MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

O SUSTENTO DE DEUS NAS AGUAS DE QUERITE (PROBLEMAS E LUTAS): POR MAURÍLIO SOUZA!!!



1 REIS 17.1-16 - 1 – Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra. 2 – Depois, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: 3 – Vai-te daqui, e vira-te para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. 4 – E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem. 5 – Foi, pois, e fez conforme a palavra do SENHOR, porque foi e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. 6 – E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro. 7 – E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra. 8 – Então, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:

9 – Levanta-te, e vai a Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente. 10 – Então, ele se levantou e se foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, numa vasilha um pouco de água que beba. 11 – E, indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me, agora, também um bocado de pão na tua mão. 12 – Porém ela disse: Vive o SENHOR, teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos e morramos. 13 – E Elias lhe disse: Não temas; vai e faze conforme a tua palavra; porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois, farás para ti e para teu filho. 14 – Porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra. 15 – E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. 16 – Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do SENHOR, que falara pelo ministério de Elias.

QUERITE, SIGNIFICA: "cortar", "colocar no tamanho certo". Ali, a sós com Deus, o profeta seria moldado. Mas, ele era um homem de fé, um profeta! -"Querite". Lugar de "corte", "molde". Também, lugar de intensificar a comunhão, sentar às margens do Rio de Deus.

Ali, Elias, estabeleceu longos diálogos com Deus. Derramou lágrimas, foi confortado e transformado. Elias cresceu. Ficou em Querite, até o dia, em que o riacho secou.  

QUERITE: Tipifica; nossas lutas e problemas, algo a enfrentar, uma dificuldade de momento – um momento, uma fase, uma vitória que virá, um milagre chegando, a ação bendita de Deus em nossas vidas!!! Digam amém...

INTRODUÇÃO: A vida de Elias, um profeta dedicado em restabelecer o concerto de Deus com Israel, nos ensina que, mesmo estando no centro da vontade de Deus, às vezes passamos lutas e dificuldades, mas veja a palavra no mundo tereis aflições.
Foi assim nos tempos bíblicos e assim ainda é. Porém, em meio a tais experiências Deus nos assiste de maneira diferente e maravilhosa, muito além do que podemos esperar. (lembre-se das pegadas na areia)...

EM TEMPO DE CRISE DEUS TEM SEMPRE UM MILAGRE PARA VOCÊ!!!

1º – O SUSTENTO POR MEIO DE UM FILETE DE ÁGUA: Este ribeiro de Querite era um filete de água só ativado em tempos de chuva ou quando a neve dos montes altos derretia (Sl 133.3).
Esta pequena torrente (Curso de água de montanha, rápido e irregular) de Querite era um escape provisório na vida do profeta, quando este se encontrava perseguido.

Ali Deus transformou em esconderijo – “… esconde-te junto ao ribeiro de Querite” (v.3) Tudo o que Elias fez estava de acordo com a vontade do Senhor, e ainda assim começaria a ser PERSEGUIDO; por isso foi orientado pelo próprio Deus a se esconder por um momento.
Deus mesmo providenciou um lugar de esconderijo (Sl 91.1), onde o profeta poderia esperar que passasse a fúria do rei Acabe.

A Bíblia nos garante que em meio às lutas que se levantam em nossas vidas sempre haverá um lugar de refúgio (Is 4.6). Mesmo que esse lugar seja um pequeno e provisório (riacho), Deus é quem nos esconde dos nossos inimigos (Sl 32.7).

2º. DE ONDE O DEUS TIROU SUPRIMENTO? – “E há de ser que beberás do ribeiro” (v. 4) A seca era um instrumento usado por Deus para exercer juízo sobre os ímpios; “Por isso, tenham cuidado para não serem enganados e levados a desviar-se para adorar outros deuses e a prostrar-se perante eles. - Caso contrário, a ira do Senhor se acenderá contra vocês e ele fechará o céu para que não chova e para que a terra nada produza e assim vocês logo desaparecerão da boa terra que o Senhor lhes está dando”. Deuteronômio 11:16,17...

Mas os justos são sustentados pelo Senhor (Sl 37.17) “pois o braço forte dos ímpios será quebrado, mas o Senhor sustém (ampara, sustenta) os justos”... Enquanto Elias cumpria a sua missão na terra, Deus se encarregava do seu suprimento, dando exclusivamente para o profeta uma fonte no deserto...

Aqui podemos perceber mais uma vez que Deus faz diferença entre o ímpio e o justo (Ml 3.18), assim como fez diferença no Egito, por ocasião das dez pragas (Êx 10.23).

3º – O ALIMENTO POR MEIO DE CORVOS: Sabe-se que os corvos chegam a negligenciar seus próprios filhotes (Jó 38.41) “Quem dá alimento aos corvos quando os seus filhotes clamam a Deus e vagueiam por falta de comida?” - pois são aves excessivamente egoístas em se tratando de alimentos.

Porém, sob a ordem de Deus, até o egoísta abre a sua mão ao justo, mesmo que não tenha conhecimento disto.

UM ALIMENTO SOBRENATURAL“…Eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem…” (v.4) “Ao Senhor pertencem as saídas para escapar da morte” (Sl 68.20) Por estranho que possa parecer, ser alimentado por aves consideradas imundas, foi uma providência totalmente divina. Naturalmente os corvos não quereriam compartilhar alimentos com o profeta, mas havia ali uma ordem dada por Deus, o que nos ensina um princípio importante:

Deus não está condicionado nem ao natural, nem à nossa vontade para prover em nossas vidas. Seus métodos são especiais. As experiências nos ensinam que Deus levanta homens ímpios, dando-lhes ordens para prover milagrosamente na vida do seu povo. Deus ainda dá ordem a corvos para que alimentem profetas.

3º - O SUSTENTO POR MEIO DA POBRE VIÚVA: Quando a água do ribeiro de Querite acabou, Deus deu novas ordens para Elias. Naquele momento, havia outra pessoa que também precisava da provisão em sua casa.

Deus agora usaria o seu servo para abençoar e ser abençoado.

1. Semeando na pobreza o sustento – “… Eu ordenei ali a uma mulher viúva para que lhe sustente.” (v.9) Deus, mais uma vez coloca Elias em situação difícil (nossas dificuldades são confrontamentos e desafios de Deus). Ser sustentado por uma viúva pobre, em meio à tão grande seca, COMO ISSO SERIA POSSÍVEL? O que ela tinha nas mãos era a sua última refeição, como sustentar um profeta?

Aquela mulher, apesar de estrangeira (fenícia), passava agora por um grande teste de fé, ante as exigências do profeta para que o poder do milagre fosse liberado sobre ela. “… Assim diz o Senhor, Deus de Israel” (v.14).

Aquela promessa foi mais forte que seus temores e necessidades. Agora que creu e alimentou o profeta, toda vez que a mulher procurava azeite e farinha, lá estava a mesma quantidade. Assim também aconteceu na multiplicação dos pães e peixes (Mt 14.15-21).

2. COLHENDO O RESULTADO PARA SUSTENTO “Dai e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão; porque com a medida com que medirdes também vos medirão de novo” (Lc 6.38) Mais um princípio bíblico aplicado no contexto.

Deus deu ordens à viúva para dar o pouco que tinha abençoando assim o profeta. Agora, era recompensada com o milagre da perpetuidade, provando todos os dias um novo milagre na provisão de sua casa, pois, teve alimento para si, para seu filho e para o profeta enquanto durou a fome naquelas terras, conforme a promessa do Senhor.

Elias experimentou mais uma vez o cuidado de Deus.

MAS DESSA VEZ, NÃO EXCLUSIVAMENTE PARA SI, MAS ABENÇOANDO QUEM COM ELE ESTAVA.

CONCLUSÃO: “Deus move-se de maneiras misteriosas para realizar suas maravilhas” (William Cowper) – “Ação do homem provoca a reação de Deus” Pr Maurílio Souza. - Basta nos responsabilizarmos pelo seu reino e ele se responsabilizará por nós, dando-nos o refúgio em tempos de guerra e o suprimento em tempos de escassez. Não importa como, Ele sabe fazer milagres. Pr Maurílio Souza.

Sendo Deus nossa fonte de saúde e riqueza, fonte de bênçãos sobre bênçãos precisamos orar para que amplie nossa visão sobre o seu Reino.

PARA REFLEXÃO: Em qual das três situações acima você se enquadra?

• Você acha que existe alguma coisa mais difícil, que ser alimentado por corvos?

• Quando você pede a Deus um milagre, você diz para Ele como deve fazer?

• Ou simplesmente se aquieta e deixa Deus agir?

Olha o que disse Jesus ensinando sobre o sustento e provisão de Deus; “Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?”

“Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?”

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário