A
ASCENSÃO DE CRISTO:
O período de humilhação
do Senhor Jesus Cristo começou a terminar quando Cristo ressuscitou e se
completou em quarenta dias depois de Sua ressurreição, quando Ele ascendeu aos
céus tal como também havia antecipado: Que será, pois, se virdes o Filho do
Homem subir para o lugar onde primeiro estava? - (João 6.62; ver também João
17.1; Atos 1.9-11).
A ascensão liga o Seu ministério terreno com o Seu atual
ministério de Cristo no céu, de onde nos precede como Precursor (Hebreus 6.20),
intercede por nós (Hebreus 4.14-16) e dirige a Sua igreja como cabeça
(Colossenses 1.18; Efésios 4.8).
A ascensão de
Cristo não é apenas um grande fato do Novo Testamento, mas um grande fator na
vida de Cristo e dos Cristãos: E nenhuma Cristologia está completa a menos que
a ascensão e suas consequências sejam incluídas. Ela é a consumação de Sua obra
redentora.
O Cristo dos
evangelhos é o Cristo da história, o Cristo do passado, mas a plena figura de
Cristo no Novo Testamento é aquela de um Cristo vivo, o Cristo do céu, o Cristo
da experiência, o Cristo do presente e do futuro.
A IMPORTÂNCIA DA
ASCENSÃO: A ascensão de Cristo tem importantes implicações para o Cristão. Isso
se dá pelo fato de que a introdução de Jesus nos céus como Deus-Homem traz
responsabilidades e bênçãos aos Cristãos. O valor espiritual da ascensão de
Cristo não está simplesmente no fato de que Ele subiu aos céus, mas por causa
da Sua proximidade espiritual. Ele já não em mais as limitações de antes da
ressurreição e Sua vida do alto é uma promessa e uma garantia para nós de que
também vivemos com e como Ele.
O fato de Cristo ter subido aos céus não
significa, de maneira alguma, ausência de Sua parte. Pelo contrário, Cristo
continua ministrando aos Seus, de maneira especial na presença gloriosa do Pai.
A seguir, nós apresentaremos alguns pontos que apontam para a importância da
doutrina da redenção na experiência crista:
O PONTO CULMINANTE
DA OBRA DE REDENÇÃO: A ascensão de Cristo é o ponto culminante da obra de
redenção, pois ao ascendeu aos céus, Cristo ‘se assentou à destra do trono da
Majestade nos céus, como ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo que
o Senhor erigiu, não o homem’ (Romanos 8.1). Ele se assentou porque Ele
concluiu o Seu trabalho redentor. A obra de salvação estava completa, perfeita
e consumada.
O SUMO SACERDÓCIO: Cristo
ascendeu aos céus como o sumo sacerdote de bens maiores e do tabernáculo mais
perfeito. Como sumo sacerdote, Ele vive para interceder por nós, porém, Ele
está ali sempre na presença do Pai para ‘lembrar’que Ele apresentou os
sacrifícios perfeitos e suficientes para nos dar a salvação. Desta maneira, por
estarmos unidos ao Sumo Sacerdote Celestial, nós estamos sempre na presença de
Deus e cobertos pelo sangue do perfeito sacrifício oferecido por Cristo.
SENHORIO: Após a
Sua ressurreição, Cristo ascendeu aos céus (Atos 1.9-11) onde Ele foi exaltado
como Senhor e Cristo (Atos 2.32-36; Efésios 1.20-23; Hebreus 1.3). A ascensão
constituiu a Cristo, homem, como Cabeça e Senhor da Igreja. Ele é o Senhor e a vida da Igreja. Ele é o
Rei dos reis e o Senhor dos senhores. Ele é digno de honra e obediência da
parte de todos, especialmente dos Seus seguidores.
O DOM DO ESPÍRITO: Enquanto
esteve mundo, Cristo não pode enviar o Espírito Santo permanentemente para os
Seus discípulos. Ele sempre falou do Espírito como uma promessa a se cumprir
após a Sua ascensão (João 7.37-39; 14.25-27; 16.14, 15). Porém, após a Sua
ascensão Ele derramou o Seu Espírito abundantemente sobre a Igreja (Atos 2.33).
Sem a Sua ascensão o Espírito Santo não viria permanentemente habitar a Igreja.
A EDIFICAÇÃO DA
IGREJA: Em conexão com a Sua ascensão, Cristo prometeu que estaria conosco para
sempre (Mateus 28.20) e edificaria a Sua Igreja (Mateus 16.18). Ele faz isso
por alimentá-la com a Palavra e cuidar de Sua preservação ao longo dos séculos
(Efésios 5.29). Parte de Sua obra atual de edificação da Igreja inclui
liderá-la em seu ministério (Efésios 1.22, 23; Colossenses 1.18-19), produzindo
saúde e crescimento ao corpo por meio dos dons espirituais (Efésios 4.7-16).
INTERCESSÃO: Cristo
está intercedendo pelos crentes diante do Pai. Quando esteve no mundo Ele
intercedeu pela proteção de Seus discípulos dos ataques de Satanás e do pecado
(João 17.15) e pediu ao Pai pela unidade deles (João 17.20-23).
Hoje Ele
intercede diante de Deus pelos nossos pecados e nos ajuda em nossos momentos de
tentação e necessidades (Hebreus 4.16). Ele intercede quando caímos em pecado
(1 João 2.1) e garante a nossa purificação quanto confessamos nossos pecados ao
Pai (1 João 1.7, 9). Ele também está presentemente envolvido em responder as
nossas orações (João 14. 13-14) e nos dá fora nas situações difíceis
(Filipenses 4.13).
EXPECTAÇÃO: A
certeza de que Cristo foi aos céus enche o nosso coração de alegria e
esperança, pois sabemos que Ele está preparando um lugar para nós junto do Pai
(João 14.3). Isso produz uma expectativa em nosso coração pelo retorno do Rei,
para tomar-nos definitivamente para Si em nosso ser integral. A ascensão é
importante também porque descreve a exata maneira como o Senhor retornará dos
céus a terra:
E lhes disseram:
Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre
vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir - (Atos 1.11). Assim
como a ascensão, o retorno de Cristo será: 1. Visível - 2. Corporal. - 3. Nas
nuvens.
OCTOGÉSIMO PRIMEIRO
CAPITULO DO SEMINÁRIO PARA PASTORES E LIDERES DA COMUNIDADE CRISTÃ BELA AURORA
E UBÁ!!! - Maurílio Souza...
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