MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sábado, 6 de agosto de 2016

CONSAGRAÇÃO E APRESENTAÇÃO DA CRIANÇA NA IGREJA? POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BÍBLICO!!!

POR QUE E PARA QUE APRESENTAR CRIANÇAS A DEUS?

Em primeiro lugar gostaria de relatar o porquê das igrejas evangélicas em sua maioria não batizarem crianças. Entendemos que as crianças em sua inocência tem a salvação, pois o Senhor Jesus disse em Lucas 11:16 “Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, pois dos tais é o reino de Deus”. O batismo é uma ordenança para a pessoa adulta, pois se trata de arrependimento e novo nascimento. Uma criança não tem pecado nenhum e muito menos capacidade para se arrepender – arrependei-vos sedes batizados – (Atos 2: 38). “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”; 

Você poderia me perguntar sobre o pecado original que está em todo o ser humano? E eu te respondo; que o pecado original em uma criança está mortificado. Tanto é que o Senhor Jesus disse que se alguém quiser entrar no reino dos céus deve recebê-lo como uma criança. (Lucas 18: 17) - “Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como menino, não entrará nele”. A bíblia deixa bem claro que a criança tem a salvação dada por Deus, porém nós seguimos a Palavra de Deus e baseados na vida de Jesus, que foi um modelo, ele não foi batizado quando criança e sim adulto com aproximadamente 30 anos. “(Mateus 3:16) - E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. (Mateus 3:17) - E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”.

Os pais de Jesus, José e Maria tiveram o cuidado de cumprir as escrituras levando o menino Jesus para ser apresentado e consagrado no templo. “(Lucas - 2:22) - E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor”. Por isso, nós consagramos e apresentamos nossos filhos ao Senhor. Estamos certos de que esse ato de apresentação e consagração traz muitas bênçãos na vida da criança, para que ela cresça abençoada por Deus em todas as áreas de sua vida.
________________________________________________

APRESENTAÇÃO DE CRIANÇAS AO SENHOR:

A apresentação de uma criança ao Senhor é um ato de gratidão. Ao apresentarmos uma criança recém-nascida ao Senhor Deus, no Templo, o fazemos com o interesse que a igreja a conheça e sua família agradeça ao Deus por sua vida. A apresentação, como é chamada, não é para que Deus conheça a criança, posto que é Ele quem dá a vida, quem sustenta, faz crescer e se desenvolver.
O objetivo é sim, o de apresentar a Casa de Deus à criança. Ela foi visitar Deus em Sua casa, isto pode se tornar de suma importância em sua vida. A criança passa a conhecer a casa de seu melhor amigo: JESUS. “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor”. (Salmo 122.1)...

Também, pedimos a Deus suas mais ricas bênçãos e sua bondade. Pedimos a Deus para que esse pequeno ser, se torne amparado, socorrido e protegido por Ele. Ainda, temos o desejo de solicitar de Deus à sabedoria e o discernimento aos pais, para que saibam educar, encaminhar e orientar a criança da melhor maneira. Para que essa criança se torne alguém de bem e viva honrada e dignamente sendo completamente feliz. “O Meu socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra”. (Salmo 121.2)... Uma apresentação ao Senhor é um privilégio dos que temem a Deus e desejam que seus filhos também O temam.
É um culto de gratidão onde parentes e igreja prestam ao Pai Celeste, ao Criador da Vida. Apresentar um bebê é uma alegria que se envolve de uma ternura inigualável!

Alegria pela vida! Alegria de viver nos ensinos do Senhor. Alegria de ensinar os caminhos do Senhor e de andar neles. Alegria de andar nos caminhos juntamente com os filhos e toda a família. É privilégio e não obrigação. Uma apresentação não tem o caráter de um batismo, nem tampouco o de uma iniciação espiritual. A criança escolherá, no futuro, o caminho que deve andar, mas compete à igreja e aos pais  o dever de ensiná-la como andar no  caminho das vidas, para que, envelhecendo não se desvie dele....
 
“(Provérbios 22:6) - Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”. Não é para dar à criança um amuleto como proteção mística, mas sim, para iniciar seu aprendizado que deve ser continuado dia após dia, tanto em casa como na Assembleia dos Filhos de Deus. “Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca”. (Salmo 119.103)... A apresentação é revestida de compromissos.  Compromisso diante de Deus. A igreja se comprometendo em orar, se colocar à disposição para ajudar na formação e no ensino da Palavra de Deus.

Compromissos da família em buscar sabedoria para educar e para fazer a vontade de Deus. Ao apresentarmos uma criança não estamos fazendo com que os pais assumam responsabilidades com a igreja, mas sim, com Deus... Queremos lembrá-los do compromisso com Deus, que é o Criador e sustentador do dom da vida. Lembrá-los ainda que Deus é nosso Deus de geração em geração. “(Salmos 90:1) - SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração”.

Uma apresentação ao Senhor é um ato de louvor dentro do culto público no seio da igreja. O exemplo de Jesus sendo apresentado no Templo pode ser lembrado como um dos mais importantes episódios na vida da família de José e Maria. “(Lucas 2:22) - E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor”.
Nosso desejo é que os pais se lembrem de consagrarem seus filhos a Deus. Ainda queremos que as bênçãos recaiam abundantemente sobre os pais e os filhos...

Os filhos são um presente  do Senhor para os pais. Os pais são privilegiados por poderem cuidar dos filhos. Na verdade os filhos não pertencem aos pais, mas a Deus:
“Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão”. (Salmo 127.3). 

MENGAGEM

FILHO SÃO FLECHAS

“Como flechas na mão do guerreiro, assim são os filhos..”. Salmo 127.4... A alegria dos pais é ver os filhos vencendo na vida! Por outro lado, não há tristeza maior que vê-los derrotados. Mas, como evitar isso? A Bíblia dá aos pais algumas dicas excelentes no Salmo 127.4, ao dizer que os filhos são como flechas na mão do guerreiro. Esta comparação é muito rica em significado.

Por exemplo: 1°) Quem já tentou arremessar uma flecha sabe que não é nada fácil atingir o alvo. O mesmo se dá com nossos filhos: não é nada fácil fazê-los atingir o alvo da vida. 2°) A lógica da flecha é ir mais longe que o arqueiro. Isto também é verdade em relação aos nossos filhos: queremos que eles vão mais longe que nós (pais que não tiveram a oportunidade de estudar fazem questão que seus filhos cursem uma faculdade; casais que pagaram aluguel a vida inteira lutam para que seus filhos tenham casa própria; e assim por diante). Mas, para que a flecha acerte o alvo, algumas condições precisam ser satisfeitas:

1. AS FLECHAS TÊM QUE ESTAR NA MÃO DO GUERREIRO: - Esta é uma das verdades mais impressionantes deste verso bíblico: O sucesso dos nossos filhos está em nossas mãos. Depende muito mais de nós do que deles. Eles estão em nossas mãos e em nossas mãos devem de fato estar. Não os abandonemos à própria sorte. - Façamos a oração de Neemias: “Ó Deus, fortalece as minhas mãos”.

2. É NECESSÁRIO QUE HAJA UM ALVO BEM DEFINIDO À FRENTE:
Pode parecer uma tolice dizer isto, mas a verdade é que: 1) Muitas famílias não têm alvo algum à sua frente.
As famílias vão “tocando a vida” numa rotina interminável, “sem sal, nem açúcar”. Os pais não conversam com os filhos. Não há sonhos compartilhados. Não há projetos familiares. Não há desafios individuais. 2) Em muitas famílias os alvos escolhidos não são adequados. - Pais projetando nos filhos aquilo que eles mesmos não puderam ou não quiseram fazer (“Eu não pude estudar, mas meu filho vai ser doutor”).

Pais passando para os filhos alvos de vida orientados pelo materialismo, egoísmo, exibicionismo, etc. - Não é de se estranhar que com o passar do tempo muitos jovens perdem a motivação para estudar, ter disciplina, trabalhar, etc. Quais alvos de vida que você tem colocado à frente dos seus filhos? – O quê os seus filhos vão ser quando crescer? Qual é a vocação natural deles? É claro que os testes de vocação podem nos ajudar a encaminhá-los, mas, a bem da verdade, quem mais conhece os filhos que os próprios pais? Quem melhor para ajudá-los a perceber seus dons naturais?

Ajudemos os nossos filhos a ter um alvo de vida. Um alvo nobre, digno, que leve em conta as suas forças e fraquezas, mas, acima de tudo, um alvo que os leve a Deus, pois, não há felicidade nem futuro algum sem um relacionamento pessoal e verdadeiro com Jesus Cristo.

3. O ARQUEIRO PRECISA TER BRAÇO FORTE: Para que uma flecha atinja seu alvo é necessário que o arqueiro tenha braço forte. - Isto também se aplica aos nossos filhos; para que eles atinjam o alvo da vida, os pais precisam ser figuras fortes, marcantes. Precisam exercer autoridade. Estabelecer limites e impor regras. Desde o começo.

OLHA TEM MAIS, MAS VOU TERMINAR AQUI: ninguém consegue ensinar nada sem o exemplo, nossos filhos observaram nossas atitudes e comportamentos. Pais que tem vícios não são um bom exemplo, pais que são desonesto não são bons exemplos. SEJAM EXEMPLOS E VERAM SEUS FILHOS COMO FLECHAS ALCANÇAREM SEUS ALVO!!! AMÉM...

                               Deus te abençoe!!! Maurílio Oswaldo.
 
 



4 comentários: