UM LIVRO ON-LINE QUE TRAZ A HISTORIA DE
ISRAEL EM SEU CONTEXTO HISTÓRICO E TEÓRICO A NÍVEL DE INFORMAÇÃO PARA QUE
APRENDEMOS E POSSAMOS OBEDECER AO DEUS DE ABRAÃO – ISAQUE – JACO!!! PASTOR –
ESCRITOR - HISTORIADOR BÍBLICO – MAURÍLIO SOUZA!!!
Livros
Poéticos – 5. Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão. Estes
cinco livros que ficam no meio dos livros históricos e proféticos são muitos
diferentes do que aquele que vem antes ou depois deles.
Os
livros poéticos não são históricos. Os outros livros são históricos: contam a
história do povo de Israel. Estes livros são experimentais. Os livros
históricos falam de uma nação como tal, da nação hebraica. Os livros poéticos
não tratam da nação de Israel, mas tratam de assuntos individuais do coração.
Os
livros poéticos falam de indivíduos como tais, do coração humano. Os livros
poéticos não são a única poesia encontrada no Velho Testamento. Estes livros
são o grupo poético de livros. Os livros poéticos falam das experiências da
vida, da relação do coração com Deus e da intimidade que o salvo tem com Deus.
Podemos achar mensagens lindas tantas para cultos normais e semanais na igreja
como de um casamento a um velório, são ricas mensagens que certamente em sua
extração edificam em suas riquezas de detalhes...
Observe
os livros poéticos individuais. Jó nos ensina como vencer no sofrimento e
morrer para nós mesmos. Salmos nos ensinam como é a vida nova em Cristo que se
manifesta em várias virtudes divinas. Provérbios nos ensinam a sabedoria divina
aplicada para nossa vida aqui na terra. Eclesiastes nos ensina que nada aqui em
baixo do sol dá a satisfação e felicidade verdadeira.
Mas
que o sentimento certo da vida é temer a Deus e guardar os seus mandamentos.
Este é o dever de todo o homem. Cantares de Salomão nos ensina de maneira
simbólica como é o amor e a intimidade da comunhão com Cristo aqui no mundo.
Nenhum crente (salvo) chega para esta comunhão com Cristo sem passar pelas
outras coisas primeiro.
POESIA
HEBRAICA
Devemos
dizer algumas palavras sobre a natureza da poesia hebraica. Porque ela difere
muito da poesia encontrada no mundo em vários dos seus aspectos.
Uma
grande parte da poesia do mundo apoia-se na rima e no ritmo de tempo. Na rima
atingimos o prazer da concordância fonética. No ritmo atingimos o prazer da
concordância métrica. Mas na poesia hebraica não é a rima nem o ritmo de sons,
mas é o paralelismo de ideias ou verdades. Isso pode ser de três maneiras:
completivo, contrastante e construtivo. Destes livros pode-se tirar varias
mensagens edificantes e praticas do dia a dia!!!
Exemplos
do escrito construtivo: Provérbios 30:17 - Os gafanhotos não têm rei; e contudo
todos saem, e em bandos se repartem; - Salmo 21:1-2, - O rei se alegra em tua
força, SENHOR; e na tua salvação grandemente se regozija. Cumpriste-lhe o
desejo do seu coração, e não negaste as súplicas dos seus lábios. - Salmo20:7-8.
- Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do
Senhor nosso Deus. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de
pé. São que constroem em nós uma linha de raciocínio que edifica nosso
pensamento e caráter, são edificadores colocam aquilo que falta no sentido de
nossa vida espiritual e secular...
O
belo desenvolvimento dos versículos é facilmente perceptível. Naturalmente,
ainda tratando dos paralelos construtivos, devemos observar que existem
variedades deles. Por exemplo, há o paralelismo introvertido. Salmo 135:15-18.
Veja em baixo. Vemos aqui que o primeiro versículo corresponde ao último, pois
no primeiro lemos os ídolos dos gentios e no último aparece simplesmente um
outro nome para os gentios, a saber, todos os que confiam neles (nos ídolos). A
seguir, observamos que o segundo versículo corresponde ao penúltimo, pois ambos
falam da feitura de ídolos (num caso, a obra; no outro, os feitores). “Os ídolos
dos gentios são prata o ouro, Obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não
falam; Têm olhos, mas não veem, Têm ouvidos, mas não ouvem, Nem há respiro
algum nas suas bocas. Semelhantes a eles se tornem os que os fazem, E todos os
que confiam neles...
LIVRO
DE JÓ
INTRODUÇÃO
DO LIVRO. DATA DO LIVRO!!!
O
livro de Gênesis é o primeiro livro da nossa Bíblia, mas isso não quer dizer
ele seja o primeiro para ser escrito. Há várias razões para crer que o livro de
Jó seja de uma data anterior. Talvez o livro de Jó seja o livro mais antigo do
mundo. Vamos observar algumas dessas razões.
A
cabeça da família na época de Jó serviu também como o sacerdote da família.
1:5. Foi assim também na época de Abraão, Isaque e Jacó. Isso indica que Jó
viveu na época deles. Parece que não foi um livro divino escrito para o povo de
Deus ainda, porque Jó pediu um livro assim em oração. 31:35. Não é uma menção
nesse livro dos dez mandamentos nem da lei de Moisés. Também não é uma menção
de Moisés, Abraão, dos juízes, dos reis de Israel nem dos profetas de Israel.
Essa é outra indicação que o livro de Jó foi escrito antes que Moisés escreveu
o Pentateuco.
No
livro de Jó não vemos uma certa nação que é foi separada por Deus para ser a
sua nação particular, como Israel. Então é uma razão para crer que Jó viveu
antes da época da nação de Israel. O tempo total que Jó viveu foi 200 anos ou
mais. 1:2, 32:6, 42:16. Se fosse, isso indicaria que Jó viveu perto da época do
dilúvio e Noé e Sem. Noé viveu 350 anos depois do dilúvio e Sem 502 anos depois
do dilúvio. Então é possível que uma parte da sua vida de Jó sobrepôs a vida de
Noé e Sem.
Também
no livro de Jó achamos muitas coisas sobre a criação do universo. Até Jó falou
sobre Beemote e Leviatã. Mostra que a ele teve contato com as pessoas que
conheceram esta história pessoalmente. Estes animais gigantes (dinossauros)
ainda estavam na terra na época de Jó? Tudo indica que seja. Então isso mostra
que estes animais não estavam extintos ainda totalmente. Porque a extinção
destes animais levou um bom tempo depois do dilúvio.
TERRA
DE UZ:
Onde
ficou a terra de Uz não é sabido com certeza absoluta. Lamentações 4:21 diz:
“Regozija-te e alegra-te, ó filha de Edom, que habitas na terra de Uz”. Este
versículo indica que a terra de Uz ficou em Edom (a terra de Esaú). Edom, que
foi depois chamado Iduméia, ficou para o sudoeste e sudeste do Mar Morto. Então
parece que a terra de Uz ficou nesta região.
QUEM
FOI JÓ?
Provavelmente
viveu no tempo de Abraão ou um pouco mais cedo. A septuaginta diz que Jó é
igual ao rei Joabe em Gênesis 36:33. É a verdade? Veja os quatro amigos de Jó.
Elifaz: Gênesis 36:11, parente de Esaú? Bildade: Gênesis 25:2, descendente de
Abraão? Zofar: o naamatita, habitante de Naama? Eliú: o buzita, Gênesis
22:20-21. Parente de Abraão? Observa também o nome Uz. Qual tipo de homem foi
Jó?
Veja
Jó 1:1-5. - Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem
íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal. E nasceram-lhe sete filhos
e três filhas. E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos,
quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os
servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do
oriente. E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por
sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. Sucedia,
pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os
santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o
número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura pecaram meus filhos, e
amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.
AUTOR
DO LIVRO
Do
jeito que o autor escreve sobre as conversas entre Jó e seus amigos indica que
o autor foi uma testemunha ocular. Muitos acham que o autor foi Moisés. Mas
isso é improvável por causa da razão falada acima. Faz mais sentido que Jó
mesmo é o autor do livro. Jó mesmo falou seu desejo que passou na vida dele
fosse escrito. Jó 19:23-24...
PROPÓSITO
DO LIVRO
Há várias opiniões sobre este assunto, o
propósito do livro. O propósito que faz mais sentido é: o mistério do
sofrimento. Jó sofreu, isso é óbvio. Mas, para Jó, o seu sofrimento era um
mistério. Ele não soube a conversa entre Deus e Jó que provocou seu sofrimento.
Deus não revelou a ele o propósito do seu sofrimento nem quando estava no meio
dele. Se Jó é o autor do livro, ele não soube nada disso até o fim da vida
dele. Muita coisa passa na vida do crente sem saber o que Deus faz. Temos que
seguir e aguentar pela fé. Se soubesse, não seria fé. Também nós os crentes
temos que entender que Deus é soberano e não a nós explicações. Deus tem
direito soberano para fazer conforme a Sua vontade!!!
NÃO
SAIA DA PORTA: MENSAGEM DE LÓ!!!
1º
O que é porta na bíblia? – “Gênesis 28. 1,17 (verso 17 - E temeu, e disse: quão
terrível é este lugar! este não é outro lugar senão a casa de deus; e esta é a
porta dos céus)”. – “João 10.9 - Jesus diz assim, eu sou a porta; se alguém
entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens”. - 1º
EXEMPLO: a vida de Jó – 1.1/31.14 - Ele era um homem sincero, reto, e
temente a Deus, e desviava do mal, foi exemplo de integridade e paciência. -
Era o homem mais rico do oriente. - COMEÇOU A PERDER TUDO: 1º Perdeu
todos os seus bens. (Queimaram suas terras e suas ovelhas, roubaram seus gados,
suas jumentas e seus camelos). - 2º Morreram seus sete filhos e suas três
filhas (sobreveio um vento e derrubou sua casa soterrando e matando seus
filhos). - 3º Perdeu a saúde (sua pele ficou vestida de pús e bicho de mosca).
(Jó 2.7,8 / Jó 7.5). - Mas Deus restitui a ele o dobro jó 42.10.
CONCLUSÃO: Jó declarou não vou sair da porta, não
importa o que aconteça eu não vou sair da porta, não vou abandonar o lugar onde
Deus me colocou. Mas Deus restitui o dobro do que ele perdeu. (jó 42.10). –
“Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe
deu em dobro tudo o que tinha antes”. - NÃO SAIA DA PORTA MEU IRMÃO!!!
2º
EXEMPLO: o paralítico da porta do templo chamada Formosa atos 3.1 a 10... (segundo a
historia era um crente, chamado
Demétrius). - 1º TODOS OS DIAS ELE ESTAVA A PORTA DO TEMPLO: Chamada
também a porta de Nicanor ou porta de coríntios, uma porta que brilhava como
ouro, e era a porta principal do templo. - 2º DECLARAÇÃO DE PEDRO E JOÃO:
ouro e prata eu não tenho, mas o que eu tenho eu te dou em nome de Jesus Cristo
“LEVANTA E ANDA”. (tem dia que o óleo esta no pastor, mas tem dia que o
pastor esta no óleo. neste dia Pedro estava no óleo).
3º
ELE ESPERA RECEBER ALGO: Quando
você esta na porta, você pode esperar que um dia a bênção vem, e aquele dia a bênção veio ela chegou, e ele entrou pelo templo com suas próprias pernas,
dançando, pulando e louvando a Deus. ”amém!”. - CONCLUSÃO: Meu irmão
fica na porta, pois a bênção esta chegando, aleluia este é o lugar que Deus
escolheu para te abençoar.
PARA
PENSAR: E se
naquele dia em que o óleo estava em Pedro, e Pedro estava no óleo ele faltasse,
ele perderia sua bênção. Agora imagina a luta para naquele dia ele estar ali,
para receber naquele dia a bênção de Deus. ”amém”. MEU IRMÃO NÃO SAIA DA
PORTA!!!
OUTRO
EXEMPLO: Havia
um homem chamado Simeão que esperava todos os dias da sua vida na porta do
templo. Lucas 2.25,38. O Espírito Santo tinha dito a ele que não morreria sem
ver a sua salvação sem ver Cristo o ungido do Senhor... Ele foi para a porta do
templo todos os dias esperando sua salvação, estarei esperando por ele. Talvez
tenha demorado um bom tempo, mas ele já velho não desistiu, e viu Jesus
chegando ao templo e disse; “MEUS OLHOS HOJE VIRAM MINHA SALVAÇÃO”.
OUTRO
EXEMPLO ANA: Era
uma viúva que profetizava sobre Jesus. Ela tinha vivido sete anos com o marido
e estava viúva á oitenta e quatro anos. Com uma única motivação servir a Deus.
Não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e oração, de dia e de
noite, e quando ela vê Jesus dava graças a Deus, pois ali estava se cumprindo
suas profecias, profetizada há oitenta e quatro anos.
CONCLUSÃO: meu irmão não saia da porta, mesmo que
esteja demorando, mas um dia ele vira até você. E você vai poder dizer como
Simeão meus olhos estão vendo a minha salvação. E como Ana você vai glorificar
e dar graças a Deus por cumprir na sua vida as profecias e promessas de Deus
amém! - NÃO SAIA DA PORTA MEU IRMÃO!!!
O
QUE QUER DIZER O TERMO NÃO SAIR DA PORTA? - 1º - VOLTAR SEMPRE PARA DEUS: (significado do nome de jó). Não importa o
que você esteja passando suas lutas e dificuldades. Sua vida se esta em pecado,
se esta fraco. Há sempre uma oportunidade, uma esperança de Deus para você
começar de novo. RECOMEÇA MEU IRMÃO!!! Sacode vai...
2º
NÃO SAIR DO LUGAR DA BÊNÇÃO: O seu
adversário vai querer te tirar do lugar onde Deus estabeleceu como estatuto
perpetuo de abençoar todo aquele que: Se humilhar, orar, buscar sua face, e se
converter dos seus maus caminhos. - Pois ele escolheu este lugar para estarem
abertos os seus olhos, atentos os seus ouvidos, colocou e empenhou seu nome... E
na sua casa colocou fixo os seus olhos e o seu coração todos os dias. 2º
crônicas 7.11 a 22.
3º
NÃO SAIR DA VONTADE DE DEUS OU PLANO DE DEUS: Neste lugar Deus reservou algo tremendo
nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o
que; DEUS PREPAROU PARA TE DAR NESTE LUGAR. ”amém”. 1º cor 2.9. - NÃO
SAIA DA PORTA MEU IRMÃO!!!
OUTRO
EXEMPLO MORDECAI (ELE NÃO SAIA DA PORTA): Vivia no reino onde o corneteiro
(arauto) subia na torre e tocava o arauto as 10:00 horas... Era o toque de
recolher, mas Mordecai ficava mais um pouco na porta. Até que um dia descobre
uma conspiração para matar o rei Assuero, avisa ao comandante da guarda que vai
e prende e enforca os dois eunucos. Ele não fala nada com o rei, mas escreve no
livro das memórias do rei.
Todos
os dias o filho caçula do diabo chamado Hamã, passava pela porta do palácio e
gostava que todos curvassem para adorá-lo menos Mordecai que curvava e adorava
somente o Deus de Israel. Por isso aconselhado por sua mulher Zeres preparou
uma forca e planejou enforca-lo no monte, e não dormiu de noite de ansiedade
para matar Mordecai. Enquanto o diabo tira o sono de seu servo com sede de
vingança, Deus coloca uma insônia no rei Assuero. O rei chama seu eunuco e
pergunta o que ele deveria fazer, e o eunuco aconselha a ler o livro de memoria
do rei. O rei abre o livro na pagina onde esta escrito o feito de Mordecai, e
ele pensa este homem é um herói, salvou minha vida e eu não sabia, tenho que
recompensa-lo.
NÃO
SAIA DA PORTA UM IRMÃO!!!
No
outro dia Hamã chega diante do rei, para preparar a morte de Mordecai, e o rei
conta para ele que tinha um herói no seu reino que precisava ser recompensado.
E Hamã pergunta como? Naquele momento Mordecai estava assentado na porta do
rei, quando foi chamado pelo rei para receber sua recompensa. (Ester - 6.8 a
11):
1º
COM A VESTIMENTA REAL (pois
aquele que permanece na porta é vestido de gloria). 2º PARA MONTAR NO CAVALO
QUE O REI esta acostumado a montar (se torna co-participante da gloria do
rei ). 3º PARA RECEBER A COROA DO REI
(é revestido de autoridade). 4º UM PRÍNCIPE DEVERIA GUIAR SEU CAVALO pelo reino para que todos possam ver a
sua honra. (recebera dupla honra e aqueles que te humilharam serão humilhados).
5º SEU INIMIGO HAMÃ É ENFORCADO NA SUA PRÓPRIA FORCA. (nenhuma arma
forjada contra ti prosperara). E seus inimigos serão dissipados e fugirão de ti
aqueles que te aborrecem. (num 10.35).
CONCLUSÃO: Agora eu te pergunto e se naquele dia da
conspiração contra o rei Mordecai não estivesse na porta. (não seria o herói).
E se naquele dia não estivesse assentado na porta. (não seria recompensado)...
PORTANTO MEU IRMÃO NÃO SAIA DA
PORTA.
LIVRO
DE SALMOS:
O
livro de Salmos testemunha a relação vibrante que existia entre o Deus de
Israel e o seu antigo povo do concerto. Embora o Antigo Testamento retrate o
povo de Israel sob luz negativa, os Salmos demonstram que havia muitos na
comunidade do concerto que confiavam no Senhor e, obedientes, o serviam.
O
saltério contém as orações e hinos dessas pessoas que buscavam a Deus como
refugio no meio da tempestade e experimentavam, repetidas vezes, a intervenção
pessoal de Deus na vida. Os Salmos diferem do restante do Antigo Testamento.
Temos a lei de Deus proclamada por Moisés, às narrativas inspiradas dos
procedimentos históricos de Deus com o povo, os conselhos divinos sobre a vida
prática revelada por sábios e as mensagens de julgamento e salvação entregues
por profetas divinamente comissionados.
Em
vez de ser a palavra direta de Deus para o povo, os Salmos contêm as expressões
de fé em Deus e as reações à auto-revelação de Deus em palavras e ações. Ao
mesmo tempo, devemos entender que estas orações e hinos oferecidos a Deus
também são a palavra de Deus para os homens e mulheres, embora em sentido
indireto. O próprio Deus moveu os salmistas a orar e cantar. Por essas palavras
aprendemos muito sobre o caráter divino e como Ele se relaciona com o mundo e o
seu povo.
Como
as outras porções da Bíblia supramencionadas, o livro dos Salmos é plenamente
inspirado (ou “soprado por Deus”) e por isso é proveitoso “para ensinar, para
redarguir, para corrigir, para instruir em justiça” (2 Tm 3.16). Há vários
tipos de salmos no saltério. Os mais comuns são os lamentos ou Salmos de
petição e os cânticos de louvor. Nos cânticos de louvor há cânticos de ação de
graças, oferecidos com relação a um ato específico e normalmente recente da
intervenção divina, e hinos, que elogiam a Deus em condições mais gerais pela
sua bondade ao longo da história.
Muitos salmos tratam de temas particulares,
como os salmos régios (que enfatizam o rei e a sua relação com Deus), os salmos
de entronização (que descrevem o Senhor reinando sobre o mundo), os cânticos de
Sião (que celebram a grandeza de Jerusalém, a cidade escolhida por Deus como
residência terrena) e os salmos sapienciais (os quais, como Provérbios,
contrastam os estilos de vida e destinos de justos e injustos).
LIVRO
DE PROVÉRBIOS:
O
principal autor destes provérbios foi Salomão (Provérbios 1:1; 10:1; 25:1), que
também escreveu muitos outros provérbios e cânticos que não foram preservados
para nós. Sobre Salomão, um homem extremamente inteligente e sábio, o autor de
1 Reis disse: “Deu também Deus a Salomão sabedoria, grandíssimo entendimento e
larga inteligência como a areia que está na praia do mar.
Era
a sabedoria de Salomão maior do que a de todos os do Oriente e do que toda a
sabedoria dos egípcios. Era mais sábio do que todos os homens, mais sábio do
que Etã, ezraíta, e do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol; e correu a sua
fama por todas as nações em redor. Compôs três mil provérbios, e foram os seus
cânticos mil e cinco.
Discorreu
sobre todas as plantas, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que
brota do muro; também falou dos animais e das aves, dos répteis e dos peixes. “De
todos os povos vinha gente a ouvir a sabedoria de Salomão, e também enviados de
todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria” (1 Reis 4:29-34).
Alguns
dos provérbios foram escritos por autores anônimos ou desconhecidos para nós.
Agur (Provérbios 30:1) e Lemuel (Provérbios 31:1) são identificados como homens
de Massá (possivelmente descendentes de Ismael, filho de Abraão - veja Gênesis
25:12-14). Outros são atribuídos aos sábios, sem mais detalhes (Provérbios
22:17; 24:23)...
O tema fundamental do livro de Provérbios
pode ser facilmente compreendido na leitura do capítulo 9. Neste capítulo, a
Sabedoria e a Loucura são personificadas como duas mulheres que usam as mesmas
palavras para convidar os simples a entrarem nas suas casas. A Sabedoria chama:
“Quem é simples, volte-se para aqui” (Provérbios 9:4). Ela continua com uma
explicação das vantagens que ela oferece, concluindo com este resumo: “O temor
do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.
Porque por mim se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te acrescentarão”
(Provérbios 9:10-11)...
LIVRO
ECLESIASTES:
O
livro de Eclesiastes, tal como Jó, recusa-se a dar respostas fáceis às questões
difíceis da vida. Tal é o pessimismo em suas páginas que muitos estudiosos
questionam a ortodoxia (doutrina ou sistema teológico implantado como único e
verdadeiro pela Igreja; dogmatismo religioso). do autor e até mesmo a
canonicidade (característica ou qualidade do que é canônico; legitimidade,
veracidade) do livro. O nome Eclesiastes vem da tradução para o grego do nome
hebraico que consta no primeiro verso do livro: (qōheleṯ).
O nome qōheleṯ vem da raiz da palavra qahal que significa
“aquele que convoca uma assembleia” provavelmente com o intuito de pregar para
ela, daí algumas traduções deste livro para “O Pregador”.
A
autoria é tradicionalmente atribuída a Salomão em virtude dos dois primeiros
versos do livro, mas desde a Reforma, alguns estudiosos protestantes datam
Eclesiastes a uma época posterior a Salomão. Além disso, o termo “filho de
Davi” pode indicar qualquer descendente do rei Davi e não necessariamente
Salomão. Outro aspecto que depõe contra a autora salomônica é a utilização de
um pseudônimo, e, a afirmação em 1:16 e 2:9 de que ele ultrapassou todos os
reis que governaram Jerusalém antes dele não faria muito sentido se Davi fosse
o único antecessor.
A autoria salomônica não é totalmente
descartável, entretanto os argumentos contrários são suficientes para termos
cautela ao quanto ao autor de Eclesiastes. O uso de qōheleṯ
na terceira pessoa pode sugerir que o autor anônimo se refira a Salomão. E,
neste caso, sendo qōheleṯ Salomão o autor do livro poderia ter
vivido em uma época posterior.
LIVRO
DE CANTARES DE SALOMÃO:
Autor:
De acordo com o primeiro versículo, Salomão escreveu o Livro de Cantares de
Salomão. Este cântico é um dos 1.005 que Salomão escreveu (1 Reis 4:32). Um dos
títulos deste livro, “Cântico dos Cânticos”, é um superlativo, ou seja, serve
para indicar que este é o melhor. Quando foi escrito: Salomão provavelmente
escreveu esse cântico durante a primeira parte de seu reinado. Isso colocaria a
data de composição por volta de 965 AC.
Propósito:
O Livro de Cantares de Salomão é um poema lírico escrito para exaltar as
virtudes do amor entre um marido e sua esposa. O poema claramente apresenta o
casamento como um plano de Deus. Um homem e uma mulher devem viver juntos
dentro do contexto do casamento, amando um ao outro espiritualmente,
emocionalmente e fisicamente. Este livro combate dois extremos: o ascetismo (a
negação de todo o prazer) e hedonismo (busca do prazer somente). O casamento
exemplificado em Cantares de Salomão é um modelo de atenção, empenho e prazer.
Resumo:
A poesia toma a forma de um diálogo entre um marido (o rei) e sua esposa (a
Sulamita). Podemos dividir o livro em três seções: o namoro (1:1-3:5), o
casamento (3:6-5:1) e a maturação do casamento (5:2-8:14). A canção começa
antes do casamento, mostrando como a noiva anseia para estar com seu noivo e
receber suas carícias íntimas. No entanto, ela aconselha a deixar que o amor se
desenvolva naturalmente, em seu próprio tempo. O rei elogia a beleza da
Sulamita, superando os seus sentimentos de insegurança sobre sua aparência. A
Sulamita tem um sonho no qual ela perde Salomão e busca por ele em toda a
cidade. Com a ajuda dos guardas da cidade, ela encontra o seu amado e fica com
ele até levá-lo a um local seguro. Ao acordar, ela repete seu conselho para não
forçar o amor.
Na
noite de núpcias, o marido novamente elogia a beleza de sua esposa, e em
linguagem altamente simbólica, a mulher convida o seu cônjuge para participar
de tudo o que ela tem para oferecer. Eles fazem amor e Deus abençoa sua união.
Com a maturação do casamento, o marido e
sua mulher passam por um momento difícil, simbolizado em um outro sonho. Neste
segundo sonho, a Sulamita repulsa seu marido e ele sai. Sentindo-se culpada,
ela procura por ele por toda a cidade; desta vez, no entretanto, ao invés de
ajudá-la, os guardas a espancaram — simbólico de sua consciência pesarosa. As
coisas têm um final feliz, com os amantes se encontrando e se reconciliando. Quando
o cântico termina, o marido e a esposa estão confiantes e seguros em seu amor,
eles cantam sobre a natureza permanente do amor verdadeiro, e deixam claro que
muito querem estar na presença um do outro.
“Deus
te abençoe” Pr Maurílio Souza.
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