MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 15 de agosto de 2017

PAZ NA FAMILIA: HISTORIA DE ISRAEL – PARTE VINTE DOIS!!! - EM CONTEXTO TEORICO E PRATICO: LIVRO ON LINE DE PESQUISAS – COMPILAÇÃO – REVELAÇÃO – ADAPTADOS PARA O CONTEXTO DA IGREJA DE NOSSOS DIAS!!!



UM LIVRO ON-LINE QUE TRAZ A HISTORIA DE ISRAEL EM SEU CONTEXTO HISTÓRICO E TEÓRICO A NÍVEL DE INFORMAÇÃO PARA QUE APRENDEMOS E POSSAMOS OBEDECER AO DEUS DE ABRAÃO – ISAQUE – JACO!!! PASTOR – ESCRITOR - HISTORIADOR BÍBLICO – MAURÍLIO SOUZA!!!

PAZ NA FAMÍLIA:

Deus da vários presentes relatado na bíblia como dom (presente): Efésios 2:8 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”. 1° Presente a salvação - Dons e talentos são presentes de Deus - Os dons do Espírito Santo são capacidades que o Espírito dá às pessoas para a edificação da igreja. Os dons são dados de acordo com a vontade do Espírito Santo.

MAIS UM DOS MAIORES PRESENTE DE DEUS É PAZ NAS FAMÍLIAS: Sem esta paz o mundo é ferido com maldições chamadas de hereditárias!!! - “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição. Malaquias” 4:5,6...

OLHA COMO ERAM AS FAMÍLIAS NO VELHO TESTAMENTO:
O ENGANO DE ADÃO: Gênesis!!!

Adão é enganado por sua mulher Eva e per os privilégios da comunhão com Deus. Este é o propósito do inimigo tirar nossa comunhão com Deus!!! 

VEJA o que está acontecendo agora. Adão e Eva estão sendo expulsos do lindo jardim do Éden. Sabe por quê? Porque fizeram algo muito ruim. E Deus os castigou por isso. Sabe qual foi o mal que Adão e Eva fizeram? Fizeram algo que Deus disse que não deviam fazer. Deus lhes disse que podiam comer as frutas das árvores do jardim. Mas Deus disse que de uma das árvores não deviam comer, senão morreriam. Ele guardou essa árvore para si. E sabemos que é errado tirar algo dos outros, não é? Então, o que aconteceu?

Um dia, quando Eva estava sozinha no jardim, uma serpente falou com ela. Imagine só!!! Ela disse a Eva para comer do fruto da árvore que Deus havia proibido. Ora, quando Jeová fez as serpentes, não as fez para falar. Por isso, só podia ser uma pessoa que fez a serpente falar. Mas quem? Não foi Adão. Por isso, tinha de ser alguém que Jeová tinha feito muito antes de fazer a Terra. Esse alguém era um dos anjos, que não podemos ver. Esse anjo ficou muito orgulhoso. Pensou que devia ser governante como Deus. E ele quis que as pessoas lhe obedecessem, em vez de obedecerem a Jeová. Foi esse anjo que fez a serpente falar.

O anjo conseguiu enganar Eva. Quando ele disse que ela ficaria como Deus, se comesse da fruta, ela acreditou. Por isso comeu, e Adão também comeu. Adão e Eva desobedeceram a Deus, e por isso perderam seu lindo lar ajardinado. Mas Deus vai cuidar de que toda a Terra fique novamente tão linda como o jardim do Éden.  

MORTE NA FAMÍLIA DE EVA:

Houve morte na família de Eva seu filho Caim mata a seu ouro filho Abel por ciúmes e inveja. Há uma corrente de pensamentos que Caim matou a Abel com uma pedra... Nunca tenha inveja ou ciúme dos irmãos!!! Deus vira a seu favor...

VEJA agora Caim e Abel. Já estão crescidos. Caim tornou-se lavrador. Cultivava cereais, frutas e legumes. Abel tornou-se pastor de ovelhas. Gostava de cuidar do seu rebanho. Elas ficaram grandes, e, em pouco tempo, Abel tinha um rebanho de ovelhas para cuidar. Certo dia, Caim e Abel ofereceram um presente a Deus. Caim levou dos alimentos que cresceram no campo. E Abel levou sua melhor ovelha. Jeová gostou de Abel e de seu presente. Mas não gostou de Caim e do presente dele. Sabe por quê? Não era só porque o presente de Abel era melhor do que o de Caim. Era porque Abel era bom. Amava a Jeová e seu irmão. Mas Caim era mau; não amava seu irmão.
CAIM MATA ABEL E VAI EMBORA:

Assim, Deus disse a Caim que devia mudar. Mas Caim não escutou. Ficou muito zangado, porque Deus gostou mais de Abel. Então, Caim disse a Abel: Vamos ao campo. Lá, quando estavam sozinhos, Caim bateu no seu irmão Abel. Bateu tão forte, que o matou. Como isso foi mau!!! Abel morreu, mas Deus ainda se lembra dele. Abel era bom, e Jeová nunca se esquece de gente assim. Por isso, algum dia, Jeová Deus vai trazer Abel de volta à vida. Então Abel nunca mais vai ter de morrer. Vai poder viver para sempre na Terra. Não será bom conhecer gente assim como Abel que andam com Deus e fazem sua vontade na terra?

Mas Deus não gosta da atitude de gente como Caim. Por isso, depois que Caim matou seu irmão, Deus o repreendeu, mandando-o para longe de sua família. Quando Caim foi para outra parte da Terra, levou consigo uma de suas irmãs, que ficou sendo sua esposa. Com o tempo, Caim e sua esposa tiveram filhos. Outros filhos e filhas de Adão e Eva se casaram e também tiveram filhos. Em pouco tempo, houve muita gente na Terra.

CAIM COM QUEM ELE CASOU?

“E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu e teve a Enoque; e ele edificou uma cidade e chamou o nome da cidade pelo nome de seu filho Enoque”, Gn 4:17. - Por esse versículo dá a entender que nesse tempo já havia muitas pessoas vivendo aqui na terra, não somente Adão, Eva, Caim e Abel (que já havia sido assassinado), pois Caim edificou uma CIDADE. Para que cidade se não existisse moradores? Só para Caim e sua família bastava uma casa, e não uma cidade.

Caim mesmo após matar a seu irmão e ser repreendido pelo Senhor, disse: “... e será que todo aquele que me achar me matará”, Gn 4:14. Quem é esse TODO a que Caim estava se referindo? Só pode ser outros moradores da terra, irmãos, primos, ou sobrinhos. É possível que quando Caim matou Abel, já estivesse casado. (A Bíblia não diz que sim nem que não)...

DE ONDE ENTÃO SURGIRAM ESSES MORADORES SE A BÍBLIA REGISTRA APENAS ADÃO, EVA, CAIM E ABEL? OBSERVE A NARRATIVA BÍBLICA: “E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um varão”, Gn 4:1. “E teve mais a seu irmão Abel...”, Gn 4:2a. Sabemos que nenhum ser humano tem um filho hoje e outro amanhã, portanto entre o nascimento de Caim e Abel se passaram no mínimo quase um ano. “... e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra”, Gn 4:2b. Naturalmente Caim e Abel cresceram como qualquer outra criança, o que passaram sem dúvida MUITOS ANOS desde o nascimento até terem uma profissão. O que aconteceu nesses anos em que Caim e Abel foram crescendo? Aconteceu a coisa mais natural que existe entre um casal, “Adão e Eva continuaram tendo filhos E FILHAS”, Gn 5:4.

“E aconteceu, AO CABO DE DIAS, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor”, Gn 4:3. O que quer dizer “cabo de dias?”. Significa que mais algum tempo se passou, enquanto isso os outros filhos e filhas de Adão e Eva foram crescendo e se tomando adultos.

VEJA ISSO AGORA:

“Macho e fêmea os criou, e os abençoou, e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados. E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho a sua semelhança, conforme a sua imagem, e chamou o seu nome SETE”, Gn 5:2,3. Veja esses versículos com atenção, essa narração diz que Deus criou o homem e a mulher, eles tiveram UM filho e colocaram nome de Sete. Porque colocaram o nome de Sete nesse versículo se sabemos que ANTES de Sete nasceram Caim e Abel? Foi porque Abel já estava morto, e Caim foi rejeitado por Deus, por isso a Bíblia relata principalmente os nomes das pessoas que são importantes para a história da salvação.

Em Gn 5:4 diz: “E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou “FILHOS E FILHAS”. É por isso que os nomes dos outros filhos e filhas de Adão e Eva não serem mencionados nas escrituras. Foi citado apenas os personagens principais da história da humanidade, MAS JÁ HAVIA MUITAS OUTRAS PESSOAS QUE NUNCA FORAM CITADAS POR NÃO FAZEREM PARTE DO PROPÓSITO DE DEUS PARA A SALVAÇÃO DA HUMANIDADE.

Também é possível supormos que o próprio Abel já fosse casado, antes de ser assassinado por seu irmão. Visto que Deus começou a humanidade apenas com um homem (Adão) e uma mulher (Eva), CLARO que os primeiros casamentos só poderiam ser feitos ENTRE IRMÃOS, já que não existia outra pessoa com quem se casar.

Para os que acham que ISSO É UM ABSURDO e que SERIA CONTRA a vontade de Deus, veja Gn 7:7: “E entrou Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele na arca, por causa das águas do dilúvio”. Como foi que a humanidade se multiplicou novamente APÓS o dilúvio? Pois só ficou viva a família de Noé. Não foi através do casamento entre parentes? Se Deus fosse contra essa prática ele teria deixado pelos menos DUAS famílias diferentes na arca, como também teria criado dois homens e duas mulheres no princípio.

Não diz a Bíblia também que ABRAÃO ERA CASADO COM SUA PRÓPRIA IRMÃ? Veja Gn 20:12: “E, na verdade, é ela também minha irmã, FILHA DE MEU PAI, mas não da minha mãe; e veio a ser MINHA MULHER”. E não foi ele o escolhido por Deus, e o nosso “Pai na fé?”...

E quando Abraão já era de idade avançada, onde foi que ele fez seu servo prometer que ia buscar uma esposa para Isaque? Não foi no meio dos seus parentes? “... mas que irás à minha terra e à minha parentela e dai tomarás mulher para o meu filho Isaque”, Gn 24:4.
Caim se casou com uma irmã ou com uma sobrinha! Veja em Gên. 5:4 que Adão e Eva tiveram "filhos e filhas..."! E muitos...! Note que a genética não era tão danosa e maléfica como hoje que é cada vez pior. Além do mais, não nos esqueçamos do mandamento de Deus para o único casal: "...frutificai e multiplicai-vos..." (Gên. 1:28). Tal ordem só poderia ser obedecida com casamentos dentro do primeiro núcleo familiar...

Recapitulando: Aos 130 anos Adão/Eva geraram Sete. Adão viveu 800 anos depois que Sete nasceu; teve filhos e filhas ( Gen. 5:4). Quantos? Ninguém sabe. Muitos. Adão viveu quase um milênio; 930 anos. A gênesis bíblica só a história de homens. As Mulheres não entram em genealogia. Por conseguinte, não se sabe quantas filhas foram geradas por Adão, se antes ou depois de seu filho Sete fica então a explicação dada a cima.

O casamento entre os irmãos germanos fora permitido por Deus para que a Terra fosse povoada. Foi por isso que Caim conheceu sua mulher e teve um filho. A súbita menção da mulher de Caim não cria problema, porquanto Adão e Eva tiveram muitos filhos e filhas, além dos três primeiros cujos nomes lhe foram dados. Os primeiros habitantes da terra não tiveram outra alternativa, senão casarem-se com seus irmãos e irmãs... Você talvez vai ignorar este casamento, mas não deve esquecer que a proibição de casamento com parente próximo, veio só 2.500 anos depois, Lv 18.6...

CONFUSÃO E BRIGA NA FAMILIA ABRAÃO:

Confusão na família de Abraão briga de Sara com Agar por cauda Isaque e Ismael e esta briga persiste ate hoje entre os Árabes e judeus, Abraão expulsa a seu filho Ismael que deus origem aos ismaelitas hoje Árabes...

QUEM FOI ISMAEL?

Ismael foi o primeiro filho de Abraão, nascido de uma escrava egípcia. Ele era considerado o herdeiro principal de Abraão mas perdeu essa posição quando Isaque nasceu. Ismael também foi o pai de 12 tribos. Deus prometeu a Abraão que ele teria um filho, mas Sara era estéril e já estava velha. Por isso, ela ofereceu sua escrava Hagar a Abraão, para ser sua concubina (esposa secundária). De acordo com os costumes dessa época, isso era aceitável, para garantir sua descendência (Gênesis 16:1-2).

Abraão se casou com Hagar e ela engravidou. Quando ela descobriu que estava grávida, Hagar tratou Sara com desprezo por ser estéril. Então Sara maltratou Hagar tanto que ela fugiu. No deserto, Hagar teve um encontro com Deus, que lhe disse que seu filho se chamaria Ismael e teria muitos descendentes (Gênesis 16:10-11). Obedecendo, Hagar voltou para casa, tratou Sara bem e teve seu filho.

Abraão tinha 86 anos quando Ismael nasceu e pensava que ele seria seu herdeiro. Mas Deus disse que o herdeiro seria filho de Sara. Abraão orou em favor de Ismael e Deus lhe garantiu que Ismael também seria abençoado. Mas a aliança para ser o povo de Deus seria estabelecida com os descendentes de Isaque (Gênesis 17:19-21). Aos 13 anos, Ismael foi circuncidado, junto com seu pai e todos os homens de sua casa. No ano seguinte, a vida de Ismael mudou. Sara engravidou e deu à luz Isaque. Quando Isaque foi desmamado, Abraão deu uma grande festa. Durante a festa, Sara viu Ismael gozando com Isaque e ela ficou muito zangada. Ela disse para Abraão mandar Ismael e sua mãe embora, porque ele não seria herdeiro (Gênesis 21:8-10).

Abraão ficou preocupado por seu filho mas Deus lhe disse que protegeria Ismael. Então Abraão enviou Ismael e Hagar embora, apenas com alguma comida. Eles estavam no deserto quando a comida acabou e Ismael chorou, porque iriam morrer ali. Deus ouviu seu choro e lhes mostrou uma fonte onde podiam tirar água (Gênesis 21:17-19). Ismael cresceu e ficou vivendo no deserto de Parã. Ele se tornou flecheiro e se casou com uma egípcia (Gênesis 21:20-21). Ele teve 12 filhos, que se tornaram os patriarcas de 12 tribos. A filha de Ismael se casou com Esaú, filho de Isaque. Ismael parece que se reconciliou com a família de seu pai. Ele atendeu o funeral de seu pai, junto com Isaque (Gênesis 25:7-9). Mas seus descendentes, os ismaelitas, tiveram muitos conflitos com seus vizinhos, incluindo os judeus, descendentes de Isaque.

Ismael foi o fruto de decisões erradas mas Deus não o abandonou. A Bíblia diz que Deus estava com Ismael, cuidando dele. Embora ele não fosse o filho prometido, Deus também fez promessas para abençoar Ismael. Deus amava Ismael.

SEDUÇÃO E INCESTO NA FAMÍLIA DE LÓ:

Sedução e incesto na família de Ló suas filhas da a ele de beber vinho e embriagado coabita com as filhas e geram Moabe (Moabitas) e Edom (Edomitas) eram povos muito maus e inimigos de Israel Geração de Abraão!!!

Ló e suas duas filhas foram às únicas pessoas a sobreviver à destruição de Sodoma e Gomorra. Depois desta destruição, começaram a residir na cidade de Zoar. Entretanto, por algum motivo, Ló tinha medo de continuar a morar ali, e, junto com as suas filhas, passou a residir numa caverna. (Gên. 19.30) A primogênita disse então à sua irmã mais moça: "Nosso pai já é velho e não há homem no país para ter relações conosco segundo o costume de toda a terra. Vem, demos de beber vinho a nosso pai e deitemo-nos com ele, e preservemos descendência a nosso pai." — Gên. 19.31, 32...

Procurarem embriagar seu pai sugere que se davam conta de que ele nunca teria consentido em ter relações sexuais com elas quando sóbrio. Mas, nas circunstâncias, achavam que era a única maneira de impedir a extinção da família de Ló. Eram estrangeiras na terra e não havia ninguém de seu parentesco com quem se pudesse casar e assim preservar a linhagem da família.

Também precisa ser lembrado que as filhas de Ló haviam morado entre os habitantes moralmente degradados de Sodoma. Em vista destes fatores, não lhes teria sido difícil justificar seu proceder na sua própria mente. Então, por que aparece a narrativa nas Escrituras? Está ali para uma finalidade revelando a relação dos Moabitas e dos Amonitas com os descendentes de Abraão, que ficaram conhecidos como israelitas. 

Visto que Ló era sobrinho de Abraão, os israelitas estavam aparentados com os Moabitas e os Amonitas, que descendiam dos dois filhos gerados por Ló por meio de suas filhas. (Gên. 11.27) Mais tarde, esta relação carnal veio também a governar as ações de Israel nos tratos com os Moabitas e os Amonitas. Por exemplo, ao se apossarem da terra ao leste do rio Jordão, os israelitas, sob ordens divinas, tiveram cuidado de não invadir as terras dos Amonitas e dos Moabitas. — Deu. 2.9, 18, 19, 37.

A inclusão da informação sobre Ló e suas filhas no registro bíblico deve realmente ajudar-nos a reconhecer que a Bíblia é um livro de verdade. Mesmo quando os conhecidos como servos de Deus ficaram envolvidos em atos impróprios, a Bíblia não os esconde. Entretanto, estas coisas são sempre narradas, não para divertir ou para estimular um desejo de se entregar à conduta imoral, mas para fornecer o fundo histórico para a compreensão de outros acontecimentos.

BRIGAS ENTRE IRMÃOS ESAÚ E JACÓ:

Briga desde o ventre d sua mãe de Esaú e Jacó que usurpou ou roubou a herança do irmão e passou muito tempo como fugitivo de seu irmão que queria mata-lo!!!

Isaque filho de Abraão cresceu e casou-se com Rebeca, que era estéril como Sara. Isaque orou ao Senhor e Rebeca ficou grávida de gêmeos, dando à luz dois meninos: o primeiro era cabeludo e ruivo e recebeu o nome de Esaú; o segundo chamou-se Jacó e nasceu segurando o calcanhar de seu irmão. Esaú e Jacó eram muito diferentes um do outro. Esaú era caçador e gostava de estar no campo, enquanto Jacó era tranquilo e gostava mais de estar em casa. Isaque amava mais a Esaú, enquanto Rebeca amava mais a Jacó.

Segundo a cultura hebraica, o filho mais velho tem o direito da primogenitura, de receber bênção maior que o irmão mais novo. Jacó, apesar de ser o mais novo, queria esse direito. Um dia, Jacó fez um guisado muito apetitoso e quando Esaú chegou do campo, cansado e faminto, pediu-lhe um pouco daquela comida. Jacó aproveitou a oportunidade e disse-lhe que daria a comida se ele vendesse o direito da sua primogenitura. A fome falou mais alto e Esaú aceitou o negócio. Assim, Esaú desprezou o seu direito de primogenitura, perdendo a bênção.

Quando Isaque estava bastante velho, já não enxergava mais, chamou Esaú, seu filho mais velho e pediu-lhe que apanhasse uma caça e lhe fizesse uma comida bem saborosa, pois queria abençoá-lo antes de morrer. Rebeca ouviu a conversa, chamou Jacó, mandou que ele pegasse dois cabritos e fez uma comida muito gostosa. Depois vestiu o filho com a melhor roupa de Esaú, colocou sobre suas mãos e pescoço a pele do cabrito, para que ficasse com cheiro de caça e lhe disse para levar a comida e o pão a Isaque, fingindo ser seu irmão, a fim de receber a bênção. 

Jacó foi, e como seu pai já estava muito debilitado e cego, não percebeu o engano e abençoou José com a bênção de Esaú. Quando Esaú chegou e descobriu o engano do irmão, odiou a Jacó e prometeu matá-lo (Gn 27). Por causa disso, Jacó teve que ir embora de sua casa.

OLHA COMO A MALDIÇÃO VEM QUANDO OS FILHOS NÃO SEGUEM OS ENSINAMENTOS DO PAI:

Por que Silo estava cheia de tristeza e choro? SAMUEL podia sentir a tristeza no ar. Parecia que a cidade de Silo estava inundada de lágrimas. Quantas mulheres e crianças estavam chorando por saber que seus pais, maridos, filhos e irmãos nunca mais voltariam?  Tudo que sabemos é que Israel havia perdido uns 30 mil soldados numa terrível derrota às mãos dos filisteus pouco depois de perder 4 mil em outra batalha. — 1 Sam. 4:1, 2, 10...

Que tragédias fizeram com que Silo fosse envergonhada e perdesse a sua glória? Essa foi apenas uma de várias tragédias. Os dois filhos corruptos do Sumo Sacerdote Eli, Hofni e Fineias, tinham saído de Silo com a Arca sagrada do pacto. Essa preciosa caixa geralmente ficava no Santíssimo do tabernáculo — Um templo em forma de tenda — e era um símbolo da presença de Deus. Mas o povo levou a Arca para a batalha, achando que ela serviria como amuleto e lhes daria a vitória. No entanto, os filisteus capturaram a Arca e mataram Hofni e Fineias. — 1 Sam. 4:3-11.

DESAPONTAMENTO DE SAMUEL COM SEUS FILHOS:

Que grande desapontamento Samuel teve depois de idoso? Quando o relato volta a falar de Samuel, ele já era idoso. Nessa época, Samuel tinha dois filhos adultos, Joel e Abias, e lhes confiou à responsabilidade de ajudá-lo na sua designação de juiz.  Mas infelizmente eles não mereciam essa confiança. Embora Samuel fosse honesto e justo, seus filhos usaram a posição que tinham para fins egoístas, desvirtuando a justiça e aceitando suborno. — 1 Sam. 8:1-3...

Certo dia, os anciãos de Israel foram se queixar ao idoso profeta, dizendo: “Os teus próprios filhos não têm andado nos teus caminhos.” (1 Sam. 8:4, 5)... Será que Samuel sabia o que estava acontecendo? O relato não diz. Mas, ao contrário de Eli, Samuel com certeza não era um pai que precisava de repreensão. Jeová havia censurado e punido Eli por ele ter falhado em corrigir seus filhos perversos, por ter honrado mais a eles do que a Deus. (1 Sam. 2:27-29) Essa falha Jeová não viu em Samuel.

PROBLEMAS E LUTAS NA FAMÍLIA DE DAVI:

O ESTUPRO DE TAMAR POR AMNOM!!!

Davi o homem que tinha o coração de Deus também teve muitos problemas com seus filhos: Davi tinha uma filha chamada Tamar, Davi teve também outro filho chamado Amom e o que fez Amnom forçou e estuprou a própria irmã Tamar!!! - “E aconteceu depois disto que, tendo Absalão, filho de Davi, uma irmã formosa, cujo nome era Tamar, Amnom, filho de Davi, amou-a.(…) e disse-lhe: Vem, deita-te comigo, minha irmã. Porém ela lhe disse: Não, meu irmão, não me forces, porque não se faz assim em Israel; não faças tal loucura.(…) Porém ele não quis dar ouvidos à sua voz; antes, sendo mais forte do que ela, a forçou, e se deitou com ela.” 2 Samuel 13:1, 11, 12, 14.

A história é muito triste. Você pode ler no 2º Samuel 13. Tamar é filha de Davi, irmã de Absalão. Ela é estuprada, humilhada, e acabam seus dias vivendo como uma mulher desolada na casa do seu irmão. O que podemos aprender com esta triste situação? A narrativa destes horríveis acontecimentos faz parte do progresso da revelação, e nos ensina muito sobre o plano de Deus na vida de Davi. Vemos como Deus castiga e disciplina o Rei Davi por causa dos seus pecados de assassinato e adultério.

O estupro de Tamar faz parte do cumprimento das palavras de Deus a Davi, “Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti” (2 Sam. 12:11) e contribuiu para a eventual rebelião de Absalão...

MAS LEMBRAM-SE QUE ESTE ESTUDO FALA DA QUEBRA DE MALDIÇÃO ATRAVES DA CRUZ DE CRISTO!!! – “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito”. Gálatas 3:13,14...

A REVOLTA DE ABSALÃO:

Absalão outro filho de Davi soube do acontecimento e manda seus servos e amigos matarem a seu irmão Amom. Logo depois desta tragédia familiar Absalão começa a perseguir Davi o seu próprio pai para mata-lo...

ABSALÃO ASSASSINA AMNOM

Por dois anos Absalão tratou Amnom friamente, sem lhe dirigir palavra. Ao final deste período ele viu a oportunidade de executar o seu plano premeditado de matar Amnom, pois Davi já teria dado o caso do estupro por encerrado. Ardilosamente (como Amnom anteriormente) ele conseguiu permissão do rei para que Amnom, junto com todos os seus irmãos, viessem até Baal-Hazor para festejar a tosquia com ele. Tendo-os em seu poder, Absalão fez com que seus servos assassinassem Amnom depois que ele se embebedou.

Davi foi avisado no início que todos os seus filhos haviam sido mortos, e ficou profundamente triste e deprimido rasgando suas vestes e lançando-se no chão. Mas seu sobrinho Jonadabe logo corrigiu a notícia avisando que apenas Amnom havia sido morto por Absalão, cujas feições haviam revelado o seu ódio desde o dia que sua irmã fora forçada por Amnom, dois anos atrás. Absalão, no entanto, havia se refugiado com seu avô materno Talmai, filho de Amiúde, rei de Gesur.

A REVOLTA DE ABSALÃO

2 SAMUEL 15, 16 e 18 - ABSALÃO CONQUISTA A SIMPATIA DO POVO: Absalão, tendo assassinado seu irmão mais velho, Amnom, era agora o provável herdeiro do trono: entende-se que Quileabe, filho de Abigail, havia morrido na infância. Talvez mesmo Davi o aprovasse, pois já o havia perdoado pelo assassínio. Fisicamente era um homem atraente, decerto semelhante ao pai em muitos aspectos.

Mas ele era ambicioso, e não estava disposto a aguardar os acontecimentos e colocar o seu futuro nas mãos do SENHOR, como o seu pai fazia. Ele queria assumir o reino logo, não lhe importando se fosse necessário até mesmo derrubar o seu pai do trono. Com esse objetivo, ele começou uma campanha sutil e secreta para ganhar a simpatia do povo, e afastar o povo do rei Davi.

Absalão consegue a simpatia do povo e começa a perseguir a Davi para mata-lo... 

Absalão deu de encontro com alguns dos soldados de Davi e num movimento precipitado ficou preso pela cabeça nos ramos espessos de um carvalho enquanto o mulo em que montava escapou de debaixo dele, deixando-o pendurado. Os soldados não tocaram nele, por causa das instruções que o rei havia dado, mas um deles foi avisar Joabe. Joabe se indignou porque eles não haviam matado Absalão, foi para lá ele próprio e o matou. Em seguida suspendeu a batalha e os homens de Absalão que haviam sobrevivido fugiram para suas casas. O corpo de Absalão foi lançado em uma grande cova e levantaram sobre ele um grande montão de pedras. Mas Davi se lamentou amargamente pela morte de Absalão.

E nesta perseguição para surpresa e tristeza os servos de Davi matam seu filho Absalão mostrando ai àquilo que diz o texto a terra é ferida com maldição. Contextualizando hoje com violência, drogas e todos os tipos de males...

Por isto a bíblia diz que através das orações da igreja o mal é tirado de nossa terra e Deus começa a agir em nossas famílias quebrando toda maldição das indiferenças e falta de amor e converte o coração dos pais aos filhos e os corações dos filhos aos pais!!!

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário