MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quinta-feira, 11 de julho de 2019

VIGÉSIMA SEXTA LIÇÃO DO SEMINÁRIO E ENSINAMENTOS PARA OS SERVOS DE DEUS: SUMÁRIO DA QUEDA DA IGREJA!!! POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO...


CONTINUAÇÃO: 7 - Os pagãos não podiam confiar em Deus que não conheciam; por isso, estabeleceram a confiança nos Bispos, homens que eles podiam ver e tocar e ouvir com o ouvido natural. A palavra deles tornou-se uma lei, até que toda a “verdade” deixou a Igreja, surgindo sofismas. 
8 -   O povo acostumado com o fato de a autoridade provir de Roma, capital do Império era natural que Roma fosse encarada como a sede de toda a autoridade.
9 - A Igreja romana começou a reivindicar primazia em assuntos eclesiásticos, da mesma forma que o estado romano tinha primazia em assuntos políticos. 10 - Roma começou a procurar coisas que substanciassem a sua reivindicação de primazia.
Declaram que Pedro havia sido o seu primeiro Papa embora todas evidências nunca esteve em Roma. Esta autoridade foi até então transmitidas de Papa a Papa até os dias de hoje.
11 - MAS DEUS NÃO ESQUECEU SEU POVO: 2º Reis 19:30-31/ Isaías 1:9/ Ezequiel 14:22/ Romanos 11:5. Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça de Deus em nós.
É triste, mas desde o meio ou o Fim do segundo século, se examinar os grupos que a igreja acusava de heréticos, encontraremos os verdadeiros cristãos que adorando a Deus em espírito e em verdade. Portanto, observamos que Deus sempre teve um povo que estava disposto a servi-lo, sem importar com o custo.
IGREJA: DA QUEDA A REDENÇÃO!!!
1. Como temos observado a Igreja que começara exibindo grande poder espiritual, caiu tendo uma queda até ao formalismo morto. A igreja foi roubada de sua promessa e herança espiritual em Cristo, e “ninguém grita restitui ou “restaura Senhor”. - Isaias 42:18-20. O clero da Idade Média era, em sua maioria corrupta de nada conhecia dos caminhos de Deus.
2.  PROMESSAS DE RESTAURAÇÃO DA IGREJA: Atos 3:20-21. Deus tem estado a restaurar suas verdades na Igreja, quase na mesma ordem em que a Igreja perdeu essa verdade. O profeta Joel apresenta um quadro profético do que Deus está fazendo nos últimos dias. Ao começar sua profecia, ele resume o que aconteceu com a verdade.
Joel 1:4 - O que ficou da lagarta, e comeu o gafanhoto, e o que ficou do gafanhoto o comeu a locusta, e o que ficou da locusta o comeu o pulgão. Joel retrata o declínio da verdade como sendo o despojamento da folhagem pelos diferentes estágios deste inseto. Ele nos diz que a lagarta comeu. A lagarta é o estagio de larva do inseto, e é apenas um pequeno verme que come pouco, mas se não percebido ela dá lugar ao gafanhoto, que vive nas folhas mais tenras este comendo bem mais.
O gafanhoto dá lugar a locusta, um verme maior que come folhas e perfura a casca. Finalmente o pulgão, comendo tudo: a casca, as árvores, as videiras e toda vegetação. Ele deixará uma trilha de morte e destruição. A tragédia deste processo, é que se ele ficar despercebido, a locusta tem o potencial de produzir mais locusta. A locusta que comeu a vida da igreja são: desobediência, amargura, critica, descontentamento, preguiça e infidelidade.
Esta era a condição da Igreja e, em 1500. Como a arvore de Deus, ela fora despojada de toda a vida. Mas Joel se torna porta-voz da promessa de Deus para a Igreja, para restaurar o que havia perdido. - Joel 2:23-26.
3. GRÁFICO EXPOSITIVO DA RESTAURAÇÃO DA IGREJA: 1.    Justificação pela fé: Deus começou a restaurar a Igreja, restituindo em primeiro lugar, a verdade mais fundamental da experiência cristã. Deus restaurou a verdade da justificação pela fé em Jesus Cristo, Enquanto um homem não vem e bebe das fontes da salvação, todas as outras conquistas não tem significado.
O homem não regenerado não pode compreender as coisas de Deus, nem as conheces. Assim aconteceu no começo do século XVI (1500).
4.  RESTAURADORES DE DEUS: Deus apontou um vaso para sua glória. Esse vaso foi Martinho Lutero. Martinho Lutero era um jovem muito culto que havia começado a receber cultura nas áreas das leis. Durante os seus estudos, ele foi perturbado em seu espírito, por algumas perguntas eternas que ainda não haviam sido respondidas para ele. Lutero era membro da Igreja, mas faltava-lhe qualquer certeza da salvação pessoal.
Aquela profunda preocupação espiritual levou-o a abandonar a sua carreira de direito e entrar em um mosteiro, onde ele esperava encontrar a resposta para as suas muitas interrogações. Nesse ponto ele começou a observar criticamente muitas das tradições da Igreja. Ficou especialmente chocado com o uso das indulgências para libertar os homens da responsabilidade de ter vidas santas.
Em 1517: quando ele começou a clamar a Deus. Deus vai a seu encontro. Enquanto ele lia Romanos 1:16, 17, Deus, pelo Espírito, vai e vivificou a Palavra da verdade, e Lutero percebeu pela primeira vez que “O justo viverá pela fé”.
2.    RESTAURAÇÃO DO BATISMO NAS ÁGUAS: Apenas sete curtos anos depois que Deus abrira os olhos de Lutero para a verdade da justificação pela fé. Deus começou a revelar o passo seguinte da verdade para alguns dos seguidores de Lutero. Quando homens como Leubmaier, Grebel e Manz, começaram a olhar para o Senhor, e começaram a duvidar da validade do Batismo infantil.
Se a salvação provinha da fé, como é que crianças que não tinham profissão de fé podiam receber o batismo? Tempos depois esses homens passaram da teoria para a prática e passaram a batizar os crentes por imersão. Cada vez mais cristãos viram a verdade do Batismo nas águas e os seguiram ás águas. Logo, esses cristãos, que já eram proscritos em relação á sociedades religiosas daquela época, começaram a formar suas próprias Igrejas, e se afastaram dos outros, na sociedade.
Este grupo se formou conhecido como “Anabatistas” ou Rebatizadores, mas um título apropriado seria “Batista”.
3.    RESTAURAÇÃO DA SANTIDADE: Por um período de cerca de duzentos anos, houve uma quietude estagnada no campo da Restauração. Deus operara, restaurando algumas verdades tremendamente importantes, mas há muito mais na “Experiência Cristã” do que salvação e Batismo nas águas. Por toda a Terra Deus estava começando a dar ênfase à outra área da experiência cristã. Deus levantou homens como Phillip Spener no fim do século XVII.
Homens que começaram a pregar que a vida cristã, era mais do que correção doutrinária, que experiência cristã era mais do que frequentar regularmente a Igreja. Havia necessidade de separação do mundo. Este movimento, na Alemanha recebeu o nome de Movimento Pietista, que deveria lançar o alicerce de uma ênfase renovada e restaurada sobre santidade.
VIGÉSIMO SEXTO CAPITULO DO SEMINÁRIO PARA PASTORES E LIDERES DA COMUNIDADE CRISTÃ BELA AURORA E UBÁ!!! - 
Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário