MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 10 de setembro de 2019

MAR DO ESQUECIMENTO OU TRAPO DE IMUNDICIA: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!!


Miquéias 7:18,19 diz: Quem, oh Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.

Isaías 43:2 - O próprio Deus diz:... Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro!!! As passagens bíblicas acima nos diz que Deus lançará nossos pecados nas profundezas do mar e não serão lembrados....

Em Miqueias temos esclarecido o caráter misericordioso de Deus que mesmo no tempo da lei não se mostra um Deus cruel, carrasco, que muita gente, até nos dias atuais, pensa que Ele é [tais pessoas não o conhecem].

Quando se trata de perdão Ele não pensa duas vezes e lança as nossas iniquidades nas profundezas do mar. Procurando em algumas versões, inclusive as internacionais, ainda não achei na Bíblia Sagrada o termo exato mar do esquecimento. Isaías deixou registrado que Ele não se lembra de nossos pecados. Sabemos que Deus não tem nenhum problema crônico de memória, não é passivo disso, nem de outro tipo de doença.

Sabemos também que nenhuma expedição submarina ou mergulhadores, por melhores que sejam, encontrou toneladas de pecados incrustados:  Em corais no fundo do mar, entendemos, de uma forma até mesmo bem poética, que este é o mar do esquecimento.

O perdão humano para alguns cristãos não está ligado com o esquecimento. Esse termo esquecer significa se lembrar do fato de forma a não mais sentir magoa, tristeza ou sentimento de vingança. O perdão de Deus é diferente, Ele joga os pecados em um lugar onde os mesmos não serão recuperados. O que importa mesmo, não é saber da existência ou não do mar do esquecimento.

De qualquer forma o Mar do Esquecimento é uma ilustração que me faz saber o quanto Deus é maravilhoso a ponto de não querer mais se lembrar dos meus delitos no momento em que eu me arrependo pedindo perdão e DECIDINDO NUNCA MAIS COMETER AQUELE PECADO.

COISAS POSSÍVEIS A DEUS E IMPOSSÍVEL AOS HOMENS:

Apesar de nossa mente falha e imperfeita, todos os seres humanos têm uma incrível capacidade de se lembrar das ofensas que sofreu e delas não se esquecer jamais.
Algumas pessoas dizem até que perdoaram as ofensas recebidas, mas não as esqueceu. Até que ponto perdoar e esquecer se dividem no coração do homem? Como perdoar e continuar remoendo lembranças amargas?

Pois é. Quando nos lembramos das humilhações, das ofensas, dos insultos sofridos em determinado momento de nossas vidas:
Estamos trazendo de volta os mesmos sentimentos que tivemos a respeito das pessoas envolvidas nos fatos, outra vez nossos corações sangram pelas humilhações e mais uma vez, precisamos perdoar nossos ofensores.

É possível se esquecer dos erros dos outros? Responda primeiro: você se esquece de seus pecados? Passa por cima de seus erros com a mesma facilidade com que atravessa a rua? Claro que sim.

Temos uma inclinação natural de agravar os erros alheios, aumentar as falhas dos outros, multiplicar suas culpas e dividir em pequenas parcelas as nossas e minimizar os nossos erros, ao ponto de esquecer os nossos e não esquecer dos outros, mas não é assim com Deus.

MAS EU TENHO O COSTUME DE DIZER QUE PERDOAR É ESQUECER!!!

Mas porque lembramos? Porque o nosso senso de justiça torna-se diferente da justiça de Deus e é chamado pelo próprio Deus de trapo de imundícia!!!

TRAPOS DE IMUNDÍCIA EM VEZ DE BOAS OBRAS:

A confissão mais pesada da Bíblia acha-se no livro de Isaías: Todos nós nos tornamos impuros. As nossas boas ações, que pensamos ser um lindo manto de justiça, não passam de trapos imundos - (Is 64.6, NBV).

Outras versões chegam mais perto do que o profeta quer dizer e mencionam roupa manchada (BP) e panos repugnantes (TEB). A tradução da CNBB acerta: Nossa justiça toda é como sangue menstrual. Esses trapos imundos são os absorventes da época.

Traduzindo assim o autor esta dizendo que são lembranças que mensalmente voltam a nossa mente, manchando nossa justiça!!! É um choque quando o véu da justiça permanece em nós.
Como Moisés que coloca o véu, para esconder suas imperfeições e descobre o véu de Israel a ponto de ter uma ira permanente que tira sua entrada na terra prometida.

CUIDADO MEU IRMÃO PORQUE O QUE PODE NOS TIRAR A ETERNIDADE MUITAS VEZES NÃO É O QUE FAZEMOS E SIM O QUE DEIXAMOS DE FAZER E O PERDOAR E ESQUECER É UMA DELAS!!!

Deus é perfeito e eterno, portanto tudo Nele é eterno, até Sua memória. Além do mais Deus nunca pecou, nunca cometeu erros e, por via de consequência, somente Deus poderia nos acusar dos nossos pecados.

É a regra do atire a primeira pedra quem nunca errou. Porém, o nosso acusador é o inimigo de Deus e não Deus, pelo contrário: Deus providenciou para nós um Defensor Oficial, um Advogado perfeito, veja: Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. - (1 João 2:1).

Somente pode perdoar e esquecer quem nunca errou, sabe porque? Quando erramos tentamos esquecer nossos pecados jogando pelas nossas janelas e escrevendo os pecados dos outros em nossos espelhos e diariamente fazemos uma visita ao nosso malhete interpessoal!!!

PORQUE ESPELHOS PASTOR? PORQUE TODOS NÓS OLHAMOS NOS ESPELHOS DIARIAMENTE. MAS OLHA O QUE DIZ A BÍBLIA:

Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete... - (Mateus 18. 21,22).

QUANTAS VEZES DEUS PERDOA POR DIA? Sim, Deus sempre perdoa o pecador arrependido. Se houver verdadeiro arrependimento, não há limite, Deus sempre vai te perdoa e esquecer no mesmo momento, pois perdoar é lançar os pecados no: MAR DO ESQUECIMENTO!!!

Se Deus não nos acusa, então não estamos autorizados a acusar os outros, ainda que suas ofensas sejam graves e, do ponto de vista humano, imperdoáveis.
Fazer-nos lembrar de situações ruins vividas no passado é uma das armas favoritas do diabo para tentar destruir nossa autoestima e, com isso, sair arrastando para o ralo nossa relação com Deus, com nossos amados e até conosco mesmos.

PERGUNTA FINAL A SUA MEMORIA ESTA PARA O MAR DO ESQUECIMENTO? OU ESTA PARA O MALHETE IMPIEDOSO? OU TORNA-SE TRAPO DE IMUNDÍCIA!!!

Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro. (Isaías 43:25)...
Deus perdoa e esquece. A bela expressão mar do esquecimento nos fala do profundo amor de Deus pelo homem, que apesar de toda a Sua perfeição, perdoa nossas imperfeições e, para isso, enviou Seu Filho único para pagar pelos nossos pecados:

Esses mesmos pecados que Ele perdoa e lança na profundeza do mar e deles jamais se lembra. Um amor tão grande e tão precioso só espera uma decisão sua em reconhecer Jesus como seu Salvador, para salvar sua vida de todas as formas como alguém pode ser salvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário