MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

CRESCENDO NA PROSPERIDADE DO SENHOR ESTUDO SOBRE PROSPERIDADE: DÍZIMOS E OFERTAS (1º PARTE):



Muitas pessoas têm problemas sérios na área financeira por não contribuir ou contribuir de maneira equivocada.
Pessoas inconstantes em seus dízimos tendem a ser instáveis na sua vida financeira. Pessoas que tem dificuldade para dar têm dificuldade
para receber.

Ex.: " Se a pessoa está com a mão fechada para dar, não receberá”. “Para que Deus coloque algo na sua mão ela tem que estar aberta.”.

A Palavra de Deus diz: "Coisa mais bem aventurada é dar do que receber” At 20:35. Uns pecam pelo excesso, outros pelo descaso, outros pela ganância, etc. Antes, porém de entrarmos no assunto de dízimos ofertas vamos falar um pouco sobre dinheiro.

O que é dinheiro? É um meio de transação, um instrumento que permite a troca de bens e mercadorias. Muitos textos que vamos estudar são do Velho Testamento e na época que alguns deles foram escritos ainda não havia moeda.
Todos os artigos serviam como artigos de troca, (gado, prata, ouro, objetos). A riqueza era medida, por exemplo, pela quantidade de gado. Ex Abraão Gn 13:2.
O primeiro metal que foi usado como instrumento de troca foi à prata. As pessoas trocavam bens por determinado peso em prata: Gn 23:16 "E Abraão ouviu a Efrom, e pesou-lhe a prata de que este tinha falado aos ouvidos dos filhos de Hete, quatrocentos siclos de prata, moeda corrente entre os mercadores." - 1º Reis 10:29 "E subia e saía um carro do Egito por seiscentos siclos de prata, e um cavalo por cento e cinqüenta; e assim, por intermédio desses mercadores, eram exportados para todos os reis dos heteus e para os reis da Síria."...

A quantidade de metal a ser paga era controlada através do peso. A palavra siclo vem do hebraico SIQEL que quer dizer peso. Gn 22:24. Mais tarde começou-se a usar a moeda de metal (cerca de 700 AC), estampando-se nela seu lugar de origem. A Natureza do Dinheiro; dinheiro é uma potestade: Ou seja, ele tem poder em si mesmo. Exerce poder sobre as pessoas. - Mt 6.24 "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas." Neste texto Jesus usa uma palavra em aramaico para riquezas: Mamom.

 
Mamom? Riquezas indicam algo que tem natureza pessoal e espiritual. Não podeis servir a Deus e a Mamom.  Mamom é um deus rival, Como um deus ele exige devoção. Mamom (o dinheiro) tem a tendência de conduzir as pessoas para longe do Deus verdadeiro. (Ex.: o jovem rico: amava a Deus, mas
amava mais a mamom)...

O DINHEIRO POSSUI MUITAS CARACTERÍSTICAS DE UM DEUS: Dá segurança, Liberdade, Poder (sensação de onipotência), Parece onipresente. Um dos problemas mais sérios do dinheiro (Mamom) é que ele reivindica a lealdade e amor que pertencem somente a Deus.
Por isso em Lc 14:33 Jesus diz que quem "não renuncia a tudo quanto possui" não pode ser seu discípulo. Temos que aprender a usar o dinheiro que Deus nos dá (confia aos nossos cuidados), sem amar o dinheiro.

O DINHEIRO PODE SER UM EMPECILHO OU UM INCENTIVO: 1 - Empecilho: Pois se nos apegarmos a ele, atrapalha nosso relacionamento com Deus. - 2 - Incentivo: Pois pode ser usado para intensificar nosso relacionamento com Deus e com os irmãos. A bíblia nos fala de pessoas ricas que andaram com Deus e foi uma benção para o próximo. (ex: Abraão. Salomão, e outros).

CONCEITOS CERTOS E ERRADOS:  1 - O Dinheiro é neutro. (Nem bom, nem mau). 2 – O dinheiro não é neutro. Ele pode ser bom se usarmos bem ou pode ser mau se usarmos mal.
3 – O Dinheiro não satisfaz. 4 – O dinheiro satisfaz sim. Para uma pessoa materialista (OU NÃO) que ama o dinheiro e as coisas que ele pode dar, o dinheiro satisfaz.
5 - Rico é quem tem muito dinheiro. 6 - Você não é rico pela quantidade de bens (ou dinheiro) que possui, mas pela quantidade de coração que coloca neles.
7 - Uma pessoa pode ter muito dinheiro e ser pobre para Deus. Outras podem ter pouco dinheiro e ser ricas para Deus. 8 - Você é pobre quando o que tem é seu. Você é realmente rico quando o que tem é dos outros. 9 - O Senhor e o dinheiro.

QUAL A RELAÇÃO DE DEUS COM O DINHEIRO? - Ag 2:8 "Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos”. I Cr 29:12 "Tanto riquezas como honra vêm de ti, tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo". Nestes textos vemos que todo o ouro, toda a prata, todas as riquezas são do Senhor, pertencem a Ele, estão sob o seu domínio. Até o dinheiro que está no seu bolso agora, Até o dinheiro que temos não é nosso, é de Deus.
 
Deus nos dá para administrarmos para Ele sejamos então bons administradores. Usemos de acordo com a vontade Dele. Segundo as prioridades Dele. Usemos para abençoar os outros.
Deus nos dá o dinheiro não para que sejamos escravos dele, ou amemos a ele ou sirvamos a ele, mas para que façamos bom uso dele. O nosso coração não deve estar no dinheiro, e sim no Senhor. O objetivo de Deus não é nos tornar ricos, mas sim nos tornar semelhantes a Jesus.

O QUE É DIZIMO? O conceito é simples: décima parte ou 10 %. Consiste em devolvermos ao Senhor a décima parte (ou seja, 10 %) de tudo que ele nos dá.
POR QUE DEUS QUER 10 POR CENTO? 1) Porque Ele é misericordioso e bom: De quem é todo ouro, toda prata e todo dinheiro? (do Senhor).
DE QUEM É O MUNDO E TUDO QUE NELE HÁ? (do Senhor). Nós plantamos, colhemos, trabalhamos, recebemos, vivemos e respiramos no mundo que é do Senhor. E ele só pede em troca 10 % do que
recebemos.
2) Quer produzir em nós fé e obediência: Deus não precisa de dinheiro. Ele não precisa do nosso dinheiro. Mas quer que sejamos fiéis e obedientes, desprendidos do dinheiro e atentos às necessidades uns dos outros. Para isso precisamos ter fé que Ele cuida de nós, depender Dele para nosso sustento. Precisamos saber que nosso sustento vem do Senhor e não do salário.

O QUE DIZ A BÍBLIA? Dt 14:22 "Certamente darás os dízimos de todo o produto da tua semente que cada ano se recolher do campo." - Lv 27:30 "Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao senhor; santos são ao Senhor." Dízimo pertence ao Senhor, é propriedade dele. Não nossa. O dízimo não é parte da nossa renda que damos ao Senhor. São os 10% pertencentes a Deus dentre tudo que Ele nos dá. (É Dele).
Nós não damos o dízimo, nos devolvemos o dízimo ao Senhor. (é propriedade dele) Por isso não devemos retirar do que sobra e sim das primícias da nossa renda (Pv 3:9).

Muitas pessoas que não devolvem o dízimo e retém para si, ou usam o dinheiro do dizimo para outras coisas, estão usando dinheiro do Senhor e não seu. (Estão sendo infiéis e desobedientes). Ex: Este conceito estava presente desde a criação do mundo, no jardim do Éden (Adão, Eva e a Árvore). Desobedecendo este principio eles trouxeram problemas para si e para toda humanidade.

Dar o dízimo é uma questão de fidelidade e obediência ao Senhor. Quando não somos fiéis no dízimo e usamos o dinheiro que é do Senhor para outras coisas, estamos roubando a Deus. - (Ml 3:8-9) "Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda”.

Quando não damos o dízimo trazemos maldição para nós mesmos. Às vezes a pessoa não dá o dízimo e acaba gastando mais com farmácia. Não dá porque nunca sobra. (mas não é para dar a sobra) Não dá porque está sempre em dificuldade financeira. Mas se continuar a roubar a Deus vai continuar assim. Não estou dizendo que toda dificuldade financeira é proveniente da retenção do dízimo, ou que o dízimo é uma fórmula mágica para reverter qualquer crise financeira. Mas existe um princípio de fé e obediência por traz do dízimo que se seguirmos seremos abençoados.

Ml 3:10-11 "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre
vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança. Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos."

Sempre que obedecemos um princípio de Deus nós somos abençoados; e nesse caso não é diferente. O Senhor diz que: 1 - Abrirá as janelas do céu. 2 - Repreenderá o devorador. 3 - Fará nossa terra dar frutos. 4 - Isto é consequência de fé e obediência. Este texto também nos mostra para quem devemos entregar os dízimos: 1 - O texto diz "MINHA CASA". Qual é a casa de Deus?  A Igreja. Casa do tesouro (Cristo é o tesouro) Nós devolvemos os dízimos à Igreja, ou mais especificamente, aos homens que Deus colocou para governar a Igreja.
 
Não vamos entrar aqui na questão de como os dízimos são aplicados. Mas vemos no VT que ele tinha uma finalidade específica: Era para sustento dos sacerdotes e levitas: Povo que cuidava da casa de Deus. (falar das tribos de Israel). Dt 26:12 - Nm 18:21: Quando o povo de Israel chegou à terra prometida, foi feita uma divisão da terra entre as tribos de Israel. Os sacerdotes e levitas não receberam nenhuma parte. Deus os separou para si. Eles só trabalhariam para o Senhor e o próprio Senhor cuidaria deles.
 
Por isso Deus reverteu os dízimos para eles. O povo de Israel é uma figura da Igreja; e os sacerdotes e levitas representam as pessoas que servem na casa de Deus, ou seja, os pastores, diáconos e músicos ministros de louvores que governam e administram a igreja.

Vemos então que o dinheiro do dízimo não é para construção de templos, aquisição de bens para a igreja, reformas, campanhas, etc. Este dinheiro deve vir de outra fonte (ofertas). O dízimo é para sustento dos obreiros. (pessoas que se dedicam exclusivamente à obra de Deus) Lei x Graça.

Algumas pessoas dizem: “Esta coisa de dízimo vem da lei, e como estou livre da lei não preciso dar”. Este é um grande engano, pois a lei estabelece o dízimo e o coloca como uma ordenança (embora ninguém deva dar o dízimo por obrigação), mas o dízimo existe muito antes da lei.

O conceito de dízimo não vem da lei. Vimos que o princípio do dízimo já estava no Éden (fidelidade) Vemos também que 700 anos antes da lei, Abraão deu o dízimo de todos os seus bens a Melquizedeque, sacerdote do Deus Altíssimo. (figura de Jesus). Gn 14:18-20; Melquizedeque era rei, não precisava ser sustentado por Abraão. Abraão deu o dízimo num sinal de reconhecimento da soberania e autoridade de Melquizedeque. (reverência)!!!
 
Nem era uma exigência de Deus. Ele deu espontaneamente. Mais tarde seu neto Jacó seguiu seu exemplo e deu o dízimo quando teve a revelação da casa de Deus. (Gn 28:22) A lei regulamenta o dízimo, mas o princípio do dízimo é muito mais profundo, e não depende da lei. A graça sempre excede a lei, vai além. A velha aliança era baseada na lei de Moisés, mas a nova aliança é baseada na graça. Velha Aliança - Nova Aliança: Deus precisou fazer uma marca na carne para mostrar a aliança (circuncisão) Gn17: 10-11 Deus faz uma marca no coração, no nosso espírito...
 
Deus te abençoe Pr Maurílio Souza FIM (1º parte).

Nenhum comentário:

Postar um comentário