MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sábado, 6 de agosto de 2016

BERSEBA LUGAR DE RECOMEÇO (Contextualizando obediência) - CAMPANHA DESTRUINDO NOSSO ISAQUE.



Gn 21:30-31 – “E disse: Tomarás estas sete cordeiras de minha mão, para que sejam em testemunho que eu cavei este poço. Por isso se chamou aquele lugar Berseba, porquanto ambos juraram ali.”

INTRODUÇÃO: Em algum momento da sua vida Você já sentiu a necessidade de parar tudo, ou você já foi parado por Deus para que pudesse retomar sua vida com mais força? Recomeçar de novo?

Há ocasiões na nossa vida em que há necessidade de um recomeço: leiamos novamente: Gn 21:30-31 - “Respondeu Abraão: Receberás de minhas mãos as sete cordeiras, para que me sirvam de testemunho de que eu cavei este poço” “Por isso, se chamou aquele lugar Berseba, porque ali juraram eles juntos”...

A palavra Berseba significa - poço do juramento, ou poço da aliança – ou recomeçar... - A vida é feita de fases: existe a fase de criança, a fase de adolescente, a fase de jovem, a fase adulta e a fase da velhice.
Existe a fase da formação: é a fase da escola, da faculdade, do 1° emprego. A fase do namoro, do noivado, do casamento. - A vida é cheia de fases e as fases não se limitam à idade, à nossa formação ou lugar que moramos.

Ela acontece em ciclos que iniciam e encerram assim como os muitos períodos Bíblicos. Cada um desses momentos é natural e indispensável tanto para nosso fortalecimento, como para marco de novas conquistas
Existem fases que vivemos em vitória, tudo parece dar certo na nossa vida. Existem fases em que somos provados por Deus e parece que tudo que fazemos dá errado.
Existem fases que tomamos decisões erradas e existem fases que tomamos decisões certas. Berseba na Bíblia é um lugar de fases e de decisões e mais do que isso Berseba é um lugar de recomeço.
Vamos ver alguns exemplos bíblicos de quem esteve em Berseba:

1° - ABRAÃO QUANDO SE PRECIPITOU COM AGAR Gn 21:14 – “Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e tomou pão e um odre de água e os deu a Agar, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o menino e despediu-a; e ela partiu, andando errante no deserto de Berseba.”

A historia de Abraão é uma das historias mais conhecidas da bíblia, Deus chama Abraão e faz uma promessa para Abraão que dele faria uma grande descendência. Sua descendência seria tão grande como a areia da praia, como as estrelas do céu que não pode se contar.
Mas os anos se passam e Abraão envelhece sua esposa Sara envelhece, a promessa de Deus parecia algo impossível.
Sara vendo que Abraão era velho e que Ela também era e não podia lhe dar filhos pega sua serva Agar e oferece ela para que Abraão que se deite com ela e tenha um filho com ela, Agar tem um filho que recebe o nome de Ismael.

É aqui que Abraão se precipitou, não soube esperar em Deus e nas suas promessas, pouco tempo depois Sara engravida e tem um filho que recebe o nome de Isaque. O problema e que agora Abraão tinha Ismael e Isaque, mas a promessa de Deus não era para Ismael e sim para Isaque.
Houve contenda entre os dois filhos e a única saída era mandar Ismael embora, veja que preço alto Abraão teve que pagar.
Ver seu filho ser expulso de casa e tudo por que agiu com precipitação.
E é assim que acontece comigo e com você, como o pai da fé, estamos sujeitos a nos precipitar, palavras precipitadas, decisões precipitadas, mudanças precipitadas, tudo que é feito precipitadamente tem um alto preço a ser pago.

O CAMINHO E IR PARA BERSEBA HOJE AQUI É: recomeçar novamente, e desmanchar o que esta errado e recomeçar de novo, e mandar embora Ismael para que Isaque possa crescer. - Ismael é o fruto da carne, é o fruto da incredulidade, é a desesperança e o desejo de ajudar a Deus como se ele precisasse da nossa ajuda.
Isaque é fruto da promessa, é a esperança, e a certeza de que Deus não falha mais esta no controle da situação e faz tudo ao seu tempo.
Mandar Ismael embora é renunciar a um emprego comprometedor, a um namoro ilícito, a amizade do ímpio tem seu preço! É hora de ir a Berseba e recomeçar sua vida com Deus.

Mas pra isto você tem que se desprender do passado. A vida de Abraão foi uma sucessão de erros, por isso precisava recomeçar:
– Habita em Harã com seu pai – leva ló (sobrinho) com ele – vai para o Egito – Mente para Faraó, dizendo que Sara era sua irmã – tem um filho precipitado, ouvindo o conselho de Sara (cuidado com quem você busca conselho). – Por fim manda Ismael seu filho com pão e agua para morrer no deserto (deveria assumir sua responsabilidade).
2° - ABRAÃO FIXA RESIDÊNCIA EM BERSEBA Gn 22:19 – “Então Abraão tornou aos seus moços, e levantaram-se, e foram juntos para Berseba; e Abraão habitou em Berseba.” - Depois de mandar Ismael embora, Isaque cresceu e Abraão prosperou muito financeiramente, então Deus prova Abraão. EXEMPLO DOS JOVENS.

3° - O CAMINHO COM DEUS É UM CAMINHO DA OBEDIÊNCIA: Deus pede a Abraão seu filho Isaque em sacrifício: Gênesis 22:9ª12 -“Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha; estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho. Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho.”
Abraão realmente iria sacrificar o seu filho, pois estava crendo que Deus era poderoso para ressuscitá-lo, ele sabia em seu coração que de Isaque viria sua descendência, a promessa de ser Pai de muitas nações!

Agora ele sabia que o seu Deus era fiel!!! - Promessa que se cumpriria em Cristo, que veio da genealogia física de Abraão em Isaque.
Agora podemos entender porque Abrão disse que Deus iria prover o cordeiro para o sacrifício. Abraão falou profeticamente, ao olhar para o alto Abraão teve uma revelação dos propósitos de Deus.
Abraão não hesitou, se Deus não tivesse bradado com Abraão no monte Moriá, Abraão teria sacrificado Isaque como Deus lhe pediu. - Agora, depois de ser provado Abraão retorna fixa sua residência em Berseba.
Berseba aqui simboliza Cristo para nós, lugar de recomeço, Precisamos fixar residência nele e não, visitá-lo ao sábado ou no domingo.

- Devemos permitir que Deus assuma o controle total de nossas vidas. Para você, o que é residir em Berseba? -Depois de uma grande provação, é hora de um grande recomeçar, e a melhor maneira de recomeçar e em Berseba, ou seja, recomeçar em Cristo Jesus.

De Berseba (recomeço) a Moriá (reprovado) – Do recomeçar ao aprovado, considerado e ordenado por Deus. Ali Abraão se tornou o pai daqueles que tem fé e o pai daqueles que recomeçam e obedecem a Deus

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.

7 comentários:

  1. Que mensagem mais linda e profunda... Que possamos estar todos os dias em berseba amem

    ResponderExcluir
  2. muito aproveitável esse conteúdo rico da sabedoria de Deus para conhecimento de vida e busca da graça...

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa mensagem mais Abraão não mentiu Dara era sua meia irmã Gn.20;12

    ResponderExcluir
  4. Fui extremamente edificada, Deus falou comigo!eu ouvi a voz de Deus

    ResponderExcluir
  5. muito forte esse texto! o Senhor ministrou muito ao meu coração sobre berseba, e esse será o nome escolhido para a célula.
    aliança com Deus, recomeço e viver os propósitos do Pai. os três pilares!

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente edificante,muito rico esse texto. Aprendi bastante para a glória de DEUS.

    ResponderExcluir
  7. O Senhor ministrou no meu coração. Recomeçar de novo!!!

    ResponderExcluir