MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 16 de agosto de 2016

ABRAÃO, TRÊS COISAS NECESSÁRIAS PARA QUE SEJAMOS UMA BENÇÃO: MENSAGEM



Gn 12.2, “E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção”...



INTRODUÇÃO:



1º - Se olharmos para uma outra tradução da Escritura, podemos ver que a frase “tu serás uma bênção”, é traduzida por: “Sê tu uma bênção”, o que nos traz a idéia de um imperativo, UM MANDAMENTO.



Ser uma benção para o filho de Deus, não é uma questão de opção, é obrigação.



2º - Paulo nos adverte na sua carta aos efésios que Deus nos escolheu e nos predestinou “para o louvor de sua glória”, Ef 1.11-12, “11 Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade”; “12 Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo”.



A frase “para o louvor de sua glória”, implica em vivermos uma vida cujos atos redundem em louvor e exaltação ao nome de Deus.



3. Se tua vida não tem sido uma benção, você não tem cumprido o propósito de Deus.



4. “VEJAMOS ESTA NOITE TRÊS COISAS NECESSÁRIAS PARA QUE SEJAMOS UMA BENÇÃO PARA DEUS E PARA AS PESSOAS QUE NOS CERCAM”:



I. PARA SERMOS UMA BENÇÃO, PRECISAMOS TER UMA VIDA TOTALMENTE ENTREGUE NO ALTAR DO SENHOR:



1º - É preciso ter uma vida santificada. A santificação é uma entrega total ao Senhor, uma separação completa deste mundo e do pecado.

1Jo 2.15, “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há, pois se alguém ama o mundo, o amor do Pai, não está nele”.



2. Há uma separação nítida entre as coisas deste mundo e as coisas de Deus. Pela cruz de Cristo, Paulo nos informa que crucificou o mundo em sua vida. 



Gl 6.14, “14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo”.



3. Em Jo 17.14, na chamada “oração sacerdotal”, Cristo afirma que não somos mais do mundo, embora vivamos nele, “Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo”.



4. Em Cl 3.1-3, a Palavra de Deus nos mostra o fato de que precisamos buscar as coisas celestiais, pois não pertencemos a esta terra...

“1 Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. 2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; 3 Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus”.



a) O crente possui uma nova natureza. Sua mente deve estar inteiramente ligada nas coisas espirituais....



b) Deus quer o controle de nosso corpo, mente, espírito e alma:



- Mc 12.30, “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento”.



- 1º Ts 5.23, “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.



5. Para sermos santificados pelo Senhor é necessário que lhe sejamos submissos:



1º - At 9.6, “Que queres que eu faça?”. Paulo renunciou aqui sua vida física, sua vida religiosa, sua vida social, etc. Não iria viver mais para si mesmo...



Gl 2.20, “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”.



b) Lc 1.38, “Eis aqui a tua serva, cumpra-se em mim segundo a tua palavra”. Maria não estava preocupada com o que os outros iam pensar dela, sua reputação, mas exaltou ao Senhor,



Lc 1.46-47, “46 Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, 47 E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador”...



6. Uma vida no Altar de Deus é uma vida santificada e submissa.



7. “SÊ TU UMA BENÇÃO!”.





II. PARA SER UMA BENÇÃO, É PRECISO TER UMA VIDA TOTALMENTE DEDICADA AO SERVIÇO DE DEUS:



1. A Igreja é uma agência do Reino de Deus aqui na terra. Para desenvolver suas atividades, Deus colocou nela homens e mulheres salvas, que trabalham mediante um compromisso com o Criador.



É por esta razão que ele vocaciona pessoas. Vejamos alguns exemplos de pessoas vocacionadas por Deus:



a) Pedro e André, Mc 1.16-18, “16 E, andando junto do mar da Galileia, viu Simão, e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17 E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens. 18 E, deixando logo as suas redes, o seguiram”.



b) Tiago e João, Mc 1.19-20, “19 E, passando dali um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes, 20 E logo os chamou. E eles, deixando o seu pai Zebedeu no barco com os jornaleiros, foram após ele”.



c) Mateus, o publicano, Mc 2.14, “E, passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me. E, levantando-se, o seguiu”.



d) Paulo, At 9.15-16, “15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. 16 E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome”.



e) Chamou muitos outros.



2. Embora muitos crentes não possuam um chamado especial, todos são chamados para o serviço de Deus... 

1Co 3.9, “Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus”.



3. O serviço de Deus exige desprendimento e urgência:



a) Eliseu, 1Rs 19.19-21, “19 Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele. 20 Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu? 21 Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia”.



b) Os apóstolos. Pedro e André deixaram suas redes; Tiago e João deixaram além das redes seus pais; Mateus deixou seu cargo público; Paulo deixou tudo.

c) Não se pode tentar servir a Deus, e querer “sepultar o pai”, Mt 8.21-22, “21 E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor permite-me que primeiramente vá sepultar meu pai. 22 Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos”.



4. Você tem-se dedicado ao serviço do Senhor?



5. “Sê tu uma benção!”.





III. PARA SER UMA BENÇÃO, É PRECISO TER UMA VIDA DE RECONHECIMENTO AO SENHOR:



1. Relembrar as bênçãos passadas:



a) O povo de Israel, vivia em constante lembranças das experiências passadas. Lembravam da saída do Egito, da passagem pelo Mar, do Maná no deserto, da conservação das roupas e calçados, etc.



b) Seus líderes principais sempre lembravam estes feitos. Josué, Davi, Salomão, etc.



c) A própria Arca da Aliança era símbolo de bênçãos passadas. Esta Arca era uma caixa de madeira que ficava no “Santo dos Santos”, no Tabernáculo, e tinha em seu interior as duas tábuas da lei, um vaso contendo uma porção de Maná e a vara de Arão que florescera:



- Hb 9.3-4, “3 Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos, 4 Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança”.





CONCLUSÃO:



1. Você tem sido uma bênção em seu relacionamento com o Senhor, com seus irmãos na fé.

E com as pessoas que não são crentes, com as quais você convive? Como tem sido o teu testemunho?



Dentro da expressão “Se tu uma bênção”, vimos nesta noite três coisas necessárias para que sejamos uma bênção para Deus e para todos aqueles que nos cercam:



1º - VIDA TOTALMENTE ENTREGUE NO ALTAR DO SENHOR!!!

2º - VIDA TOTALMENTE DEDICADA AO SERVIÇO DE DEUS!!!

3º - TER UMA VIDA DE RECONHECIMENTO AO SENHOR!!!



2. Se assim andarmos, sem sombra de dúvidas, estaremos agradando ao Senhor e vivendo de uma forma produtiva para as pessoas com as quais nos relacionamos neste mundo. 



Deus te abençoe!!! Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário