MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O CEGO DE JERICÓ; (Texto base: Mc 10.46-52). MENSAGEM:

(Marcos 10: 52) - E Jesus lhe disse: Vai a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.
INTRODUÇÃO: Jesus tinha um ministério itinerante, percorrendo vários lugares, pregando, curando e libertando a muitos. Ele não ficava em casa esperando as pessoas.  
1- BARTIMEU, O CEGO, VIVIA À BEIRA DO CAMINHO:
(Marcos 10: 46) - Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.
À margem da estrada. Era marginalizado pela sociedade, como tantos deficientes hoje. Ele não estava andando pelo caminho, mas parado. Sua vida estava parada.
Ele estava sem perspectivas, sem projetos. Dependia dos outros. Estava sempre esperando que alguém o ajudasse.
2 - BARTIMEU OUVIU SOBRE JESUS.
(Marcos 10: 47) - E, ouvindo que era Jesus de Nazaré... Ouviu o ruído da multidão se aproximando e alguém disse que Jesus estava chegando. Ele era cego, mas ouvia muito bem.
Os cegos desenvolvem mais os outros sentidos ou os utilizam melhor que as demais pessoas.  O pior cego é aquele que não ouve.
Muitos “cegos espirituais” são também “surdos”, pois se recusam a ouvir sobre Jesus. Observe a importância de se anunciar o Evangelho para que todos ouçam.
“Como ouvirão se não há quem pregue?” (Rm 10.14).

3- BARTIMEU COMEÇOU A CLAMAR: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”!  (v.47.).
Ele era cego, mas não tinha nenhum problema para falar. Começou a gritar. É importante que clamemos a Jesus em oração. Não adianta clamar a outra pessoa, algum santo ou falsa divindade. Clame a Jesus.

4- BARTIMEU TINHA FÉ:
(Marcos 10: 48) - E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! Tem misericórdia de mim.  
Jesus era considerado filho de José. Então por que Bartimeu o chamou de Filho de Davi?
O cego demonstrou que cria que Jesus era o Messias (o salvador), o descendente de Davi, prometido no Velho Testamento para ser o rei de Israel.

5- BARTIMEU PEDIU COMPAIXÃO, MISERICÓRDIA: “Tem misericórdia de mim”.   Como são nossas orações? Vamos determinar o que Deus vai fazer? Vamos anunciar nossas virtudes e nossas obras? Nada disso. Devemos pedir misericórdia ao Senhor.

6- MUITOS O REPREENDIAM PARA QUE SE CALASSE:  (Marcos 10: 48) - E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! Tem misericórdia de mim.
Os que enxergam querem que o cego fique em silêncio. É uma atitude egoísta. Quando queremos Jesus, muitos se levantam contra nós.
Isso pode acontecer no trabalho, na escola, na família, entre os amigos etc. O cego não deu ouvidos às vozes opositoras. Continuou clamando. Ele era perseverante, insistente, determinado.
7- JESUS PAROU E MANDOU CHAMÁ-LO: “(Marcos 10: 49) - E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama”.
O cego pediu compaixão e foi atendido. Jesus se compadeceu.
Ele parou, interrompeu tudo, para atender ao cego. Havia uma multidão envolvendo Jesus, mas ele parou para atender a um homem.
Jesus está atento a cada indivíduo, Ele está atento a você. Ele ouve a oração e atende.
8- DEPOIS DAS VOZES NEGATIVAS, AGORA O CEGO OUVIU VOZES QUE DIZIAM: “Tem bom ânimo. Levanta-te. Ele te chama”. Que sejamos como esses mensageiros que levaram palavras animadoras para o cego.
9 -  BARTIMEU DEU UM SALTO E ANDOU ATÉ JESUS: “(Marcos 10: 50) - E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus”.  
Ele era cego, mas não tinha nenhum problema nas pernas. Atendeu ao chamado de Jesus imediatamente. Não havia tempo a perder.

10- JESUS PERGUNTA O QUE O CEGO QUER E ELE RESPONDE: “(Marcos 10: 51) - E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista”.   
Ele podia pedir a Jesus uma esmola, uma capa nova, um prato de comida, uma bengala, um cachorro, uma casa etc., mas ele foi direto ao principal: a visão.
Podemos pedir tantas coisas a Jesus hoje, mas não nos esqueçamos de pedir que ele abra nossos olhos espirituais. “(Salmos 119:18) - Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei”.  
Aquele que ainda não se converteu, está vivendo em cegueira, vive nas trevas, tropeçando e caindo, sem saber a direção certa para a sua vida. Jesus é a luz para os olhos dos cegos (João 12.35,40).

“(João 12: 35) - Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. (João 12: 36) - Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz”.
“Estas coisas disse Jesus e, retirando-se, escondeu-se deles. (João 12:37) - E, ainda que tinha feito tantos sinais diante deles, não criam nele; (João 12:38) - Para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que diz: SENHOR, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? (João 12:39) - Por isso não podiam crer, então Isaías disse outra vez: (João 12:40) - Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, A fim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, E se convertam, E eu os cure”.
11- AQUELE HOMEM FOI CURADO: “(Marcos 10: 52) - E Jesus lhe disse: Vai a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho”.
Jesus cura ainda hoje, Ele é o mesmo hoje, mas o mais importante é que Bartimeu foi salvo, conforme Cristo declarou.
Em seguida, o texto diz que ele foi seguindo Jesus pelo caminho.
Sua vida mudou completamente. Ele não ficava mais à margem do caminho, mas podia caminhar, Ele podia seguir o caminho, podia ter uma vida normal e feliz.

CONCLUSÃO:
Aquele cego clamou a Jesus, porque não sabia se ia encontrá-lo novamente. Ele não podia perder aquela oportunidade. Hoje, não perca a oportunidade. Clame a Jesus. Seja curado, seja salvo.

“DEUS TE ABENÇOE”
PR MAURILIO SOUZA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário