MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

JESUS O LENHO VERDE: MENSAGEM PR MAURÍLIO SOUZA!!!



Texto: Êxodo 15.23-27 – “Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara. E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? E ele clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou. E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor que te sara. Então vieram a Elim, e havia ali doze fontes de água e setenta palmeiras; e ali se acamparam junto das águas”. Êxodo 15:23-27...

A Bíblia diz que “ENTÃO CHEGARAM A MARA”. Os israelitas haviam saído do Egito sob a mão forte do Senhor e vivenciado o grande milagre da passagem pelo mar vermelho. Estavam sofrendo numa terra estranha e escravizado pelo rei daquela terra; imploravam por libertação, e Deus, com sua misericórdia, atendeu ao clamor daquele povo.

Moisés foi chamado pelo Senhor para ser o protagonista da libertação. E depois de tantas tentativas frustradas junto à faraó, Deus aplica o golpe final: eliminar todos os primogênitos daquela terra que estivessem nas casas onde não havia o sangue aspergido nos umbrais das portas.

Após isso faraó decide então deixar o povo de Deus ir embora para adorar ao seu Senhor.

Depois que os israelitas saíram, o coração de faraó endurecesse novamente e decidiram ir atrás do povo de Deus, o que ocasionou a sua própria morte e de todos os seus, sob as águas do grande mar vermelho.

O caminho escolhido pelo Senhor para conduzir o povo não tinha sido o mais perto e conveniente, mas Deus preferiu conduzir o povo pelo deserto à rodear o mar vermelho. Por fim, chegam então à um lugar chamado Mara.

Este lugar possuía um grande reservatório de água, porém a água ali era imprópria para beber. Muito salobra e não potável, literalmente amarga...

O termo usado é o mesmo usado por Noemi (Rt 1.20) – “Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso”. e Jó (Jó 27.2). – “Vive Deus, que desviou a minha causa, e o Todo-Poderoso, que amargurou a minha alma”.

O povo já estava vivendo em amargura no Egito (Ex 1.14) – “Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza”. E agora que pensavam que haviam escapado da amargura, se deparam com uma grande falsa esperança, águas amargas de Mara.
Murmuraram, então, contra Moisés: ”que havemos de beber?”.

AQUI ENCONTRO DUAS REFLEXÕES IMPORTANTES PARA NOSSAS VIDAS:

1° - MURMURAR DIANTE DOS PROBLEMAS: O povo estava em um estado tão grande de depravação mental, devido à tanto tempo como escravos, sofrendo opressão, que não tinham firmeza de caráter.

É sinal de pessoas descontentes, que traduzem sua insatisfação caluniando baixinho, falando pelas costas.

É o que está referido no jantar em Betânia (Marcos 14.4) – “E alguns houve que em si mesmos se indignaram, e disseram: Para que se fez este desperdício de unguento?”, onde Cristo recebe a adoração de uma mulher que ofereceu a Ele todo o seu nardo puro.

A falta de caráter, o descontentamento caluniador e a inveja são o grande alimento da murmuração. Mas devemos aprender que ao invés de murmurar diante dos problemas, devemos adorar e orar, mesmo porque Deus não está preocupado com a prova que estais passando, mas sim a maneira em como você passa por esta prova.

2° - CONTRA O HOMEM DE DEUS: Murmurar já é algo mal, agora murmurar contra aquele que foi chamado por Deus, agrava ainda mais a maldição sobre si.
Em Números 14, o povo estava murmurando contra Moisés e Arão, e isso soou tão mal aos ouvidos do Senhor, que para Ele foi como “provocação” (v.11), e desejou colocar pestes e ferir o povo por causa desta murmuração. “E disse o Senhor a Moisés: Até quando me provocará este povo? e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que fiz no meio dele”?

QUEM MURMURA NÃO ENTRA NA TERRA PROMETIDA: E ai daqueles que tocam no ungido do Senhor (Salmo 105.15). Ao invés de murmurar contra o homem de Deus, abrace a causa com ele, esteja com ele, ajuda a ele em suas lutas, pois a vitória do home de Deus será a sua vitória também.

QUAL ERA ENTÃO A MURMURAÇÃO: “Que havemos de beber?”. Talvez esta fosse uma das mais importantes perguntas do AT.
Visto que o povo estava em êxtase pela libertação, pela nova experiência da liberdade, e se deparam diante de um grande problema como este, ou seja, três dias sem tomar água, e quando ainda encontra água, a mesma é amarga, a pergunta expressa o que está no coração deste povo.

MOISÉS FEZ O QUE É CERTO FAZER: “clamou ao Senhor”. O Senhor revelou à Moisés uma árvore, sim, uma árvore. Diante disso, nós ficamos muitas vezes perplexos com as respostas de Deus.

Esperamos as respostas mais grandiosas e esplêndidas, e quando percebemos, ele nos mostra apenas uma árvore. Deus ordena a Moisés que pegue esta árvore e lance nas águas amargas. E ao fazer isso, todos perceberam que a água amarga, se torna doce.

Dizem os targuns (comentário do Antigo Testamento) que antes de Moisés tomar da árvore e lançá-la nas águas amargas, o nome de Deus (IAVÉ) foi gravado na mesma...

CONTEXTUALIZANDO: Ao me deparar com este texto, fico imaginando o quanto a vida cristã é parecida com tudo isso que falamos até agora. Vivemos, mesmo depois da conversão, momentos de amargura. São frustrações ministeriais, são decepções familiares, são derrotas arrasadoras, que nos levam a viver amarguras em nossa vida.

Tornamo-nos amargos em tratar os outros e murmuramos contra tudo que fazemos ate quando o que fazemos são coisas do Senhor. Nesta hora estamos precisando do lenho verde com o nome de Deus estampado “JESUS CRISTO”...

E muitas vezes culpamos a tudo e a todos, murmurando e recuando em nossos compromissos na casa do Senhor.
E quando chegamos neste ponto, fazemos a mesma pergunta que fizeram os israelitas: ”Que havemos de beber?”, ou seja, onde encontro solução para os meus problemas, onde encontro as respostas para minhas indagações? Ao ficar com esta pergunta em minha mente, fiz como Moisés, CLAMEI À DEUS POR UMA RESPOSTA, A QUAL O SENHOR ME RESPONDEU: O Lenho é a cruz, madeira preciosa.

O Lenho é encontrado apenas uma vez na Bíblia inteira, e não se acha mais. A relação mais próxima do lenho na Bíblia é a lenha do holocausto de Isaque (Gn 22); Nesta ocasião, Isaque faz uma outra pergunta: “Onde está o cordeiro?“.

Nisso entendo que a pergunta dos israelitas no deserto e a pergunta de Isaque no monte Moriá se referem à mesma pessoa: JESUS. O NOSSO LENHO VERDE DA SALVAÇÃO!!!
O QUE HAVEMOS DE BEBER?

Jesus é água e o cordeiro: A pergunta de Isaque pode ser respondida por João Batista (João 1.29); - “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. A pergunta dos israelitas foi respondida pelo próprio cordeiro: “Aquele que tem sede, venha a mim e beba!“ (João 7.37) – “E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre”. João 7:37,38... Jesus é o lenho verde que traz a solução para nossa vida espiritual.

Jesus é o lenho verde que traz a solução para nossa vida secular, natural, física, familiar e financeira!!!

Se você está passando por vales e pedregais em tua vida, se tudo se transformou em amargura, lembre-se de que tudo se torna doce ao olharmos para a Cruz de Cristo, aplicarmos a Cruz de Cristo, pois lá toda maldição que estava sobre nós foi cravada. Não há mais maldição para aqueles que estão em Cristo Jesus!!!

Há um cântico que diz assim: Tua alma está ferida, magoado o coração? Tua alma está ferida, magoado o coração, A tristeza já se apoderou de ti? Escuta, meu amigo, Jesus nos fala assim: Ó cansados e oprimidos, vinde a Mim!!! 

Coro: Tomai sobre vós meu jugo, Eu vos aliviarei. E descanso vossas almas gozarão. Pois o meu fardo é leve, meu jugo é suave. Paz perfeita vós tereis no coração!!! Desperta, tu que dormes, a fé traz esperança. Já desponta um novo dia a teu favor; Lembra que Deus é amor, Jesus nos fala assim: Ó cansados e oprimidos, vinde a Mim!!!

Se creres, meu amigo terá a salvação. Plena paz inundará teu coração. Escuta a voz de Cristo, Jesus nos fala assim: Ó cansados e oprimidos, vinde a Mim!!!

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário