Em 1 Tessalonicenses estamos cheios de Esperança ‘em Cristo’
(4.13-14). O fogo do entusiasmo por Sua vinda atravessa as páginas desta
epístola. Ele é a nossa perspectiva. Haverá uma geração de cristãos que não
morrerá, porque Cristo virá por eles. Em 2 Tessalonicenses somos glorificados
em Cristo (1.12; 2.14), o que se revelará plenamente quando Ele vier para ser
glorificado nos seus santos.
Em 1 Timóteo nós somos feitos fiéis em Cristo - (1.18, 19) – fiel
à doutrina, à adoração, e à supervisão da igreja; fiéis no andar pessoal e na
obra. Em Tito nós somos exemplos em Cristo’ (2.7, 8); em todas as coisas
apresentando-nos como exemplo de boas obras. Em 2 Timóteo nós somos vencedores
em Cristo - (4.6-8), e ainda que perseguidos nós somos finalmente conduzidos ao
triunfo, havendo combatido o bom combate, corrido a carreira, e tendo guardado
a fé.
CRISTO É O TUDO DA VIDA CRISTÃ:
Se Cristo é o coração do cristianismo, Ele também é o todo da vida
cristã. A vida cristã não consiste de seguir a Cristo ou imitar a Cristo,
obedecer a Cristo, ter a cristo, permanecer em Cristo ou fazer Cristo
conhecido. Todas estas coisas são manifestações da vida cristã ou requisitos
para a vida cristã. Porém, a vida cristã é a vida de Cristo através de mim:
O SENTIDO DA VIDA CRISTÃ É CRISTO (GÁLATAS
2.19-20):
A meta da vida cristã é conhecer a Cristo (Filipenses 1.23; 3.8,
10, 14). A essência da vida cristã é a relação com Cristo (João 17.3; Gênesis
4.1; Mateus 1.25). O exemplo para a vida cristã é Cristo (Hebreus 12.2; romanos
1.29; 8.28): Em Sua morte (Colossenses 2.20; 3.11; Romanos 6.4-11; Filipenses
3.10). Em Seu sofrimento (1 Pedro 2.21-23). Em Sua humilhação (Filipenses
2.5-11). Em Seu amor (João 15.9, 12, 13; 13.1; 14.21; Marcos 10.21; Apocalipse
3.9). Em Seu serviço (João 13.15; Mateus 20.28; 1 Tessalonicenses 5.10).
A CRISTOLOGIA NA HISTÓRIA:
Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre. (Hebreus
13.8).
INTRODUÇÃO:
É evidente já no NT que há um desenvolvimento na compreensão da
pessoa e da obra do Senhor Jesus Cristo. Este desenvolvimento seguiu na medida
em que os apóstolos não somente procuravam explicar aos crentes, mas também
responder aos falsos ensinamentos sobre Sua pessoa e Sua obra que começam a
aparecer.
Paulo respondeu em várias epístolas aos praticantes do Judaísmo,
que impugnavam a suficiência da obra de Cristo na cruz. Um grupo deste foram os
Ebionitas (do grego para pobre), que negavam a divindade de Cristo ou ensinavam
uma forma de adocionismo (seita ou heresia).
Além disso, 1 João responde a um gnosticismo (do grego para conhecimento;
enfatizava a salvação por meio de um conhecimento especial) incipiente que
negava a realidade da humanidade de Cristo. Este esforço para tornar
compreensível a pessoa e a obra de Jesus Cristo a crentes e oponentes foi
crescendo em intensidade nos séculos que seguiram ao tempo dos apóstolos.
A CRISTOLOGIA E OS PAIS APOSTÓLICOS:
Os escritores cristãos que seguiram imediatamente aos apóstolos e
aqueles que os conheceram pessoalmente são chamados de os pais apostólicos.
Eles ministraram no final do primeiro século e no início do segundo. Ainda que
muitos deles sejam conhecidos como Clemente, Inácio de Antioquia, Papias e
Policarpo, a maioria é desconhecida. No que diz respeito a sua Cristologia,
eles não sistematizaram a doutrina, mas repetem grande parte da fraseologia do
NT, e são vagos acerca do significado da obra de Cristo.
A CRISTOLOGIA E OS PRIMEIROS TEÓLOGOS:
Os pais apostólicos foram seguidos por outro grupo de escritores
cristãos que são considerados os primeiros teólogos. Eles são conhecidos como
os apologistas, porque escreveram para defender o cristianismo dos ataques dos
incrédulos. Eles escreveram ao longo do segundo século. Alguns nomes são
Quadrato, Aristides, Justino Mártir, Taciano, Melito, Apolinário, Teófilo e
alguns incluem Tertuliano. Os escritos destes são Cristológicos e tratam de
responder à acusação dos incrédulos que os cristãos adoravam a dois deuses. Eles, então, trataram de explicar como é que Cristo é Deus através do conceito
do Logos.
Basicamente dizem que o Logos é a razão eterna de Deus que é Seu
agente na criação e a revelação e a quem Deus confiou uma existência separada
no momento da criação. Diziam que os filósofos pagãos conheceram parte da semente
do Logos, porém que, ao Logos só se pode conhecer completamente em cristo. A
debilidade da Cristologia dos apologistas em geral é que põe em contradição a
personalidade do Logos antes da criação.
O corpo de Jesus era como uma espécie de fantasma. O docentismo se
infiltrou na igreja a ponto de homens como Clemente de Alexandria e Orígenes
mostrarem tendências docéticas em seus escritos. Orígenes desenvolveu o
conceito da geração eterna do Filho e falou de subordinação da essência do
Filho a do Pai.
Durante o terceiro século apareceu o monarquianismo, que tratou de
enfatizar a unidade da Deidade frente ao trinitarianismo. Seus esforços
resultaram em dois erros distintos. Por um lado, o monarquianismo (de monarca,
aquele que reina sozinho) dinâmico ou adocionista dizia que só o Pai possuía
personalidade verdadeira e que o Logos e o Espírito eram meros atributos da
Deidade.
Paulo de Samosata dizia que Jesus recebeu a Cristo no momento de Seu
batismo e que foi assim capacitado com o poder (dunamis) do Espírito para fazer
milagres. Este erro nega a deidade de Cristo e afirma a Sua humanidade, tal
como fazem os socinianos e unitaristas.
Por outro lado, o monarquianismo modalista (modalismo) dizia que
as três pessoas eram meros modos de expressão ou maneiras de descrever Deus.
Não há na deidade pessoas divinas distintas. Este erro afirma a deidade de
Cristo e nega a sua humanidade.
É também conhecido como sabelianismo e
noecianismo (de Sabélio e Noeto, dois de seus proponentes) e patripasianismo,
porque se diz que quem realmente sofreu na cruz foi o Pai. Os adocionista e modalista
foram combatidos pelos chamados polemicistas, entre eles Irineu e Tertuliano...
OBS: NOMES E REFERENCIAS AOS GRUPOS FAZER TRABALHO DE PESQUISA!!!
OBRIGADO E DEUS TE ABENÇOE!!!
SEPTUAGÉSIMO SEGUNDO CAPITULO DO SEMINÁRIO PARA PASTORES E LIDERES
DA COMUNIDADE CRISTÃ BELA AURORA E UBÁ!!!
Maurílio Souza...
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