MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quarta-feira, 31 de julho de 2019

QUADRAGÉSIMA SEGUNDA LIÇÃO DO SEMINÁRIO E ENSINAMENTOS PARA OS SERVOS DE DEUS: A NECESSIDADE DE FUNDAMENTOS: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!! O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS:


Versículo-Chave: Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade - (Efésios 1.11).
INTRODUÇÃO
Nosso Deus é um Deus de propósitos. Tudo o que Ele fez, está fazendo ou fará é de acordo com o Seu próprio propósito e por Suas próprias razões. E o fato de Deus agir com propósito revela que Ele é um Deus que planeja e executa todas as coisas visando um alvo ou alvos específicos.
Deus tem um propósito para todos os Seus filhos. É um desejo que nasceu no Seu coração antes da criação do mundo e que Ele está levando ao cumprimento em nossos dias. O propósito de Deus não é apenas a salvação do homem, pois a salvação é o meio de conduzir-nos ao cumprimento do Seu propósito.
Neste estudo nós aprenderemos qual é o propósito de Deus para todos os Seus filhos e como poderemos ver seu cumprimento em nossas vidas.
DEFININDO PROPÓSITO
Um propósito é uma “intenção” de fazer alguma coisa. É um projeto ou desígnio. Um propósito é um alvo, aquilo que se busca alcançar quando se faz alguma coisa. Propósito é o quesentido à existência ou à realização das coisas. Ele responde à questão por que nós fazemos isso?.
O Senhor faz todas as coisas de acordo com Seu propósito ou intenção. E o propósito do Senhor não é uma “invenção” de última hora. Deus não improvisa! Ele planeja ou estabelece propósitos e os executa de acordo com a Sua vontade predeterminada.
UM DEUS DE PROPÓSITOS
Quando Deus chamou Moisés para libertar Seu povo da escravidão do Egito, Moisés, o Seu servo, foi até faraó com a mensagem de Deus e falou as palavras de Deus. Faraó não obedeceu a Deus, antes, rejeitou o mensageiro de Deus e fechou seu coração à vontade do Senhor.
Deus poderia ter eliminado o faraó na hora que Ele bem quisesse. Mas Ele não o fez. Por quê? Ele faz todas as coisas com um propósito!!!
Ele tinha um propósito em tratar com o faraó endurecido: Mas eu o mantive em exatamente com este propósito: mostrar-lhe o meu poder e fazer que o meu nome seja proclamado em toda a terra - (Êxodo 9.16).
Eliminar o faraó não traria tanta glória e engrandecimento para o Senhor quanto deixá-lo experimentar a Sua mão poderosa e o Seu braço estendido. Deus queria mostrar-lhe Seu poder e engrandecer o Seu nome em toda a terra.
Preste atenção: Deus não improvisa! Ele sabia que faraó não ouviria a Sua voz. Ele traçou um plano, o melhor plano, para que Seu propósito se cumprisse. Melhor do que remover faraó da face da terra seria mostrar-lhe Seu poderinfinitamente superior ao de faraó, que se considerava umdeus” – e mais ainda: revelar ao mundo inteiro a grandeza do Seu nome.
Às vezes não compreendemos os caminhos e propósitos de Deus, e pensamos que há alguma coisa errada com Ele. Mas, lembre-se: Deus não improvisa.
ELE FAZ TODAS AS COISAS CONFORME O SEU PROPÓSITO!!!
DEUS SEMPRE CUMPRE OS SEUS PROPÓSITOS
A Bíblia declara: Deus... É poderoso e firme em seu propósito - (Jó 36.5). Deus é poderoso e firme para cumprir os Seus propósitos. Ele não vacila. Ele não atrasa. Ele não usa de artifícios. Deus está determinado a fazer o que Ele disse que faria.
O propósito de Deus prevalece sobre os planos humanos: Muitos são os planos no coração do homem, Mas o que prevalece é o propósito do SENHOR... (Provérbios 19.21).
Nós podemos e devemos fazer planos, mas também devemos lembrar que, no final das contas, é o propósito Dele que será cumprido. Portanto, nós precisamos aprender a descobrir e entender os Seus caminhos, as Suas maneiras de agir e executar a Sua vontade. De fato, a vida e o ministério se tornam maislevesquando aprendemos a abrir mão de nossos próprios planos e deixar o propósito do Senhor prevalecer sobre cada um deles.
Quanto mais lutamos para estabelecer os nossos planos tanto menos aprendemos a andar em Seus caminhos. Nós poderemos evitar muitas decepções, frustrações e equívocos em nossa caminhada cristã se entendermos que o propósito Dele sempre prevalecerá e, assim, desde o início, submetermos cada plano que elaboramos à Sua perfeita vontade.
Aliás, para entendermos melhor os caminhos de Deus, nós precisamos estar plenamente convencidos e aceitar de todo o coração de que em Deus não há improvisações e que nada ou ninguém pode impedir o cumprimento de Seu propósito. Nenhum propósito do Senhor será frustrado. Ele é poderoso. Ele é capaz de cumprir o Seu propósito: Pois esse é o propósito do SENHOR dos Exércitos; quem pode impedi-lo? Sua mão está estendida; quem pode fazê-la recuar? - (Isaías 14.27).
Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito permanecerá em , e farei tudo o que me agrada - (Isaías 46.10). - Assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a envie. - (Isaías 55.11).
Não há força nenhuma na terra capaz de impedir que Deus faça o que Ele planejou fazer. Isso nosplena segurança; Na salvação: Nós podemos confiar que nunca perderemos a salvação porque Aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus - (Filipenses 1.6).
Na vida diária: Nós estamos protegidos e seguros nas mãos de Deus. Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!!! - (Mateus 10.29-31).
No ministério: Deste evangelho fui constituído pregador, apóstolo e mestre. Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o que lhe confiei até aquele dia... (2 Timóteo 1.11-12).

DEUS TEM UM PROPÓSITO PRINCIPAL OU FINAL
Deus tem um propósito principal ou final. Muitas pessoas procuram descobrir o propósito especifico de Deus para suas vidas (com quem vou me casar? Que profissão eu escolherei? Qual é o meu ministério? etc.) sem entender e viver o propósito de Deus. Isso, obviamente, gera falsas expectativas e, conseqüentemente, frustrações.
Pois nós só podemos estar certos da vontade específica de Deus para nossas vidas quando estamos certos sobre a Sua vontade principal e perseverando em vivê-la. Qual é o propósito de Deus para minha vida? – Você se fez esta pergunta? ouviu isso de alguém? É muito comum ouvirmos as pessoas questionando nesta direção. Mas não é difícil descobrirmos o propósito de Deus para nossas vidas.
O que precisamos entender é que Ele tem ao mesmo tempo um propósito e vários propósitos. Ele tem um propósito principal ou final ao qual estão subordinados todos os Seus demais propósitos específicos para determinadas épocas e determinados grupos ou indivíduos. Assim, antes de perguntarmos pelo propósito específico, nós precisamos descobrir aquele que é principal ou final.
DEUS TEM UM PROPÓSITO FINAL, UMA META FINAL!!! Efésios 1.9-11 nos apresenta este propósito final de Deus:
E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.
Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade.
O propósito final de Deus, ou seja, o propósito de Deus para o Universo todo, incluindo as coisas visíveis e invisíveis, é que todas as coisas sejam restauradas ou reconciliadas com Cristo como Senhor e Cabeça de tudo.
Todos nós devemos viver e ministrar à luz deste propósito principal de Deus. Tudo o que Deus fez, está fazendo e fará é para cumprir este propósito supremo.
Deste propósito principal de Deus derivam Seus propósitos gerais e específicos para as nações, povos e indivíduos. Por exemplo, Deus tem um propósito geral para a Igreja toda, assim como Ele tem um propósito específico para cada igreja local.
Isso não significa independência do propósito principal de Deus, mas sim que tais propósitos específicos, estabelecidos por Deus para as igrejas locais, devem colaborar e colaborarão para cumprir o propósito principal de Deus.

(CONTINUA)...

QUADRAGÉSIMO SEGUNDO CAPITULO DO SEMINÁRIO PARA PASTORES E LIDERES DA COMUNIDADE CRISTÃ BELA AURORA E UBÁ!!!

Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário