MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sábado, 27 de julho de 2019

SAINDO DO LUGAR DE CONFORTO: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!!


TEXTO-CHAVE: ISAÍAS 20: 1-6 – (Isaías 20:1) - NO ano em que Tartã, enviado por Sargom, rei da Assíria, veio a Asdode, e guerreou contra ela, e a tomou, (Isaías 20:2) - Nesse mesmo tempo falou o SENHOR por intermédio de Isaías, filho de Amós, dizendo: Vai, solta o cilício de teus lombos, e descalça os sapatos dos teus pés. E ele assim o fez, indo nu e descalço. (Isaías 20:3) - Então disse o SENHOR: Assim como o meu servo Isaías andou três anos nu e descalço, por sinal e prodígio sobre o Egito e sobre a Etiópia, (Isaías 20:4)...

Assim o rei da Assíria levará em cativeiro os presos do Egito, e os exilados da Etiópia, tanto moços como velhos, nus e descalços, e com as nádegas descobertas, para vergonha do Egito. (Isaías 20:5) - E assombrar-se-ão, e envergonhar-se-ão, por causa dos etíopes, sua esperança, como também dos egípcios, sua glória. (Isaías 20:6) - Então os moradores desta ilha dirão naquele dia: Vede que tal é a nossa esperança, à qual fugimos por socorro, para nos livrarmos da face do rei da Assíria!!! Como, pois escaparemos nós?

I - INTRODUÇÃO: Neste inicio de ano, se fizermos uma retrospectiva do que nos aconteceu, chegaremos à conclusão de que, tanto coisas boas como ruins nos sobrevieram. Existe algo que me chama a atenção, na maioria destes acontecimentos. Preferimos estar "no lugar de conforto", do que nos levantar e agir para que algo a mais pudesse acontecer nas nossas vidas.

Profetizar o melhor de Deus para este ano, muitas vezes nos exigirá não somente palavras sendo lançadas em nome do Senhor, e sim atitudes pessoais, onde a "nossa saída do Egito" requer um esforço humano, onde precisamos exercitar nossos músculos espirituais e usar nossa força e nosso vigor físico.

Neste texto, estudo ou mensagem vejo claramente uma exigência que Deus faz ao "profeta", para que ele saia do seu Lugar de Conforto, e entre no dinamismo e na criatividade do Senhor. Estarei enumerando algumas atitudes que Deus requer de cada um de nós, para desfrutarmos o melhor de Deus nas nossas vidas para este ano.

1º) VV. 2 - "VAI, SOLTA DE TEUS LOMBOS O PANO GROSSEIRO DE PROFETA E TIRA DOS PÉS O CALÇADO. ASSIM ELE O FEZ, INDO DESPIDO E DESCALÇO": - A) - A primeira atitude do homem, para desfrutar o melhor de Deus é abrir mão do "orgulho pessoal" e das suas próprias prerrogativas (preferencias ou privilégios), uma quebra de padrões pessoais, e entrar na palavra profética do SENHOR. B) - O profeta Isaías poderia até questionar a Deus, poderia ter resistido, mas, devido a sua confiança no Senhor ele não hesitou em "Obedecer ao Senhor".

C) - Quando vejo na palavra o Senhor dizendo "solta de teus lombos o pano grosseiro de profeta", entendo que muitas vezes devemos lembrar que antes de qualquer "Título" que possamos carregar (ex: governador, rei, deputado, senador, pastor, missionário, diácono, obreiro, médico, advogado), nunca deixaremos de ser homens e mulheres, ou seja, "apenas humanos", é importante sempre lembrar das palavras de Jesus: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me" (Mc 8:34).

D) - Sair do "lugar de conforto" agrada o coração de Deus, porque requer obediência e confiança na Palavra do Senhor para as nossas vidas. Tirar dos pés os calçados, tem um significado de "se humilhar" de se render à vontade do Senhor. E) - lembrando novamente as palavras do mestre de Nazaré quando diz: "A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra" (Jô 4.34); Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma porque ouço, julgo.

O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou - (Jô 5:30); Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou - (Jô 6:38).

2) -  VV. 3,4 - POR SINAL, ANDOU TRÊS ANOS DESPIDO E DESCALÇO, CONTRA O EGITO E CONTRA A ETIÓPIA: A) - Entendo que, os que se chamam pelo Nome do Senhor, "Israel de Deus" confiavam mais na força do homem, do que nas promessas do SENHOR. Quando depositamos a nossa confiança no homem, sofremos decepções, desilusões, dissabores, nos magoamos, nos ferimos, enfim, ficamos a "decepcionados".

C) - O Senhor diz a Igreja, "não confiem no homem, e na força do seu braço, pois o que poderia fazer?", como está escrito: "Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor!" (Jr 17:5); O Profeta precisa falar a verdade, se não falar, não pode considerar o profeta como do Senhor.

D) - Querer o melhor de Deus, muitas vezes requer "ouvir a verdade", mesmo que ela possa ser "dura" de ouvir, mas é preciso. Nosso Consolo é que podemos nos refugiar no Senhor, e viver o melhor de Deus para as nossas vidas, segundo a sua palavra, que possamos exclamar como o salmista: "Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, faremos menção do nome do Senhor, nosso Deus”.

E) “- Eles se encurvam e caem; nós, porém nos levantamos e nos mantemos de pé”. (SL 20:7-8); "No tocante a mim, confio na tua graça; regozije-se o meu coração na tua salvação" (SL 13:5); Que neste ano possamos confiar plenamente no Senhor; Entregar-nos integralmente, sem reservas ao nosso Deus. Vejamos o desfecho do propósito do Senhor para as nossas vidas.

3) - VV. 5,6 – “A NAÇÃO DE ISRAEL, PELA FALTA DE CONFIANÇA NO DEUS VIVO, COLOCARAM NA ETIÓPIA A SUA CONFIANÇA, E NO EGITO A SUA GLÓRIA”. O QUE DEUS QUER NOS ENSINAR, SEGUNDO A SUA PALAVRA É QUE, OU CONFIAMOS, OU DEIXAMOS DE CONFIAR NOS ENTREGANDO A UMA "FALSA ESPERANÇA".

Como Igreja do Senhor, devemos dar Toda Honra e Glória, Poder, Majestade, Toda Reverência e Temor ao nosso Deus, Todo -Poderoso, sabendo que o melhor do Senhor é sairmos do "LUGAR DE CONFORTO", e entregarmos ao nosso Deus, agindo e obedecendo a Sua Palavra.

Veja o que diz a Palavra, "foi isto que aconteceu àqueles em quem esperávamos e a quem fugimos por socorro, para livrar-nos do rei da Assíria! Como, pois, escaparemos nós". - LEMBRE-SE; Somente Deus através de Jesus Cristo pode nos salvar, devemos confiar somente Nele.

4) - COMO ESCAPAREMOS NÓS? CHEGA UM MOMENTO EM NOSSAS VIDAS EM QUE AS NOSSAS ESPERANÇAS VÃO SE ESVAINDO, COMO DESCENDO NO "RALO" DA INCERTEZA, DA DÚVIDA E DA DESCRENÇA. MAS HOJE, O SENHOR QUER RESSUSCITAR A NOSSA FÉ, NOSSA ESPERANÇA E O NOSSO AMOR.

A Palavra do Senhor aviva a esperança, ressuscitar sonhos é um prazer para o nosso Deus, quando nem em sonho podemos enxergar a nossa vitória. Sair dos nossos lugares de conforto é a melhor saída. (Um menino, que nasceu na cidade de Belém, na Judeia, cidade de Davi, encontrava-se numa manjedoura).

Não era um lugar de conforto para um recém-nascido. Pois não havia lugar para eles na hospedaria. Não foi bem recepcionado, "nem lugar foi encontrado na hospedaria", e esse hóspede sem igual, nunca se contentou no lugar de conforto.

Pelo contrário, em um dado momento, já no ministério ele afirma que "as raposas têm covis, e as aves do céu tem ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a sua cabeça.”

De semelhante modo, os seus discípulos sabiam que para desfrutar o melhor de Deus, no "ano aceitável do SENHOR", deveriam sair do seu lugar de conforto. - Onde o apóstolo Paulo, em vez de honra, preferiu um lugar desconfortável, onde de fariseu perseguidor, passou a ser perseguido (por causa da Verdade, e do seu Testemunho de vida.

O Melhor do Senhor, para esta igreja está profetizado, mas o que eu me pergunto e pergunto a cada um, estaremos dispostos a sair do "Lugar de Conforto", para corrermos para os pés do nosso Senhor, e dizer como o Profeta Isaías: - Eis-me aqui, envia-me a mim. - (Is 6:8c); Onde Isaías saiu do Palácio do rei, como um diplomata que era, saiu do lugar de conforto, para fazer a vontade do Senhor, onde andou por três anos, despido e descalço para transmitir a transparência e a verdade da Vontade do SENHOR.

CONCLUSÃO FINAL: Hoje é o tempo, o agora é de Deus na sua vida, "não temos tempo para perder tempo", Deus trabalha com o nosso tempo também, apesar da sua Eternidade, onde um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.

Possamos aproveitar o dia da visitação do nosso Deus, onde a Sua graça, misericórdia, o seu amor é evidenciado através da Sua longanimidade, onde ele suporta com paciência, esperando que o homem se volte para ele em arrependimento e desfrute a bem-aventurada vida, uma vida com abundância, aqui na face da Terra. Finalizando;

SAIA DA ZONA DE CONFORTO E BUSQUE A DEUS:

Todos os homens gostam de ficar em sua zona de conforto, certamente a área do conformismo,
de estar acomodados com grande indiferença... O homem sempre procura se acomodar nas situações, cada vez mais cheio de auto suficiência. Muitas vezes vivemos como se pudéssemos vencer com nossas forças pensando que podemos obter vitórias sem Deus...

Tornamo-nos imediatista, vivendo em nossa zona de conforto e neste lugar temos tendência de confiar mais no homem do que em Deus, tentando buscar solução no Egito que é a figura do mundo cruel, mas a bíblia diz assim; "Porque a força de Faraó se vos tornará em vergonha, e a confiança na sombra do Egito em confusão" (Isaías 30.3); "Vós, os que temeis ao SENHOR, confiai no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo" (Salmos 115:11).

Vivendo em nossa zona de conforto temos a tendência de viver naquilo que vemos e tocamos, esquecendo os princípios da fé, Passamos só a confiar nas ciências humanas e nos carros e cavalos, esquecendo das coisas maravilhosas que Deus fez, faz e vai fazer e apoiamos na força de faraó, leia o que estar escrito; (Salmos 78:11) - E esqueceram-se das suas obras e das maravilhas que lhes fizera ver...

Se foi Deus que com braço forte nos tirou do Egito (mundo), sem Deus ficamos em um beco sem saída e diante do poder D’ele nos sentimos  com nossa limitação zero e nesta hora de aflição e desespero diante de nossa inoperância que podemos confiar em Deus... Porque somente de Deus virá nossa resposta e socorro. Portanto saia de sua zona de conforto e busque a Deus...

Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário