MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

HISTORIA DE ISRAEL – PARTE DEZENOVE!!! EM CONTEXTO TEORICO E PRATICO: LIVRO ON LINE DE PESQUISAS – COMPILAÇÃO – REVELAÇÃO – ADAPTADOS PARA O CONTEXTO DA IGREJA DE NOSSOS DIAS!!!



UM LIVRO ON-LINE QUE TRAZ A HISTORIA DE ISRAEL EM SEU CONTEXTO HISTÓRICO E TEÓRICO A NÍVEL DE INFORMAÇÃO PARA QUE APRENDEMOS E POSSAMOS OBEDECER AO DEUS DE ABRAÃO – ISAQUE – JACO!!! PASTOR – ESCRITOR - HISTORIADOR BÍBLICO – MAURÍLIO SOUZA!!!

ANTIGO TESTAMENTO:

LIVROS QUE CONTAM A HISTORIA DE ISRAEL!!!

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça" (2 Tm 3:16). A Bíblia não somente contém a Palavra de Deus, como também é a Palavra inspirada por Deus para o homem. É o manual de vida e instruções que rege o ser cristão em todas as áreas. Escrita por mais de 40 autores, em um período de aproximadamente 1.600 anos, esta coletânea sagrada reúne 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.

Deus escolheu e capacitou homens no decorrer da história, para registrar Seu plano de salvação à humanidade. O Espírito Santo de Deus guiou toda a confecção da Bíblia de maneira milagrosa, através dos séculos, onde muitos dos escritores sagrados não se conheceram pessoalmente, nem sequer viveram na mesma época e, no entanto, a lógica e a precisão dos relatos e registros bíblicos são perfeitas, resultando numa harmonia de dados e acontecimentos que seria impossível ocorrer sob a direção humana.

A CLASSIFICAÇÃO DO ANTIGO TESTAMENTO:

PENTATEUCO OU LIVROS DA LEI: GÊNESIS, EXÔDO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÔMIO - Escritos por Moisés, retratam a Pessoa e o caráter de Deus, a criação do homem e sua queda, as alianças e promessas divinas de trazer a redenção através de um Divino Redentor.

LIVROS HISTÓRICOS: JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, I E II SAMUEL, I E II REIS, I E II CRÔNICAS, ESDRAS, NEEMIAS, ESTER - Descrevem o movimento histórico da nação de Israel, o povo escolhido de Deus, durante toda a sua história na Palestina, a terra da promessa divina.
LIVROS POÉTICOS OU DE SABEDORIA: JÓ, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CANTARES - Observam o caráter humano, sua conduta e as sua consequências, a fim de estabelecer princípios aprimorados para a moral. Esta sabedoria é singular por estar baseada no temor do Senhor.

LIVROS PROFÉTICOS: PROFETAS MAIORES: ISAÍAS, JEREMIAS, LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS, EZEQUIEL, DANIEL - revelam acontecimentos futuros relacionados à Israel e à humanidade como um todo. Dividem-se em “Maiores” e “Menores” em razão do número dos capítulos.

PROFETAS MENORES: OSÉIAS, JOEL, AMÓS, OBADIAS, JONAS, MIQUÉIAS, NAUM, HABACUQUE, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS, MALAQUIAS - Também revelam acontecimentos futuros relacionados à Israel e à humanidade como um todo. Dividem-se em “Maiores” e “Menores” em razão do número dos capítulos.

CRISTO COMO TEMA CENTRAL DO ANTIGO TESTAMENTO

Considerando Cristo como o tema central da Bíblia, os 66 livros apontam para Ele. Vejamos o que a Bíblia cita a respeito de Jesus em cada livro:

Gênesis: Jesus é o descendente da mulher (3:15) - Êxodo: é o cordeiro pascal (12:5-13) - Levíticos: é o sacrifício expiatório (4:14,21) - Números: é a rocha ferida (20:7-13) - Deuteronômio: é o profeta (18:15) - Josué: é o príncipe dos exércitos do senhor (5:14) - Juízes: é o libertador (3:9) - Rute: é o parente divino (3:12) - Reis e Crônicas: é o rei prometido (I Reis 4:34) - Ester: é a providência divina (4:14) - Jó: é o nosso redentor (19:25) - Salmos: é o nosso socorro e alegria (46:1) - Provérbios: é a sabedoria de Deus (8:22-36) - Cantares: é o nosso amado (2:8) - Eclesiastes: é o pregador perfeito (12:10) - Profetas: é o Messias prometido (Mateus 2:6)!!!

LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO: VAMOS COMEÇAR ESTE LIVRO PELO DE JOSUÉ JÁ QUE O PENTATEUCO JÁ TÍNHAMOS DITO PREVIAMENTE DITO!!!

O LIVRO DE JOSUÉ!!!

Apropriadamente, o livro recebe o nome do seu personagem principal, que se destaca como o líder escolhido por Deus, do começo ao fim do livro. Os antecedentes pessoais de Josué muito contribuíram para que se tornasse o líder da conquista.
Josué viveu próximo ao fim da opressão de Israel pelo Egito, e testemunhou as dez pragas que Deus enviou a esse país como castigo, a primeira Páscoa, a travessia milagrosa do mar Vermelho e os sinais (e juízos) sobrenaturais durante as peregrinações de Israel no deserto. Serviu a Moisés como comandante militar na batalha contra os amalequitas, pouco depois da saída do Egito (Êx 17.8-16).

Somente ele acompanhou Moisés na subida ao monte Sinai, quando Deus deu a Israel os dez mandamentos (Êx 24.12-18). Como auxiliar de Moisés, Josué demonstrava intensa devoção e amor a Deus, e muitas vezes permaneceu na presença do Senhor por um longo período (Êx 33.11). Era um homem que se deleitava na santa presença de Deus. Por certo, aprendeu muito com Moisés, seu conselheiro e guia de confiança, a respeito dos caminhos de Deus e das dificuldades na condução do povo. Em Cades-Barnéia...

Josué serviu a Moisés como um dos doze espias que observaram a terra de Canaã. Ele, juntamente com Calebe, rejeitou energicamente o relatório da maioria, que retratava a incredulidade do povo (Nm 14). Muitos anos antes de substituir Moisés como líder de Israel, Josué demonstrou ser um homem de fé, visão, coragem, lealdade, obediência inconteste, oração e dedicação a Deus e à sua palavra. Quando foi escolhido para substituir Moisés, já era um homem "em que há o Espírito" (Nm 27.18; Dt 34.9)...

MENSAGEM TIRADA DO LIVRO DE JOSUÉ:

EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR!!!
“Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor ’ (Js 24.15).

Levar a família a servir ao Senhor, nos dias presentes, é um desafio que só se vence com a graça e o poder de Deus. Hoje, nestes tempos trabalhosos, a que se referiu o apóstolo Paulo, não é fácil ter uma família inteira servindo a Deus. E comum, mesmo em famílias de cristãos sinceros, e até de pastores, haver membros da família que não servem a Deus. A vida pós-moderna conspira contra a família, contra o lar e contra o casamento. Se na época de Josué, o grande líder que substituiu Moisés na liderança do povo israelita em direção a Canaã, era um desafio levar a família a servir ao Senhor, não é difícil entender que essa missão é muito mais desafiadora e preocupante nos dias presentes.

Os tempos atuais são tempos difíceis para a família cristã. A maioria dos pais sabe que, para criar os filhos de acordo com os elevados princípios da Palavra de Deus, e ter seu lar encaminhado na vontade do Senhor, é um desafio muito grande. A vida moderna é moldada, em geral, pelos valores anticristãos, anti-Deus, e que rejeita a autoridade da Palavra revelada como sendo verdadeira.

O lar, como instituição divina, ao lado do casamento, e da família, tem sido atacado, diuturnamente, por forças malignas poderosas, que ameaçam a cada dia destruir os alicerces da família. Contudo, os cristãos têm a seu dispor todas as armas para rechaçar os ataques do Maligno. A oração, 0 jejum, a Palavra de Deus, no Nome de Jesus, o poder do sangue de Cristo, em comunhão com o Espírito Santo, não são armas carnais, “mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas” (2 Co 10.4).

O ultimo estudo do carcereiro de Filipos que experimentou grande impacto na sua família, quando, em meio ao que parecia o fim para sua vida, quando pensou em suicidar-se, pôde ouvir a mensagem do evangelho poderoso de Jesus Cristo, através de Paulo e Silas na prisão daquela cidade. Apavorado, após presenciar os efeitos sobrenaturais do poder de Deus, abrindo as portas do cárcere abalados as estruturas do terrível edifício, o homem fez a pergunta que todos deveriam fazer: “Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?” (At 16.30).

O que fazer para ser salvo? Se a pergunta era significativa, a resposta dada pelos apóstolos teve tanta significação, que o homem convidou toda a família a aceitar a Cristo. “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (At 16.31). Era o que ele precisava ouvir. E o que todos os homens precisam ouvir por parte dos que formam a Igreja de Jesus nos dias atuais. A eficácia da mensagem foi tão poderosa que o texto nos diz que sua família, não só aceitou a Cristo, mas logo todos foram batizados em águas, confirmando a feliz decisão. Ele pôde dizer como Josué: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Neste estudo de hoje, podemos ter uma visão de como podemos levar nossa família a servir ao Senhor, a despeito de todas as lutas contra as forças contrárias à fé em Deus, no Deus verdadeiro, que fez o céu e a terra.

O EXEMPLO DE JOSUÉ:

Josué tomou posição ao lado de sua família. Quando exortava o povo a se definir, diante da idolatria, ele disse: “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa servirem os ao Senhor (Js 24.15). Muitos cristãos não estão conseguindo ver sua família servindo ao Senhor por falta de atitude firme e amorosa com seus filhos, desde a sua infância. E se conformam com o que está acontecendo no mundo, diante da destruição dos valores éticos e morais, fundados na Palavra de Deus. Para não serem considerados antiquados, esmorecem enfraquecidos ante os ataques do inimigo da família.

A maior parte dos ataques contra a família cristã tem sucesso porque os líderes do lar não tomam posição desde cedo. As crianças são criadas, muitas vezes, fazendo o que bem querem e entendem. Os adolescentes ficam entregues a si mesmos, e os jovens têm absoluta independência. Esse é um modelo de família que não corresponde aos princípios bíblicos. A educação tardia, quando já são adolescentes ou jovens, tende a perder sua eficácia. A decisão de servir a Deus com a família deve ser o mais breve possível. Famílias que aceitam a Cristo, quando os filhos já são grandes têm mais dificuldades em levá-los aos pés do Senhor.

“PORQUE A BÍBLIA É NORTEADA DE PRINCÍPIOS QUE DEVEM SER INCULCADOS INICIANDO JÁ NO VENTRE DA MÃE”. Ex Ovelhas de Jaco Gênesis 30:27 a 43 . A exemplo de Jacó podemos profetizar sobre nossos filhos e netos. Jacó profeticamente escolhe 3 varas para colocar diante de suas ovelhas que estavam para dar suas crias – Então tomou Jacó varas verdes de álamo e de aveleira e de castanheiro, e descascou nelas riscas brancas, descobrindo a brancura que nas varas havia, 38. E pôs estas varas, que tinha descascado, em frente aos rebanhos, nos canos e nos bebedouros de água, aonde os rebanhos vinham beber, para que concebessem quando vinham beber. 39. E concebiam os rebanhos diante das varas, e as ovelhas davam crias listradas, salpicadas e malhadas”

1° - O ÁLAMO é uma árvore de porte médio a grande, que chega a alcançar 30mt de altura. – Jacó estava profetizando que seu rebanho seria um rebanho de grande porte assim como a árvore de álamo, e seriam também um rebanho belo e vistoso, tantos machos como fêmeas, um rebanho que cresceria como o vento, a lã seria como um algodão, macias e brancas. Seu rebanho teria um crescimento rápido e seria conhecido por todos. As raízes de seu rebanho seriam robustas e fortes. Ainda estava profetizando que seu rebanho resistiria a períodos de estiagem, suportando geadas e frio intenso. Pois se você não sabe nos desertos de Israel a temperatura durante o dia pode chegar a mais de 40° graus e durante a noite a temperatura cai a até 3° graus, já imaginou!!

2° - AVELEIRA: aparece de forma espontânea, sem ser cultivada. - Jacó dá prosseguimento ao ato profético que lhe fora revelado por Deus, pois veja bem. A aveleira é uma pequena árvore, porém aparece de forma espontânea, isso me mostra que Jacó estava profetizando que suas fêmeas gerariam espontaneamente, e a carne de seu rebanho seria como o fruto da avelã totalmente saboroso rico em proteínas. Sabemos que tudo na ovelha é aproveitado, sua lã, sua carne, seu couro, seus chifres, seu leite, por isso Jacó sem dúvida era um grande profeta que ao receber de Deus uma revelação soube muito bem realiza-la.

3° - CASTANHEIRA normalmente atingem entre 30m e 50m de altura e de 1m a 2m de diâmetro. - Para finalizar ao escolher uma vara de castanheira o sábio Jacó estava profetizando que seu rebanho seria alto e forte, seus reprodutores seriam os melhores da região como o tronco da castanheira, pois outros criadores pagariam muito para que suas fêmeas fossem cobertas pelos machos do rebanho de Jacó, pois como a castanheira outras plantas vivem em função dela. As crias de seu rebanho seriam fortes como a casca do fruto da castanheira, e estes gerariam outras tantas crias. O rebanho de Jacó viveriam muitos e muitos anos. A BÊNÇÃO DE NOSSAS FAMILIAS DEPENDEM DE NOSSAS ATITUDES E ESFORÇO: - oração – jejuns – frequência na igreja – louvor adoração – leitura bíblica e profecia e atos proféticos.

CONCLUSÃO: Agora eu gostaria que cada um de vocês percebessem que o Álamo é originário da Ásia, Europa e África, já a Aveleira é originária da Ásia Menor e América do Norte, mas também a Castanheira é originária da Península Ibérica. Agora veja bem, acha que foi fácil para Jacó encontrar as árvores e retirar delas as varas? Realmente você acredita que Jacó tinha no fundo do quintal de Labão justamente as três árvores plantadas? Não!!! Foi muito difícil para Jacó colocar a riqueza a seu lado, realmente ele teve que tomar não uma, nem duas, mas muitas atitudes para chegar a plenitude do que desejava, tenha atitudes proféticas e veja sua família ser feliz e poderosa na terra. AMÉM!

Josué decidiu: TOMOU UMA ATITUDE, UMA FIRME DECISÃO - “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Isso não é mágica ou utopia, repentino, ilusório. E necessário que uma série de atitudes e ações sejam desenvolvidas para que esse objetivo seja alcançado. E uma decisão, um propósito. Precisa haver firmeza de fé e de caráter nos membros da família, a começar dos pais que devem ser exemplo para eles. Josué comportou-se à altura de um grande líder na visão de Deus. E foi escolhido para substituir Moisés, na última e difícil etapa para a entrada em Canaã.

Mas Deus lhe deu orientações sábias e seguras para que não se DESVIASSE DE SEUS CAMINHOS (Js 1.7). Tome atitudes em sua vida. Levante-se agora e ouça o que Deus tem falado para você e ora, jejua e profetiza ao Senhor por sua família.

JUÍZES: O POVO SEM REI

Livro de Juízes conta, resumidamente, a história do período entre a morte de Josué e o início da monarquia de Israel, um total de mais de três séculos. Deus já havia revelado sua Lei para governar o povo e usou este período para tentar educar os israelitas na importância da obediência, reforçando o ensinamento comunicado por meio de Moisés no deserto.

Alguns trechos de Juízes frisam suas mensagens principais. Deus enfatizou o fato que os problemas enfrentados pelo povo nas gerações depois de Josué não vieram por infidelidade divina, e sim por desobediência humana: “Subiu o Anjo do SENHOR de Gilgal a Boquim e disse: Do Egito vos fiz subir e vos trouxe à terra que, sob juramento, havia prometido a vossos pais. Eu disse: nunca invalidarei a minha aliança convosco. Vós, porém, não fareis aliança com os moradores desta terra; antes, derribareis os seus altares; contudo, não obedecestes à minha voz. Que é isso que fizestes? Pelo que também eu disse: não os expulsarei de diante de vós; antes, vos serão por adversários, e os seus deuses vos serão laços” (Juízes 2:1-3).

Ao longo do livro, geração após geração, Israel sofreu as consequências da sua própria incredulidade. Por não acreditarem na palavra de Deus sobre o perigo de se envolver com os povos idólatras que permaneciam na terra, criaram laços com esses povos e foram castigados, exatamente como o Senhor havia avisado. A expressão que melhor representa o período dos juízes é repetida algumas vezes no livro e serve como conclusão no último versículo: “Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto” (Juízes 21:25; veja 17:6; 18:1; 19:1). Esta descrição da época não precisava ser negativa, pois o povo não ficou sem Deus nem sem lei. Se cada um tivesse achado reto fazer a vontade do Senhor, Israel teria evitado muito sofrimento. Mas quando acharam reto fazer o errado, trouxeram sobre si a ira de Deus.

Juízes apresenta um ciclo de cinco etapas repetido nas várias gerações. (1) O povo caía na idolatria, (2) Deus mandava um castigo de repreensão, geralmente opressão por um outro povo, (3) O povo clamava ao Senhor pedindo livramento deste sofrimento, (4) Deus enviava um libertador, chamado juiz, para livrar o povo do castigo, (5) O povo continuava fiel até a morte daquele juiz. Depois, caia novamente na idolatria e o ciclo se repetia.

MAIS UMA MENSAGEM DO LIVRO DE JOSUÉ:

CONQUISTANDO AS PROMESSAS:

A ALIANÇA NECESSÁRIA PARA A CONQUISTA:

QUATRO VERDADES

Introdução: O livro de Josué nos fala muito de conquistas. Depois de 40 anos perambulando pelo deserto, enfim o povo de Deus se via diante de um futuro promissor. Assim acontece também com todo aquele que decide viver os projetos de Deus pra sua vida: o deserto termina e começa um tempo novo, sem monotonia, cheio de emoções e bênçãos! Amém. A vida com Deus não é, de forma alguma, uma vida livre de problemas. Mas é, com certeza, uma vida com propósitos claros e definidos e com um futuro promissor. As pessoas que não têm o senhorio de Jesus em suas vidas, por vezes vivem como aquele povo. Andando em círculos ano após ano, sem uma visão clara do que Deus projetou para as suas vidas. O SENHOR DEUS TE CONVIDA A UMA VIDA ABUNDANTE: Com lutas, mas também com muitas conquistas! Hoje você vai entender que para conquistar, é preciso decidir andar em ALIANÇA!

O QUE É UMA ALIANÇA: (atear, entrelaçar) - Aliança é um compromisso, uma disposição de andar junto em toda e qualquer circunstância. Infelizmente hoje em dia a palavra “compromisso” não é muito valorizada. As pessoas querem tudo “sem compromisso”.

E, POR VEZES, AGEM ASSIM TAMBÉM PARA COM DEUS: “Eu vou à igreja de vez em quando, vou à reunião, mas não quero compromisso...” Com Deus não é assim. “QUEM NÃO APRENDE A ANDAR EM ALIANÇA NÃO CONQUISTA AS PROMESSAS.”

PRECISO! “ME ALIANÇAR COM DEUS”: Josué 1.6-9. - Josué 1 E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.

DEUS AQUI FAZ UMA ALIANÇA COM JOSUÉ: Da parte de Josué ele deveria ser forte, corajoso e obediente a toda a lei de Deus. Da parte de Deus, Ele estaria sempre com Josué e lhe daria vitórias. A aliança com Deus é a mais importante aliança que alguém pode fazer na sua vida. É UM COMPROMISSO: EU SOU TEU SERVO E O SENHOR É O MEU DEUS. È ISSO QUE DEUS ESPERA DE CADA UM DE NÓS: um compromisso de andar com Ele em fidelidade e obediência por todos os dias da nossa vida. Seu relacionamento com Deus não pode ser um “flerte”. Precisa ser um “casamento”. Tanto isso é verdade que a Bíblia chama a igreja de noiva de Cristo. Deus escolheu a figura do casamento pra simbolizar como Cristo quer relacionar-se com o seu povo: UM RELACIONAMENTO SÉRIO, DE COMPROMISSO E FIDELIDADE.

Não há como conquistar se não estivermos verdadeiramente aliançados com Deus. Deus precisar ser o seu Deus em todos os dias, em todas as situações, aconteça o que acontecer, até o fim da sua vida. É PRA GENTE ASSIM, QUE VEM A PROMESSA: EU ESTAREI COM VOCÊ POR ONDE VOCÊ ANDAR. PRECISO! ME ALIANÇAR COM O POVO DE DEUS: Josué jamais poderia conquistar sozinho. A promessa era para o povo de Deus e não para um homem em particular. Assim é que Josué, além de estar aliançado com Deus, também se aliançou com o povo e o povo com ele.

NÃO PODEMOS VENCER SOZINHO POR ISSO PRECISAMOS DOS IRMÃOS DA IGREJA! Leia Josué 1.16-18. -Então responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos, e onde quer que nos enviares iremos. Como em tudo ouvimos a Moisés, assim te ouviremos a ti, tão-somente que o SENHOR teu Deus seja contigo, como foi com Moisés. Todo o homem, que for rebelde às tuas ordens, e não ouvir as tuas palavras em tudo quanto lhe mandares, morrerá. Tão-somente esforça-te, e tem bom ânimo. Observe que o povo decidiu andar junto com alguém que lhes apresentou um projeto de Deus pras vidas deles.

ELES SABIAM QUE JOSUÉ ERA UM HOMEM DE DEUS E QUE, SE ANDASSEM COM ELE, TERIAM VITÓRIA. Hoje, Deus tem um povo aqui na Terra que é representado pela Igreja de Jesus Cristo. A igreja é a materialização de Cristo na Terra. Em I Cor 12, o apóstolo Paulo chama a igreja de corpo de Cristo. Assim, não é possível ter um compromisso com Jesus Cristo, mas não querer ter um compromisso com o Seu Corpo que é a igreja. Estar aliançado com a igreja de Jesus só vai lhe trazer bênção e segurança. Há duas imagens na Bíblia que nos ajudam a entender melhor a importância de estar ligado a igreja de Jesus:

1º EXERCITO: Uma delas é a ideia do exército. Deus é chamado mais de 200 vezes de Senhor dos Exércitos e há muitos textos bíblicos que nos comparam a soldados. (II Tim.2:3,4). “(II Timóteo 2:3) - Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. (II Timóteo 2:4) - Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra”. Pois imagine um soldado que decide lutar sozinho, longe dos companheiros. Claro que esse soldado estará muito mais próximo do fracasso e da morte do que aquele que está junto com o exército.

2º REBANHO: A outra imagem é a do rebanho. Jesus se auto intitula em João 10 de “O bom pastor” e nós, suas ovelhas. Pois uma ovelha que não anda junto com o rebanho também está fadada a ser atacada por um predador, cair numa armadilha e morrer facilmente. Junto com o rebanho, e com o pastoreio, ela estará alimentada e segura.

CONCLUSÃO: Pois se você quer conquistar as promessas de Deus na sua vida é preciso estar aliançado com Ele e com o Seu povo. REJEITE O MODELO “SEM COMPROMISSO”. DEUS QUER SER O SEU DEUS COMO FOI O DEUS DE JOSUÉ. PROCEDIMENTO FINAL: Ore com o povo de DEUS. - Levando-os a reafirmar que eles têm uma aliança com Deus. Fale sobre a importância de eles estarem juntos. Ajudando uns aos outros na comunhão da igreja.

"Deus te abençoe" Pr Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário