MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sábado, 28 de setembro de 2019

AS DEZ VIRGENS: MAURÍLIO SOUZA!!!



TEXTO: E saindo elas para comprar o óleo, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada. Mais tarde vieram também as outras e disseram: Senhor!!! Senhor: Abra a porta para nós!!! Mas ele respondeu: A verdade é que não as conheço!!! (Mt 25:10 a 12)...
O propósito desta mensagem é reafirmar a necessidade que temos de estar atentos e vigilantes quanto ao tempo do agir de Deus, e também do agir, comportamento e a motivação de nossas vidas. PORQUE ESTAMOS NA IGREJA
A parábola das Dez Virgens contada por Jesus mostra a diferença entre os verdadeiros crentes e os cristãos nominais, enfatizando a chamada à vigilância para a iminente vinda do Senhor Jesus para arrebatar sua Igreja fiel na terra. Parábola é a narração de uma estória com o fim de ensinar ou ilustrar verdades morais e espirituais.

VAMOS EXAMINÁ-LA: 1 - v.1 - O reino dos céus será semelhante a dez virgens. O salvo é participante do reino dos céus e o será do reino de Deus na terra. Em 2 Tm. 2:10 a 12, temos que a Igreja vai reinar com Cristo: Esta palavra é digna de confiança:... se perseveramos, com ele também reinaremos... 

2- v.1-b: A Dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo. Estas Virgens deviam ser moças irrepreensíveis. Era a figura do crente cuja vida interior e exterior estava sem mancha nenhuma.

3 - V. 2: Cinco delas eram insensatas... Insensatas quer dizer ignorantes, desmazeladas, loucas, irresponsáveis. Crente muleta ou caroneiro!!!

4 - V.2-b: cinco eram prudentes. A prudência é sinal de sabedoria! Em Pv.9:9 e 10 lemos: Instrua o homem sábio, e ele será ainda mais sábio;... O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.

5 - V. 3: As insensatas pegaram suas candeias, mas não levaram óleo. Azeite na bíblia é símbolo do Espírito Santo que sustenta a chama da fé, a luz do amor, o conhecimento da Palavra de Deus, a esperança, o amor, o zelo, a paciência, a firmeza em nossa vida. Temos a unção do santo – Eclesiastes – 9:8...

6 - Vs.3 e 4: Candeias ou Lâmpadas. Os discípulos são chamados de luz do mundo e nós também o somos. São palavras de Jesus: Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.

Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus. (Mt. 5:14 a 16). Paulo disse aos filipenses: Façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo, retendo firmemente a palavra da vida. (Fp. 2:14 e 15).

A Igreja é o candeeiro do Senhor: Este é o mistério das sete estrelas que você viu em minha mão direita e dos sete candelabros: As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas. (Ap. 1:20)..

7 - V. 4: As prudentes, porém, levaram óleo em vasilhas, junto com suas candeias. As dez lâmpadas estavam acesas e assim continuaram. As prudentes representam os crentes que têm azeite de reserva, que buscam experiências novas e mais profundas com Deus para a hora de provação. Devemos buscar o enchimento com o Espírito Santo: Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor. (Ef. 5:18 e 19).

8 - V.5: O noivo demorou a chegar. Provamos nossa fidelidade com nossa perseverança e fé. Sua vinda não era para ser imediata, mas de repente.

9 - V.5-b: E todas (as virgens) ficaram com sono e adormeceram. Este adormecer para nós significa os demais afazeres do cotidiano que nos envolvem; mas devemos estar preparados e atentos.

10 - V.6: À meia-noite, ouviu-se um grito: O noivo se aproxima: Saiam para encontrá-lo. Apesar de Cristo parecer estar tardando, Ele virá buscar a Igreja, a Noiva, no tempo do Pai!!!

11 - V.8: As (virgens) insensatas disseram às prudentes: Dêem-nos um pouco do seu óleo, pois as nossas candeias estão se apagando. É a atitude dos que desprezam a vida piedosa, humilde, contrita e cheia do Espírito Santo. Não tenha uma Vida de superficialidade!!! – Shawlow now – lugares secos rasos!!!

12 - V.9: Elas responderam: Não, pois pode ser que não haja o suficiente para nós e para vocês. Vão comprar óleo para vocês. Não podemos tomar emprestado a bênção ou a abundante graça de um irmão, nem dar vida espiritual ao próximo: É só Jesus, pelo Seu Espírito!!! CADA UMA VAI DAR CONTA DE SI MESMO – NO ARREBATAMENTO NÃO HAVERÁ CARONA!!!

13 - V.10: Vão comprar óleo para vocês. E saindo elas para comprar o óleo, chegou o noivo. Deus convida a buscar nEle o suprimento que precisamos. Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo. (Is.55:1).

14 - V.10-b: As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. Faz-nos pensar sobre a entrada do povo de Deus alegre e feliz, vigilante e atento, perseverante e constante para a glória e gozo do Senhor. Em Ap. 19:9 encontramos: E o anjo me disse: Escreva: Felizes os convidados para o banquete do casamento do Cordeiro!!! E acrescentou: Estas são as palavras verdadeiras de Deus.

15 - V.10-c: E a porta foi fechada. A hora da oportunidade é hoje e agora!!! Amanhã pode ser muito tarde; hoje Cristo o quer libertar!!! Noé e sua família entraram na Arca, símbolo da salvação e o Senhor fechou a porta por fora: Então o SENHOR disse a Noé: Entre na arca, você e toda a sua família. Então o SENHOR fechou a porta...

16 - V.11: Mais tarde vieram também as outras (insensatas) e disseram: Senhor! Senhor! Abra a porta para nós!!! Fechada à porta da oportunidade

Amados, o momento de nosso encontro com Jesus está muito próximo; mais do que pensamos - seja pela nossa morte ou pelo arrebatamento da Igreja. Como está a reserva do azeite (Espírito Santo) em sua vida? Você está preparado para o encontro com Jesus, o Noivo?

A oportunidade de nos prepararmos é hoje e agora!!! Deus te abençoe... Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Isaías 55:6.

Maurílio Souza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário