MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

segunda-feira, 15 de julho de 2019

O DIA QUE A MUSICA MORREU: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!!


Tinha quatro anos quando este fato aconteceu e ai você pergunta o que o final da historia de uma vida de aguem famoso em sua época pode influenciar em minha vida? Primeiro por alguém que acreditava em seu sonho, segundo por uma vida ceifada tão cedo em um precoce sucesso que influencia a muitos até hoje Ritchie Valens.

Em 3 de fevereiro de 1959, um avião de pequeno porte caiu próximo de Clear Lake, Iowa, matando três músicos norte-americanos de rock and roll: Buddy Holly, Ritchie Valens e J. P. The Big Bopper Richardson, assim como o piloto Roger Peterson.

Era madrugada de 3 de fevereiro de 1959 quando um pequeno avião fretado, um Beechcraft Bonanza B35, dirigido por um piloto inexperiente, perdia o controle e atingia o solo a 270 quilômetros por hora. Depois de capotar, derrapou por mais de 170 metros até bater contra a cerca de uma propriedade, próximo a Clear Lake, Iowa, nos Estados Unidos. Todos os ocupantes da aeronave morreram na hora.

Seria só mais um grande desastre, não fosse um detalhe: além do piloto, os mortos eram três jovens roqueiros americanos: Buddy Holly, Ritchie Valens e J.P. Richardson, conhecido como The Big Bopper. O acidente foi definido pelo cantor Don McLean, em 1971, como O Dia em que a Música Morreu, em sua canção American Pie. Ritchie Valens, de 17 anos, surgia no cenário como o primeiro astro chicano do rock, estourando com a inesquecível versão La Bamba.

BIOGRAFIA DE RITCHIE VALENS:

Richard Steven Valenzuela, mais conhecido como Ritchie Valens (13 de Maio de 1941 – 3 de Fevereiro de 1959) foi um músico descendente de mexicanos, nascido em Pacoima (Vale de São Fernando), no subúrbio de Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos. Ficou famoso interpretando músicas de Rock. Seu grande sucesso foi a canção "La Bamba", que mais tarde nomearia um filme sobre sua vida. Também fora regravada pelo grupo Los Lobos.

Durante a chamada Era Rockabilly, a carreira de Ritchie Valens estava em ascendência. No entando, em 3 de fevereiro de 1959, Buddy Holly, Big Bopper e Valens morreram em um acidente de avião. Esse incidente ficou conhecido como o dia em que a música morreu, retratado posteriormente na canção American Pie, de Don McLean.

Ritchie Valens, durante sua breve carreira, produziu dois álbuns. Quando se interessou pelo rock, Valens já possuía uma base musical sedimentada no pop, no jazz e na música folclórica mexicana, apesar de não falar bem a língua espanhola. Ao completar 15 anos comprou sua primeira guitarra e, em 1957 já com 16 anos, formou uma banda chamada Satelltes, formada por dois negros, um americano de ascendência mexicana e um de origem japonesa.

Meses depois Valens foi descoberto por Bob Keane e depois de 60 tentativas (como descritas no filme La Bamba) conseguiu chegar ao take definitivo de Come On Let's Go e, assim, chegou as lojas seu primeiro compacto já com o seu nome artístico.

No segundo semestre de 1958 sua carreira tomou um grande impulso quando participou do filme Go Johny Go e logo depois produziu seus dois grandes hits: Donna, uma balada romântica que fizera para uma paixão de colégio e que alcançou o segundo lugar nas paradas norte-americanas, bem como, La Bamba, que é a releitura de uma canção folclórica mexicana de mesmo nome, a qual tomou a decisão de gravá-la após cruzar a fronteira e dar um passeio em Tijuana.

Outras baladas que fizeram deste jovem artista conhecido no cenário musical Ooh! My Head e o cover de We Belong Together que chegaram as mais altas paradas de sucesso dos Estados Unidos. Depois de sua morte pouco do material inédito disponível de Valens foi lançado em disco. Entre aqueles que conseguiram o estrelato, Ritchie parece ser aquele que morreu mais novo.

Ele morreu no dia 3 de Fevereiro de 1959, no meio-oeste americano. Morreram também no mesmo acidente, Bud Holly e "The Big Bopper" J.P. Richardson. A sorte de Ritchie foi decidida em uma moeda. Quem deveria estar no avião com Buddy e Bopper era Tommy Allsup. Ritchie convenceu Allsup a decidir a vaga na cara ou coroa (heads or tails em inglês).

Ele era "heads" e deu "heads". Quem pilotava o avião era Roger Peterson, com apenas 21 anos, numa noite em que nevava muito e ele não tinha experiência em voos com instrumentos em condições ruins. A queda pode ter ocorrido devido a leitura errada do giroscópio, Roger pode não ter percebido que o avião estava descendo e não subindo. A queda foi aproximadamente às 9:35 da manhã, jogando os passageiros do avião à dezenas de metros do choque.

Ritchie Valens nasceu Richard Valenzuela. Seu maior clássico foi La Bamba, típica música mexicana, regravada por ele numa roupagem totalmente nova e revolucionária para o seu tempo. Morreu com apenas 17 anos de idade.

TOMMY ALLSUP: MORRE MÚSICO QUE ESCAPOU DE UMA GRANDE TRAGÉDIA DO ROCK!!!

Tommy Allsup, guitarrista que manteve uma longa carreira tocando com pioneiros do rockabilly e diversos artistas country, faleceu aos 85 anos de idade. Dentre os músicos que acompanhou estava Buddy Holly, com quem tocou até o dia 3 de fevereiro de 1959 quando escapou de embarcar no avião que mataria Buddy juntamente como DJ Big Bopper e o cantor Ritchie Valens, que ganhou de Tommy na disputa de cara ou coroa e subiu na aeronave que o levaria pra morte.

Esta data passaria a ser conhecido como o dia em que a musica morreu. Tommy fazia parte da banda de Holly quando o cantor morreu em um acidente de avião em 1959 — Acidente do qual Allsup escapou por muito pouco. Na época, os músicos resolveram jogar uma moeda para decidir quem teria um assento no voo. Allsup perdeu a aposta para Ritchie Valens (La Bamba) e ficou de fora, se salvando.

O filho do guitarrista, Austin Allsup, publicou uma mensagem sobre o ocorrido em seu Facebook, explicando um pouco sobre a vida de seu pai e contando a história do famoso acidente de avião. Uma mensagem da equipe de Austin: Ao pai de Austin, a lenda do violão e o Western Swing Icon, o Tommy Allsup faleceu hoje.

O guitarrista e produtor musical Western Swing Tommy Allsup nasceu em sua casa de mãe Cherokee perto de Owasso, Oklahoma, o décimo segundo dos treze filhos. Depois de conhecer Buddy Holly em 1958, Tommy Allsup excursionou com Buddy Holly & The Crickets.

Era o inverno de 1959, quando Buddy Holly, depois de um concerto em Clear Lake, Iowa, contratou um piloto para levá-los a Fargo, Dakota do Norte. Ritchie Valens nunca tinha voado antes e jogado uma moeda com Tommy por um lugar no avião. Holly e Valens foram mortos junto com The Big Bopper em 3 de fevereiro de 1959, quando por razões desconhecidas o avião caiu. Tommy liderou The Crickets, que incluiu Waylon Jennings, e terminou a turnê.

E, assim como aos homens desconhecidos ou famosos está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação - (Hebreus 9:28). Deus te abençoe!!!

OBS: A musica não morre, pois ela é eterna em um céu de eternidade em acordes musicais cheios de ritmos no grande som de alegres canções!!!!

Maurílio Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário