu também aos que estavam com ele, os quais não é lícito comer senão só aos sacerdotes? E dizia-lhes: O Filho do homem é Senhor até do sábado”. Lucas 6:1-5...

O problema destes homens é que eles achavam que o homem foi feito para o sábado e não o sábado para o homem achava que o homem foi feito pela lei e não a lei para o homem. Valorizavam mais a lei e o sábado do que o sofrimento e dificuldades do seu semelhante.

E hoje em alguma igreja não são diferentes – valorizam mais o púlpito do que ao pastor que ministra no púlpito – valorizam mais as cadeiras do que ao povo de deus que assentam nas cadeiras – valorizam mais os instrumentos musicais do que aos músicos. Pastores que valorizam mais seus carros e edifício da igreja, gastando milhares de recursos financeiros com seus templos faraônicos enquanto muito dos seus membros passam dificuldade e fome.

Lembro que era pastor de uma igreja que gastava muito dinheiro em um aluguel caríssimo na rua mais importante da cidade e que se gastavam muitos recursos com um programa de rádio improdutivo pelo horário na melhor emissora da cidade, fazíamos um lanche sofisticado e também caro no final da tarde. Um dia procurei o pastor presidente que fazia a contabilidade da igreja, pois um obreiro que precisava de um litro de leite naquela noite, a resposta foi – MANDA ELE ORAR!!!

OLHA O QUE DIZ A BÍBLIA – Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano.  - Tiago 2.14 “De que adianta, meus caros irmãos, alguém proclamar sua fé, se não tem obras? Acaso essa fé pode salvá-lo? 15 Se um irmão ou uma irmã estiverem necessitados de roupa e passando privação do alimento de cada dia, 16 e qualquer dentre vós lhes disser: “Ide em paz, aquecei-vos e comei até satisfazer-vos”, porém sem lhe dar alguma ajuda concreta, de que adianta isso?

Jesus resumiu a lei em dois itens principais – João 14.21 - "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e manifestar-me-ei a ele." – No mesmo texto que Jesus disse esta palavra Judas não o Iscariotes pergunta como o senhor vai manifestar em nós e não no mundo? Jesus responde - Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, E VIREMOS A ELE, E FAREMOS NELE MORADA. João 14:23...

OLHA MEUS IRMÃOS PASTORES E LEIGOS DEUS VAI FAZER MORADA É NAS PESSOAS E NÃO EM CARROS DE LUXO IMPORTADO E NEM EM TEMPLOS FARAÔNICOS COM TÍTULOS DE TEMPLOS!!! PR MAURÍLIO SOUZA.

Mais quais são os mandamentos de Jesus? São diferentes dos DEZ MANDAMENTOS que foram entregues a Moisés no Sinai? - Jesus resumiu os dez mandamentos em apenas dois – Evangelho – Mt 22,34-40 – “Naquele tempo: Os fariseus ouviram dizer que Jesus, tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: ‘Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?’ Jesus respondeu: ‘`Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.

LEIA O QUE ESTA ESCRITO EM: João 13…33 – “Filhinhos, Eu ainda permanecerei convosco por pouco tempo. Vós me procurareis, mas como Eu disse aos judeus, agora vos digo: ‘para onde Eu vou, vós não podeis ir’. 34Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei; que dessa mesma maneira tenhais amor uns para com os outros. 35Através deste testemunho todos reconhecerão que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns pelos outros.”

FINALIZANDO: O Senhor disse: "O Filho do Homem é Senhor até do dia de sábado". E também disse: "Meu Pai trabalha até agora, e eu também trabalho". Logo depois de curar o cego, disse: "Para juízo eu vim a este mundo; para que os que não veem, vejam; e os que veem, sejam cegados". Coar o mosquito é a estranha habilidade de quem tem o véu do antigo pacto posto sobre o seu coração, o qual só por Cristo é tirado (2ª Cor. 3:14-16).

“Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará”. 2 Coríntios 3:14-16...

SE AS COISAS FORAM FEITAS PARA SEREM USADAS, E AS PESSOAS PARA SEREM AMADAS, POR QUE SE USAM AS PESSOAS E SE AMAM AS COISAS!!! – Lembram-se; que a verdadeira felicidade e o verdadeiro sucesso só se conseguem fazendo os outros felizes. Se assim fizeres, o teu sucesso e a tua felicidade virão até ti.

"HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO"? - LUCAS 23:43.

Quero começar este estudo com duas perguntas. Você acredita no paraíso??? E quando será nossa entrada no paraíso???

Olha o que diz a bíblia; 1 Coríntios 15…51 “Eis que eu vos declaro um mistério: nem todos adormeceremos, mas certamente, todos seremos transformados, 52num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Porquanto a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. 53Pois é impreterível que este corpo que perece se revista de incorruptibilidade, e o que é mortal, se revista de imortalidade. …”
  
1 Tessalonicenses 4…15 “Afirmamos a todos vós, pela Palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos quando se der o retorno do Senhor, certamente não precederemos os que dormem nele. 16Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. 17Logo em seguida, nós, os que estivermos vivos sobre a terra, seremos arrebatados como eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E, assim, estaremos com Cristo para sempre! …

 “Uma das mais falsas interpretações dos verdadeiros ensinos de Cristo por parte dos defensores da doutrina da imortalidade da alma é uma das últimas mensagens que Cristo trouxe enquanto ainda estava em vida. Segundo os dualistas, o que Jesus disse ao ladrão que estava ao  seu lado na cruz foi que estaria naquele mesmo dia com ele no Paraíso: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (cf. Lc.23:43).

{O que é Dualismo: Dualismo é um conceito religioso e filosófico que admite a coexistência de dois princípios necessários, de duas posições ou de duas realidades contrárias entre si, como o espírito e matéria, o corpo e a alma, o bem e o mal, e que estejam um e outro em eterno conflito...}

O que poucas pessoas sabem, contudo, é que temos muitas evidências de que o ladrão, realmente, não esteve no Paraíso naquele dia. Mas como não? A Bíblia não diz claramente isso? Na verdade, não. O fato é que o original grego não tinha vírgulas, e o texto original assim reza: “Kai eipen autw amhn soi legw shmeron met emou esh en tw paradeisw” (cf. Lc.23,43). Esta poderia ser: “Em verdade te digo, hoje estarás comigo no Paraíso” (dando a entender que estaria naquele dia no Paraíso com o ladrão da cruz) ou então: “Em verdade te digo hoje, estarás comigo no Paraíso” (ele garantia “hoje” que o ladrão estaria no Paraíso).

Mas como podemos saber que Jesus realmente não disse: “Em verdade te digo, hoje estarás comigo no Paraíso”? Temos muitos motivos para desacreditar que o ladrão esteve naquele mesmo dia com Cristo no Paraíso. Algumas das principais razões são:

APÓS TRÊS DIAS, JESUS AINDA NÃO HAVIA SUBIDO AO PAI: Após três dias, Jesus ainda não havia subido ao Pai – Uma verdade que nos é reveladora para concluirmos que Cristo não esteve com o ladrão da cruz naquele mesmo dia no Paraíso é o fato de que, após três dias morto, Jesus ainda não havia subido ao Pai, e declarou a Maria Madalena: “Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai” (cf. Jo.20:17). Ora, se Jesus ainda não havia subido ao Pai após três dias, então não poderia ter estado naquele mesmo dia com o ladrão da cruz no Paraíso!!!

JESUS DESCEU, NÃO SUBIU: Jesus desceu, não subiu – Outro fator de clareza fundamental para concluirmos que Cristo realmente não subiu ao Pai no dia em que morreu é o fato de que, nos três dias em que ele esteve morto, ele esteve no Sheol, e não no Paraíso. Tal fato é relatado no livro de Atos, quando Pedro falava a respeito da ressurreição de Jesus: “Porque não deixarás a minha alma no Sheol, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção” (cf. At.2:27).
Pedro na realidade usou a passagem do livro dos Salmos em que Davi citava tal passagem, que diz: “Pois não abandonarás a minha alma no Sheol, nem permitirás que o teu santo veja a corrupção” (cf. Sl.16:10). De acordo com o léxico da Concordância de Strong, a palavra traduzida por "deixar" vem do grego "egkataleipo", que tem o sentido de abandonar: Deus não deixou Jesus no inferno...

Jesus morreu como pecador e como pecador, Ele Jesus foi para o inferno, mas Deus não; 1) abandonar, desertar. 1a) deixar em grandes dificuldades, deixar abandonado. 1b) totalmente abandonado, completamente desamparado. 2) deixar para trás, desistir de sobreviver, falecer...

Como vemos, a alma de Jesus foi retirada do Sheol ao ser ressuscitado, e não do Paraíso. Ele não viu a corrupção, pois não foi deixado abandonado no Sheol, onde esteve enquanto morto, mas foi retirado de lá apenas três dias depois. Aqui vemos mais uma vez que Sheol significa sepultura, a "cova da corrupção" (cf. Is.38:17), e o detalhe é que Pedro e o salmista declaram que foi o local para onde a alma de Cristo — e não apenas o corpo — esteve na morte.

Tudo isso já nos mostra que Jesus não pode ter dito que o ladrão estaria com Ele naquele mesmo dia no Paraíso, se nem o próprio Cristo esteve no Paraíso nos dias de sua morte. A interpretação correta de Lucas 23:43 deve estar de acordo com as regras da hermenêutica, que afirma que a Bíblia explica a própria Bíblia. Sendo que é tão nítido biblicamente que Cristo não esteve no Paraíso quando morreu.

O CONTEXTO: O contexto – O que foi dito pelo ladrão da cruz no verso anterior a esta resposta de Cristo (no verso 42), no original grego foi: μνήσθητί = Lembra-te \ μου = de mim \ ταν = quando \ λθς = vier \ ες = em \ τν = o \ βασιλείαν = Reino \ σου = de ti. Ou seja, “Lembra-te de mim quando vieres no teu Reino”. Tal é o texto original no grego e confirmado pelas melhores versões a nossa disposição.

Cristo buscava assegurar ao ladrão da cruz que não precisava pensar em termos de tempo tão remoto para ser lembrado por Ele. “Hoje lhe garanto que estarás comigo no Paraíso”, é o sentido lógico diante de tal contexto. O ladrão pediu a Jesus para lembrar-se dele no futuro quando Ele viesse no Seu Reino visível (v.42), mas Jesus respondeu o lembrando imediatamente - “hoje” - assegurando que estaria com Ele no Paraíso.

“Em verdade te digo hoje”, isto é, eu lembro agora mesmo, não precisa pensar em um tempo tão distante, hoje mesmo eu te digo que você estará comigo no Paraíso. Esse é o sentido lógico pelo contexto. Note que o próprio ladrão sabia que não iria ao Céu imediatamente após a morte, já que pediu para Cristo se lembrar dele “quando viesse em seu Reino”, ou seja, na segunda vinda de Cristo.


O LADRÃO NÃO MORRIA NAQUELE MESMO DIA: O ladrão não morria naquele mesmo dia – Um condenado a morte de cruz geralmente demorava dias para morrer na cruz. Lemos em João 19:31-33 um costume antigo realizado pelos judeus: “Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a Preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que lhes quebrassem as pernas, e que fossem tirados. Foram, pois, os soldados e, na verdade, quebraram as pernas do primeiro, e ao outro que com ele fora crucificado; mas vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas” (cf. Jo.19:31-33)...

Qual seria a razão pela qual devia-se quebrar as pernas dos crucificados? Porque o crucificado não morria no mesmo dia. Cristo foi exceção ao caso porque expirou antes (cf. Lc.23:46), ele não morreu como resultado da hemorragia. Os outros, contudo, ainda ficavam vivos agonizando durante dias – não poderiam estar com Cristo naquele mesmo dia em questão. Isso é o que a História e a Bíblia Sagrada nos mostram: “O crucificado permanecia pendurado na cruz até que, exausto pela dor, pelo enfraquecimento, pela fome e a sede, sobreviesse a morte. Duravam os padecimentos geralmente três dias, e às vezes, sete”...

Vemos, portanto, que historicamente os ladrões que morriam na cruz não faleciam no mesmo dia da crucificação. E a Bíblia confirma isso? Sim, confirma. Na passagem anteriormente citada, vemos que “os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto que era véspera do sábado, pediram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados” (cf. Jo.19:31). Por que as pernas dos crucificados foram quebradas? Para matá-los logo? Se alguém quisesse matá-los, bastaria uma lancetada no coração ou no fígado deles (como foi feita com Cristo porque viram que já estava morto).

A finalidade em quebrar as pernas deles não era para matá-los, mas porque havia uma tradição entre os judeus que não permitia que o condenado ficasse dependurado na cruz no dia de sábado. Por isso, lhes quebravam as pernas e era descido do madeiro e assim permanecia até o fim do sábado. Prova ainda mais forte de que tal procedimento não resultava em morte imediata dos crucificados é a grande surpresa de Pilatos (experiente em crucificações) em ver que Jesus já havia morrido: “E Pilatos se admirou de que {Cristo} já estivesse morto” (cf. Marcos 15:44)...

O LADRÃO sabia que ele iria morrer e pede para ser lembrado por Cristo naquele dia tão esperado em que Ele viesse em Seu reino em sua forma visível, destruindo o poder da morte e dando vida aos mortos. É neste momento que o ladrão queria ser lembrado por ele, porque é somente neste momento em que os mortos ressuscitam para estar com Cristo.

JESUS, ENTÃO, DECLARA AO LADRÃO que não precisava pensar em tempos tão remotos para ser lembrado por ele, mas que hoje mesmo lhe garantia que com Ele estaria no Paraíso. Ele não precisaria ficar na ansiedade da volta de Jesus para ser lembrado somente dois mil anos depois para saber de seu destino final, pois naquele mesmo momento, o "hoje" em questão, Cristo lhe assegurava a salvação.

CONCLUSÃO: a nossa salvação é imediata transcorre no momento que aceitamos a Jesus como o nosso Senhor e Salvador: lembra-se o que Jesus falou te digo hoje, no momento que você aceita a Jesus Cristo que estarás com Ele no paraíso, AMÉM!!!... João 14:1 “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. 3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”.

O QUE DEVO FAZER PARA SER SALVO? “Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; (TER A PALAVRA NA SUA BOCA E CORAÇÃO) esta é a palavra da fé, que pregamos, A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, (CONFESSAR CO SUA BOCA) e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, (CRER NA RESSURREIÇÃO DE CRISTO E A SUA) serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. Romanos 10:8-13...

ANDANDO PARA TRÁS E VASO DO OLEIRO:

OBSERVAÇÃO: Não devemos ser Moonwalk que quer dizer? Andar sobre a lua, ou seja, passo tradicional do ídolo pop Michael Jackson onde ele caminha levemente como se não houvesse gravidade sobre ele. Não no sentido literal, mas no sentido pratico quer dizer caminhar distraidamente (com distrações que tiram seu foco das coisas que estão a frente ou seja andar para trás), andar na lua!!!

“Jeremias 7.21-27: (Jeremias 7:21) - Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios, e comei carne. (Jeremias 7:22) - Porque nunca falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios. (Jeremias 7:23) - Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem. (Jeremias 7:24)...

Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos, mas andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração malvado; e andaram para trás, e não para diante. (Jeremias 7:25) - Desde o dia em que vossos pais saíram da terra do Egito, até hoje, enviei-vos todos os meus servos, os profetas, todos os dias madrugando e enviando-os. (Jeremias 7:26) - Mas não me deram ouvidos, nem inclinaram os seus ouvidos, mas endureceram a sua cerviz, e fizeram pior do que seus pais. (Jeremias 7:27) - Dir-lhes-ás, pois, todas estas palavras, mas não te darão ouvidos; chamá-los-ás, mas não te responderão.” 

INTRODUÇÃO: Jeremias foi vocacionado ainda muito jovem, e tentou fugir do duríssimo ministério que foi colocado a sua frente. Mas Deus já o havia vocacionado desde o ventre de sua mãe. Talvez, não tenha havido, em toda a história do povo de Deus, um profeta tão mal compreendido e impopular como Jeremias.

1 - Enquanto os falsos profetas previam anos de grandes realizações, Jeremias anunciava o cativeiro como juízo de Deus sobre os pecados de seu povo. - 2 - Enquanto os falsos profetas anunciavam que os cativeiros durariam apenas dias, Jeremias profetizava um longo período de setenta anos. - 3 - Enquanto havia os "pregadores" de uma rebelião, Jeremias advertia que o problema não era a Babilônia e, sim, Deus, que estava por trás daquela nação. Sendo assim, os magistrados deveriam aceitar o cativeiro como repreensão de Deus. 

4 - Enquanto os remanescentes queriam fugir para o Egito, Jeremias exortava o povo a ficar em Jerusalém e esperar o livramento de Deus. 5 - Todos estes fatos fizeram de Jeremias um profeta impopular, taxado de antipatriota e odiado pelo povo. O ódio era tanto que, quando ele tinha uma nova profecia a dar ao povo, era Baruque, seu secretário, quem ia diante do povo para falar em seu nome. 

ANDANDO PARA TRÁS: - Você conhece alguém que trabalha muito, mas não prospera? Você conhece alguém que nada dá certo para ele? Você conhece alguém que a cada ano que passa ele só regride? Esses são os que “ANDAM PARA TRÁS” e precisam urgente de uma mudança de postura, de atitude e de rumo na vida.

Esses precisam de uma intervenção de Deus nas suas vidas. O profeta Jeremias denunciou a situação dos moradores de Israel que naqueles dias estavam “ANDANDO PARA TRÁS”. Aquele povo precisava de uma mudança de vida com urgência, sob pena de serem completamente destruídos.

ELES ESTAVAM ANDANDO PARA TRÁS POR ALGUNS MOTIVOS AQUI APRESENTADOS: 1 – NÃO OUVINDO A VOZ DO SENHOR: - “(Jeremias 7:23) - Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem.” Ouvir a voz do Senhor significa obedecer aos seus ensinamentos, as suas leis e princípios. Israel tinha uma aliança com Deus e essa aliança estava condicionada a que eles obedecessem à voz do Senhor e assim prosperariam, mas uma vez que desobedecessem ao Senhor, eles perderiam a proteção e a bênção do Senhor e assim ANDARIAM PARA TRÁS.

Deus sempre falou com o homem, a fim de que ele se convertesse dos seus maus caminhos e vivesse feliz, abençoado e próspero. Nos últimos dias, Deus enviou seu filho Jesus para falar conosco e na Sua Palavra escrita. - A Bíblia, Ele diz: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, cearei com ele...” (Apoc 3:20). Pare de andar para trás! Ouça a voz de Deus, atenda ao Seu chamado, converta-se ao Senhor Jesus e seja salvo!!!

2 - NÃO ANDANDO NOS CAMINHOS DO SENHOR: – Jer 7:23“... Andai em todo o caminho que eu vos ordeno, para que vos vá bem”. - Essa foi à palavra do Senhor, por intermédio do profeta Jeremias, para aquele povo que estava em grande dificuldade e só andava para trás.  - Israel estava sendo avisado de que não só andariam para trás, mas seriam completamente destruídos, caso não mudassem de caminho, de atitude. Lamentavelmente, aquele povo não mudou de caminho, não se converteu...

E CUMPRIU-SE A PALAVRA DO SENHOR E FORAM LEVADOS PARA O CATIVEIRO BABILÔNICO!!!

VOCÊ DESEJA MUDAR DE VIDA? VOCÊ DESEJA PROSPERAR NA VIDA? VOCÊ DESEJA SER FELIZ? Então busque mudar seu caminho, mudar sua atitude, converta-se a cada dia ao Senhor!!! Decida andar nos caminhos de Deus. NÃO ANDE PARA TRÁS. Siga a Jesus! Ele é “O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA” (JOÃO 14:6).
3 - NÃO ABRINDO O CORAÇÃO PARA O SENHOR:  - Jer 7:24 “Não deram ouvidos, nem atenderam, porém andaram nos seus próprios conselhos e na dureza do seu coração maligno; andaram para trás e não para diante”. O inimigo enche o coração do homem de pecado, desobediência e rebelião, endurecendo o seu coração para que não se converta ao Senhor Jesus.

O inimigo insiste para que o homem e a mulher “ANDE PARA TRÁS”, enquanto que Deus quer que o homem ande para frente. O inimigo de Deus é responsável pelo endurecimento do coração do homem, impedindo a sua conversão a Jesus. E o homem precisa ter coragem e determinação para abrir o coração e convidar Jesus para entrar.

TRAVA-SE UMA GRANDE LUTA NO CORAÇÃO DO HOMEM. CABE AO HOMEM TOMAR A DECISÃO CORRETA, RECEBENDO A JESUS COMO SENHOR E SALVADOR! QUAL SERÁ A SUA DECISÃO?

CONCLUSÃO: - Deus avisou ao profeta Jeremias que aquele povo estava com o coração endurecido e contaminado pelo inimigo de Deus e que continuaria ANDANDO PARA TRÁS. - Hoje, Deus nos dá uma oportunidade de mudar de vida e de andar para frente. Para isso, precisamos obedecer a Sua voz. Andar nos Seus caminhos e abrir o nosso coração para Jesus entrar e fazer morada. - Você deseja fazer isso agora? Vamos orar pela sua decisão!!!

JEREMIAS O PROFETA CHORÃO; MAS TAMBÉM O PROFETA DO VASO:

COMO UM VASO NAS MÃOS DO OLEIRO:  - Jeremias - 18 - 1: 6 e 19:1, 10 – 11 – INTRODUÇÃO: havia um adesivo em carro que estava escrito: "Calma: Deus ainda está trabalhando comigo!”.  1 – DEUS ESTA TRABALHANDO EM NÓS: É verdade!!!

Deus ainda está trabalhando conosco. Ele ainda não desistiu de nós. Apesar das suas falhas, imperfeições, o Senhor pode transformar a nossa vida. Há um episódio bíblico em que vemos o Senhor dizendo isso para o rebelde povo de Israel. Isso se aplica a nós hoje. 2 -  DEUS QUER TRANSFORMAR MINHA VIDA: Jeremias tinha que levar um recado de Deus para o povo de Israel e dizer-lhes que o Senhor ainda queria transformar o povo em bênção. - Então Deus manda que Jeremias vá até onde o oleiro está fabricando vasos e fique o observando o seu trabalho.

3 – AS DUAS FASES DO VASO: Jeremias descobre que há duas fases na existência de um vaso. - 1º - Primeiro existe O TEMPO EM QUE AINDA HÁ ESPERANÇAS para o vaso.  - 2º - Depois, o tempo em que NÃO HÁ MAIS ESPERANÇAS PARA O VASO: VAMOS FALAR SOBRE ESSE PRIMEIRO TEMPO:

1) QUANDO AINDA HÁ ESPERANÇA PARA O VASO: (Jeremias 18.1-6)  Jeremias fica observando o homem trabalhar. Ele coloca o barro sobre a roda e começa o seu trabalho. Mas em um determinado momento o vaso parece não sair bem do jeito que o oleiro queria. - Então ele desfaz o vaso e começa tudo de novo. Deus diz pra Jeremias usar essa comparação com o povo de Israel. A mensagem era clara "Enquanto vocês ainda estiverem se deixando moldar por mim, ainda há esperanças para vocês!” - O mais interessante é que o oleiro não joga fora o barro que estava em suas mãos e que não estava saindo direito. Ele pega aquele mesmo vaso e faz outro melhor.

POR QUÊ? O PROCESSO DE SE FAZER UM VASO É LONGO, TRABALHOSO, CUIDADOSO!!!

O PROCESSO DO VASO: O oleiro tem que ir longe pra escolher a argila, peneirá-la, depois colocá-la de molho, peneirá-la de novo, batê-la para que saiam as bolhas de ar que podem enfraquecer o vaso na hora de passar pelo forno, na hora em que ele for utilizado como panela, por exemplo. Então o oleiro não quer jogar fora todo o trabalho que já teve. Deus também não nos joga fora. Ele não nos descarta. Ele tem planos melhores para você. Ele não desistirá de você! Haverá esperança enquanto você estiver deixando Deus moldar você.

HÁ, CONTUDO, UMA OCASIÃO EM QUE AS COISAS MUDAM DE FIGURA: VAMOS VER: - 2) QUANDO NÃO HÁ MAIS ESPERANÇA PARA O VASO: (Jeremias 19: 1, 10-11) - 2 – Um capítulo depois daquela promessa de renovação para o povo de Israel, há algo terrível. O povo que deveria ser chamado pelo nome Deus não ouviu o recado do Senhor, não deixou que o Senhor os moldasse não se submeteu à vontade de Deus. - Novamente o Senhor manda que seja usado o produto do trabalho do oleiro: um vaso. Ele manda que Jeremias compre um vaso do oleiro, um vaso pronto.

A ordem é levar os líderes do povo junto com ele para um lugar determinado e quebrar o vaso diante deles. A ideia da mensagem agora é: "Vocês saíram das minhas mãos, endureceram; e agora são como um vaso que se quebra. Pode ser restaurado? Não, porque já não se deixam mais moldar por minhas mãos". - Isso deve ser um recado de Deus para nós hoje. Aquele que se endurece que não é mais maleável nas mãos do Senhor, não tem mais esperança de ser usado, de ter utilidade, para um propósito nas mãos de Deus.

CONCLUSÃO: - Que a sua oração hoje ao Senhor seja algo como: "Eu quero ser, Senhor amado, como um vaso nas mãos do oleiro. Quebra a minha vida e faze-a de novo. Como Tu queres Senhor amado, Tu és o Oleiro e eu o vaso. Eu quero ser um vaso novo! Amém”!!!

JEREMIAS O PROFETA CHORÃO; MAS TAMBÉM O PROFETA DO VASO:

COMO UM VASO NAS MÃOS DO OLEIRO:  - Jeremias - 18 - 1: 6 e 19:1, 10 – 11 – INTRODUÇÃO: havia um adesivo em carro que estava escrito: "Calma: Deus ainda está trabalhando comigo!”.

1 – DEUS ESTA TRABALHANDO EM NÓS: É verdade!!! Deus ainda está trabalhando conosco. Ele ainda não desistiu de nós. Apesar das suas falhas, imperfeições, o Senhor pode transformar a nossa vida. Há um episódio bíblico em que vemos o Senhor dizendo isso para o rebelde povo de Israel. Isso se aplica a nós hoje.

2 -  DEUS QUER TRANSFORMAR MINHA VIDA: Jeremias tinha que levar um recado de Deus para o povo de Israel e dizer-lhes que o Senhor ainda queria transformar o povo em bênção. - Então Deus manda que Jeremias vá até onde o oleiro está fabricando vasos e fique o observando o seu trabalho. 

3 – AS DUAS FASES DO VASO: Jeremias descobre que há duas fases na existência de um vaso. –  1º - Primeiro existe O TEMPO EM QUE AINDA HÁ ESPERANÇAS para o vaso.  - 2º - Depois, o tempo em que NÃO HÁ MAIS ESPERANÇAS PARA O VASO: VAMOS FALAR SOBRE ESSE PRIMEIRO TEMPO:

1) QUANDO AINDA HÁ ESPERANÇA PARA O VASO: (Jeremias 18.1-6)  Jeremias fica observando o homem trabalhar. Ele coloca o barro sobre a roda e começa o seu trabalho. Mas em um determinado momento o vaso parece não sair bem do jeito que o oleiro queria. Então ele desfaz o vaso e começa tudo de novo. Deus diz pra Jeremias usar essa comparação com o povo de Israel. A mensagem era clara "Enquanto vocês ainda estiverem se deixando moldar por mim, ainda há esperanças para vocês!”

O mais interessante é que o oleiro não joga fora o barro que estava em suas mãos e que não estava saindo direito. Ele pega aquele mesmo vaso e faz outro melhor. POR QUÊ? O PROCESSO DE SE FAZER UM VASO É LONGO, TRABALHOSO, CUIDADOSO!!!

O PROCESSO DO VASO: O oleiro tem que ir longe pra escolher a argila, peneirá-la, depois colocá-la de molho, peneirá-la de novo, batê-la para que saiam as bolhas de ar que podem enfraquecer o vaso na hora de passar pelo forno, na hora em que ele for utilizado como panela, por exemplo. Então o oleiro não quer jogar fora todo o trabalho que já teve. Deus também não nos joga fora. Ele não nos descarta. Ele tem planos melhores para você. Ele não desistirá de você! Haverá esperança enquanto você estiver deixando Deus moldar você.

HÁ, CONTUDO, UMA OCASIÃO EM QUE AS COISAS MUDAM DE FIGURA: VAMOS VER: - 2) QUANDO NÃO HÁ MAIS ESPERANÇA PARA O VASO: (Jeremias 19: 1, 10-11)... 

2 – Um capítulo depois daquela promessa de renovação para o povo de Israel, há algo terrível. O povo que deveria ser chamado pelo nome Deus não ouviu o recado do Senhor, não deixou que o Senhor os moldasse não se submeteu à vontade de Deus. Novamente o Senhor manda que seja usado o produto do trabalho do oleiro: um vaso. Ele manda que Jeremias compre um vaso do oleiro, um vaso pronto.

A ordem é levar os líderes do povo junto com ele para um lugar determinado e quebrar o vaso diante deles. A idéia da mensagem agora é: "Vocês saíram das minhas mãos, endureceram; e agora são como um vaso que se quebra. Pode ser restaurado? Não, porque já não se deixam mais moldar por minhas mãos". Isso deve ser um recado de Deus para nós hoje. Aquele que se endurece que não é mais maleável nas mãos do Senhor, não tem mais esperança de ser usado, de ter utilidade, para um propósito nas mãos de Deus.

CONCLUSÃO: - Que a sua oração hoje ao Senhor seja algo como: "Eu quero ser, Senhor amado, como um vaso nas mãos do oleiro. Quebra a minha vida e faze-a de novo. Como Tu queres Senhor amado, Tu és o Oleiro e eu o vaso.

EU QUERO SER UM VASO NOVO! AMÉM”!!!

Diz Paulo: (2ª Coríntios 4.6-7. LER - Vasos de barro são pessoas frágeis, pobres, indignas. Mas pessoas essas que foram purificadas pela aspersão do sangue de Cristo (Hebreus 9.21-22), - E semelhantemente aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os vasos do ministério. E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. Hebreus 9:21,22... 

Isto é, regeneradas, promovidas duma situação de vergonha e miséria a uma posição de honra e dignidade. Estes vasos somos nós, a quem Jesus arrancou da lama, limpou e quer usar. Vasos talvez quebrados em pedaços, por uma vida de destruição, mas em que o Senhor reúne os fragmentos (cacos de nossas vidas) e reconstitui, restaura o vaso, pela ação do Espírito Santo. Ele faz isso por nos amar e para nos usar.

O Senhor Nosso Deus tem um propósito a respeito destes vasos que somos nós. Quer que sejamos Seus instrumentos "...para dar a conhecer as riquezas da Sua glória..". - Romanos 9.23-24. - Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou, Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios? Romanos 9:23,24.

Jesus foi ao encontro de Saulo e transformou a sua vida. Ao falar dele a Ananias, o mesmo Jesus disse: "Vai porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome aos gentios, e aos reis e aos filhos de Israel" - Atos 9.15,18. Para levar, não só para conter ou guardar. Um vaso que leva o Nome de Jesus a outros. - Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.

E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome. E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado. Atos 9:15-18... Nós somos estes vasos e agora com os olhos abertos podemos contemplar a gloria de Deus e glorificar o teu nome e exaltar sua presença na igreja e mostrar para o mundo que há esperança para os vasos perdidos.

COMO UM CINTO DE PANO ENTERRADO:
(Jeremias - 13 - 1: 11).

1 - Não tem sido fácil viver neste final de milênio sem se ver manchado com imoralidade, mentiras, desonestidade, desastres familiares, violência e outras ações que nos fazem pecar. - 2 - Reconheço que o filho ou a filha de Deus que deseja buscar um santo comportamento e um procedimento cristão genuíno, pode até vir a ser chamado de extraterrestre. O melhor de Deus tem sido apresentado como proposta ultrapassada, "coisa pra boi dormir". 

3 - O perfeito, bom e agradável de Cristo é expresso como "café sem açúcar", "vida sem emoção". Esta não é a primeira vez que isto acontece na história do ser humano. O próprio povo de Israel, na época do profeta Jeremias, afastou-se tanto de Deus que perderam o senso do certo e do errado. 4 - Eles erravam e perguntavam: “onde erramos”?" (Jer. 16:10-12). No capítulo 13 do seu livro, o profeta nos mostra uma advertência divina que é especificamente válida para cada um de nós hoje. Avalie e aplique este ensino do nosso Deus.

1)"COMPRE UM CINTO DE LINHO." (JER. 13:1): 1-1 - Jeremias é instruído a adquirir um belo e caro cinto. Ele deveria ser do melhor material disponível na época. Certamente ele comprou algo do seu agrado e gosto. O profeta adquiriu o modelo que lhe agradou e logo começou a usá-lo com satisfação e prazer(Jer. 13:2). 1-2 - É importante notar que Deus, de início, deixa claro que a sua ordem e projeto são bons e agradáveis. Memorize isto: "A vontade de Deus é boa perfeita e agradável" (Romanos 12:2).

2. "CINTO ENTERRADO... CINTO ESTRAGADO" (JER. 13:3-7): 2.1 - Veja bem: o que era bom, bonito e agradável foi colocado fora do uso normal. O cinto não foi feito para ser enterrado, o seu lugar era na cintura. Colocado na terra, em pouco tempo, apodreceu e "para nada prestava". 2.2 - Aqui está o que o reino das trevas está fazendo hoje com a moral, a honestidade, a honra e as virtudes recomendadas por Deus: enterrando tudo na areia molhada. Resultado? É o que todos estamos vendo podridão e estrago.

3. UM CINTO QUE ME SEJA... POVO, E NOME, E LOUVOR E GLÓRIA: 3.1 - Deus não nos chamou para a idolatria, perversão ou perversidade (Jer. 13:10). 3.2 - Ele nos, chamou para sermos santos, louvor da sua glória (Jer. 13:11). 

CONCLUSÃO: Fica claríssimo que ele nos deseja bem próximos, ligados a sua cintura. Junto do nosso Senhor somos bênção e abençoados! É bênção no namoro, nas vestimentas, na diversão, não importa onde. Juntos e obedientes ao ensino divino, somos cintos usáveis e duráveis, que não se estragam por misturar-se com terra suja.

É estando em harmonia com Deus, que somos seu povo, sal e luz do presente século. Se nos afastarmos e desobedecermos ao padrão de Deus para uma vida sem santidade, desonesta e impura, seremos como um cinto enterrado perto de um rio. O tempo passa, a podridão aumenta. O tempo passa e o estrago se amplia. Somente ligado aos ensinos de Cristo há segurança de usufruir o melhor de Deus. E você onde está? "Na cintura" de Cristo ou se estragando enterrado à beira do rio?

OBSERVAÇÃO FINAL:

1º - NÃO É O LUGAR ONDE VC ESTA: (E SIM A SUA CONDIÇÃO): JEREMIAS – 13:4. - 1.1º - Junto ao rio Eufrates – salmo 1:3; “Pois será como arvore plantada junto ao ribeiro de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria (frutificara), e cujas folhas não caem (não perde o padrão de santidade), e tudo quanto fizer prosperará (vida abençoada)”. 1.2º - Na fenda duma pedra – ÊXODO – 33:18 “Então lhe disse Moisés: rogo-te que me mostre sua gloria...... 33:21 “Disse mais o Senhor Deus a Moisés: Eis aqui um lugar junto a mim; ali te porás sobre a penha (fenda de uma rocha).

A CONDIÇÃO DE DEUS PARA NÓS:

1 – Desejo ardente de ver sua gloria, acima de todas as coisas. 2 – Não andar nos conselhos dos incrédulos (Salmo 1:1ª). 3 – Não para no caminho do pecado (Salmo 1:1b). 4 – E nem se assenta nas rodinhas dos amigos que contam piadas e escarnece das coisas de Deus (Salmo 1:1b). 5 – Mas têm prazer na palavra de Deus e medita em sua palavra de dia e de noite. Tem uma vida de santidade em todos os momentos.

ACRÉSCIMO: “Não ameis o mundo (ou seja, o sistema que rege este mundo), nem as coisas que nele há”. O mundo tem entrado na igreja... Em forma de preocupação; Em forma de pecado; Em forma de costumes. Pessoas são atraídas pelo pecado e essas coisas estão sufocando a Palavra. Há ameaça à harmonia do lar, é o mundo fazendo oposição ao Reino de Deus. Deus não quer apenas nos salvar, mas nos organizar como igreja. Somos Corpo e como tal, não podemos ficar separados. Deus deseja ter liberdade de fazer parte da nossa vida.

Há muitas coisas sendo introduzidas na nossa vida e ocupando lugar de valor. Existe algo em nós que precisa melhorar. Se cada um de nós nos aproximarmos do Senhor, vamos desenvolver os valores, os sentimentos de Deus e quando nos reunirmos, vamos compartilhar de tudo o que Deus compartilhou conosco e não perderemos tempo desejando compartilhar nossas ideias.

PROPICIAÇÃO DE NOSSOS PECADOS:

Romanos 3.23-25 “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos". Descobrimos ao ler o no 1º Capítulo que “todos os homens não judeus”. Ou seja, ou pagãos, os que não conhecem a Deus, os que nunca leram a Bíblia. Os que nunca tiveram informações sobre ela... 

Os irmãos aprenderam no 1º capítulo desta carta que todos esses homens não judeus estão debaixo da ira de Deus. Todos os homens não judeus mesmo aquelas pessoas que vivem nas tribos mais distantes sem nunca terem ouvido da lei de Moisés.

OS IRMÃOS APRENDERAM QUE ESTAS PESSOAS ESTÃO DEBAIXO DA IRA DE DEUS!!! - Romanos 1.13-16 “Porque não quero, irmãos, que ignoreis que, muitas vezes, me propus ir ter convosco (no que tenho sido, até agora, impedido), para conseguir igualmente entre vós algum fruto, como também entre os outros gentios. Pois sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes;  por isso, quanto está em mim, estou pronto a anunciar o evangelho também a vós outros, em Roma. Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego”.

E quando chegamos ao capítulo três, como resumo do capitulo um e dois. Os amados irmãos aprenderão que sem exceção. Que “todos” os homens que já passaram por este planeta estão debaixo da ira de Deus. Os três primeiros capítulos de Romanos: São três capítulos assustadores... São capítulos que mostram que a situação do homem diante de Deus é desesperadora!!!

Quem pode aplacar a ira de Deus? Quem pode fugir da sua ira? Quem pode fugir daquele que tudo vê? Quem pode se esconder daquele que está em toda parte? Quem pode escapar da fúria desse que controla o universo? Os três primeiros capítulos de Romanos pintam um quadro horrível da humanidade, uma humanidade que está debaixo da ira de Deus. 

Tantos os ignorantes que não conhecem a Palavra com aqueles que conhecem a palavra, “TODOS”, todos sem exceção, basta fazer parte da raça humana para estar debaixo da ira de Deus, mas existe uma palavra que lemos uma palavra que muitas pessoas não sabem o significado, que muitas pessoas não conhecem o sentido dela que se relaciona profundamente com a ira de Deus.

Vejam a palavra de Deus novamente: Romanos 3.25ª “A QUEM DEUS PROPÔS, NO SEU SANGUE, COMO PROPICIAÇÃO, MEDIANTE A FÉ, PARA MANIFESTAR A SUA JUSTIÇA”. Porque esta palavra se relaciona com a ira de Deus? O que significa propiciação? A definição de PROPICIAÇÃO é o seguinte: “PROPICIAÇÃO É A SATISFAÇÃO DAS EXIGÊNCIAS DA IRA DE DEUS”...

Por ser justo e santo; Deus está irado com a humanidade por causa do pecado. E a sua ira contra o pecado por causa do pecado exige CASTIGO, PUNIÇÃO! - A PROPICIAÇÃO é a resposta para esta ira de Deus, ou seja, é a “SATISFAÇÃO DESTAS EXIGÊNCIAS PROCEDENTES DA IRA DE DEUS CONTRA O PECADO”. O homem pecou... A humanidade pecou... Os que não conhecem a Deus pecaram... Os que conhecem a Deus pecaram... E a ira de Deus se ascendeu como uma labareda contra a humanidade exigindo o pagamento pelo pecado. Aí onde entra a “PROPICIAÇÃO”. A propiciação é essa satisfação dessas exigências da ira de Deus contra o pecado.

Quando Deus ofereceu JESUS COMO SACRIFÍCIO, ele o ofereceu para apaziguar sua própria ira contra o pecado. ELE CASTIGOU O SEU O MEU PECADO EM CRISTO. Não em mim ou em você. Deus castigou o pecado em Cristo, para aplacar sua ira. No antigo testamento havia uma forma curiosa que era feito a propiciação. Havia no templo de Jerusalém ou no Tabernáculo no deserto uma arca. Chamada a “ARCA DA ALIANÇA”. Essa arca era uma arca de madeira, revestida de ouro. E em cima desta havia uma tampa, com dois anjos, dois querubins que cobriam a tampa com suas asas. Essa tampa que ficava em cima da arca da aliança ERA CHAMADA DE “PROPICIATÓRIO”...

PORQUE ESSA TAMPA SE CHAMAVA “PROPICIATÓRIO”? Porque uma vez por ano o “sumo-sacerdote”, entrava no templo. O templo possuía dois compartimentos. O LUGAR SANTO e o LUGAR SANTÍSSIMO. No lugar santíssimo estava a arca da aliança com o propiciatório. O sumo sacerdote entrava com sangue de animal do qual aspergia sobre o propiciatório. Porque ele fazia isso? Simbolicamente ele estava afastado a ira de Deus de sobre o povo. Esse exercício era chamado “Propiciação”.

Todos os dias os judeus ofereciam sacrifícios por meio de cordeiros, porém uma vez por ano, o sumo-sacerdote entrava no lugar santíssimo para fazer a propiciação. Desviando assim a ira de Deus de sobre o povo até que viesse o Messias para fazer então uma vez por todas haver a “PROPICIAÇÃO PERFEITA”. Existem três verdades absoluta de Deus: 1° - A PROPICIAÇÃO É A JUSTIÇA DE DEUS: Romanos 3.25ª “A quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça”. Deus é justo e exige a punição pelo pecado por ser justo ele condena o pecado... E a propiciação faz isso, SATISFAZ A IRA DE DEUS, A IRA DE DEUS É APLACADA.

2 – A PROPICIAÇÃO É O SANGUE DE CRISTO: Vejamos novamente o verso - Romanos 3.25 “A quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça”... observa, que Deus ofereceu o “sangue” do seu único filho Jesus como oferta pelo pecado. A bíblia diz “A quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação”. Perceba a grande ênfase no sacrifício. ESSA PROPICIAÇÃO SOMENTE É FEITA PELO SANGUE DE CRISTO. A satisfação da justiça de Deus somente é exercida pelo sangue de cristo!!!

3° - A PROPICIAÇÃO SÓ TEM UM ACESSO A FÉ: Eu creio em jesus cristo, eu creio na sua morte eu creio no seu sangue que nos trás vida!!! – pela graça sois salvo mediante a fé isto não vem de vós é dom de Deus...

JESUS MORREU NA CRUZ: Jesus morre na cruz do calvário para desviar de sobre nós a ira de Deus. Somente ele pode satisfazer plenamente as exigências de Deus contra o pecado. Jesus ao ser punido pelo pecado satisfez essas exigências... O texto diz que o homem pecador, só pode desfrutar quando ele crê em Jesus. O texto diz “Mediante a fé”...

CONCLUSÃO PRATICA: No lugar santíssimo esta a arca de Deus e dentro da arca estão três objetos que refletem a rebeldia e pecado de Israel: 1° REBELDIA DE ISRAEL - As tábuas da aliança – Moisés tarda sua descida do monte Sinai e quando chega os homens fizeram o bezerro de ouro, Moisés irado com a desobediência quebra as tábuas da aliança – “Êxodo 32:19 Logo que se aproximou do arraial, viu ele o bezerro e as danças; então, acendendo-se-lhe a ira, arrojou das mãos as tábuas e quebrou-as ao pé do monte...

2° REBELDIA DE ISRAEL: O mana (mofado) – Descia todos os dias, uma porção para cada família e não podia guardar e o povo colheu mais que devia e guardou para outro dia ai o pão mofou!!! – Êxodo 16:16-21 “Prestem atenção em algo importante que preciso lhes comunicar; Ninguém deverá guardar nada para o dia seguinte, até porque o Senhor proverá a porção de amanhã. - Quando Moisés soube, quer dizer, sentiu o cheiro, ficou muito irado com eles.

3° - A VARA DE ARÃO: A vara que floresceu - “Afinal, chegaram a Mara; todavia não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas; por isso, chamou-se-lhe Mara.” - “Onde nos trouxeste, Moisés?” Conforme diz no verso 24: “E o povo murmurou contra Moisés dizendo: O quem haveremos de beber?” O pecado de murmuração contra Deus!!!

Todos representam a rebeldia do povo que foram guardados na A arca da aliança. Uma vez por ano o sumo sacerdote entrava no lugar santíssimo, para oferecer o sacrifício do povo. Ele entrava com uma corda – com guizos (sinos) amarrado ao seu corpo. E colocava o sangue sobre o propiciatório, para quando Deus visitar o povo com sua ira, a ira de Deus vira sobre o sangue que nos guarda da condenação e ira de Deus. Hoje a igreja não tem a arca visível mas tem um Deus invisível qua já saiu da caixinha que é Jesus, Ele com seu sacrifício na cruz nos livrou da ira de Deus!!! Amém...

Romanos 3.23-25 “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos".

BETESGA

BECO SEM SAÍDA - LUGAR DE MILAGRES

TEXTO: Êxodo 14.1,2. - "[1] Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo: [2] Fala aos filhos de Israel que voltem, e que se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar".

INTRODUÇÃO: Em Êxodo, no capítulo terceiro, Moisés, habitando agora no deserto de Midiã com seu sogro Jetro, apascentava ovelhas no lado ocidental do deserto que dava para o Monte Horebe, conhecido tanto pelos judeus como também pelos árabes. Chegando-se ao Monte, "apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia" [3:2].

Deus se revelou para Moisés e o comissionou para uma missão: "Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus" [6]. "Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito" [10]. Depois de Deus mostrar o seu poder aos filhos de Israel e aos egípcios através das nove pragas, na décima, a pior de todas, Faraó fê-los sair do Egito apressadamente! E eles saíram, somente de homens, 600 mil, sem contar mulheres e crianças, saindo de Ramsés e Sucote.

E eis que no deserto, já no capítulo 14, Deus fala a Moisés para que eles retrocedam, voltem e acampem junto ao mar; "diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom". Em outras palavras, Deus os havia posto num beco sem saída, porque, cercados de todos os lados, "os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR" [10].

I. O BECO SEM SAÍDA SERVE PARA NOS TIRAR DA ZONA DE CONFORTO: Humanamente, somos todos propensos a ficar na zona de conforto. É a área do conformismo, da acomodação, da indiferença. Procuramos nos acomodar a situações cada vez mais alto-suficientes, como que pudéssemos viver e triunfar, sem Deus!!! Ou mesmo o cultivo da concepção de um Deus imediatista, uma espécie de acessório que ficasse em determinado lugar para ser acessado apenas quando nos sentíssemos em apuros, na tribulação!!!

1° - Na zona de conforto somos tendentes a confiar mais no Homem que em Deus. "Porque a força de Faraó se vos tornará em vergonha, e a confiança na sombra do Egito em confusão" (Isaías 30.3); "Vós, os que temeis ao SENHOR, confiai no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo" (Salmos 115:11). 2° - Na zona de conforto somos tendentes a andar mais por vista que pela fé. Os filhos de Israel, ao verem os egípcios se aproximarem com seus carros e cavaleiros começaram a achar que Deus os abandonou. "...esqueceram-se das suas obras e das maravilhas que lhes fizera ver" (Salmos 78: 11);

Se Deus que os tirou com braço forte do Egito os colocou naquela situação é porque algo grande e MARAVILHOSO estava para acontecer! No beco sem saída nos encontramos com a nossa limitação zero e tudo que podemos fazer é confiar em Deus, porque somente dEle virá a resposta.

II. O BECO SEM SAÍDA SERVE PARA NOS FAZER CRESCER NA FÉ: Nossa mente é assim. Quando nos acostumamos a ver curas em nível de dores de cabeça e de estômago ou coisa parecida, limitamos a operação de Deus numa escala maior e mais profunda. Embora afirmemos que "cremos", há sempre um, porém. Era mais fácil para Deus enviar um anjo daqueles que, numa noite apenas fez o que o exército americano não faria em 3 meses! "Então saiu o anjo do SENHOR, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, quando se levantaram pela manhã cedo, eis que todos estes eram corpos mortos" (Isaías 37:36).

Deus nunca trabalhou de acordo com nossas expectativas. Pensamos uma coisa, Deus sempre irá nos surpreender! Ele vai pelo caminho mais difícil, por lugares que a lógica humana se sente desafiada! Ele podia ter liquidado a Faraó no Egito, mesmo antes dele sair em perseguição a Israel. O beco sem saída sempre revelará a providência de Deus nos meios onde nunca imaginaríamos! "Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa" (Salmos 57:2).

III. O BECO SEM SAÍDA SERVE PARA VERMOS O MILAGRE ACONTECER: Aos rumores da aproximação de Faraó e seu exército, na iminência de um contato visual, Israel começa a criar uma situação desesperadora, afinal, aquele encontro seria assolador! Começaram a blasfemar! "Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver" [13].

Em muitas situações Deus permite que o ponteiro do relógio se aproxime ao máximo da hora final, para aparecer com providência!!! Foi alí, naquele instante final, que Deus aquietou os corações, demonstrando através de Moisés completo controle da situação. Deus é tão grande que até em seus inimigos, tem o Nome glorificado! O beco sem saída é o lugar do milagre!!! Após Moisés ferir as águas, um vento oriental soprou durante toda a noite e Israel entrou no meio do mar, pois duas grandes paredes de água abriram caminho para eles atravessarem a pé enxuto!!!

De dia uma grande nuvem os guiava, de noite um grande clarão de fogo, até o dia em que Deus ordenou ao anjo, que ia à frente do povo, para ficar a reta guarda, e o milagre em si grandioso, Deus o tornaria mais extraordinário ainda: "Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o SENHOR derrubou os egípcios no meio do mar" [27]...

CONCLUSÃO: O beco sem saída representa muitas situações difíceis que todos nós enfrentamos no dia-a-dia. Muitas vezes por não suportar esse nível de aprendizado, muitas pessoas desistem até de viver, vêem-se tão aflitas e exaustas que não conseguem enxergar o fato de que existe para cada situação de nossa vida, um milagre específico.

Mas, tudo que já foi dito, não podemos jamais esquecer: DEUS ESTÁ NO COMPLETO CONTROLE DE TUDO e não importa o grau de complexidade, da dificuldade, mesmo que tudo esteja contra determinada circunstância, há um Deus que nunca desistirá de mim e de você! "[2] Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. [3] Porque eu sou o SENHOR teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador" (Isaías 43.2,3).

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza...


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário