MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

VENCENDO A PARALISIA Marcos 2:1-12: mensagem....

(Marcos 2:1) - E ALGUNS dias depois entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa. (Marcos 2:2) - E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e anunciava-lhes a palavra. (Marcos 2:3) - E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro. (Marcos 2:4) - E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico. (Marcos 2:5) - E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.  (Marcos 2:6) - E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: (Marcos 2:7) - Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus? (Marcos 2:8) - E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vossos corações? (Marcos 2:9) - Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda? (Marcos 2:10) - Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), (Marcos 2:11) - A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa. (Marcos 2:12) - E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos.

Jesus entra novamente em Cafarnaum onde, de acordo com o capítulo 1:21-45, realizara muita cura e libertação. Provavelmente os quatro amigos do paralítico presenciaram ou ouviram falar dessas maravilhas que Jesus havia realizado. Assim, conscientes de que Jesus era a solução vão até o local onde Jesus estava.

Ao chegarem deparam com outro problema, a casa estava cheia e não havia como chegar até Jesus. Sobem, descobrem o eirado e baixaram o paralítico na frente de Jesus, que imediatamente vendo a fé deles diz: “os teus pecados estão perdoados...” (v.5). Segue-se uma discussão de Jesus com os escribas e Jesus, então, ordena ao paralítico “levanta-te toma o teu leito...” (v.11).

OLHANDO PARA ESSA NARRATIVA QUEREMOS APRENDER COMO VENCER A PARALISIA:

O texto fala de um homem paralítico que precisava de pessoas para auxiliá-lo a se locomover (v.3). Segundo o dicionário paralítico é aquele que sofre de paralisia, isto é, que está em privação completa ou parcial da sensibilidade ou do movimento voluntário; também pode fazer referência a entorpecimento ou marasmo.

Podemos resumir dizendo que paralítico é aquele que está incapacitado de locomover-se sozinho por motivos físicos ou emocionais. Hoje podemos encontrar muitas pessoas paralíticas como o homem da narrativa bíblica, mas também mais do que nunca vivemos dias em que existem muitas pessoas paralisadas pelo seu estado emocional de angústia ou depressão. Existe mais um tipo de paralisia que não está narrado no texto, mas que iremos falar no transcorrer da mensagem.

1º CONDIÇÃO PARA VENCERA PARALISIA: O texto narra que Jesus vendo a fé do paralítico e de seus quatro amigos o curou. Aqui fé envolve mais do que convicção envolve ação. Essa é sem dúvida a primeira condição para vencer a paralisia – fé no poder de Jesus.

2º PRECISAMOS DE AJUDA: O texto ressalta a importância dos quatro amigos que auxiliaram o paralítico levando-o a presença de Jesus. O paralítico nunca chegaria a Jesus sem os seus amigos. Amigos foram aqueles que possibilitaram chegar a Jesus e sem eles não é possível vencer a paralisia.
Todos nós que estamos hoje aqui com certeza cremos no poder de Deus e conhecemos muitos paralíticos. Alguns desses paralíticos são de fato deficientes físicos e outros estão paralisados por angustias e depressões. O que falta para que a vitória sobre a paralisia aconteça?

Para alguns a resposta seria fé, e esses com certeza afirmariam com todo fôlego que se tivéssemos uma fé maior muitos milagres estariam acontecendo.
Não duvido disso, mas para mim o grande problema é que muitas vezes nós os que cremos no poder de Deus e conhecemos Jesus estamos paralisados. Nos locomovemos, podemos ir e vir. Neste sentido não estamos paralisados, no entanto quantos de nós temos trazido nossos amigos até Jesus?

Uma coisa simples que podemos fazer para verificar como estamos é responder a uma pergunta simples. Na semana passada a quantas pessoas falei de Jesus ou convidei para vir à igreja? E na semana anterior? E neste mês? E no mês passado? E neste semestre? E neste ano? Infelizmente para muitos a resposta pode ser muito poucos.

CONCLUSÃO: Para vencer a paralisia é preciso começar com cada um de nós vencendo sua própria paralisia. Paralíticos estão por ai aos montes, Jesus é o mesmo, e nós continuamos crendo no seu poder. Por isso quero desafiar a igreja, começando por mim mesmo, a sair da paralisia e ir de encontro aos amigos. Convide, fale de Jesus, traga seus amigos a Jesus.

TIPOS DE PARALISIA: Oração – leitura da bíblia como devocional – pregar a palavra – ir aos cultos – ir aos encontros ou congresso da denominação – oferta ou dizimo – comunhão com os irmãos – serviço na obra de Deus – jejum – e outros muitos outros.             

ORAÇÃO: Senhor Deus em nome de Jesus Cristo; eu te peço, abençoa minha vida e derrama sobre mim a força do teu Espírito Santo. Para que eu possa vencer todas as paralisias de minha vida Espiritual. Amém!

 “Deus te abençoe” Pr Maurílio Oswaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário