MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

segunda-feira, 22 de julho de 2019

TRIGÉSIMA QUARTA LIÇÃO DO SEMINÁRIO E ENSINAMENTOS PARA OS SERVOS DE DEUS: CASAMENTO E CONSELHOS AOS CASAIS!!! POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO...


NOIVADO ABENÇOADO:

Procurai as coisas honestas, perante todos os homens. (Romanos 12,17) - Gostaria, antes de iniciar, justificar aqui o emprego do termo noivado, pois a Bíblia desconhece a tão difundida prática do namoro, em seu aspecto descompromissado e experimental.

Principalmente nos últimos anos notamos o aumento do número de casos em que crentes iniciam um relacionamento de noivado sem considerar os requisitos bíblicos para uma união agradável a Deus; e o que se tem visto é que após um certo tempo esse relacionamento é rompido.

Mas a causa desse triste sintoma de decadência nem sempre é a consciente manifestação da vontade própria; muito frequentemente a razão que levou a esses compromissos precipitados também foi à carência de ensino e do conhecimento: Dos princípios divinos. Um compromisso serio como este somente deve ser avaliado e praticado à luz da Palavra de Deus. 

Por isso, cremos que será muito valioso que os noivos, especialmente os mais jovens, considerem estes pensamentos, baseados na Escritura, que nos foram legados por um experimento servo de Deus que há muitos anos já esta com o Senhor.

1- A DECISÃO MAIS IMPORTANTE DA VIDA:

Não existe decisão com maior repercussão na vida, seja ela interior ou exterior, do que a união de duas pessoas em noivado, e posteriormente, em casamento. Duas pessoas são ligadas, tornando-se uma única personalidade; a influência de uma é constante sobre toda a vida da outra.

2 - O QUE É NECESSÁRIO SABER ANTES DO NOIVADO:

Um verdadeiro filho de Deus somente deve se ligar, pelo matrimônio, a um outro filho de Deus se está plenamente certo de que esta pessoa é uma pessoa compromissada com Deus, que de verdade tem uma vida para Jesus, e que sujeitou a sua vida à Palavra e à vontade de Deus. Isto é muito importante e determinante para o futuro no relacionamento conjugal.

Um moço que procura ganhar a sua noiva se comporta muito diferente do que aquele que já a tem, e muito diferente ainda quando já estiver casado. Na minha região há um ditado que diz: Espere só, depois do casamento tudo será diferente!!!

Inúmeras jovens cristãs, que se deixaram iludir por uma aparência piedosa, deram-se conta, após o casamento, e com muita dor, que estavam ligadas por toda a vida a um homem não-convertido. O noivado serve como uma boa experiência para o conhecimento dos noivos.

Duas coisas são importantes observar: Atitudes e maneira de falar. Sua atitude em relação aos pais, um jovem que trata e cuida bem á sua mãe certamente vai tratar e cuidar de sua futura esposa.

A maneira de falar descortina alma e coração, observa suas opiniões e maneira de falar de assuntos importantes na vida social.

Outros conselhos importantes: Observa se ele ou ela é uma pessoa de oração e comunhão com Deus... Isto é importante, pois a intimidade com Deus gera sensibilidade e humildade. A leitura bíblica nos  leva a uma comunhão com a palavra de Deus que gera conhecimento do Senhor e este conhecimento fortalece á pessoa espiritualmente. Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Mateus 22:29...

No noivado o conhecer, conviver e observar será muito importante na decisão futura, mas que seus olhos não sejam tão críticos, pois as pessoas não são perfeitas mesmo em Deus, mas observa sua busca da perfeição e sua força de vontade em vencer determinadas falhas. - Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. Filipenses 3:12.

3- REQUISITOS QUE DEUS DESEJA PARA O NOIVADO:

Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam - (SI 127:1). O estabelecimento de um lar, portanto, deve ser uma obra de Deus. O noivado é o fundamento desta construção. Mas, quando um noivado é desejado por Deus? Como ocorre um noivado desejado por Deus? Depende de quais requisitos?

Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer - (leia Pr 23,22-25). A decisão mais importante da vida precisa da concordância e benção do pai e mãe. Aquele que deseja que sua futura esposa também seja considerada como uma filha na casa de seu pai, que espera assumir o lugar de um filho na casa paterna de sua mulher;

Somente esses propósitos já são um compromisso para, antes mesmo de se dirigir à jovem escolhida com aquela pergunta decisiva, perguntar pela aprovação dos pais de ambos.

Honra a teu pai e a tua mãe, para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra - (Ef 6:2-3). A aprovação da igreja também é fundamental, pois a sua congregação torna-se sua família espiritual e eterna, a concordância do pastor junto a liderança e membros de sua igreja é uma maneira de observarmos a vontade de Deus. Um conselho que dou ao perguntarem se algo que decidimos fazer vem de Deus? Respondo enfaticamente; Aquilo que nos leva a Deus vem do trono de sua graça!!!

Assim, temos seis requisitos para um noivado desejado por Deus: Que ambos os lados tenham reconhecido que o outro é plena propriedade do Senhor Jesus. Que cada um deles esteja convicto serem destinados por Deus um para o outro.  Que de ambas as partes haja a benção e concordância dos pais e congregação (não despreze isto). 

Que as duas partes sejam fisicamente saudáveis. Que haja a disponibilidade ou perspectiva de recursos para a fundação de um lar. Que idade, educação, formação, costumes e procedência familiar de ambos sejam compatíveis.

Como é diferente quando filhos de Deus, humildes e obedientes, contando com a benção e concordância dos pais, têm o seu primeiro encontro a sós!!! Juntos se põem de joelhos diante do Senhor que está presente ali, louvam o Seu nome e admiram como Ele tudo conduziu.

Noivo e noiva, diante daquele que está presente, expressam sua convicção de serem determinado um para o outro, segundo a Sua santa vontade. Submetem todo o futuro sob a orientação de Sua Palavra e Sua benção. Consideram a alegria de usufruir das delicadezas do parceiro como um ditoso presente que recebem de Sua mão. Ali, não existe nada a lastimar, tudo está em ordem diante de Deus e dos homens - que imensa alegria e paz!!!

TRIGÉSIMO QUARTO CAPITULO DO SEMINÁRIO PARA PASTORES E LIDERES DA COMUNIDADE CRISTÃ BELA AURORA E UBÁ!!!


Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário