MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

HISTORIA IMPRESSIONANTE DA GLORIA DE SALOMÃO ANALOGIA: SALOMÃO E SULAMITA, JESUS CRISTO E IGREJA (NOIVA)!!! HISTORIA DE ISRAEL – PARTE VINTE QUATRO!!! EM CONTEXTO TEORICO E PRATICO: LIVRO ON LINE DE PESQUISAS – COMPILAÇÃO – REVELAÇÃO – ADAPTADOS PARA O CONTEXTO DA IGREJA DE NOSSOS DIAS!!!



UM LIVRO ON-LINE QUE TRAZ A HISTORIA DE ISRAEL EM SEU CONTEXTO HISTÓRICO E TEÓRICO A NÍVEL DE INFORMAÇÃO PARA QUE APRENDEMOS E POSSAMOS OBEDECER AO DEUS DE ABRAÃO – ISAQUE – JACO!!! PASTOR – ESCRITOR - HISTORIADOR BÍBLICO – MAURÍLIO SOUZA!!!

A SABEDORIA DE SALOMÃO:

O livro de Cantares não foi escrito apenas, para o amor de Salomão pela Sulamita, e sim para demonstrar o amor de Jeová pela nação de Israel e também o amor de Jesus Cristo pela igreja!!! Para que entendam melhor, é necessário um resumo histórico de quem era Salomão, o que fazia o que tinha o que comia...

Salomão não escreveu apenas três livros: 1Re 4.32 diz: 1005 Cânticos, 3.000 provérbios. Seu pai Davi, teve que fazer guerras, mas assim que passou o trono e não houve guerras. Salomão reinou de 1970 á 1930 – 40 anos de PAZ. Davi profetizou e disse: Chamarás Salomão – Pacífico, paz. Então como não havia guerras, Salomão começou á fazer de Israel a nação mais poderosa da época, em 1Re10. 14 – diz que era retirado nas terras de Israel anualmente – 666 talentos de ouro, o talento é 34 kg – 22.644kg de ouro – 62 kg ouro dia. Além disto, vinham de outras nações negociantes, com presentes á Salomão. Ele era atração, um ímã de bênção e gloria...

Navios de Tarsis desembarcavam nas terras de Salomão, deixando: perfumes, ouro, prata, especiarias... Diz a bíblia: que havia ouro no reino de Salomão, igual figueiras bravas havia nas campinas. Salomão contava com 40.000 cavalos importados: não eram cavalos comuns, era de sangue puro, vindo de países como: Arábia, Egito e outras nações...

DIZ O JOSEFO HISTORIADOR EM SEUS TARGUNS:

Que havia 12.000 cavaleiros: 6.000 nas torres de Atalaia, e 6.000 andava com o rei pra todo lado. Os Cavaleiros: vestiam púrpura, tírias, andavam em cavalos brancos, todos com cabeleiras compridas, e nelas eram colocados papelotes de ouro. E quando Salomão ia refrescar os pés, desciam as montanhas para o Riacho, 6.000 o acompanhavam, diz Josefo, que os raios do sol batiam na cabeleira e resplandeciam os rostos, por causa do brilho do ouro. 

Foram gastos treze anos para construir o palácio, por causa de sua vaidade, mais sete anos para fazer o templo de Deus. Havia 1.400 carros de guerra, mesmo sem precisar, ninguém desafia tamanho poder na época. Diz a historia que 60.000 pessoas frequentavam seu palácio diariamente para assentar á grande mesa com o rei. Não eram oferecidos copos de vidro, plásticos e prata, eram de ouro maciço. Para atender o numero de pessoas: 6.730 litros de farinha, mais 100 ovelhas, 30 bois e fora animais de caça.

Como não havia guerras, todos os reis vinham trabalhar no reinado de Salomão e mandavam trabalhadores. A bíblia diz: que eram 153.600 no governo do rei. Sendo que 70.000 subiam montanhas para trazer madeiras de: Cedro, Acácia e Cetim, outros 80.000 subiam montanhas para buscar ouro, prata e pedras preciosas, outros 3.600 eram inspetores, para mandar o povo trabalhar dizendo: Salomão precisa de ouro, mais prata, “Volte-se ao trabalho”. A bíblia diz: que Salomão fez 80.000 taças de ouro, todas foram colocadas á disposição no palácio. Salomão cresceu, tornou-se poderoso, todos queriam ver a face de Salomão, a sua glória.

Segundo a bíblia a rainha de Sabá, foi com sua comitiva e quando chegou ao palácio viu a gloria, a beleza, a sabedoria, a majestade, ela encantou-se á ponto de desmaiar-se. E dizia: Tudo o que ouvi não se compara, aquilo que meus olhos estão vendo. Diziam pelas praças: longa vida ao rei Salomão!!! E encurvados diziam: Não há outro igual á Salomão, e nem haverá!!! Mas eles não conheceram Aquele que era que é, e que há de vir.

Salomão com toda a sua gloria e muito pensador, estudioso, teve ideia: (historia paralela). Preciso conhecer meu povo, caminhar em Jerusalém!!! O povo só o via nas carruagens com vestimentas reais. Decidiu ir disfarçado!!! Pela madrugada diz o historiador My Pearman: Chama os serviçais e diz: tire-me a capa, roupa real. Vou fazer algo diferente: Quero uma roupa de pastor de ovelhas!!! Foi descendo ao palácio, e encontra as sentinelas, e disseram: alto lá pastor de ovelhas aonde vai? Vou conhecer a grandeza do reino de Salomão. (ninguém o reconhecia). Andou o dia inteiro, no fim da tarde, o sol se pondo, ele chegou num lugar onde era a parte mais baixa do reino, chamado Lagar, onde pisava as uvas, para confecção do melhor vinho, que era mandado para o palácio do rei.

Salomão vai entrando no lagar e olha pra trás, vê algo inusitado: Vê sete torres de atalaia, cada torre um jovem com trombeta de ouro e vestido de branco, preparado para tocar!!! Vai entrando no lagar, onde as jovens vestidas de branco, pisavam as uvas de pés descalços o dia todo, para confecção do melhor vinho. Bem de longe avista uma jovem, bela, formosa!!! Salomão se apaixona por ela. A jovem olha para o pastor de ovelhas e ele vai aproximando e diz: Ei moça!!! Conte-me um segredo!!!

Pastor de ovelhas eu posso te contar um segredo, mas, não olheis por eu ser morena (Ct -1.6a), porquanto eu tenho trabalhado no sol do deserto, pisando a uva, para mandar para o palácio do rei.

PORQUE EXISTEM SETE TORRES, SETE TROMBETAS E SETE JOVENS? - Estas torres só estão aí por causa de uma promessa: O rei prometeu que um dia vai vir aqui no lagar, para nos tirar do deserto, e vai nos levar para o seu palácio, e as trombetas só estão aí, porque quando o meu rei voltar às trombetas irão tocar!!!

Moça; Vejo que tua roupa é branca, olho para ti e vejo que em ti não há mancha, não há sujeira em seu vestido. Sabe por quê? Eu trabalho todo o dia esperando o meu rei voltar. Toda tarde desço no riacho, lavo minhas vestes, e deixo-as brancas novamente, e volto, pra cá, porque quando o meu rei voltar, ele não pode encontrar mancha na minha roupa!!!

Salomão insistente diz: Moça; Não sou pastor de ovelhas. Eu sou o rei!!! Vim disfarçado, porquanto entrei em Jerusalém e não fui conhecido, porquanto tu me conheceste e eu vou deixar-lhe uma promessa: Eu vou voltar para meu palácio, vou preparar um lugar para você, vou voltar segunda vez, para que onde eu estiver, estejais vós também...

SALOMÃO TEVE VÁRIOS TIPOS DE MULHERES, MAS AMOU APENAS UMA!!!

Aqui está o segredo: Ct - 1. 6a - 0 “não olheis por eu ser morena” as outras mulheres queriam ficar só no palácio, mas a mulher que o Senhor ama, e esta esperando o arrebatamento é aquela que está: Conquistando terras ainda não conquistadas, aquela que esta no deserto tomando sol pisando as uvas e que a cada dia diz: Está difícil, mas estou esperando o rei voltar!!!

Pisar uva é pra poucos; Sabe por quê? Pisar uva não dá ibope!!! Não dá dinheiro!!! Não trás reconhecimento!!! Não dá mídia!!! Ninguém percebe!!! Expor ao sol não trás ascensão ao seu nome, mas só o nome D´ele!!! Os missionários do campo, não têm ibope, não tem reconhecimento, mas estão pisando uvas debaixo do sol!!! – Eu quero te dizer, Deus só levanta quem pisa uva!!!

No palácio: setecentas mulheres, trezentas concubinas. Existiam virgens!!! As virgens do palácio: virgem não conhecia o rei, virgem só conhece o rei de ouvir falar, nunca dormiu com o rei, nunca passou a noite com o rei, não tem intimidade com o rei: Eu quero te dizer: você que não tem relacionamento com o rei, você vai sentir mal no céu!!! Nunca teve intimidade com o rei! Nunca passou a madrugada com o rei, só conhece de ouvir falar!!!

Certo dia de madrugada se levanta Salomão, e diz: vou sair de novo!!! O serviçal pega a roupa de pastor de ovelhas, Salomão diz: Eu já fui de pastor de ovelhas, agora quero minha roupa de rei minha coroa e carruagem!!! Uma comitiva, alguém diz: Onde vamos? No lagar; Mas lagar não é lugar de rei!!! Mas é o lugar onde está minha noiva!!! Mas o senhor vai buscar uma virgem? É virgem; Mas é A virgem. Ela é formosa como a lua brilhante como o sol, formidável com exército, com Bandeiras!!!

1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, na sétima trombeta: A Sulamita para de pisar as uvas, olha para sua roupa, para ver se tem alguma mancha. E ela brada em alta voz: Ei-lo aí, eis que ouço á voz do meu Amado!!! O meu Amado é semelhante ao gamo, o meu amado é semelhante ao filho da gazela. Salomão ouve a voz da sua amada!!! E brada com alta voz: Eis que ouço a voz da minha amada!!! Ct 2.10: levanta amada minha, levanta formosa minha... Já passou o inverno, a chuva já se foi, apareceu ás flores da terra, o tempo de cantar chegou, o tempo de dançar chegou, eis a voz do teu amado, que vem saltando pelos montes, meus cabelos brancos como a neve, e olhos como chamas de fogo...

O rei esta voltando para buscar uma igreja exposta ao sol do deserto!!! O Sol escaldante das dificuldades e privações é pra você, Sulamita do Senhor, não desista, aguenta mais um pouquinho!!! Fica firme!!!

O REI ESTA VOLTANDO

Os fiéis são trasladados. Seu trabalho aqui findou. A carreira desses santos. Nesta vida já cessou. Do Senhor os bons ceifeiros. Terminaram o seu labor. A colheita completou-se. É a vinda do Senhor O Rei está voltando!!!

O Rei está voltando. A trombeta está soando. O meu nome a chamar. Sim o Rei está voltando. O Rei está voltando. Aleluia!!! Ele vem me buscar...

Desta terra estão subindo. Os remidos para o céu. Ao encontro do Deus Filho. Que aparece além do véu. E o templo está deserto. Sua pregação cessou. É notícia em toda parte. Jesus Cristo já voltou. O Rei está voltando!!!

O Rei está voltando. A trombeta está soando. O meu nome a chamar. Sim o Rei está voltando. O Rei está voltando. Aleluia. Ele vem me buscar!!!

Os remidos vão subindo. E a festa celestial. Todo o céu está se abrindo. Num bem vindo sem igual. Qual o som de muitas águas. Nós ouvimos entoar. Aleluias ao Cordeiro. Vamos indo para o lar!!! O Rei está voltando!!!

A SABEDORIA DE SALOMÃO:

1 Reis 4: 29 Deus deu a Salomão sabedoria, discernimento extraordinário e uma abrangência de conhecimento tão imensurável quanto a areia do mar. 30 A sabedoria de Salomão era maior do que a de todos os homens do oriente e do que toda a sabedoria do Egito. 31 Ele era mais sábio do que qualquer outro homem, mais do que o ezraíta Etã; mais sábio do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol. Sua fama espalhou-se por todas as nações em redor.

32 Ele compôs três mil provérbios, e os seus cânticos chegaram a mil e cinco. 33 Descreveu as plantas, desde o cedro do Líbano até o hissopo que brota nos muros. Também discorreu sobre os quadrúpedes, as aves, os animais que se movem rente ao chão e os peixes. 34 Homens de todas as nações vinham ouvir a sabedoria de Salomão. Eram enviados por todos os reis que tinham ouvido falar de sua sabedoria...

SALOMÃO PEDE SABEDORIA:

1 Reis 3:5 Em Gibeom o Senhor apareceu a Salomão num sonho, à noite, e lhe disse: Peça-me o que quiser, e eu darei a você. 6 Salomão respondeu: Tu foste muito bondoso para com o teu servo, o meu pai, Davi, pois ele foi fiel a ti, e foi justo e reto de coração. Tu mantiveste grande bondade para com ele e lhe deste um filho que hoje se assenta no seu trono. 7 Agora, Senhor, meu Deus, fizeste o teu servo reinar em lugar de meu pai, Davi. Mas eu não passo de um jovem e não sei o que fazer.

8 Teu servo está aqui no meio do povo que escolheste, um povo tão grande que nem se pode contar. 9 Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de discernimento para governar o teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois quem pode governar este teu grande povo? 10 O pedido que Salomão fez agradou ao Senhor.

11 Por isso Deus lhe disse: Já que você pediu isso e não uma vida longa nem riqueza, nem pediu a morte dos seus inimigos, mas discernimento para ministrar a justiça, 12 farei o que você pediu. Eu darei a você um coração sábio e capaz de discernir, de modo que nunca houve nem haverá ninguém como você. 13 Também darei o que você não pediu: riquezas e fama, de forma que não haverá rei igual a você durante toda a sua vida. 14 E, se você andar nos meus caminhos e obedecer aos meus decretos e aos meus mandamentos, como o seu pai, Davi, eu prolongarei a sua vida.

A SABEDORIA:

O bom nome é melhor do que um perfume finíssimo, e o dia da morte é melhor do que o dia do nascimento. É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério!!!

A tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste melhora o coração. O coração do sábio está na casa onde há luto, mas o do tolo, na casa da alegria. É melhor ouvir a repreensão de um sábio do que a canção dos tolos. Tal como o estalo de espinhos debaixo da panela, assim é o riso dos tolos. Isso também não faz sentido!!!

A opressão transforma o sábio em tolo, e o suborno corrompe o coração. O fim das coisas é melhor que o seu início, e o paciente é melhor que o orgulhoso. Não permita que a ira domine depressa o seu espírito, pois a ira se aloja no íntimo dos tolos. Não diga: "Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje?", pois não é sábio fazer esse tipo de pergunta!!!

A sabedoria, como uma herança, é coisa boa, e beneficia aqueles que veem o sol. A sabedoria oferece proteção, como o faz o dinheiro, mas a vantagem do conhecimento é esta: a sabedoria preserva a vida de quem a possui. Considere o que Deus fez: Quem pode endireita-lo que ele fez torto???

Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra alguma coisa sobre o seu futuro. Nesta vida sem sentido eu já vi de tudo: Um justo que morreu apesar da sua justiça, e um ímpio que teve vida longa apesar da sua impiedade.

Não seja excessivamente justo nem demasiadamente sábio; por que destruir a você mesmo? Não seja demasiadamente ímpio e não seja tolo; por que morrer antes do tempo???

A MORTE DE SALOMÃO:

1 Reis 11:41 Os demais acontecimentos do reinado de Salomão, tudo o que fez e a sabedoria que teve, estão todos escritos nos registros históricos de Salomão. 42 Salomão reinou quarenta anos em Jerusalém sobre todo o Israel. 43 Então descansou com os seus antepassados e foi sepultado na Cidade de Davi, seu pai. E o seu filho Roboão foi o seu sucessor. 

2 Crônicas 9:29 Os demais acontecimentos do reinado de Salomão, desde o início até o fim, estão escritos nos relatos do profeta Natã, nas profecias do silonita Aías e nas visões do vidente Ido acer­ca de Jeroboão, filho de Nebate. 30 Salomão reinou quarenta anos em Jerusalém, sobre todo o Israel. 31 Então descansou com os seus antepassados e foi sepultado na Cidade de Davi, seu pai. E o seu filho Roboão foi o seu sucessor.

A SABEDORIA DO REI SALOMÃO NA HISTÓRIA DO FILHO COM DUAS MÃES:

O Rei Salomão amava ao Senhor, obedecia aos seus mandamentos e era homem justo diante de Deus. Certo dia, Deus apareceu em um sonho a Salomão. Peça aquilo que você quiser, Salomão!”, disse Deus. Salomão respondeu: “Quero ter um coração sábio, cheio de compreensão, para que eu possa julgar o povo com justiça, sabendo diferenciar o bem do mal em todas as questões”...

O Senhor Deus se alegrou com o pedido de Salomão. Ele não pediu dinheiro, nem muitos anos de vida e nem desgraça a seus inimigos. Pediu apenas sabedoria para ser justo com o povo. Deus, além de conceder sabedoria jamais vista sobre a face da Terra, deu a ele também muitas riquezas.

Quando acordou do sonho, Salomão foi até a Arca da Aliança e ofereceu holocaustos ao Senhor. Fez também um gostoso banquete e ofereceu a todos os seus servos. Mas a vida continuava, e o Rei Salomão tinha de julgar as questões e os problemas que surgiam no meio do povo.

Certa ocasião; vieram duas mulheres e se puseram diante do rei. Uma delas contou a seguinte história: “Nós duas tivemos filhos. Cada uma teve um menino, mas certa noite o menino dessa mulher aí morreu. Ela viu que seu filho estava sem vida e de noite trocou os nossos filhos. Não havia mais ninguém na casa, só nós duas e os bebês. Agora ela diz ser a mãe desse menino que está vivo, quando na verdade eu é que sou a mãe dele.”

O Rei Salomão a tudo escutou. Assim que acabaram de falar, mandou que trouxessem uma espada e mais o menino vivo. “Cortem a criança ao meio e entreguem cada metade a cada uma das mulheres.”, ordenou o rei, calmamente. Mais que depressa, uma das mulheres gritou: “Por favor Rei Salomão, não faça isso. Deixe o menino viver. Prefiro que ele fique vivo com aquela mulher a vê-lo morto!” E chorava muito.

O Rei Salomão, muito sábio, pegou o menino e mandou que o dessem à mulher que pedira por clemência. Ela sim era a mãe verdadeira, pois queria que seu filho vivesse, mesmo que longe dela, se fosse o caso. E assim a questão foi sabiamente resolvida. Nada no mundo se compara ao amor de uma mãe!!! Os filhos têm de saber disso!!!

EU TERMINO AQUI A SEQUENCIA DE VINTE QUATRO LIVROS COM O TITULO DE HISTORIA DE ISRAEL!!! ESPERO QUE TODOS QUE LER E ESTUDAREM SEJAM EDIFICADOS COM OS ESTUDOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DESTA COLETANIA!!!

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário