MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

LIVROS POETICOS: JÓ – SALMOS – PROVÉRBIOS – ECLESIASTES – CANTARES DE SALOMÃO!!! HISTORIA DE ISRAEL – PARTE VINTE TRÊS!!! EM CONTEXTO TEORICO E PRATICO: LIVRO ON LINE DE PESQUISAS – COMPILAÇÃO – REVELAÇÃO – ADAPTADOS PARA O CONTEXTO DA IGREJA DE NOSSOS DIAS!!!

UM LIVRO ON-LINE QUE TRAZ A HISTORIA DE ISRAEL EM SEU CONTEXTO HISTÓRICO E TEÓRICO A NÍVEL DE INFORMAÇÃO PARA QUE APRENDEMOS E POSSAMOS OBEDECER AO DEUS DE ABRAÃO – ISAQUE – JACO!!! PASTOR – ESCRITOR - HISTORIADOR BÍBLICO – MAURÍLIO SOUZA!!!

Livros Poéticos – 5. Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão. Estes cinco livros que ficam no meio dos livros históricos e proféticos são muitos diferentes do que aquele que vem antes ou depois deles. 

Os livros poéticos não são históricos. Os outros livros são históricos: contam a história do povo de Israel. Estes livros são experimentais. Os livros históricos falam de uma nação como tal, da nação hebraica. Os livros poéticos não tratam da nação de Israel, mas tratam de assuntos individuais do coração. 

Os livros poéticos falam de indivíduos como tais, do coração humano. Os livros poéticos não são a única poesia encontrada no Velho Testamento. Estes livros são o grupo poético de livros. Os livros poéticos falam das experiências da vida, da relação do coração com Deus e da intimidade que o salvo tem com Deus. Podemos achar mensagens lindas tantas para cultos normais e semanais na igreja como de um casamento a um velório, são ricas mensagens que certamente em sua extração edificam em suas riquezas de detalhes...

Observe os livros poéticos individuais. Jó nos ensina como vencer no sofrimento e morrer para nós mesmos. Salmos nos ensinam como é a vida nova em Cristo que se manifesta em várias virtudes divinas. Provérbios nos ensinam a sabedoria divina aplicada para nossa vida aqui na terra. Eclesiastes nos ensina que nada aqui em baixo do sol dá a satisfação e felicidade verdadeira. 

Mas que o sentimento certo da vida é temer a Deus e guardar os seus mandamentos. Este é o dever de todo o homem. Cantares de Salomão nos ensina de maneira simbólica como é o amor e a intimidade da comunhão com Cristo aqui no mundo. Nenhum crente (salvo) chega para esta comunhão com Cristo sem passar pelas outras coisas primeiro.

POESIA HEBRAICA

Devemos dizer algumas palavras sobre a natureza da poesia hebraica. Porque ela difere muito da poesia encontrada no mundo em vários dos seus aspectos.
Uma grande parte da poesia do mundo apoia-se na rima e no ritmo de tempo. Na rima atingimos o prazer da concordância fonética. No ritmo atingimos o prazer da concordância métrica. Mas na poesia hebraica não é a rima nem o ritmo de sons, mas é o paralelismo de ideias ou verdades. Isso pode ser de três maneiras: completivo, contrastante e construtivo. Destes livros pode-se tirar varias mensagens edificantes e praticas do dia a dia!!!

Exemplos do escrito construtivo: Provérbios 30:17 - Os gafanhotos não têm rei; e contudo todos saem, e em bandos se repartem; - Salmo 21:1-2, - O rei se alegra em tua força, SENHOR; e na tua salvação grandemente se regozija. Cumpriste-lhe o desejo do seu coração, e não negaste as súplicas dos seus lábios. - Salmo20:7-8. - Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé. São que constroem em nós uma linha de raciocínio que edifica nosso pensamento e caráter, são edificadores colocam aquilo que falta no sentido de nossa vida espiritual e secular...

 O belo desenvolvimento dos versículos é facilmente perceptível. Naturalmente, ainda tratando dos paralelos construtivos, devemos observar que existem variedades deles. Por exemplo, há o paralelismo introvertido. Salmo 135:15-18. Veja em baixo. Vemos aqui que o primeiro versículo corresponde ao último, pois no primeiro lemos os ídolos dos gentios e no último aparece simplesmente um outro nome para os gentios, a saber, todos os que confiam neles (nos ídolos). A seguir, observamos que o segundo versículo corresponde ao penúltimo, pois ambos falam da feitura de ídolos (num caso, a obra; no outro, os feitores). “Os ídolos dos gentios são prata o ouro, Obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; Têm olhos, mas não veem, Têm ouvidos, mas não ouvem, Nem há respiro algum nas suas bocas. Semelhantes a eles se tornem os que os fazem, E todos os que confiam neles...

LIVRO DE JÓ

INTRODUÇÃO DO LIVRO. DATA DO LIVRO!!!

O livro de Gênesis é o primeiro livro da nossa Bíblia, mas isso não quer dizer ele seja o primeiro para ser escrito. Há várias razões para crer que o livro de Jó seja de uma data anterior. Talvez o livro de Jó seja o livro mais antigo do mundo. Vamos observar algumas dessas razões.

A cabeça da família na época de Jó serviu também como o sacerdote da família. 1:5. Foi assim também na época de Abraão, Isaque e Jacó. Isso indica que Jó viveu na época deles. Parece que não foi um livro divino escrito para o povo de Deus ainda, porque Jó pediu um livro assim em oração. 31:35. Não é uma menção nesse livro dos dez mandamentos nem da lei de Moisés. Também não é uma menção de Moisés, Abraão, dos juízes, dos reis de Israel nem dos profetas de Israel. Essa é outra indicação que o livro de Jó foi escrito antes que Moisés escreveu o Pentateuco.

No livro de Jó não vemos uma certa nação que é foi separada por Deus para ser a sua nação particular, como Israel. Então é uma razão para crer que Jó viveu antes da época da nação de Israel. O tempo total que Jó viveu foi 200 anos ou mais. 1:2, 32:6, 42:16. Se fosse, isso indicaria que Jó viveu perto da época do dilúvio e Noé e Sem. Noé viveu 350 anos depois do dilúvio e Sem 502 anos depois do dilúvio. Então é possível que uma parte da sua vida de Jó sobrepôs a vida de Noé e Sem.

Também no livro de Jó achamos muitas coisas sobre a criação do universo. Até Jó falou sobre Beemote e Leviatã. Mostra que a ele teve contato com as pessoas que conheceram esta história pessoalmente. Estes animais gigantes (dinossauros) ainda estavam na terra na época de Jó? Tudo indica que seja. Então isso mostra que estes animais não estavam extintos ainda totalmente. Porque a extinção destes animais levou um bom tempo depois do dilúvio.

TERRA DE UZ:

Onde ficou a terra de Uz não é sabido com certeza absoluta. Lamentações 4:21 diz: “Regozija-te e alegra-te, ó filha de Edom, que habitas na terra de Uz”. Este versículo indica que a terra de Uz ficou em Edom (a terra de Esaú). Edom, que foi depois chamado Iduméia, ficou para o sudoeste e sudeste do Mar Morto. Então parece que a terra de Uz ficou nesta região.

QUEM FOI JÓ?

Provavelmente viveu no tempo de Abraão ou um pouco mais cedo. A septuaginta diz que Jó é igual ao rei Joabe em Gênesis 36:33. É a verdade? Veja os quatro amigos de Jó. Elifaz: Gênesis 36:11, parente de Esaú? Bildade: Gênesis 25:2, descendente de Abraão? Zofar: o naamatita, habitante de Naama? Eliú: o buzita, Gênesis 22:20-21. Parente de Abraão? Observa também o nome Uz. Qual tipo de homem foi Jó? 

Veja Jó 1:1-5. - Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal. E nasceram-lhe sete filhos e três filhas. E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente. E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.

AUTOR DO LIVRO

Do jeito que o autor escreve sobre as conversas entre Jó e seus amigos indica que o autor foi uma testemunha ocular. Muitos acham que o autor foi Moisés. Mas isso é improvável por causa da razão falada acima. Faz mais sentido que Jó mesmo é o autor do livro. Jó mesmo falou seu desejo que passou na vida dele fosse escrito. Jó 19:23-24...

PROPÓSITO DO LIVRO

Há várias opiniões sobre este assunto, o propósito do livro. O propósito que faz mais sentido é: o mistério do sofrimento. Jó sofreu, isso é óbvio. Mas, para Jó, o seu sofrimento era um mistério. Ele não soube a conversa entre Deus e Jó que provocou seu sofrimento. Deus não revelou a ele o propósito do seu sofrimento nem quando estava no meio dele. Se Jó é o autor do livro, ele não soube nada disso até o fim da vida dele. Muita coisa passa na vida do crente sem saber o que Deus faz. Temos que seguir e aguentar pela fé. Se soubesse, não seria fé. Também nós os crentes temos que entender que Deus é soberano e não a nós explicações. Deus tem direito soberano para fazer conforme a Sua vontade!!!

NÃO SAIA DA PORTA: MENSAGEM DE LÓ!!!

1º O que é porta na bíblia? – “Gênesis 28. 1,17 (verso 17 - E temeu, e disse: quão terrível é este lugar! este não é outro lugar senão a casa de deus; e esta é a porta dos céus)”. – “João 10.9 - Jesus diz assim, eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens”. - 1º EXEMPLO: a vida de Jó – 1.1/31.14 - Ele era um homem sincero, reto, e temente a Deus, e desviava do mal, foi exemplo de integridade e paciência. - Era o homem mais rico do oriente. - COMEÇOU A PERDER TUDO: 1º Perdeu todos os seus bens. (Queimaram suas terras e suas ovelhas, roubaram seus gados, suas jumentas e seus camelos). - 2º Morreram seus sete filhos e suas três filhas (sobreveio um vento e derrubou sua casa soterrando e matando seus filhos). - 3º Perdeu a saúde (sua pele ficou vestida de pús e bicho de mosca). (Jó 2.7,8 / Jó 7.5). - Mas Deus restitui a ele o dobro jó 42.10.

CONCLUSÃO: Jó declarou não vou sair da porta, não importa o que aconteça eu não vou sair da porta, não vou abandonar o lugar onde Deus me colocou. Mas Deus restitui o dobro do que ele perdeu. (jó 42.10). – “Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes”. - NÃO SAIA DA PORTA MEU IRMÃO!!!

2º EXEMPLO: o paralítico da porta do templo chamada Formosa atos 3.1 a 10... (segundo a historia era um     crente, chamado Demétrius). - 1º TODOS OS DIAS ELE ESTAVA A PORTA DO TEMPLO: Chamada também a porta de Nicanor ou porta de coríntios, uma porta que brilhava como ouro, e era a porta principal do templo. - 2º DECLARAÇÃO DE PEDRO E JOÃO: ouro e prata eu não tenho, mas o que eu tenho eu te dou em nome de Jesus Cristo “LEVANTA E ANDA”. (tem dia que o óleo esta no pastor, mas tem dia que o pastor esta no óleo. neste dia Pedro estava no óleo).

3º ELE ESPERA RECEBER ALGO: Quando você esta na porta, você pode esperar que um dia a bênção vem, e aquele dia a bênção veio ela chegou, e ele entrou pelo templo com suas próprias pernas, dançando, pulando e louvando a Deus. ”amém!”. - CONCLUSÃO: Meu irmão fica na porta, pois a bênção esta chegando, aleluia este é o lugar que Deus escolheu para te abençoar.

PARA PENSAR: E se naquele dia em que o óleo estava em Pedro, e Pedro estava no óleo ele faltasse, ele perderia sua bênção. Agora imagina a luta para naquele dia ele estar ali, para receber naquele dia a bênção de Deus. ”amém”. MEU IRMÃO NÃO SAIA DA PORTA!!!

OUTRO EXEMPLO: Havia um homem chamado Simeão que esperava todos os dias da sua vida na porta do templo. Lucas 2.25,38. O Espírito Santo tinha dito a ele que não morreria sem ver a sua salvação sem ver Cristo o ungido do Senhor... Ele foi para a porta do templo todos os dias esperando sua salvação, estarei esperando por ele. Talvez tenha demorado um bom tempo, mas ele já velho não desistiu, e viu Jesus chegando ao templo e disse; “MEUS OLHOS HOJE VIRAM MINHA SALVAÇÃO”.

OUTRO EXEMPLO ANA: Era uma viúva que profetizava sobre Jesus. Ela tinha vivido sete anos com o marido e estava viúva á oitenta e quatro anos. Com uma única motivação servir a Deus. Não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e oração, de dia e de noite, e quando ela vê Jesus dava graças a Deus, pois ali estava se cumprindo suas profecias, profetizada há oitenta e quatro anos.

CONCLUSÃO: meu irmão não saia da porta, mesmo que esteja demorando, mas um dia ele vira até você. E você vai poder dizer como Simeão meus olhos estão vendo a minha salvação. E como Ana você vai glorificar e dar graças a Deus por cumprir na sua vida as profecias e promessas de Deus amém! - NÃO SAIA DA PORTA MEU IRMÃO!!!

O QUE QUER DIZER O TERMO NÃO SAIR DA PORTA? - 1º - VOLTAR SEMPRE PARA DEUS: (significado do nome de jó). Não importa o que você esteja passando suas lutas e dificuldades. Sua vida se esta em pecado, se esta fraco. Há sempre uma oportunidade, uma esperança de Deus para você começar de novo. RECOMEÇA MEU IRMÃO!!! Sacode vai...

2º NÃO SAIR DO LUGAR DA BÊNÇÃO: O seu adversário vai querer te tirar do lugar onde Deus estabeleceu como estatuto perpetuo de abençoar todo aquele que: Se humilhar, orar, buscar sua face, e se converter dos seus maus caminhos. - Pois ele escolheu este lugar para estarem abertos os seus olhos, atentos os seus ouvidos, colocou e empenhou seu nome... E na sua casa colocou fixo os seus olhos e o seu coração todos os dias. 2º crônicas 7.11 a 22.

3º NÃO SAIR DA VONTADE DE DEUS OU PLANO DE DEUS: Neste lugar Deus reservou algo tremendo nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que; DEUS PREPAROU PARA TE DAR NESTE LUGAR. ”amém”. 1º cor 2.9. - NÃO SAIA DA PORTA MEU IRMÃO!!!

OUTRO EXEMPLO MORDECAI (ELE NÃO SAIA DA PORTA): Vivia no reino onde o corneteiro (arauto) subia na torre e tocava o arauto as 10:00 horas... Era o toque de recolher, mas Mordecai ficava mais um pouco na porta. Até que um dia descobre uma conspiração para matar o rei Assuero, avisa ao comandante da guarda que vai e prende e enforca os dois eunucos. Ele não fala nada com o rei, mas escreve no livro das memórias do rei.

Todos os dias o filho caçula do diabo chamado Hamã, passava pela porta do palácio e gostava que todos curvassem para adorá-lo menos Mordecai que curvava e adorava somente o Deus de Israel. Por isso aconselhado por sua mulher Zeres preparou uma forca e planejou enforca-lo no monte, e não dormiu de noite de ansiedade para matar Mordecai. Enquanto o diabo tira o sono de seu servo com sede de vingança, Deus coloca uma insônia no rei Assuero. O rei chama seu eunuco e pergunta o que ele deveria fazer, e o eunuco aconselha a ler o livro de memoria do rei. O rei abre o livro na pagina onde esta escrito o feito de Mordecai, e ele pensa este homem é um herói, salvou minha vida e eu não sabia, tenho que recompensa-lo.
NÃO SAIA DA PORTA UM IRMÃO!!!

No outro dia Hamã chega diante do rei, para preparar a morte de Mordecai, e o rei conta para ele que tinha um herói no seu reino que precisava ser recompensado. E Hamã pergunta como? Naquele momento Mordecai estava assentado na porta do rei, quando foi chamado pelo rei para receber sua recompensa. (Ester - 6.8 a 11):

1º COM A VESTIMENTA REAL (pois aquele que permanece na porta é vestido de gloria). 2º PARA MONTAR NO CAVALO QUE O REI esta acostumado a montar (se torna co-participante da gloria do rei ).  3º PARA RECEBER A COROA DO REI (é revestido de autoridade).  4º UM PRÍNCIPE DEVERIA GUIAR SEU CAVALO pelo reino para que todos possam ver a sua honra. (recebera dupla honra e aqueles que te humilharam serão humilhados). 5º SEU INIMIGO HAMÃ É ENFORCADO NA SUA PRÓPRIA FORCA. (nenhuma arma forjada contra ti prosperara). E seus inimigos serão dissipados e fugirão de ti aqueles que te aborrecem. (num 10.35).

CONCLUSÃO: Agora eu te pergunto e se naquele dia da conspiração contra o rei Mordecai não estivesse na porta. (não seria o herói). E se naquele dia não estivesse assentado na porta. (não seria recompensado)...

PORTANTO MEU IRMÃO NÃO SAIA DA PORTA.

LIVRO DE SALMOS:

O livro de Salmos testemunha a relação vibrante que existia entre o Deus de Israel e o seu antigo povo do concerto. Embora o Antigo Testamento retrate o povo de Israel sob luz negativa, os Salmos demonstram que havia muitos na comunidade do concerto que confiavam no Senhor e, obedientes, o serviam. 

O saltério contém as orações e hinos dessas pessoas que buscavam a Deus como refugio no meio da tempestade e experimentavam, repetidas vezes, a intervenção pessoal de Deus na vida. Os Salmos diferem do restante do Antigo Testamento. Temos a lei de Deus proclamada por Moisés, às narrativas inspiradas dos procedimentos históricos de Deus com o povo, os conselhos divinos sobre a vida prática revelada por sábios e as mensagens de julgamento e salvação entregues por profetas divinamente comissionados.

Em vez de ser a palavra direta de Deus para o povo, os Salmos contêm as expressões de fé em Deus e as reações à auto-revelação de Deus em palavras e ações. Ao mesmo tempo, devemos entender que estas orações e hinos oferecidos a Deus também são a palavra de Deus para os homens e mulheres, embora em sentido indireto. O próprio Deus moveu os salmistas a orar e cantar. Por essas palavras aprendemos muito sobre o caráter divino e como Ele se relaciona com o mundo e o seu povo.

Como as outras porções da Bíblia supramencionadas, o livro dos Salmos é plenamente inspirado (ou “soprado por Deus”) e por isso é proveitoso “para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça” (2 Tm 3.16). Há vários tipos de salmos no saltério. Os mais comuns são os lamentos ou Salmos de petição e os cânticos de louvor. Nos cânticos de louvor há cânticos de ação de graças, oferecidos com relação a um ato específico e normalmente recente da intervenção divina, e hinos, que elogiam a Deus em condições mais gerais pela sua bondade ao longo da história.

Muitos salmos tratam de temas particulares, como os salmos régios (que enfatizam o rei e a sua relação com Deus), os salmos de entronização (que descrevem o Senhor reinando sobre o mundo), os cânticos de Sião (que celebram a grandeza de Jerusalém, a cidade escolhida por Deus como residência terrena) e os salmos sapienciais (os quais, como Provérbios, contrastam os estilos de vida e destinos de justos e injustos).

LIVRO DE PROVÉRBIOS:

O principal autor destes provérbios foi Salomão (Provérbios 1:1; 10:1; 25:1), que também escreveu muitos outros provérbios e cânticos que não foram preservados para nós. Sobre Salomão, um homem extremamente inteligente e sábio, o autor de 1 Reis disse: “Deu também Deus a Salomão sabedoria, grandíssimo entendimento e larga inteligência como a areia que está na praia do mar.

Era a sabedoria de Salomão maior do que a de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios. Era mais sábio do que todos os homens, mais sábio do que Etã, ezraíta, e do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol; e correu a sua fama por todas as nações em redor. Compôs três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco.

Discorreu sobre todas as plantas, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que brota do muro; também falou dos animais e das aves, dos répteis e dos peixes. “De todos os povos vinha gente a ouvir a sabedoria de Salomão, e também enviados de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria” (1 Reis 4:29-34).
Alguns dos provérbios foram escritos por autores anônimos ou desconhecidos para nós. Agur (Provérbios 30:1) e Lemuel (Provérbios 31:1) são identificados como homens de Massá (possivelmente descendentes de Ismael, filho de Abraão - veja Gênesis 25:12-14). Outros são atribuídos aos sábios, sem mais detalhes (Provérbios 22:17; 24:23)...

O tema fundamental do livro de Provérbios pode ser facilmente compreendido na leitura do capítulo 9. Neste capítulo, a Sabedoria e a Loucura são personificadas como duas mulheres que usam as mesmas palavras para convidar os simples a entrarem nas suas casas. A Sabedoria chama: “Quem é simples, volte-se para aqui” (Provérbios 9:4). Ela continua com uma explicação das vantagens que ela oferece, concluindo com este resumo: “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência. Porque por mim se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te acrescentarão” (Provérbios 9:10-11)...

LIVRO ECLESIASTES:

O livro de Eclesiastes, tal como Jó, recusa-se a dar respostas fáceis às questões difíceis da vida. Tal é o pessimismo em suas páginas que muitos estudiosos questionam a ortodoxia (doutrina ou sistema teológico implantado como único e verdadeiro pela Igreja; dogmatismo religioso). do autor e até mesmo a canonicidade (característica ou qualidade do que é canônico; legitimidade, veracidade) do livro. O nome Eclesiastes vem da tradução para o grego do nome hebraico que consta no primeiro verso do livro: (qōhele). O nome qōhele vem da raiz da palavra qahal que significa “aquele que convoca uma assembleia” provavelmente com o intuito de pregar para ela, daí algumas traduções deste livro para “O Pregador”.

A autoria é tradicionalmente atribuída a Salomão em virtude dos dois primeiros versos do livro, mas desde a Reforma, alguns estudiosos protestantes datam Eclesiastes a uma época posterior a Salomão. Além disso, o termo “filho de Davi” pode indicar qualquer descendente do rei Davi e não necessariamente Salomão. Outro aspecto que depõe contra a autora salomônica é a utilização de um pseudônimo, e, a afirmação em 1:16 e 2:9 de que ele ultrapassou todos os reis que governaram Jerusalém antes dele não faria muito sentido se Davi fosse o único antecessor.

A autoria salomônica não é totalmente descartável, entretanto os argumentos contrários são suficientes para termos cautela ao quanto ao autor de Eclesiastes. O uso de qōhele na terceira pessoa pode sugerir que o autor anônimo se refira a Salomão. E, neste caso, sendo qōhele Salomão o autor do livro poderia ter vivido em uma época posterior.

LIVRO DE CANTARES DE SALOMÃO:

Autor: De acordo com o primeiro versículo, Salomão escreveu o Livro de Cantares de Salomão. Este cântico é um dos 1.005 que Salomão escreveu (1 Reis 4:32). Um dos títulos deste livro, “Cântico dos Cânticos”, é um superlativo, ou seja, serve para indicar que este é o melhor. Quando foi escrito: Salomão provavelmente escreveu esse cântico durante a primeira parte de seu reinado. Isso colocaria a data de composição por volta de 965 AC.

Propósito: O Livro de Cantares de Salomão é um poema lírico escrito para exaltar as virtudes do amor entre um marido e sua esposa. O poema claramente apresenta o casamento como um plano de Deus. Um homem e uma mulher devem viver juntos dentro do contexto do casamento, amando um ao outro espiritualmente, emocionalmente e fisicamente. Este livro combate dois extremos: o ascetismo (a negação de todo o prazer) e hedonismo (busca do prazer somente). O casamento exemplificado em Cantares de Salomão é um modelo de atenção, empenho e prazer.

Resumo: A poesia toma a forma de um diálogo entre um marido (o rei) e sua esposa (a Sulamita). Podemos dividir o livro em três seções: o namoro (1:1-3:5), o casamento (3:6-5:1) e a maturação do casamento (5:2-8:14). A canção começa antes do casamento, mostrando como a noiva anseia para estar com seu noivo e receber suas carícias íntimas. No entanto, ela aconselha a deixar que o amor se desenvolva naturalmente, em seu próprio tempo. O rei elogia a beleza da Sulamita, superando os seus sentimentos de insegurança sobre sua aparência. A Sulamita tem um sonho no qual ela perde Salomão e busca por ele em toda a cidade. Com a ajuda dos guardas da cidade, ela encontra o seu amado e fica com ele até levá-lo a um local seguro. Ao acordar, ela repete seu conselho para não forçar o amor.

Na noite de núpcias, o marido novamente elogia a beleza de sua esposa, e em linguagem altamente simbólica, a mulher convida o seu cônjuge para participar de tudo o que ela tem para oferecer. Eles fazem amor e Deus abençoa sua união.

Com a maturação do casamento, o marido e sua mulher passam por um momento difícil, simbolizado em um outro sonho. Neste segundo sonho, a Sulamita repulsa seu marido e ele sai. Sentindo-se culpada, ela procura por ele por toda a cidade; desta vez, no entretanto, ao invés de ajudá-la, os guardas a espancaram — simbólico de sua consciência pesarosa. As coisas têm um final feliz, com os amantes se encontrando e se reconciliando. Quando o cântico termina, o marido e a esposa estão confiantes e seguros em seu amor, eles cantam sobre a natureza permanente do amor verdadeiro, e deixam claro que muito querem estar na presença um do outro.

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário