MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

segunda-feira, 29 de julho de 2019

QUADRAGÉSIMA PRIMEIRA LIÇÃO DO SEMINÁRIO E ENSINAMENTOS PARA OS SERVOS DE DEUS: A NECESSIDADE DE FUNDAMENTOS: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!!


Versículo-Chave: "Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha” (Mateus 7.24).
INTRODUÇÃO:
Uma das palavras gregas traduzidas como fundamento ou alicerce em nossas Bíblias é themelios. Esta palavra é usada para denotar uma pedra que serve como alicerce de uma construção, mas também é usada metaforicamente nas Escrituras para identificar o ministério do Evangelho e as doutrinas da fé cristã, como por exemplo, em Romanos 15.20, 1 Coríntios 3.10,11, 12 e Efésios 2.20.
Em Lucas 6.46-49, o Senhor Jesus usou o exemplo do alicerce (fundamento) para ensinar importantes lições sobre como edificar nossas vidas sobre a Palavra de Deus: Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo? Eu lhes mostrarei com quem se compara aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica.
É como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída. Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica, é como um homem que construiu uma casa sobre o chão, sem alicerces. No momento em que a torrente deu contra aquela casa, ela caiu, e a sua destruição foi completa.
UM PARALELO NATURAL DE COISAS ESPIRITUAIS:
A Bíblia normalmente usa coisas naturais para explicar ou exemplificar coisas espirituais. Quando nós conhecemos este método bíblico, nós podemos compreender mais facilmente muitas das verdades ensinadas pelo Senhor Jesus. Por exemplo, quando Jesus estava falando sobre pessoas que construíram suas casas sobre certo tipo de alicerce, ele estava usando o paralelo natural de uma verdade espiritual. Ele estava usando coisas naturais para explicar verdades espirituais.
No texto bíblico acima, o Senhor Jesus, utilizando este método do paralelismo natural de coisas espirituais, ensinou que nossas vidas são como casas que precisam de alicerces ou fundamentos, ou seja, nós que somos nascidos do Espírito.
Que vivemos vidas espirituais, devemos edificar nossas vidas sobre fundamentos ou verdades espirituais. Estas verdades são reveladas na Palavra de Deus, a Bíblia. Portanto, conhecer e praticar os ensinamentos bíblicos equivale a colocar um alicerce em uma casa.
FUNDAMENTOS SÃO IMPORTANTES:
Sem fundamentos, que poderá fazer o justo? - (Salmos 11.3). Este texto fala literalmente dos fundamentos de uma nação, quando eles estão abalados e há desordem por toda parte. Mas ele se aplica perfeitamente à verdade que queremos destacar, ou seja, que não importa o quão justo você seja em sua vida pessoal, pois se não há fundamentos, não se pode fazer nada para melhorar ou mudar uma situação pela qual você ou outras pessoas possam estar passando.
POR QUE OS FUNDAMENTOS SÃO IMPORTANTES?
Os fundamentos determinam nossa condição futura – Colossenses 1.22-23; 1 Timóteo 6.18-19. - Eles sustentam a construção toda – Lucas 6.46-49...

A QUALIDADE DO ALICERCE
Não somente é importante ter um fundamento, mas também é preciso considerar a qualidade do fundamento que devemos lançar. Segundo a Palavra de Deus, nosso alicerce ou fundamento: Deve ser profundo – V. 48. Deve ser sólido e irremovível – vs. 48, 49; Hebreus 12.27-28. Deve ser bem colocado – 1 Coríntios 3.10. Isto deve ser assim porque os resultados da construção dependem do alicerce que eu lançar (Lucas 6.46-49).

O QUE É O FUNDAMENTO:
O Senhor Jesus é o fundamento da Igreja (1 Coríntios 3.11). Ninguém pode lançar outro fundamento sobre o qual a Igreja deva ser edificada. Quanto à salvação e a Igreja não há nenhum outro fundamento senão o Senhor Jesus.
Não somente a pessoa de Cristo é o fundamento de nossas vidas, mas também os Seus ensinamentos (Lucas 6.46-47). Nossas vidas devem ser edificadas sobre o fundamento da Sua doutrina, que também foi transmitida aos Seus apóstolos. Assim, a doutrina dos apóstolos se tornou também o alicerce da igreja (Efésios 2.19-20), sendo Cristo mesmo, a pedra principal.

COMO LANÇAR O FUNDAMENTO
Lucas 6.47 - Descreve-nos como lançar o fundamento: Ir a Cristo – aproximar-se dele com sinceridade, humildade e paixão. Ouvir A Palavra – Compreender o que ela nos transmite. Praticar – Praticar, no grego, significa permanecer, concordar, comprometer-se, continuar, ser pontual, exercitar, executar ou cumprir, observar, trabalhar.
Algumas destas palavras são bem expressivas como, por exemplo, comprometer-se, exercitar e trabalhar. Estas palavras mostram que não podemos tratar os ensinamentos de Cristo de qualquer maneira, mas devemos considerá-los seriamente.


Maurílio Souza...



Nenhum comentário:

Postar um comentário